No recurso Implantação de Saldos, é possível realizar lançamentos de implantação de saldos para as contas do Plano de Contas da empresa.

Observação

Este recurso não gera lançamentos de implantação de saldos com centro de custo. Caso seja necessário informar centro de custo para a implantação de saldos, os lançamentos devem ser realizados no Lançamento Temporário.

Lançar Implantação dos Saldos


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
  2. Clique em Implantação de Saldos.
  3. Selecione a Empresa.

    Informação

    No primeiro acesso ao recurso, caso a empresa não possua conta de abertura de saldo configurada no Alterdata Pack ( PHD) é exibida uma tela para configuração da conta.

    1. Informe a conta contábil. Essa conta contábil será utilizada como contrapartida nos lançamentos de implantação de saldo.

    2. Clique em Gravar.

    A conta de abertura de saldo configurada no PHD  fica localizada em Cadastros / Plano de Contas / Definição / Implantação de Saldos.

    ‎ 

  4. No campo Data de início, informe a data para implantação dos saldos.

  5. Na opção  Exibir somente contas analíticas, escolha:

    • Marcada: Exibe no Plano de Contas apenas as contas analíticas.
    • Desmarcada: Exibe no Plano de Contas as contas analíticas e sintéticas.

  6. No painel do Seu plano de contas, preencha as informações dos lançamentos nas colunas:

    ColunaDescrição
    SaldoInforme o saldo de cada conta contábil.
    D/CInforme a natureza do saldo (D - Devedor / C - Credor).

    ‎ 

    Dicas

    • Para cadastrar ou editar uma conta no plano de contas da empresa durante a implantação de saldos, basta clicar em Plano de Contas e abrir o Cadastro de Contas.
    • Clique no menu ao lado da coluna para filtrar os planos de contas que serão exibidos no painel.
    • No rodapé da tela, serão exibidos os valores dos saldos totalizados em cada nível.

    ‎ 

  7. Clique em Gravar.

    Caso haja diferença nos saldos totalizadores da implantação de saldos, será exibida uma tela para confirmar a operação.

    Para que a implantação de saldos seja realizada de forma correta, os saldos totalizadores dos níveis Ativo + Despesa + Custo devem ser iguais aos saldos totalizadores dos níveis Passivo + Receita.

    A realização da implantação de saldos com diferenças pode gerar inconsistências nos demonstrativos contábeis da empresa.

    Se você está ciente das consequências desta operação e mesmo assim deseja continuar, digite confirma na caixa de texto e clique na opção Confirmar.

    ‎ 

  8. Defina as informações para implantar os saldos, nos campos:

    CampoDescrição
    DescriçãoDescreva o nome do lote. Ex.: Implantação de Saldos - 01/2021.
    DataInforme a data da implantação dos saldos.
    Histórico padrãoSelecione o histórico padrão da conta.

    O campo em branco será preenchido de acordo com o histórico padrão selecionado. Portanto, você pode alterá-lo conforme necessidade.

    ‎ 

  9. Clique em Gravar .

    Informação

    O relatório de ocorrências pode ser gerado na opção  Visualizar Relatório e enviado por e-mail .

    O lote será criado no movimento contábil da empresa com o lançamentos de acordo com os valores informados.
    Para consultar o lote criado, acesse Abertura de Lançamentos Temporários.


Avaliar Recurso


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
  2. Clique em Implantação de Saldos.
  3. Tecle Enter.
  4. Clique em Avaliar recurso.
  5. Realize a avaliação do recurso Implantação de Saldos.

    Informação: para mais detalhes sobre esta avaliação, consulte o tópico Feedback.

    ‎ 

  6. Clique em Enviar.