As Contas organizam os lançamentos contábeis. Para cadastrar uma nova Conta, você deve ter um Cadastrar Plano de Contas cadastrado no Gerenciador Alterdata Pack (PHD) para então vincular novas contas a ele.
Nova Conta
- Clique em Novo Cadastro .
Nas abas apresentadas, preencha as informações da conta:
-
Clique em Gravar.
Localizar Conta
Clique em Localizar .
- Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao plano de contas.
Selecione a conta.
Editar Conta
- Localize a conta.
- Clique em Abre o Cadastro .
- Clique em Sim na mensagem apresentada.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Caso queira registar a data de alteração, clique em Sim. Do contrário, clique em Não.
Informação
A data de alteração do Centro de Custos é importante para quem gera SPED, já que são gerados neste arquivo os centros de custo com data de alteração igual ou inferior à data de geração do SPED.
Excluir Conta
Informação
Só poderá ser excluída uma conta sintética caso não tenha mais nenhuma conta analítica associada.
- Localize a conta.
- Clique em Exclui o Cadastro .
- Confirme a exclusão.
Visualizar Relatório de Conta
Visualize o relatório de todas as contas que foram vinculadas à um determinado plano.
- Clique em Visualizar .
Configure o relatório. Incluindo os campos:
Opção
Descrição
Tipo de relatório Selecione o tipo de relatório para exibição. Livro Informe o número do livro. Página Informe o número da página. Imprime Classificação e Chamada Externa Marque Sim para visualizar a Classificação e a Chamada Externa do plano de contas. Ordem Selecione a ordem de exibição. Ordem das Contas Analíticas Selecione a ordem das Contas Analíticas. Imprimir Sub-Contas Marque Sim para exibir as Subcontas relativas ao plano de contas. Tipo de Impressão Selecione o tipo da impressora.
Alterna cores na impressão de contas Marque esta opção para que os campos das contas sejam exibidos em cores alternadas.
Esta opção só será habilitada caso o Tipo de Impressão esteja selecionado como Gráfica .
Espaçamento entre as contas analíticas e sintéticas Marque esta opção para que haja um intervalo entre as contas analíticas e sintéticas na exibição das contas. Plano de Contas - Simples: contém classificação, nome da conta e código de chamada.
- Completo: contém todos os dados do Plano de Contas: classificação, nome da conta, código de chamada, periodicidade, origem, centro de custo e tipo.
Tipo - Geral: relatório geral de todas as contas presentes no Plano de Contas.
- Nível: relatório apenas das contas dos níveis informados no campo abaixo.
Níveis para o Relatório
Esse campo habilita se no campo Tipo foi selecionado Nível .
- Adicionar Nível: preencha o campo Nível e clique no ícone para adicionar.
- Remover Nível: selecione o nível que deseja excluir e clique no ícone para remover.
- Remover Todos os Níveis: clique em Excluir para remover todos os níveis vinculados.
Alterna cores na impressão das contas
Marque esta opção para que as linhas do relatório sejam diferenciadas por cor em todo o relatório, alternando entre uma branca e uma cinza, e assim por diante, facilitando a leitura da informação.
Tipo de Relatório Marque o tipo de relatório que deseja consultar ao exibir o plano de contas. Defina o RTM Esse campo habilita se no campo Tipo de Relatório foi marcado Personalizado .
Selecione o layout desejado, ou, caso queira configurar um, clique no ícone .
Consulte a página Funcionalidade Layout para mais informações.
Clique em Visualizar.
Imprimir Relatório de Conta
Imprime o relatório de todas as contas que foram vinculadas à um determinado plano.
- Localize o plano vinculado à conta.
- Clique em Imprimir .
- Confirme a impressão.