No recurso Lançamento Temporário, os lotes serão como grupos de lançamentos, onde, ao invés de efetuar lançamentos de todos os tipos de uma só vez, efetuam-se os lançamentos em seus respectivos lotes, melhorando, dessa forma, a organização e facilidade para consulta. 

Como exemplo, pode haver um lote para as folhas de pagamento do mês, outro para as despesas do mês, etc. Este recurso também é utilizado para cadastro e manutenção de Lançamentos Temporários.

No entanto, esse agrupamento será utilizado somente na utilização do sistema, pois na geração de relatórios os lançamentos serão tratados como independentes.

Informação

Deixando a opção desmarcada, o usuário estará trabalhando de forma simplificada, já que todos os lançamentos, independente do tipo, serão efetuados juntos e registrados em um mesmo grupo, sendo separados somente no momento da geração do relatório.

Para efetuar os lançamentos contábeis, primeiro devem ser realizados os cadastros de plano de contas e empresas no Alterdata Pack (PHD).

Para a contabilidade, não vai influenciar se a empresa trabalha simplificado ou com lote, nem mesmo na emissão dos livros ou encerramento da empresa.

O que influencia é na organização e visualização dos lançamentos. A Alterdata orienta ao cliente que trabalhe com lançamentos em lote, devido à facilidade de conferir e organizar os lançamentos.

Novo Lançamento Temporário 


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
  2. Clique em Novos.
  3. Selecione a Empresa.

  4. Clique em Ok.
  5. Cadastre um novo lançamento. É possível acessar a tela de cadastro de lançamento das seguintes formas:

    • Clique em Novo.
    • Dê um clique com o botão esquerdo do mouse na tela e selecione a opção Novo Lançamento.
    • Aperte a tecla Insert.

  6. Configure os campos do lançamento.

    Informação

    Para mais informações sobre o preenchimento dos campos, consulte a página Lançamentos Temporários.

    ‎ 

  7. Clique em Gravar para salvar as informações do lançamento.
  8. (Opcional) Na aba Principal, clique em Liberar para ceder os lançamentos no movimento contábil.


Criar Múltiplos Lançamentos Temporários


A opção Múltiplos ativa os lançamentos de Segunda, Terceira e Quarta Fórmula, acrescentando novos itens à tela para realizar este lançamento. 

FórmulaDescrição
2ª Fórmula


1 débito para vários créditos.

3ª Fórmula


Vários débitos para 1 crédito.

4ª Fórmula

Vários débitos para vários créditos.


Foi realizada a compra de uma matéria-prima e de um produto acabado no mesmo cheque, o valor foi de R$20.000,00, sendo 50% pago à vista e o restante a prazo.

Data do lançamento: 20/05/20xx.

D – Matéria-prima (Ativo Circulante)  R$ 10.000,00

  • Histórico - Valor referente à compra de mercadorias, sendo 50% a vista através do cheque nº 256.

D – Produto Acabado (Ativo Circulante) R$ 10.000,00

  • Histórico - Valor referente à compra de mercadorias, sendo 50% do valor a prazo com cheque pré-datado para 30 dias (fornecedor) R$ 10.000,00.

C - Bancos do Brasil (Ativo Circulante) R$ 10.000,00

  • Histórico - Valor referente à compra de mercadorias, sendo 50% à vista através do cheque nº 256.

C – Fornecedor do Rio de Janeiro (Passivo Circulante) R$ 10.000,00

  • Histórico - Valor referente à compra de mercadorias, sendo 50% do valor a prazo com cheque pré-datado para 30 dias (fornecedor) R$ 10.000,00.

Este lançamento é de Quarta Fórmula, possui vários débitos e vários créditos.

  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
  2. Clique em Novos.
  3. Selecione a Empresa.

  4. Clique em Ok.
  5. Clique em Novo.

  6. Clique em Múltiplos.
  7. Preencha as informações do lançamento.

    CampoDescrição
    Data

    Informe a data de emissão do lançamento. Para que o sistema repita a data automaticamente para os demais lançamentos a serem efetuados, é preciso que a opção Repete a data na digitação do Lote esteja marcada no menu de aplicação  / Configurações Opções / aba Geral.

    Total Geral

    Informe o total geral do lançamento. O sistema só irá habilitar a opção Gravar quando a soma dos débitos e créditos forem iguais ao total geral. Mas, se não houver o total geral, quando débito e crédito forem iguais, o sistema não habilitará a opção.

    Exemplo:

    R$ 20.000,00 (10.000 + 10.000). 

    Documentos

    Informe o número do documento de origem do lançamento.

    Exemplo:

    CHQ (cheque) 365, NF (nota fiscal) 1234.

    Localização Física

    O sistema preencherá esta informação automaticamente. Para habilitar este campo, é preciso que a opção Incluir localização Física nos lançamentos esteja marcada no menu de aplicação  / Configurações Opções / aba Geral.

    ContaSelecione a conta Credora e Devedora.
    Histórico Padrão

    Selecione o histórico padrão.

    Informação

    Se houver necessidade de complementar o histórico selecionado e ele estiver sem permissão para realizar esta tarefa, acesse Cadastros / Histórico Padrão , e altere a configuração do histórico desejado marcando a opção Sim, no campo Tem Complemento da Descrição?.

    (seleção) Para incluir um novo histórico, informe um código que não esteja sendo utilizado no histórico padrão.

  8. Clique em Gravar.


Localizar Lançamento Temporário


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
  2.  Clique em Novos.
  3. Selecione a Empresa.

  4. Clique em Ok.
  5. Descreva o nome do lote.
  6. Clique em Localizar.
  7. Preencha os campos do filtro com as informações do lançamento.
  8. Clique em Procurar.


Editar Lançamento Temporário


  1. Localize o lançamento
  2. Selecione o lançamento.
  3. Clique em Editar.
  4. Realize as alterações necessárias.
  5. Clique em Gravar.


Excluir Lançamento Temporário


  1. Localize o lançamento.
  2. Selecione o lançamento.
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão. 


Emitir Relatório de Lançamento Temporário


Este recurso possibilita visualizar, imprimir e enviar para clientes os relatórios de todos os lançamentos cadastrados nesta rotina.

  1. Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Contábil.
  2.  Clique em Novos.
  3. Selecione a Empresa.

  4. Clique em Ok.
  5. Descreva o nome do lote.
  6. Clique em Imprimir.
  7. Selecione a ordenação ser visualizada no relatório.
  8. Informe o layout.

    Informação: para informações da página de Cadastro de Layouts de Relatórios, consulte a página Funcionalidade Layout.

    ‎ 

  9. Selecione o tipo de operação.

    Dica: a opção de envio No Cliente é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador.
    Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página
    Configurações de Envio.

  10. Clique em Concluir.


Recalcular Totais


Informação

Para habilitar alteração da capa do lote, acesse o menu de aplicação / Configurações Opções / aba Geral  e desmarque a opção Desabilitar capa de lote editável (Planilha).

  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
  2.  Clique em Novos.
  3. Selecione a Empresa.

  4. Clique em Ok.
  5. Descreva o nome do lote.
  6. Informe os valores para o lote, nos campos localizados na parte inferior da tela.
  7. Clique em Recalcular Totais para que o sistema realize o cálculo da diferença de valores no lote.
  8. Consulte os campos na parte inferior da tela para verificar a diferença de valores.


Apagar Lote


Aviso

Esta opção apaga todos os lançamentos. Caso deseja apagar somente um lançamento, posicione o cursor sobre este e tecle Delete ou, clique com o botão direito do mouse e selecione Excluir Lançamentos.

Se você está ciente das consequências desta operação e deseja continuar, prossiga com os passos abaixo.

  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
  2. Clique em Novos.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Clique em Ok.
  5. Clique em Apagar Lote.
  6. Digite CONFIRMA.
  7. Clique em Ok.