No recurso Lançamento Temporário, os lotes serão como grupos de lançamentos, onde, ao invés de efetuar lançamentos de todos os tipos de uma só vez, efetuam-se os lançamentos em seus respectivos lotes, melhorando, dessa forma, a organização e facilidade para consulta.
Como exemplo, pode haver um lote para as folhas de pagamento do mês, outro para as despesas do mês, etc. Este recurso também é utilizado para cadastro e manutenção de Lançamentos Temporários.
No entanto, esse agrupamento será utilizado somente na utilização do sistema, pois na geração de relatórios os lançamentos serão tratados como independentes.
Informação
Deixando a opção desmarcada, o usuário estará trabalhando de forma simplificada, já que todos os lançamentos, independente do tipo, serão efetuados juntos e registrados em um mesmo grupo, sendo separados somente no momento da geração do relatório.
Para efetuar os lançamentos contábeis, primeiro devem ser realizados os cadastros de plano de contas e empresas no Alterdata Pack (PHD).
Para a contabilidade, não vai influenciar se a empresa trabalha simplificado ou com lote, nem mesmo na emissão dos livros ou encerramento da empresa.
O que influencia é na organização e visualização dos lançamentos. A Alterdata orienta ao cliente que trabalhe com lançamentos em lote, devido à facilidade de conferir e organizar os lançamentos.
Novo Lançamento Temporário
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
- Clique em Novos.
Selecione a Empresa.
- Clique em Ok.
- Cadastre um novo lançamento. É possível acessar a tela de cadastro de lançamento das seguintes formas:
- Clique em Novo.
- Dê um clique com o botão esquerdo do mouse na tela e selecione a opção Novo Lançamento.
- Aperte a tecla Insert.
Configure os campos do lançamento.
Informação
Para mais informações sobre o preenchimento dos campos, consulte a página Lançamentos Temporários.
- Clique em Gravar para salvar as informações do lançamento.
(Opcional) Na aba Principal, clique em Liberar para ceder os lançamentos no movimento contábil.
Criar Múltiplos Lançamentos Temporários
A opção Múltiplos ativa os lançamentos de Segunda, Terceira e Quarta Fórmula, acrescentando novos itens à tela para realizar este lançamento.
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
- Clique em Novos.
Selecione a Empresa.
- Clique em Ok.
Clique em Novo.
- Clique em Múltiplos.
Preencha as informações do lançamento.
- Clique em Gravar.
Localizar Lançamento Temporário
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
- Clique em Novos.
Selecione a Empresa.
- Clique em Ok.
- Descreva o nome do lote.
- Clique em Localizar.
- Preencha os campos do filtro com as informações do lançamento.
- Clique em Procurar.
Editar Lançamento Temporário
- Localize o lançamento
- Selecione o lançamento.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Lançamento Temporário
- Localize o lançamento.
- Selecione o lançamento.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Emitir Relatório de Lançamento Temporário
Este recurso possibilita visualizar, imprimir e enviar para clientes os relatórios de todos os lançamentos cadastrados nesta rotina.
- Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Contábil.
- Clique em Novos.
Selecione a Empresa.
- Clique em Ok.
- Descreva o nome do lote.
- Clique em Imprimir.
- Selecione a ordenação ser visualizada no relatório.
Informe o layout.
Informação: para informações da página de Cadastro de Layouts de Relatórios, consulte a página Funcionalidade Layout.
Selecione o tipo de operação.
Dica: a opção de envio No Cliente é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador.
Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página Configurações de Envio.Clique em Concluir.
Recalcular Totais
Informação
Para habilitar alteração da capa do lote, acesse o menu de aplicação / Configurações Opções / aba Geral e desmarque a opção Desabilitar capa de lote editável (Planilha).
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
- Clique em Novos.
Selecione a Empresa.
- Clique em Ok.
- Descreva o nome do lote.
- Informe os valores para o lote, nos campos localizados na parte inferior da tela.
- Clique em Recalcular Totais para que o sistema realize o cálculo da diferença de valores no lote.
- Consulte os campos na parte inferior da tela para verificar a diferença de valores.
Apagar Lote
Aviso
Esta opção apaga todos os lançamentos. Caso deseja apagar somente um lançamento, posicione o cursor sobre este e tecle Delete ou, clique com o botão direito do mouse e selecione Excluir Lançamentos.
Se você está ciente das consequências desta operação e deseja continuar, prossiga com os passos abaixo.
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
- Clique em Novos.
- Selecione a Empresa.
- Clique em Ok.
- Clique em Apagar Lote.
- Digite CONFIRMA.
- Clique em Ok.