Para utilizar o Contábil de forma otimizada e fácil, é necessário realizar algumas configurações.

  1. Clique no menu de aplicaçãoConfigurações Opções.
  2. Nas abas apresentadas, configure as opções do sistema:

    Nesta aba estão as opções gerais sobre as funcionalidades do sistema.

    OpçãoDescrição
    Mudanças de Campo na digitação do Lote com <Enter>Marque esta opção para que a mudança de campo na digitação dos lançamentos contábeis seja feita com a tecla Enter, ao invés da tecla Tab que é padrão do sistema.
    Repete a data na digitação do LoteMarque esta opção para que ao digitar os lançamentos contábeis seja possível definir a repetição automática na data de cada lançamento, o que facilitará se existirem vários lançamentos a serem efetuados com a mesma data.
    Repete o valor da digitação do LoteMarque esta opção para que o sistema repita o valor informado no último lançamento cadastrado.
    Repete a conta na digitação do LoteMarque esta opção para que ao digitar os lançamentos contábeis seja possível definir a repetição automática da conta de cada lançamento, o que facilitará se existirem lançamentos a serem efetuados com a mesma conta.
    Repete o histórico na digitação do LoteMarque esta opção para que ao digitar os lançamentos contábeis seja possível definir a repetição automática do histórico de cada lançamento, o que facilitará se existirem lançamentos a serem efetuados com o mesmo histórico.
    Repete o complemento do histórico na digitação do LoteMarque esta opção para que ao digitar os lançamentos contábeis seja possível definir a repetição automática do complemento do histórico de cada lançamento.
    Manter o complemento do histórico nas alterações de histórico padrãoMarque esta opção para que, ao remover ou alterar o cadastro de um Histórico Padrão, o complemento seja conservado.
    Crítica em caso de diferença entre débito e crédito, na liberação dos lançamentos temporáriosMarque esta opção para que o sistema emita um aviso informando uma diferença entre o total de débitos e créditos na liberação dos lançamentos temporários.
    Permitir diferença entre débito e crédito na liberação dos lançamentos temporáriosMarque esta opção para que o sistema permita a liberação dos lançamentos temporários com diferença entre o débito e crédito.
    Crítica em caso de diferença entre o mês/ano da empresa e o mês e o ano dos lançamentosMarque esta opção para que o sistema emita um aviso informando uma divergência entre o mês e o ano do lançamento e do processamento configurado no cadastro da empresa.
    Liberar Lançamentos Otimizados automaticamente

    Com esta opção marcada, ao clicar no botão fechar, em Lançamentos Otimizados, os mesmos serão liberados.

    Caso a opção esteja desmarcada, ao clicar em fechar o lote fica com status Aberto e as alterações realizadas ainda não serão consideradas na contabilidade.

    Desabilitar capa de lote editável (Planilha)

    Marcando esta opção, os campos ficam desabilitados para preenchimento.

    Caso a opção esteja desmarcada, os campos ficam habilitados, para que sejam informados os valores que o lote deve ter e, então, o sistema vai informar na liberação se existe diferença entre o informado e o calculado.

    Calcular automaticamente os totais do lote a cada lançamento

    Marque esta opção para que o sistema calcule os lotes a cada lançamento, sem a necessidade de fazer a liberação do lote ou utilizar a calculadora. Após gravar cada lançamento, sem liberar o lote, os totais serão atualizados.

    Isso independente da opção Desabilitar capa de lote editável estar ou não marcada.

    Caso a opção esteja desmarcada, o sistema apenas calcula os totais de lote ao clicar na opção Recalcular totais.

    Seleção de lançamentos automáticos com grid para agrupamentoMarque esta opção para que o sistema exiba na seleção de lançamentos automáticos uma tela que permite a visualização dos códigos de chamada das contas, além de possibilitar o agrupamento das informações de acordo com as colunas da listagem de lançamentos.
    Reutilizar códigos do loteMarque esta opção para que o sistema verifique o código não utilizado e atribua-o ao lote recém-criado. Este código pode ser inferior ao último código cadastrado.
    Permite histórico com palavras maiores que 25 caracteresMarque esta opção para que seja permitido incluir históricos com mais de 25 caracteres.
    Criticar quando a data de movimentação for inferior à data de criação da conta

    Marque esta opção para que o sistema apresente uma mensagem informando que a movimentação que está sendo feita ou editada é inferior à data de cadastro ou alteração da conta.

    Como por exemplo: uma conta criada no plano de contas com a data 01/05/2017. Se a movimentação for com data inferior a esta, o sistema apresenta a mensagem de proteção.

    Essa opção irá trabalhar em conjunto com a debaixo.

    Permitir lançamento quando a data da movimentação for inferior a data de criação da conta

    Com esta opção desmarcada, o sistema irá bloquear a edição ou criação de lançamentos com data inferior à data de criação.

    Por exemplo, uma conta criada no plano de contas com a data 01/05/2017, ao tentar fazer uma movimentação, o sistema bloqueia a ação.

    Definir lançamentos múltiplos como padrãoMarque esta opção para que ao abrir a tela de cadastro de lançamentos sejam exibidas as opções de lançamento múltiplos por padrão.
    Considerar os dois últimos números do valor como centavosMarque esta opção para que ao digitar um valor que não contenha vírgula, os dois últimos números sejam considerados como centavos.
    Efetuar o lançamento de Lucro/Prejuízo do exercício por centro de custo no encerramento do exercícioMarque esta opção para que o sistema demonstre o campo Efetuar o lançamento de Lucro/Prejuízo do exercício por centro de custo no Encerramento do Exercício.
    Preencher código de lançamento automático e de histórico padrão na exportação Contábil

    Marque esta opção para que, na exportação de lançamentos do Contabilidade, também sejam levados os códigos de lançamentos automáticos e de históricos padrões existentes nos mesmos.

    Incluir localização física nos lançamentos

    Com esta opção marcada, o sistema passa a trabalhar com Localização Física, isso quer dizer que ao fazer lançamentos, o campo Localização Física estará habilitado e, com isso, todos os lançamentos contábeis passarão a ter o número de localização física referente ao lançamento contábil que será realizado.

    Além disso, na localização de lançamentos e na geração de relatórios também terá a opção para imprimir este campo, bem como na geração do arquivo SPED.

    Com esta opção desmarcada, nada relacionado à localização física fica disponível no sistema.

    Repetir mês e ano na data na digitação do loteMarque esta opção para que seja repetido na data o período da digitação do lote.
    Criticar duplicidade de lançamentos no Livro Caixa do Produtor RuralMarque esta opção para que ao incluir ou editar um lançamento contábil no módulo Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR), o sistema verifique a existência de lançamentos contábeis para o produtor rural com a mesma data, valor e número do documento informados no lançamento.
    Descrição da moeda

    Informe a descrição da moeda no singular e no plural.
    Ex.: Singular: Real | Plural: Reais

    CampoDescrição
    Ordem do DiárioIndique como os itens serão apresentadas no Diário.
    CampoOpçãoDescrição
    Balanço/DemonstrativoAssinatura Dupla no Balanço/Demonstrativo

    Marque esta opção para que o sistema imprima dois locais para assinatura do contador e do sócio da empresa no Balanço e no Demonstrativo de Resultado..

    Imprimir data de referência completa (Balanço)Marque esta opção para que o sistema exiba a data de referência no formato Balanço Patrimonial de dd/mm/aaaa a dd/mm/aaaa.
    Imprimir data de referência completa (Demonstrativo)Marque esta opção para que o sistema exiba a data de referência no formato Demonstração de Resultado de dd/mm/aaaa a dd/mm/aaaa.
    Imprimir demonstrativo de resultado de acordo com Novo Código CivilMarque esta opção para que o sistema imprima os relatórios conforme determina no Novo Código Civil.
    Imprimir asteriscos ao final dos relatórios (Diário, Balanço)Marque esta opção para que o sistema imprima uma linha com asteriscos no final de cada página do relatório de Diário e Balanço.
    Imprimir asteriscos ao final dos relatórios (Balancete, Razão)Marque esta opção para que o sistema imprima uma linha com asteriscos no final de cada página do relatório de Balancete e Razão.
    Imprimir assinatura do balanço nos relatórios

    Marque esta opção para imprimir a mesma assinatura do balanço nos relatórios: Balancete, Demonstrações de resultado e Demonstrações contábeis.

    É possível alterar a assinatura e a mesma será considerada também no balanço.

    Imprime data e hora nos relatóriosMarque esta opção para que o sistema imprima a data e a hora da emissão nos relatórios de Razão, Diário, Balancete, Balanço, Demonstrativo de Resultado e Demonstrações Contábeis.
    Imprime Classificação Externa das Contas
    Marque esta opção para que o sistema imprima a classificação externa no cadastro das contas no Gerenciador Alterdata Pack, nos relatórios Razão, Balanço e Balancete.
    Bloqueia impressão quando houver diferença entre débito e crédito
    Marque esta opção para que o sistema não imprima o Diário, Balanço e Balancete quando houver diferença na apuração dos seus valores.
    Imprimir CNPJMarque quais são os relatórios em que deseja apresentar o CNPJ da empresa.
    Imprimir Data e código Nire para empresas multinacionaisMarque quais são os relatórios em que deseja apresentar o código NIRE no cabeçalho.
    Imprimir BureauMarque quais são os relatórios em que deseja imprimir as informações de Bureau no cabeçalho.
    Imprimir EndereçoMarque esta opção para que o endereço da empresa seja impresso nos relatórios de Demonstração de Resultado e Demonstrações Contábeis.
    Aglutinar lançamentos múltiplos (Razão/Diário)

    Marque esta opção para demonstrar o texto Lanc. Mult. no campo Contrapartida.

    CampoDescrição
    Zera Saldo dos Centros de Custos no Encerramento de Exercício

    Marque esta opção para que os saldos de centro de custo sejam zerados de maneira forçada.

    Observação

    É recomendável utilizar este recurso somente quando o encerramento de exercício não zerar os saldos de centros de custos normalmente e houver a necessidade que estejam zerados.

    Habilitar rateio para Centro de Custo somente para contas com obrigatoriedadeMarque esta opção para que o sistema permita apenas movimentação para Centros de Custos em contas que possuírem no seu cadastro a informação Obrigatoriedade de Centro de Custo.
    Abertura de Lançamentos para Centro de Custo (Débitos)Marque esta opção para que o sistema abra a tela de rateio independente da conta débito estar selecionada com a obrigatoriedade.
    Abertura de Lançamentos para Centro de Custo (Crédito)Marque esta opção para que o sistema abra a tela de rateio independente da conta crédito estar selecionada com a obrigatoriedade.
    Não permitir lançamentos sem Centro de Custo para contar com obrigatoriedadeMarque esta opção para que o sistema não permita que as contas que possuem obrigatoriedade de lançamento de centro de custo fiquem sem o mesmo.
    Alterar manualmente o valor do Centro de Custo na edição de lançamentosMarque esta opção para que ao alterar o valor de um lançamento com centro de custo, o sistema não mude os valores do centro de custo automaticamente. Para isso, é necessário que a alteração ocorra manualmente.
    Balancete por Centro de CustoInforme um título diferente para o relatório Balancete por centro de custo, se desejar.

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  3. Clique em Gravar.