No grupo Cenário e Filtro da tela principal do Telecobrança estão presentes as opções relacionadas aos filtros que podem ser realizados no sistema que tem por objetivo exibir os atendimentos de cobrança, de acordo com o filtro aqui informado. Os atendimentos são gerados automaticamente no sistema a medida que os títulos vencem no Contas a receber (FinAReceber). Todavia, ainda que um título não entre automaticamente na cobrança, o sistema permite gerar manualmente uma cobrança, garantindo total controle e monitoramento do título até que este seja baixado.

Além do filtro, a exibição dos atendimentos de cobrança também vai depender da configuração que é estabelecida dentro dos critérios de cada empresa, tais como: usuário que realizará a cobrança, dias mínimos de atraso, situação administrativa do título, etc. 

Filtrar Cobranças


  1. Clique em Novo, no menu do Telecobrança.
  2. Insira as informações, de acordo com a sua necessidade, nos Filtros principais:

    CampoDescrição
    Data de referênciaInforme uma data para que o sistema exiba somente as cobranças que tenham sido cadastradas até a data inserida neste campo.
    Período de vencimentoInforme o período de vencimento dos títulos referentes às cobranças.
    Cobranças

    Exibe as cobranças no filtro de acordo a opção marcada:

    • Abertas: exibe as cobranças que possuem títulos em atraso no contas a receber.

    • Encerradas: exibe as cobranças finalizadas após terem sido baixados todos os títulos a receber da cobrança em questão.

    • Todas: exibe as cobranças abertas e as encerradas.

    Considerar cobranças sem delegação

    Marque esta opção para que sejam exibidos no resultado do filtro os atendimentos que não possuem usuário de próximo contato informado.

    Utilizar visualização otimizada na tela de resultado

    Marque esta opção para que o sistema exiba os contatos, os títulos e também o histórico da cobrança selecionada em uma só tela, facilitando assim o rápido acesso às informações.

    Este ícone é apresentado ao lado dos campos onde é solicitado um período. Através deste recurso, a data informada manualmente será perdida e você configura a composição inicial e final da mesma de forma que o período seja atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o  sistema considerará o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher.  

  3. Clique na aba Demais filtros e insira as informações de acordo com a sua necessidade.

  4. Clique em Filtrar

    Dica:

    Utilize o recurso Alternar entre filtro e resultado para que você possa consultar o resultado do filtro informado sem que seja necessário criar o mesmo novamente.

  5. (Opcional) Clique em Atualizar cobranças, no menu. 

    Ao clicar neste recurso, o sistema enviará um e-mail de cobrança automático para todos os clientes que possuírem títulos vencidos no contas a receber e atualizará as cobranças no sistema Telecobrança de acordo com o filtro, para que possam ser iniciadas as cobranças. Caso possua um usuário informado na configuração Usuário que será utilizado para geração automática de cobranças, localizado no Configurador Bimer em CRM/ Opções/ Telecobrança, todas as cobranças serão geradas para que este usuário efetue a cobrança.

Criar Cenário


Após filtrar os cobranças você tem a possibilidade de salvar este filtro como um cenário no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, os agendamentos no aplicativo. 

  1. Clique em Novo, no menu do Telecobrança.
  2. Realize o Filtro dos cobranças.
  3. Clique em Salvar cenário no menu.
  4. Nomeie o cenário.
  5. (Opcional) Descreva em Descrição complementar do cenário uma informação sobre o cenário que julgar necessário. 

    Ao utilizar este cenário o botão Informação, localizado no menu, será habilitado e trará as informações sobre o cenário de filtro utilizado descritas neste quadro.

    Caso queira editar esta informação posteriormente, basta clicar no menu Recuperar.

  6. Clique em Gravar.

Recuperar Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do Telecobrança.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Selecionar

Renomear Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do Telecobrança.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Renomear

  4. Altere o nome do cenário.
  5. Clique em Selecionar.

Excluir Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do Telecobrança.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Excluir.

  4.  Confirme a exclusão.