Quando as cobranças não são geradas automaticamente no Telecobrança a medida em que os títulos vencem no Contas a receber (FinAReceber), ou seja, quando a cobrança não é apresentada de forma automática no filtro, a cobrança pode ser gerada manualmente no sistema a fim de que você possa monitorar o processo de cobrança com o cliente.
Para cadastrar uma cobrança manualmente, serão considerados apenas os títulos nas seguintes condições:
- Situação administrativa do título configurada para "Entrar na cobrança";
- Título vencido com data superior aos Dias em atraso para a criação do atendimento de cobrança configurado no Configurador Bimer, em CRM/ Opções/ Telecobrança;
- Forma de pagamento não pode ser cheque;
- Não pode haver atendimento já aberto para cobrança desse título.
Nova Cobrança
- Clique em Nova cobrança, no menu do Telecobrança.
- Informe o Nome da pessoa que será gerada a cobrança.
- (Opcional) Desmarque o título, marcado automaticamente pelo sistema, caso queira que o mesmo não entre na cobrança.
Descreva uma informação referente à cobrança criada em parecer da cobrança.
- Insira os dados para abertura do atendimento da cobrança, tais como: tipo de atendimento, tipo de contato, etc.
- Informe a Data da próxima cobrança, ou seja, a data em que a cobrança deve ser exibida no sistema.
(Opcional) Clique em Títulos a vencer para adicionar títulos à cobrança que ainda não venceu.
A inclusão de títulos a vencer somente é possível se o cliente em questão tiver ao menos um título vencido em aberto na cobrança. Do contrário, não é permitido incluir somente os à vencer.
- Clique em Ok.
Localizar Cobrança
A localização e a exibição das cobranças são realizadas, primeiramente, através da utilização dos filtros do sistema onde é possível montar um cenário para exibição dos resultados de busca, fazendo com que este resultado seja apresentado na tela principal do sistema. Após este procedimento, o sistema permite ainda localizar a cobrança dentro desse resultado da seguinte forma:
Realize o filtro das cobranças no Telecobrança.
- Clique em Filtrar
- Informe o Código da cobrança no canto direito superior do resultado do filtro.
- Clique em .
Localizar Cobrança por Pessoa
A localização e exibição das cobranças é realizada, primeiramente, através da utilização dos filtros do sistema onde é possível montar um cenário para exibição dos resultados de busca, fazendo com que este seja apresentado na tela principal do sistema. Após este procedimento, o sistema permite ainda localizar a cobrança por pessoa dentro desse resultado da seguinte forma:
Realize o filtro das cobranças no Telecobrança.
- Clique em Filtrar.
- Clique em Localização de pessoas no menu.
- Informe um trecho da sua busca.
- Selecione o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado em Outros campos para pesquisa.
- Clique em Localizar.
- Clique sobre a pessoa para selecioná-la.
Clique em Ok.