Utilize este recurso para cadastrar e realizar manutenções nos cadastros dos funcionários do seu estabelecimento.

Para que o funcionário tenha acesso personalizado ao sistema, um usuário para o mesmo deve ser criado. Para mais detalhes, consulte o tópico Usuários.


Cadastrar Funcionário

Para realizar o cadastro, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Funcionários.
  4. Clique em Novo.
  5. Informe os dados do cadastro.

    CampoDescrição
    Dados do Funcionário
    • Nome Curto

      Informe um nome curto para o funcionário que possua até 20 caracteres.

      Diferente do campo Nome, onde poderá informar o nome completo, o campo Nome Curto será utilizado como o nome de usuário para o funcionário.

    • Al. Desconto Máximo

      Informe o desconto máximo que o funcionário poderá conceder nas vendas.

      Caso o perfil vinculado ao usuário permita, o usuário poderá conceder desconto maior que o definido no cadastro do usuário.

    • Al. Comissão
      Informe a alíquota de comissão que o funcionário receberá pelas vendas.

    • Perfil do Funcionário
      Informe o perfil do funcionário.

      Por padrão, 3 perfis serão disponibilizados pela Alterdata, os perfis: CAIXA, GARÇOM e GERENTE.
      Caso não possua o perfil de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrar o perfil de usuário.

    • Senha
      Para definir a senha de usuário do funcionário, siga os passos:

      1. Informe a Senha.
      2. Confirme a senha do funcionário.


    • Foto

      Para incluir a foto do funcionário, siga os passos:

      1. Clique em .
      2. Localize o arquivo de imagem que representará o colaborador.
      3. Clique em Abrir.

        Caso precise remover a foto, clique em  para confirmar a remoção.

    Tipo do Funcionário
    Defina se o funcionário se trata de um Garçom, Gerente ou Entregador.

    Para realizar esta definição, clicar em para habilitar o tipo correspondente ao funcionário.

    Endereço do FuncionárioInforme os dados de endereço do funcionário.


  6. Clique em Gravar.


Editar Funcionário

Para alterar os dados do funcionário, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Funcionários.
  4. Selecione o funcionário.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de funcionários.

  5. Clique em  do funcionário cujo cadastro deseja alterar.
  6. Altere os dados do cadastro.

    (Opcional) Clique em  caso queira inativar  cadastro.

  7. Clique em Salvar ou pressione F9.

Inativar Funcionário

Para inativar um funcionário, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Funcionários.
  4. Selecione o funcionário.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de funcionário.

  5. Clique em  do funcionário cujo cadastro deseja inativar.

    O funcionário também pode ser inativado na edição do cadastro.

  6. Clique em Sim ou pressione Enter.

    Dica:

    Caso também queira visualizar na tela do cadastro os funcionários inativos, basta mover o cursor Exibir inativos localizado ao lado do botão Novo.

    • Clique em  para Exibir Funcionários Ativos.
    • Clique em  para Não Exibir Funcionários Inativos.