Configurar NF-e
Nas configurações do Movimento de Estoque estão disponíveis os campos a serem definidos para a emissão das Notas Fiscais Eletrônicas da empresa.
Determine nesta área se a empresa estará ou não integrada ao NFeasy, cadastre ou edite eventos de Ajuste/Complemento, informe o layout para impressão das Cartas de Correção, entre outras atribuições relacionadas as notas eletrônicas.
- Acesse o Movimento de Estoque.
- Clique em Configurar NF-e.
- Clique nas abas para determinar as configurações para a emissão das NF-es:
Contingência
Conforme o Ato COTEPE 33/08, a empresa deve transmitir o arquivo XML de NF-e emitida em Contingência, modalidade Transmissão de Declaração Prévia de Emissão em Contingência (DPEC) o em FS-DA, até 168 horas (7 dias) após a data da emissão da NF-e. A cada NF-e transmitida para a SEFAZ após esse prazo sujeita a empresa a penalidades impostas pela Secretaria de Fazenda conforme suas respectivas legislações.
A transmissão para o SACN dependerá de ativação prévia pela SEFAZ autorizadora, de forma que sua utilização estará relacionada na maior parte dos casos com problemas técnicos na SEFAZ autorizadora (e não no ambiente da empresa emitente). Nesse caso, a empresa deve gerar NF-e com série a partir de 900 (séries de 900 e 999 estão reservadas ao SCAN), seguindo normalmente os demais procedimentos.
Defina os dados de Contingência:
- Clique na aba Contingência.
- No campo Justificativa da entrada em contingência, informe o motivo para realizar a emissão da NF-e em Contingência.
- No campo Caso a UF da empresa emissora do XML esteja em regime de SCAN... se a UF da sua empresa se encontre em regime do Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN) digite neste campo a(s) UF(s) separando-as por vírgulas.
Simples Nacional
Configure as mensagens padrão para sua empresa do regime Simples Nacional.
As mensagens padrão serão configuradas automaticamente nas Configurações das NF-e. A edição das mesmas pode ser feita, se necessário.
Campo Descrição Gera na observação do documento as mensagens abaixo, sobre o Simples Nacional Por padrão, esta opção estará marcada para que as mensagens sejam geradas como observação do documento.
Dica!
A mensagem abaixo será inserida neste campo:
DOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL. NÃO GERA DIREITO A CRÉDITO FISCAL DE IPI.
Mensagem padrão (Empresa do Simples Nacional) Entre as exigências para o preenchimento da NF-e emitida por Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) optante pelos Simples Nacional está a mensagem padrão para empresas que se enquadram neste regime tributário. Esta será apresentada no campo de informações complementares do documento. Mensagem padrão (Empresa do Simples com excesso de sublimite) Sublimites são limites diferenciados de faixas de receita bruta para Empresas de Pequeno Porte (EPP) que podem ser adotados pelo Estado e pelo Distrito Federal, para efeito de recolhimento do ICMS e do ISS.
O sublimite de receita bruta aplica-se somente ao recolhimento do ICMS e do ISS, não interferindo no recolhimento dos demais tributos.
Este campo será preenchido com a mensagem padrão para empresa do Simples Nacional com excesso de tais limites diferenciados de faixas de receita bruta.A mensagem abaixo será inserida neste campo:
DOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL NÃO GERA DIREITO A CRÉDITO FISCAL DE IPI.
ESTABELECIMENTO IMPEDIDO DE RECOLHER O ICMS/ISS PELO SIMPLES NACIONAL. NOS TERMOS DO § 1º ART. 20 DA LC 123/2006.
Mensagem para documento com permissão de crédito de ICMS (CSOSN = 101,201) A mensagem aqui informada será aplicada aos documentos que possuírem permissão de crédito de ICMS. Neste caso, as configurações mínimas do sistema são:
- Cadastro de empresas deve ser do Simples Nacional;
- Possuir alíquota de crédito do Simples, informada no campo Alíquota aplicável ao cálculo de crédito do Simples Nacional, que se encontra na aba Tributações do Cadastro de Empresas;
- O CSOSN nos Dados Fiscais do produto deve ser 101 ou 102;
- Nas Configurações da NF-e, na seção Simples Nacional, a opção Gerar na observação do documento as mensagens abaixo sobre o Simples Nacional deve estar marcada.
A mensagem abaixo será inserida neste campo:
PERMITE O APROVEITAMENTO DO CRÉDITO DE ICMS NO VALOR DE R$ %s, CORRESPONDENTE À ALÍQUOTA DE %s %% NOS TEMOS DO ART. 23 DA LC 123/2006.
Restaurar padrão das mensagens Clique neste botão para retornar ao padrão das mensagens, caso as tenha alterado erroneamente. Itens de Ajuste/Complemento
Esta seção tem por objetivo o cadastro dos Itens de Ajuste e dos Itens de Complemento para a correta escrituração das Notas Fiscais, ou seja, notas que não se referem às operações com produtos/mercadorias e que devem ser emitidas apenas para fins escriturais, como, por exemplo, as transferências de créditos, conforme as definições do RICMS.
- Cadastrar Item de Ajuste / Complemento
- Editar Item de Ajuste / Complemento
- Excluir Item de Ajuste / Complemento
Cadastrar Item de Ajuste / Complemento
- Clique em Novo.
- No campo Descrição, digite um nome intuitivo ao item a ser cadastrado.
- Preencha as informações do item:
Campo Descrição Origem da Mercadoria Informe a Origem da Mercadoria.
CST ICMS Informe o CST ICMS.
Se a sua empresa estiver enquadrada no Regime Tributário Simples Nacional, informe o Código de Situação da Operação no Simples Nacional - CSOSN do item.
CST PIS Informe o CST PIS.
CST COFINS Informe o CST COFINS. NCM Informe o código de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
O código NCM é também um código de categorização de mercadorias compostos de 8 (oito dígitos).
Tipo Informe o tipo do item que deseja cadastrar: Complemento, Ajuste ou Ajuste Valor.
- Clique em Gravar.
Editar Item de Ajuste / Complemento
- Selecione o item a ser alterado.
- Clique em Editar.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Item de Ajuste / Complemento
- Selecione o item a ser excluído.
- Clique em Remover.
- Confirme a exclusão do item.
Carta de Correção
A Carta de Correção Eletrônica se destina a sanar erros das Notas Fiscais Eletrônicas que já foram autorizadas. Sua validade será sempre a última autorizada pela SEFAZ, logo, esta substituirá as anteriores, trazendo consigo a descrição da correção que foi efetuada no último envio.
Nesta aba, é necessário informar o layout de impressão da Carta de Correção:
- Clique na aba Carta de Correção.
- Defina o layout de impressão.
Acesso ao XML
Defina quais CPF/CNPJ terão acesso ao download dos XMLs de NF-e do site do Portal NF-e.
Definir acesso do CPF/CNPJ ao XML de NF-e
- Clique em .
- Na tela Incluir CPF/CNPJ, digite o CPF ou CNPJ desejado.
Clique em Salvar.
Clique em Gravar.
Excluir acesso do CPF/CNPJ ao XML de NF-e
- Selecione o CPF/CNPJ a ser excluído.
- Clique em .
- Clique em Sim para confirmar.
- Clique em Gravar.
Opções Empresa
Determine as configurações da empresa.
Campo Descrição Empresa Neste campo será informado o código e descrição da sua empresa.
Caso seja uma rede de lojas (IShop), informe a empresa.
Ambiente Informe o ambiente de geração das Notas Fiscais da sua empresa.
A definição do Ambiente indicará à SEFAZ se as notas geradas pelo sistema são para testes de homologação em conformidade com as exigências estabelecidas. O ambiente de Homologação permitirá a emissão da NF-e, possibilitando a empresa ingressar na fase de emissão simultânea das Notas Fiscais Eletrônicas exigidas pelo Fisco.
Alterar sequência da NF-e Esta configuração deve ser feita se for necessário alterar a sequência da numeração das Notas Fiscais Eletrônicas a serem emitidas.
É necessário informar a numeração da ÚLTIMA NF-e emitida, ou seja, caso queira emitir a NF-e 50210 , basta informar o número 50209 .
Também é necessário informar a série correspondente ao número a ser alterado.- Clique no botão Alterar número sequencial da NF-e.
Clique em Sim para confirmar a alteração.
Informe a série correspondente ao número sequencial de NF-e a ser alterado.
Informe a numeração da ÚLTIMA NF-e emitida.
Clique em
.Para cancelar a alteração, basta clicar em .
Gerar XML de NF-e e NFS-e para o mesmo documento no movimento de estoque Selecione esta opção para que o XML de Nota Fiscal Eletrônica e a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica sejam criadas para o mesmo documento no Movimento de Estoque Automação Comercial Shop .
A geração do XML de Nota Fiscal Eletrônica e do Nota Fiscal de Serviço Eletrônica deve ser efetuada separadamente. Ou seja, para gerar o XML de NF-e, clique no botão Gerar NF-e da aba Nota Fiscal Eletrônica , e para gerar o XML de NFS-e, clique no botão Gerar NFS-e da aba Nota Fiscal Serviço Eletrônica .
Habilitar envio automático de e-mail para NF-e autorizada Utilize esta opção para enviar e-mails automáticos para seus clientes das NF-e.
Selecione a opção Habilitar envio automático de e-mail para NF-e autorizada .
Quando a NF-e estiver com status Recebimento autorizado no Movimento de Estoque, será enviado um e-mail para o endereço que está informado no cadastro do cliente da nota.
Você pode incluir uma mensagem adicional no corpo do e-mail. Esse recurso estará disponível quando não houver troca de arquivos nas pastas (via NFeasy DLL).Clique em Configurar envio de e-mail.
Informe o endereço de e-mail no campo E-mail geral utilizado para os módulos não citados abaixo.
Dica!
Se você possui conta e-mail previamente configurada, clique em Gerenciar Contas para configurá-la.
Para mais detalhes, consulte o tópico Gerenciador de E-mail.Informe a conta de e-mail que será utilizado pelos módulos citados na tela Contas de E-mail.
Clique em Gravar.
Clique em OK.
Feche a tela Contas de E-mail .
Certificado Digital As opções relacionadas ao armazenamento do Certificado Digital, estarão presentes caso a opção Trabalha integrado a DLL do NF-easy localizada em Estoque / Movimento de Estoque / Configura NF-e / Geral esteja marcada.
Para usar o armazenamento do certificado na base de dados você precisa possuir o arquivo . pfx e senha.- Escolha a forma de armazenamento do certificado:
- Armazenamento de posse do arquivo . pfx
- Escolha a opção Armazenar certificado digital na base de dados.
- Selecione o arquivo . pfx e informa a senha.
- Armazenamento via instalação do certificado
- Instale em seu computador o certificado com a opção Exportável marcada.
- Escolha a opção Selecionar certificado digital instalado no Windows.
- Armazenamento de posse do arquivo . pfx
- (Opcional) Clique em Testar comunicação com certificado digital.
Configurações Adicionais Nota! As opções relacionadas as Configurações Adicionais , estarão presentes caso a opção Trabalha integrado a DLL do NF-easy localizada em Estoque / Movimento de Estoque / Configura NF-e / Geral esteja marcada.
Para personalizar as configurações de layout do DANFE, siga os passos:
- Clique em Configurações DANFE / E-mail.
Clique nas abas para personalizar as configurações.
- Clique em Confirmar.
Configurações DLL NFeasy
Determine as configurações do DANFE que serão utilizadas quando o NFeasy for integrado pela dll.
Dica:
Ao utilizar o envio de NF-e por integração à DLL do NFeasy, você pode escolher imprimir o DANFE no formato completo ou no formato simplificado quando sua NF-e for autorizada.
Basta escolher a opção "Imprimir DANFE simplificado (etiqueta)" no botão "Imprimir DANFE".Na aba Geral, selecione a opção Trabalha integrado a DLL do NFeasy.
Você precisa gravar as configurações e reabrir o Movimento de Estoque .
Clique na aba Integração NF-easy (DLL) para determinar as configurações.
Campo Descrição Opções Gerais - Selecione a opção Pré-visualização de NF-e em formato DANFE para visualizar o documento.
Selecione a opção Paralisar envio.
Assim você paralisa o envio de XML para a SEFAZ.
Útil em caso de rejeição de NF-e em que seja necessário visualizar alguma informação direto no XML, ou validar este XML no site da SEFAZ.
Ressaltamos que é necessário marcar esta opção e gravar.
Assim, na reabertura do Movimento de Estoque você pode acessar a opção Notas e Eventos em Processamento, onde na tela de validação pode selecionar a nota em questão e visualizar o XML, salvar o arquivo ou copiar o conteúdo, caso seja precise fazer alguma validação.
Após as verificações é necessário desmarcar a opção Paralisar envio para que o sistema volte a fazer o envio do XML.
Opções por terminal Selecione a opção Forçar conexão de protocolo TLS 1.2 para visualizar o documento.
Assim você habilita a comunicação via REBEX.
Por padrão, a opção Habilitar log detalhado estará selecionada.Clique em para Abrir pasta de logs.
- (Opcional) Clique em Testes de comunicação para consultar os status de comunicação.
Clique na aba Opções Empresa para preencher as opções das abas.
- Clique em Pré-visualizar DANFE.
- Clique em Confirmar.
Clique em Gravar.
O Movimento de Estoque deve ser reiniciado. Clique em OK para validar as configurações e abrir o Movimento de Estoque novamente.
- Após Gerar a NF-e pelo Shop, você pode utilizar o Gerenciador Notas e Eventos em Processamento para consultar todos os XMLs gerados de todos os eventos, basta filtrar como desejar.
- No envio de NF-e por integração à DLL do NF-easy, você pode escolher Imprimir DANFE no formato completo ou Imprimir DANFE simplificado (etiqueta) quando sua NF-e for autorizada.
Para mais informações, consulte o tópico Gerenciar Documentos Anteriores.
Lembretes Oportunos- O envio para a SEFAZ é automático, portanto não é necessário forçar o envio por nenhum módulo.
- As configurações de DANFE e certificado digital ficarão em Opções empresa.
- Para configurar logotipo basta ir nas configurações do DANFE e marcar a opção Logotipo (A imagem deve estar previamente configurada no Cadastro de Empresas).
- Certificado Digital:
- Sistema em Nuvem - É importante que o certificado esteja instalado para todos os usuários que acessam o Cloud e emitem NF-e.
Sistema local - O certificado deve estar instalado em todas as máquinas que emitem NF-e. Caso não esteja instalado em todos os usuários e máquinas, a nota pode ficar aguardando retorno.
- Clique em Gravar.