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- Requisição de Material
- Requisição de Material - Documentação
- Definir Opções do Sistema para Requisição de Material
Configure as opções do Requisição de Material.
- Acesse o sistema Requisição de Material.
- Clique em Opções  . .
- Configure as abas: - Configure as opções: - Grupo - Campo - Descrição - Operações - Requisição - Informe a operação com tipo de movimento saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno. - Essa operação será usada na Requisição de consumo, independente se o setor requisitante controla ou não estoque. - Devolução - Escolha a operação com tipo de movimento devolução de saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno. - Essa operação será usada nas movimentações de Devolução. - Transferência - Selecione a operação com tipo de movimento transferência de saída que não possui operação de entrada para transferência, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno. - Será usada na Requisição que não seja de consumo, quando os dois setores controlem estoque. - Perda - Controla Estoque - Informe a operação com tipo de movimento saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno. - Usada quando o setor requisitante e requisitado é o mesmo, comum em casos de devolução de produtos para o setor requisitado. - Não controla estoque - Selecione a operação com tipo de movimento saída, que não atualiza estoque e possui tipo de documento interno. - Usada quando o setor requisitante e requisitado da perda são diferentes. Exemplo No dia anterior, o setor Fincaneiro (Não controla estoque) pediu 1 Tonner para o setor Almoxarifado (Controla estoque). Naquele momento, a quantidade já saiu do estoque Almoxarifado. No dia anterior, o setor Fincaneiro (Não controla estoque) pediu 1 Tonner para o setor Almoxarifado (Controla estoque). Naquele momento, a quantidade já saiu do estoque Almoxarifado.- Porém, no dia seguinte, o produto foi danificado e deu Perda Total. - Ao inserir o setor requisitante Financeiro e o requisitado Almoxarifado, com a opção PERDA marcada, o sistema não movimenta o estoque e utiliza a operação de PERDA NÃO CONTROLA ESTOQUE apenas para registrar a perda ocorrida. - Trabalhar com leitor óptico - Marque esta opção para permitir que os códigos dos produtos possam ser preenchidos com leitor óptico. - Manter as quantidades pendentes nas requisições atendidas parcialmente - Assinale para que ao atender uma requisição com a quantidade parcial ou zerada, a requisição será atendida como Parcial e possa ser atendida de forma completa futuramente. - Caso essa opção não esteja marcada, ao atender uma requisição com quantidade parcial ou zerada, ela será atendida com Corte. - Criticar quantidade perdida superior à quantidade máxima informada no produto - Marque esta opção para considerar a quantidade máxima informada no Cadastro do Produto / Empresa / Empresas / Dados / Qt. Máxima. - Caso crie uma nova requisição em que a quantidade perdida seja superior a esta quantidade máxima, o sistema criticará. - Permitir alterar a prioridade da requisição - Marque para permitir alterar a prioridade da requisição ao clicar com o botão direito do mouse sobre ela. - Permitir baixar produtos não cadastrados - Com esta opção marcada, será possível dar baixa no estoque de produtos ainda não cadastrados. - Ao atender uma requisição, será habilitado um campo chamado Produto a ser requisitado (que não esteja cadastrado na base), onde você poderá informar o produto não cadastrado. - Para habilitar este campo, além de marcar a opção, é necessário informar um produto padrão em Configurador Bimer / Geral / Opções / Geral. - O produto padrão é utilizado para a requisição de produtos não cadastrados, sem ele, não é possível realizar este tipo de procedimento. - Critiar o saldo do lote/série no atendimento de uma requisição / Criticar o saldo do lote/série no atendimento da requisição de devolução - Marque esta opção para que ao informar uma série ou lote em que tenha um saldo inferior à Qt. Atendida, será emitida uma mensagem de alerta. - Trabalhar com lista de materiais - Marque esta opção para habilitar no Requisição de Material a opção Lista de Materiais. - Através deste recurso, será possível a digitação de lista de materiais, onde você poderá informar os produtos para a geração de uma requisição. - Lista de materiais: A opção de Requisitar só será habilitada quando a última revisão estiver aberta e a requisição gerada será referente apenas a esta revisão. A osbservação da revisão será levada par aa requisição. Quando existir uma revisão anterior já requisitada, o sistema irá gerar a requisição com a diferença entre a quantidade anterior e a quantidade atual, serão requisitados apenas o sitens que possuírem quantidade diferente. Caso a quantidade seja interior ou o item seja excluído, nada será feito com o item. 
- Mapa de suprimentos: Esta funcionalidade apresentará a tela de Mapa de Suprimentos, onde você poderá informar o centro de custo e o sistema mostrará o andamento das listas de materiais vinculadas ao centro de custo informado. Nesta tela, existem também as opções Analítico, onde serão apresentadas as informações por produto e Sintético, onde o sistema irá agrupar por disciplina e mesclará as informações iguais. Além disso, você pode emitir Relatórios e Exportar as informações contidas na tela.
 - Atender a requisição após sua criação - Assinale esta opção para que todas as requisições sejam geradas com status de Atendidas. - Ordem dos itens nos módulos requisitante, requisitado e relatório - Defina a ordem dos itens nas requisições: - Digitação: os itens apareceção na ordem em que foram inseridos no momento da criação da requisição.
- Códigos: os itens aparecerão em ordem crescente de acordo com o código do produto.
 - Aviso de atendimento de requisição - Gerar arquivo de aviso de atendimento - Marque esta opção para que sempre que uma requisição for criada, será criado também um arquivo .txt, que servirá de aviso para que a requisição seja verificada por alguém. - Informe o diretório para arquivos de aviso de atendimento de requisição - Informe o diretório onde o arquivo .txt será criado. - Impressão de requisição - Imprimir a requisição - Marque para que ao gerar uma requisição, ela seja impressa conforme o layout informado. - Informe o nome do arquivo de layout da requisição - Selecione o layout que será utilizado na impressão da requisição. - Exibir tela de confirmação do momento da impressão / visualização - Marque para que antes da impressão seja apresentada uma tela de confirmação. - Imprimir os dados de baixa - Marque esta opção para incluir na impressão os dados da baixa da requisição. - Aqui você pode apontar a impressora que está presente em cada Setor requisitado, desse modo, ao criar ou atender a requisição, não será questionada qual a impressora que será utilizada e sempre será considerada a padrão. A vantagem de usar este campo é que ao criar a requisição em qualquer setor requisitante, esta será impressa automaticamente no setor requisitado, servindo como um alerta para novas requisições. - Para trabalhar com este recurso, o ideal é que as impressoras estejam na rede e não locais. - Se os setores não possuírem impressoras padrões, não configure esta aba! 
 A configuração é bem simples, informe o setor requisitado e ao lado sua impressora.- Configure os campos: - Campo - Descrição - Tempo de validação da senha (informe em segundos) - Informe a cada quantos segundos será necessário fazer login no Requisição de Material. - Permitir editar o código da requisição - Com esta opção marcada, poderá alterar manualmente o número da requisição. - Na Requisição, terá o campo N° Requisição habilitado. - Permitir editar a data e hora da requisição - Marque esta opção para permitir que a data e hora da requisição sejam alterados. - Assim é possível, por exemplo, incluir períodos retroativos. - Será obrigatório o preenchimento do centro de custo - Marque para que não seja possível criar uma requisição até informar um centro de custo. - Permitir a inclusão de um mesmo produto mais de uma vez - Marque esta opção para permitir adicionar mais de uma vez o mesmo produto. - Caso marque a opção Aglutinar os itens iguais na requisição, os itens repetidos que forem inseridos serão aglutinados em apenas um. Caso contrário, os itens aparecerão repetidos na tela. - Habilitar o campo lote/série na tela de itens, caso o setor requisitado esteja marcadopara controlar lote/série - Marque esta opção para que, na tela de inclusão do itens, seja apresentado um campo para incluir o lote/série do item selecionado. Se esta opção esteja desmarcada, estes campos não serão exibidos. - Na requisição de consumo, permitir utilizar apenas produtos vinculados ao setor requisitante - Com esta opção marcada, no momento da criação da requisição caso sejam marcadas as opções Requisição e Consumo, somente poderão ser selecionados produtos que tenham vínculo com o setor requisitante. - Permitir a inclusão de produtos inativos para compra - Com esta opção marcada, mesmo que em Cadastro do Produto / Empresa / Empresas / Dados esteja desmarcada a opção Ativo compra, o produto poderá ser adicionado em uma requisição. - Informe a característica que permite saldo negativo do produto - Informe uma característica de produto para que mesmo que o setor requisitado tenha estoque negativo de determinado produto, a requisição possa ser gerada. - Informe a partir de que quantidade de itens o sistema fará a crítica no momento da requisição do produto - Ao informar um valor neste campo, no momento que for gerar uma requisição em que a quantidade pedida ultrapasse o valor que foi informado neste campo e que o setor requisitado e requisitante seja o mesmo, o sistema emitirá um alerta questionando se a quantidade está correta e solicitará a senha para prosseguir. - Apresentar custo da última compra do produto - Marque esta opção para que as colunas Vl. último custo e Valor total serão apresentadas no quadro de Requisitantes. - Esta aba é opcional, porém seu intuito é muito prático. É possível criar requisições de vários tipos e indicar cores e arquivos de som distintos para cada tipo. Com isso, os funcionários que atenderão os pedidos recebem alertas sonoros, para dar atenção a determinados tipos de requisições. - Para usar esse recurso, preencha os campos ao lado de cada requisição: - Campo - Descrição - Arquivo de som - Escolha um arquivo do tipo wav ou mp3 que esteja salvo na rede. - Dica! - É necessário que o módulo Requisitado já esteja aberto para emitir o aviso.
- O tempo de alerta na aba Módulo Requisitado precisa ser maior que zero. Se for definido um tempo muito longo, naturalmente o alerta respeitará esse tempo.
- É necessário que a máquina tenha os componentes de som em funcionamento e algum dispositivo de saída como: alto-falantes internos, fones de ouvido ou caixa de som.
- O aviso sonoro só finaliza ao atender a requisição ou ao término do tempo de execução do arquivo.
- Não é necessário definir um arquivo de som para cada tipo de requisição, use os tipos que forem relevantes para a rotina do setor.
 - Tempo para alerta - Defina um tempo de alerta para tocar o alerta. Exemplo- 5 segundos após a criação da requisição será gerado o tempo de alerta. - Cor - Defina a cor de cada requisição. - Com isso, você consegue localizar as requisições de modo mais fácil, só de olhar e relacionar qual o tipo relacionado. - Ressuprimento é o ato de repor algo. Com essa rotina, você consegue fornecer uma inteligência para a requisição, a fim de alimentar o saldo dos produtos de um setor com base na chamada quantidade ideal. Desse modo, ao invés de utilizar uma calculadora e descobrir manualmente a quantidade que precisa, é só utilizar esse recurso para que o sistema respeite as quantidades configuradas no Cadastro de Produtos do Bimer. Por exemplo: O produto Papel Office A4, possui os dados de quantidade: O produto Papel Office A4, possui os dados de quantidade:- Crítica: 10
- Mínima: 20
- Máxima: 40
- Saldo em estoque atualmente: 11
 - Caso marque as opções Quantidade mínima e Quantidade máxima, o Papel Office A4 gerará ressuprimento somente se a quantidade estiver abaixo da mínima (20) e o valor sugerido complementará a quantidade máxima (40). - Na opção Informe qual a quantidade será utilizada como referência para determinar que um produto necessita de ressuprimento, defina se a quantidade será crítica, mínima ou máxima. Será utilizada para determinar que um produto só será reposto ao atingir essa quantidade, se tiver maior, o ressuprimento não será feito.
- Na opção Informe qual a quantidade será utilizada para cálculo de ressuprimento, defina se a quantidade será crítica, mínima ou máxima. Esta opção é usada para determinar que o produto será reposto para completar o valor da quantidade marcada.
- Marque a opção Apresentar para ressuprimento somente produtos que possuem quantidade no setor de destino (estocador), se desejar gerar o ressuprimento só para os produtos que possuem saldo em estoque no setor requisitado. Se for comum na empresa recomprar produtos a partir das requisições, esta opção não deve estar marcada.
 
- Lista de materiais: A opção de Requisitar só será habilitada quando a última revisão estiver aberta e a requisição gerada será referente apenas a esta revisão. A osbservação da revisão será levada par aa requisição. Quando existir uma revisão anterior já requisitada, o sistema irá gerar a requisição com a diferença entre a quantidade anterior e a quantidade atual, serão requisitados apenas o sitens que possuírem quantidade diferente. Caso a quantidade seja interior ou o item seja excluído, nada será feito com o item. 
- Clique em Ok.
