O funcionário do setor requisitado utilizará essa opção para gerenciar as requisições.

Filtrar Requisição 


  1. Acesse o sistema Requisição de Material.
  2. Clique em Atender requisição Atender Requisição.
  3. Informe o setor requisitado para listar as requisições.
  4. Defina o período em que as requisições foram feitas.
  5. Selecione o status que deseja visualizar: 

    Confira uma lista de status disponíveis para o filtro das requisições:

    Aberta

    Após a criação de uma requisição, ela ficará com este status inicialmente. 

    Assim, é permitido editar a requisição e informar que ela ainda necessita ser atendida.

    Parcialmente atendidaQuando uma requisição é atendida com a quantidade de itens inferior e em Opções / Geral estiver marcada a opção Manter as quantidades pendentes nas requisições atendidas parcialmente, ela será apresentada com esse status.
    Aguardando cotaçãoÉ demonstrado quando a requisição foi transformada em cotação e está aguardando que seja realizada a tomada de preço no módulo Cotação.
    Aguardando compraÉ quando a requisição gerou um pedido de compra, foi solicitada ao fornecedor e está aguardando a chegada da nota fiscal.
    Mercadoria disponívelÉ quando a nota fiscal de entrada foi liberada, dando entrada no estoque com a quantidade total dos itens.
    Mercadoria disponível parcialÉ quando a nota fiscal de entrada foi liberada, dando entrada no estoque com a quantidade parcial dos itens.
    Mercadoria disponível com corteÉ quando a nota fiscal de entrada foi liberada, dando entrada no estoque com a quantidade cortada dos itens.
    AtendidasEsse status é apresentado quando a requisição foi atendida de forma total no módulo Requisitado.
    Atendida com corteQuando uma requisição é atendida com a quantidade de itens inferior e em Opções / Geral estiver desmarcada a opção Manter as quantidades pendentes nas requisições atendidas parcialmente, ela será apresentada com esse status.
    Canceladas

    É quando a requisição foi cancelada.

    Uma requisição pode ser cancelada de três fomas:

    • Quando um pedido é cancelado através do botão Cancelar, o mesmo não poderá mais ser utilizado e não influenciará no estoque.
    • No momento em que, se tiver gerado uma cotação, ela seja cancelada no módulo Cotação.
    • Se tiver sido gerado um Pedido de Compra, ele seja cancelado no módulo Pedido de Compra.
    Autorização pendenteFica disponível quando a base estiver configurada para trabalhar com Autorizador Gerencial. Este status representa que a requisição está sendo analisada e, portanto, não foi autorizada.
    Autorização negadaFica disponível quando a base estiver configurada para trabalhar com Autorizador Gerencial. Este status representa que a requisição não foi autorizada e, portanto, não pode ser atendida.
  6. (Opcional) Marque Apresentar todos os itens da requisição para apresentar todos os itens independente do status selecionado. 

    Por exemplo:

    Uma requisição tem quatro itens, sendo que:

    • Um já foi totalmente atendido.
    • Um está aguardando cotação.
    • Um está em aberto.
    • Um está aguardando compra.

    Então, se no filtro de Status for selecionado Abertas e seja marcada a opção Apresentar todos os itens da requisição, todos os itens da requisição serão apresentados, e não só o item ainda em aberto.

  7. Clique em Atualizar filtro.


Atender Requisição


  1. Acesse o sistema Requisição de Material.
  2. Clique em Atender requisição Atender Requisição.
  3. Configure os filtros conforme necessário.
  4. (Opcional) Selecione o número de uma requisição para visualizar ela especificamente.
  5. Clique na requisição do lado esquerdo para os produtos aparecerem no painel. 

    Dica!

    Você pode Cancelar Cancelar uma requisição, caso necessário. 

  6. Na aba Itens, realize a ação desejada: 

    Substituir Substituir 

    Adicionar Adicionar

    Remover Remover

  7. (Opcional) Na aba Observação, escreva uma observação sobre a requisição.
  8. No quadro Item Baixa, atenda os itens da requisição:

    Você pode atender totalmente um item com um duplo clique.

    1. Informe o produto.
    2. Defina a quantidade a ser atendida.
    3. Clique em Próximo
    4. Repita o processo para cada produto da requisição.

  9. Clique em Ok e confirme o atendimento. 

    E agora?

    Após atender a requisição, é necessário executar o módulo Liberador de Estoque.

    Para verificar se o estoque foi atualizado, veja na Linha do Tempo Linha do Tempo o documento gerado no campo Descendente.


Imprimir Requisição


  1. Acesse o sistema Requisição de Material.
  2. Clique em Atender requisição Atender Requisição.
  3. Configure os filtros conforme necessário e selecione a requisição a ser impressa.
  4. Clique em Imprimir.
  5. Confirme a impressão da requisição selecionada.


Visualizar Requisição


(informação) Para imprimir ou visualizar a requisição, é necessário marcar a configuração Impressão da Requisição em Opções / Geral.

  1. Acesse o sistema Requisição de Material.
  2. Clique em Atender requisição Atender Requisição.
  3. Configure os filtros conforme necessário e selecione a requisição a ser visualizada.
  4. Clique em Visualizar.
  5. Confirme a impressão da requisição selecionada.


Excluir Requisição


  1. Acesse o sistema Requisição de Material.
  2. Clique em Atender requisição Atender Requisição.
  3. Configure os filtros conforme necessário e selecione a requisição a ser excluída.
  4. Clique em Excluir.
  5. Confirme a exclusão da requisição.