Através desta rotina é possível controlar e registrar as ocorrências dos funcionários, como cursos, viagens, suspensões ou advertências, por exemplo. Além de controles administrativos, devem ser registrados os afastamentos, utilizando os respectivos códigos de movimentação oficiais, como afastamento por motivo de acidente de trabalho, doença, licença-maternidade, exército, entre outros.
Novo Registro
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Registro de Movimentação de Prontuário.
- Selecione a empresa.
A opção Suspensão ou Redução - BEM foi utilizada durante o período da pandemia do COVID-19 para cadastrar suspensões e redução de contrato.
- Selecione o(s) funcionário(s).
- Clique em Adicionar Novo Registro.
- Selecione o Tipo da Ocorrência, conforme cadastrado na Tabela de Ocorrências de Prontuário.
- Caso o tipo da ocorrência tenha uma quantidade de dias e horas pré-fixada, preencha as informações neste campo.
Caso tenha definido esse período na Tabela de Ocorrências de Prontuário, este campo será preenchido automaticamente.
- Informe Data e, se necessário, Hora de início da ocorrência.
- Informe Data e, se necessário, Hora final da ocorrência.
Para funcionários cujo afastamento não tem previsão de retorno, este campo pode ficar em branco.
- Na aba Afastamento, preencha os campos:
Campo Descrição Benefício INSS Concedido? Marque esta opção caso o funcionário receba o auxílio-doença / acidente, para que ele seja isento da tributação do INSS nos primeiros 15 dias de afastamento. Ao marcar este checkbox, deverá preencher o campo Número do Benefício. Mesmo Motivo Afastamento Anterior Dentro de 60 Dias? Marque esta opção caso o funcionário tenha outra ocorrência de afastamento pelo mesmo motivo nos 60 dias antecedentes. Afastamento Relacionado Caso tenha marcado o checkbox anterior, preencha as informações sobre o afastamento de mesmo motivo. Tipo de Acidente de Trânsito Caso a ocorrência seja referente a um acidente de trânsito, preencha este campo. Auxílio Seguro No caso de afastamentos oficiais, como Auxílio-Doença, Acidente de Trabalho, Auxílio-Maternidade e Exército, este campo será preenchido automaticamente para funcionários mensalistas, horistas e aulistas. O valor pode ser alterado, caso necessário.
Este campo só será habilitado se o código da ocorrência selecionado estiver nos campos 006 - Custódia do INSS (Auxílio-Doença), 007 - Seguro (Acidente de Trabalho), 008 - Auxílio Maternidade (Gestação) ou 009 - Exército da aba Parâmetros da Tabela de Ocorrências de Prontuário.
Código CID Para afastamentos que envolvam atestado médico em que conste o CID, informe o código neste campo Atestado - Emitente Preencha as informações acerca do profissional que emitiu o atestado, caso haja. Afastamento - Exercício Mandato Eleitoral Nesta seção deverão ser preenchidas as informações a respeito de movimentação temporária de pessoal, quando um funcionário é afastado da empresa para prestar serviços em outra entidade, sem o rompimento do vínculo empregatício. Afastamento - Exercício Mandato Sindical Esta seção refere-se à licença remunerada ou não que um funcionário tem direito ao ser eleito para um cargo de direção em um sindicato da sua categoria. Afastamento por Cessão/Requisição Esta seção refere-se ao afastamento do funcionário que foi eleito para um cargo público, como vereador, deputado, prefeito, etc. - Na aba Informações Gerais, preencha os campos:
Campo Descrição Possui Documento Comprobatório Registrado Marque esta opção para indicar se o funcionário apresentou a documentação referente à ocorrência. Ocultar Alerta do Painel Esta opção estará disponível para ocorrências cadastradas com a opção Notifica Vencimento Período marcada. Observações Este campo é livre para observações. Integração com Controle de Variáveis Neste campo será apresentada a descrição do evento vinculado à ocorrência. Informe o valor, dia, hora ou percentual do evento, conforme a configuração deste na Tabela de Eventos. - Clique em
Através da opção
Gerar Documento Word, é possível gerar um documento com as informações do registro. Gravar.
Localizar Registro
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Registro de Movimentação de Prontuário.
- Selecione a empresa e o(s) funcionário(s).
- Ao lado do campo Código, clique na seta .
- Pesquise pelo Código ou Descrição do registro.
Editar Registro
- Localize o Registro.
- Clique em Alterar Registro.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Registro
- Localize o Registro.
- Clique em Excluir Registro.
- Confirme a exclusão.
Imprimir Relatório
Além de imprimir o relatório, também é possível gerar uma planilha através da opção
Excel.- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Registro de Movimentação de Prontuário.
- Selecione a empresa e o(s) funcionário(s).
- Clique em Imprimir Relatório.
- Configure a página.
- Clique em OK.