As Contas organizam os lançamentos contábeis. Para cadastrar uma nova Conta, você deve ter um Cadastrar Plano de Contas cadastrado no sistema, para então vincular novas contas a ele.

Nova Conta


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Plano de Contas .
  3. Localize o plano que será vinculado à conta.
  4. Selecione Contas .
  5. Clique em Novo Cadastro .
  6. Nas abas apresentadas, preencha as informações da conta:

    CampoDescrição

    Chamada Externa

    Este código será utilizado para se referir à conta em outro plano, caso queira exportar o Plano de Contas.

    Classificação Interna

    Informe o código de classificação que irá determinar o posicionamento da conta dentro do plano de contas.
    Descreva o código do primeiro dígito, que determinará em qual nível a conta será incluída no plano, em seguida, o grupo, o subgrupo e o código da conta.

    Não cadastre um código com final igual a zero, pois pode resultar em problemas nos procedimentos do sistema.

    Classificação Externa

    Este código de Classificação Externa será utilizado para se referir à conta em outro plano, caso queira exportar o Plano de Contas, e deverá ser preenchido caso a conta tenha um segundo código de classificação, por ser oriundo de um plano diferente do(s) que é(são) usado(s) pela empresa.

    Por exemplo, se você possuir o Contábil e fizer importação e exportação de Lançamentos Temporários, a finalidade dessa classificação externa será unificar lançamentos contábeis efetuados em unidades (empresas) com plano de contas distintos, ou uma única empresa (matriz) com um plano de contas diferente do das suas filiais. Além disso, ele pode ser usado no recurso de Integração Cliente x Contador.

    Taxa de Depreciação 

    Informe a taxa de depreciação que será vinculada a esta conta. Esta taxa pode ser sugerida pelo sistema WAtivo como a porcentagem de depreciação ou amortização anual dos bens que forem vinculados a esta conta.

    Criação/Alteração

    Estes campos gravarão a data de criação ou alteração da conta.

    Esta informação é necessária para a geração do MANAD Contábil, Sped Contábil e ECF.

    Trabalha com subconta

    Para vincular subcontas a uma conta, é necessário marcar a opção Plano de Contas Trabalha com Subcontas no cadastro do Plano de Contas referente.

    O trabalho com subcontas permite cadastrar várias contas vinculadas a um determinado grupo, para serem usadas dentro de uma das contas sintéticas do Plano de Contas com a mesma classificação.

    Para criar grupos de subcontas para poder vincular à conta neste campo, veja mais aqui.

    Informação

    Não há subcontas para contas analíticas. Como somente as contas sintéticas podem agrupar outras contas, se você cadastrar uma conta como analítica e vincular uma subconta a ela, o sistema troca automaticamente o tipo para sintética.

    Conciliação de Lançamentos

    É possível realizar uma revisão dos lançamentos, no sistema Contábil, ou seja, revisar tudo que foi lançado e, caso haja algum erro, sinalizar para correção. Esse recurso não é habilitado por padrão, para habilitá-lo marque esta opção.

    Subconta

    Este campo é habilitado se você marcou a opção Trabalha com subconta.

    Selecione o grupo de subcontas desejado, e todas as subcontas pertencentes a ele serão vinculadas a esta conta.

    Tipo da Conta
    • Analítica
      Marque esta opção para as contas que receberão lançamentos contábeis.

    • Sintética
      Marque esta opção para as contas título, que não receberão lançamentos contábeis e irão agrupar outras contas

    Movimento Compactado

    Se for gerado um Relatório Razão da conta, o sistema irá compactar os movimentos por dia.

    PeriodicidadeEssa opção serve somente como sinalização, para consulta, ou seja, caso a frequência do lançamento seja diferente da informada aqui, nenhum aviso ou impedimento acontecerá.
    • Mensal
      Marque esta opção caso a conta seja movimentada mensalmente, como uma conta-salário

    • Indefinida
      Marque esta opção caso a conta tenha uma movimentação indefinida, como uma conta de fornecedores

    Conta Orçamentária

    Marque a opção Sim, para que esta conta seja apresentada no Relatório Balancete Orçamentário, no sistema Contábil. Mesmo que não tenha movimento informado, aparecerá no relatório, junto às outras contas que tiverem essa opção marcada.

    OrigemInforme se a conta será Devedora ou Credora. Caso a conta não tenha origem definida, podendo ser credora ou devedora, marque o campo Indefinida.
    CampoDescrição

    Subconta Correlata

    Marque esta opção para que os demais campos desse grupo sejam habilitados e sejam obrigatórios.

    Conta Referenciada

    Selecione a conta a que esta subconta correlata se refere.

    Grupo da Conta

    Selecione o código que identifique o conjunto formado pelas contas e subcontas correlatas.

    Este código de identificação não poderá ser alterado até o encerramento contábil das subcontas correlatas.

    Natureza da Subconta

    Selecione a natureza conforme manual de orientação do SPED.

    (Opcional) Nesta aba, marque opção Obrigatoriedade de Preenchimento de Centro de Custos para obrigar o vínculo de Centro de Custos no cadastro da conta. Para definir Centros de Custos padrão a serem utilizados no lançamentos.

    • Cadastrar Rateio
      1. Clique Novo rateio .
      2. Selecione o plano de centros de custo.
      3. Selecione o centro de custo.
      4. Informe o percentual de rateio.
      5. Clique em Gravar.

    • Editar Rateio
      1. Selecione o rateio.
      2. Clique em Alterar rateio .
      3. Realize as alterações necessárias.
      4. Clique em Gravar.

    • Excluir Rateio
      1. Selecione o rateio.
      2. Clique em Excluir rateio .
      3. Confirme a exclusão.

    Nesta aba, será possível determinar o comportamento de cada conta dentro do sistema e, posteriormente, na geração do Balancete em outras moedas através do sistema Contábil, preencha os dados de acordo com as seguintes informações:

    CampoDescrição

    Apresenta nome da conta no relatório em outro idioma

    Marque esta opção se desejar imprimir outro nome no relatório Balancete em Outras Moedas. Em seguida, preencha o nome a ser impresso no campo Nome da Conta Outro Idioma.

    Método de Conversão

    Informe o método de conversão para outras moedas nesta conta. A partir desta informação, o sistema de contabilidade Alterdata poderá realizar a conversão do balancete de acordo com as normas utilizadas mundialmente para qualquer moeda, atendendo aos três métodos de conversão existentes:

    • Histórico
      Este método é geralmente utilizado para lançamentos de depreciação. O sistema considera a cotação da moeda definida no momento do fato contábil, isto é, caso seja adquirido um ativo imobilizado há três anos, o balancete em outras moedas considera para a conversão o valor da moeda do período de referência da aquisição.

    • Corrente
      Este método considera o valor das contas e o converte de acordo com o valor da cotação atual da moeda.

    • Média
      Este método deve ser utilizado nos casos em que ao contabilizar o total de receita do mês, este valor da receita seja convertido com base em uma média da cotação dentro do período de referência do relatório. Este método geralmente é utilizado para receitas e despesas.

    Nesta aba, é possível definir as informações referentes à integração com o sistema Contábil.

    CampoDescrição
    BACEN Conta gerada no módulo Bacen 4010 que exporta informações para o Banco Central de acordo com o layout COS 4010, especificado no site da Receita Federal.
    Realizável/ExigívelConta analítica tem o rateio de realizável e exigível até 90.
    Tipo de Conta (SEFIS)Unidade da conta.

    -

  7. Clique em Gravar.


Localizar Conta


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Plano de Contas.
  3. Localize o plano vinculado à conta.
  4. Selecione Contas .

  5. Clique em Localizar  .

  6. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao plano de contas.
  7. Selecione a conta.


Editar Conta


  1. Localize a conta.
  2. Abre o Cadastro .
  3. Clique em Sim na mensagem apresentada.
  4. Realize as alterações necessárias.
  5. Clique em Gravar.
  6. Caso queira registar a data de alteração, clique em Sim. Do contrário, clique em Não

    A data de alteração do Centro de Custos é importante para quem gera SPED, já que são gerados neste arquivo os centros de custo com data de alteração igual ou inferior à data de geração do SPED.


Excluir Conta


Informação

Só poderá ser excluída uma conta sintética caso não tenha mais nenhuma conta analítica associada.

  1. Localize a conta.
  2. Clique em Exclui o Cadastro .
  3. Confirme a exclusão.


Visualizar Relatório de Conta


Visualize o relatório de todas as contas que foram vinculadas a um determinado plano.

  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Localize o plano vinculado à conta.
  3. Selecione Contas .
  4. Clique em Visualiza Impressão .
  5. Configure o relatório.


    OpçãoDescrição
    Tipo de relatórioSelecione o tipo de relatório para exibição.
    LivroInforme o número do livro.
    PáginaInforme o número da página.
    Imprime Classificação e Chamada ExternaMarque Sim para visualizar a Classificação e a Chamada Externa do plano de contas.
    OrdemSelecione a ordem de exibição.
    Ordem das Contas AnalíticasSelecione a ordem das Contas Analíticas.
    Imprimir Sub-ContasMarque Sim para exibir as Subcontas relativas ao plano de contas.
    Tipo de Impressão

    Selecione o tipo da impressora.

    Alterna cores na impressão de contas

    Esta opção habilita se o Tipo de Impressão é Gráfica .

    Marque esta opção para que os campos das contas sejam exibidos em cores alternadas.

    Espaçamento entre as contas analíticas e sintéticasMarque esta opção para haver um intervalo entre as contas analíticas e sintéticas na exibição das contas.
    Plano de Contas
    • Simples
      Contém classificação, nome da conta e código de chamada.

    • Completo
      Contém todos os dados do Plano de Contas: classificação, nome da conta, código de chamada, periodicidade, origem, centro de custo e tipo.
    Tipo
    • Geral
      Relatório geral de todas as contas presentes no Plano de Contas.

    • Nível
      Relatório apenas das contas dos níveis informados no campo abaixo.

    Níveis para o Relatório

    Este campo habilita se no campo Tipo foi escolhido Nível.

    • Adicionar Nível
      Preencha o campo Nível e clique no ícone para adicionar.

    • Remover Nível
      Selecione o nível que deseja excluir e clique no ícone para remover.

    • Remover Todos os Níveis
      Clique em Excluir para remover todos os níveis vinculados.

    Alterna cores na impressão das contas

    Marque esta opção para que as linhas do relatório sejam diferenciadas por cor em todo o relatório, alternando entre uma branca e uma cinza, e assim por diante, facilitando a leitura da informação.

    Tipo de RelatórioMarque o tipo de relatório que deseja consultar ao exibir o plano de contas.
    Defina o RTM

    Este campo habilita se no campo anterior for escolhido Personalizado.

    Selecione o layout desejado, ou, caso queira configurar um, clique no ícone . Consulte a página Funcionalidades de Layout para mais informações.

    ‎ 

  6. Clique em Visualizar.


Imprimir Relatório de Conta


Imprime o relatório de todas as contas que foram vinculadas a um determinado plano.

  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Localize o plano vinculado à conta.
  3. Clique em Imprimir .
  4. Confirme a impressão.