No recurso Plano de Contas, é possível cadastrar o plano a ser utilizado pelas empresas nos sistemas Contábil e Fiscal Alterdata.

O Plano de Contas é um conjunto de contas criadas para atender às necessidades de registros contábeis que possibilite fazer os principais relatórios e atender a todos. Cada empresa deve ter seu próprio plano de contas, para atender suas necessidades específicas.

Novo Plano de Contas


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.

  2. Escolha a opção Plano de Contas.
  3. Clique em Novo Cadastro .

  4. Nas abas apresentadas, preencha as informações do plano de contas:

    CampoDescrição
    Classificação Interna Indica ao sistema o formato que será usado para classificação das contas. Monte da forma que desejar, utilizando a notação: 9: para indicar um algarismo; l: para indicar uma letra; a: para indicar uma letra ou um algarismo. Se informar, por exemplo, 9.l. Ao cadastrar uma conta, poderá informar 1.s.0, por exemplo.
    Classificação Externa Este código de classificação será utilizado para se referir à conta em outro plano, caso queira exportar o Plano de Contas com códigos distintos, para usar numa empresa ou Contador diferente. Use esta classificação caso o código das contas da empresa tenha um segundo formato além do que será usado no Plano de Contas da empresa, ou seja, no Plano de Contas interno.
    Classificação para Impressão Marque esta opção para que a máscara ou formato seja adotado somente no momento da impressão das contas.
    Plano de Contas trabalha com subcontasMarque esta opção para habilitar o campo ao lado. Nele você deve definir o tamanho da classificação das subcontas, de forma a obedecer ao máximo possível de impressão, sendo de 6 dígitos para as contas e 4 para as subcontas, perfazendo um total de 10.

    Informe o número que representará cada nível principal do plano de contas.

    É possível atribuir mais de um número para um nível, separando-os por vírgula, conforme as informações a seguir:

    CampoDescrição
    Nível do Plano de ContasInforme o nível que será filtrado pelo Relatório Livro Caixa emitido no Contábil.
    Classificação internaDetermine a conta sintética do Patrimônio Líquido relativo ao Relatório Balanço.
    Implantação de SaldosSelecione a conta de Abertura dos lançamentos que serão realizados na Implantação de Saldos.
    Contas de EncerramentoInforme a classificação interna dos códigos de chamada das contas Lucro e Prejuízo utilizadas no encerramento do exercício para que o sistema possa fazer o lançamento contábil de apuração do resultado em uma das contas.

    Selecione o indexador que será utilizado pelo sistema onde será realizada a conversão para outras moedas.

    Selecione o nome da unidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    Informação

    Faça a seleção do nome da unidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE), caso utilize a geração dos arquivos para o BACEN no sistema de Contábil.

    -

  5. Clique em Gravar.

    Informação

    Com o Plano de Contas cadastrado, você precisa criar as contas vinculadas a ele e, se desejar, vincular as subcontas.


Localizar Plano de Contas


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.

  2. Escolha a opção Plano de Contas.
  3. Clique em Localizar .
  4. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao plano de contas.
  5. Selecione o plano de contas.


Editar Plano de Contas


  1. Localize o plano de contas.
  2. Clique em Abre o Cadastro .

  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Excluir Plano de Contas


Observação

É possível excluir somente plano de contas que não possui nenhum movimento vinculado.

  1. Localize o Plano de Contas.
  2. Clique em Selecionar.
  3. Clique em Exclui o Cadastro .
  4. Confirme a exclusão.


Visualizar Relatório de Planos de Contas


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.

  2. Escolha a opção Plano de Contas.
  3. Clique em Visualiza Impressão .
  4. Configure o relatório.


    OpçãoDescrição
    Tipo de relatórioSelecione o tipo de relatório para exibição.
    LivroInforme o número do livro.
    PáginaInforme o número da página.
    Imprime Classificação e Chamada ExternaMarque Sim para visualizar a Classificação e a Chamada Externa do plano de contas.
    OrdemSelecione a ordem de exibição.
    Ordem das Contas AnalíticasSelecione a ordem das Contas Analíticas.
    Imprimir Sub-ContasMarque Sim para exibir as Subcontas relativas ao plano de contas.
    Tipo de Impressão

    Selecione o tipo da impressora.

    Alterna cores na impressão de contas

    Esta opção habilita se o Tipo de Impressão é Gráfica.

    Marque esta opção para que os campos das contas sejam exibidos em cores alternadas.

    Espaçamento entre as contas analíticas e sintéticasMarque esta opção para haver um intervalo entre as contas analíticas e sintéticas na exibição das contas.
    Plano de Contas
    • Simples
      Contém classificação, nome da conta e código de chamada.

    • Completo
      Contém todos os dados do Plano de Contas: classificação, nome da conta, código de chamada, periodicidade, origem, centro de custo e tipo.
    Tipo
    • Geral
      Relatório geral de todas as contas presentes no Plano de Contas.

    • Nível
      Relatório apenas das contas dos níveis informados no campo abaixo.

    Níveis para o Relatório

    Este campo habilita se no campo Tipo foi escolhido Nível.

    • Adicionar Nível
      Preencha o campo Nível e clique no ícone para adicionar.

    • Remover Nível
      Selecione o nível que deseja excluir e clique no ícone para remover.

    • Remover Todos os Níveis
      Clique em Excluir para remover todos os níveis vinculados.

    Alterna cores na impressão das contas

    Marque esta opção para que as linhas do relatório sejam diferenciadas por cor em todo o relatório, alternando entre uma branca e uma cinza, e assim por diante, facilitando a leitura da informação.

    Tipo de RelatórioMarque o tipo de relatório que deseja consultar ao exibir o plano de contas.
    Defina o RTM

    Este campo habilita se no campo anterior for escolhido Personalizado.

    Selecione o layout desejado, ou, caso queira configurar um, clique no ícone . Consulte a página Funcionalidades de Layout para mais informações.

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  5. Clique em Visualizar.

Duplicar Plano de Contas


É possível duplicar um Plano de Contas, ou seja, fazer uma cópia dele, para utilizar em outra empresa, modificando somente as contas necessárias.

  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.

  2. Escolha a opção Plano de Contas.
  3. Selecione o Plano de Contas que deseja duplicar.
  4. Clique em Duplicar plano de contas .

  5. Descreva o nome do plano.
  6. (Opcional) Selecione Duplicar Informações de Centro de Custo nas Contas para duplicar também os rateios de Centros de Custo.
  7. Clique em Ok.

Importar Plano de Contas


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.

  2. Escolha a opção Plano de Contas.
  3. Clique em Importar plano de contas .
  4. Após a leitura da mensagem apresentada, ciente da mensagem, digite a palavra Confirma.
  5. Selecione o plano de contas.
  6. Informe o diretório do arquivo de importação.
  7. Determine os métodos para importação. Incluindo as opções:

    Opção

    Descrição

    Sobrepor dados?

    Marque esta opção para que o sistema substitua as informações existentes na tabela do Plano de Contas.

    Gerar código de chamada?

    Marque esta opção para que o sistema gere o mesmo código de chamada automaticamente.

    Critica Plano de Contas?Marque esta opção para que o sistema verifique se o plano de contas que está sendo importado já existe no sistema.

    ‎ 

  8. Clique em Concluir.

Exportar Plano de Contas


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.

  2. Escolha a opção Plano de Contas.
  3. Clique em Exportar plano de contas .
  4. Configure a exportação utilizando as informações descritas na tela.
  5. Clique em Concluir.