O pedido de compra permite registro e gerenciamento do que foi solicitado, indicando para qual fornecedor, quais as condições comerciais e financeiras negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão de cada etapa do processo. O módulo Pedido de compra, do Alterdata Bimer, está preparado para receber pedidos provenientes de outros módulos do sistema. Além disso, também possibilita a realização da inclusão manual através da tela de Cadastro de pedido de compra.
Novo Pedido
- No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
Clique em Novo.
Cadastre o pedido, incluindo os campos:
Campo Descrição Fornecedor A pessoa para a qual deve ser realizado o pedido de compra. Através dessa informação, o sistema verifica no cadastro se há alguma operação, prazo e preço específico para o fornecedor informado, priorizando esses dados.
Visualizar o endereço da Pessoa
Permite que você consulte os dados cadastrais e contatos do fornecedor selecionado.
Status do pedido Mantenha o status do pedido de compra no status "Em digitação", de modo a indicar que o pedido ainda não foi concluído. Do contrário, caso tenha incluído todos os dados necessários ao pedido, altere para Aguardando para que posteriormente você possa Liberar o Pedido de Compra. Centro de custo Informe o centro de custo do pedido de compra de maneira que totalize 100% do valor total do pedido.
O recurso Centro de custo é habilitado somente se a empresa selecionada estiver sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos no Bimer. Caso selecione o template do Centro de custo e a Natureza de Lançamento selecionada não esteja configurada para trabalhar com template, será apresentada uma mensagem com a orientação da configuração.
Empresa financeiro Insira a empresa responsável pelo pagamento do pedido em questão. Indexador (Opcional) Informe o índice de reajuste através do Indexador, caso opte por trabalhar com atualizador da moeda ou índice. O Indexador é utilizado por empresas que trabalham com aquisições em outras moedas e estas precisam ser controladas e convertidas para o pagamento. O sistema Alterdata possibilita que o título seja cadastrado na moeda de origem e transformado em real no vencimento do título.
Para esta rotina, realize o cadastramento diário do índice ou valor da moeda de origem no Configurador Bimer, em Geral / Outros cadastros / Indexadores.
Nr. orçamento (Opcional) Informe o número do orçamento que irá funcionar, por exemplo, como um registro usado em algumas empresas para gerar um orçamento manual. Este orçamento possui um número que pode ser vinculado ao pedido de compra apenas como um informativo. Operação Selecione uma operação de compra.
Para habilitar esta opção, é necessário marcar a configuração Habilitar cálculo automático dos impostos no pedido de compra com base na operação informada, localizada no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Compras / Geral.
Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do pedido, informe os dados:
(Opcional) Clique em Enviar e-mail para enviar o pedido para o e-mail principal do fornecedor.
(Opcional) Clique em Imprimir ou Visualizar o pedido, conforme a sua necessidade.
Clique em Ok.
Clique em Cancelar para sair da tela de cadastramento.
Localizar Pedido
- No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
- Clique em Localizar.
- Informe um trecho da sua busca.
- Selecione o Campo onde este trecho deve ser localizado no filtro informado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o pedido.
Clique em Ok.
Dica:
Você também pode localizar os pedidos utilizando as opções do filtro do sistema. Além disso, no canto direito superior do filtro, o sistema permite uma busca mais específica com base no filtro realizado ao informar o código do pedido em Localizar por código.
Editar Pedido
A edição do pedido só pode ser realizada caso esteja no status: Em digitação, Aguardando ou Aberto. Caso o pedido de compra em um desses status tenha uma ligação à cotação (EstCotação), o campo Código de fornecedor será habilitado no pedido caso o usuário possua permissão para Alterar fornecedor quando pedido estiver ligado à cotação localizado no Cadastro de Usuarios em Perfil de acesso do usuário/ Sistemas: Pedido de compra.
- No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
- Localize o pedido de compra.
Clique em Editar.
Altere os campos necessários.
Dica:
Você pode alterar a data de previsão de entrega dos itens, através de um recurso facilitador presente na aba itens.
Este recurso permite alterar a data de previsão de entrega dos itens que possuem quantidade a ser atendida (status em digitação, aguardando, aberto, parcialmente atendido, autorização negada). A alteração será realizada apenas nos itens sem modificar a data de previsão de entrega principal do pedido.Clique em Ok para salvar e fechar a tela do pedido ou em Confirmar para alterar o status do pedido para "Confirmado".
Excluir Pedido
A Exclusão do Pedido refere-se à eliminação do cadastro do pedido no sistema. Para excluir um pedido, existem algumas regras que devem ser respeitadas:
- A exclusão do pedido só pode ser realizada se estiver com status: Aberto, Aguardando ou Em digitação.
Caso o pedido possua título a pagar antecipado já baixado, ao excluí-lo será gerado um título a receber com o valor já pago antecipado.
- Não é permitido excluir um Pedido de compra se estiver vinculado a um documento. Ex.: Nota Fiscal de Entrada. Nesta situação, é necessário excluir primeiramente a NF vinculado ao pedido.
- Após a exclusão do Pedido de compra, esta ação não poderá ser desfeita e seu cadastro não mais será apresentado no sistema.
- No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
- Localize o pedido de compra.
- Clique em Excluir ou, clique com o mouse direito sobre o documento para ter acesso ao recurso no menu de contexto.
- Confirme a exclusão.
Cancelar Pedido
O Cancelamento do Pedido refere-se à anulação do pedido realizado, ou seja, será inutilizado, porém seu cadastro permanecerá no sistema com o status <C>, de Pedido cancelado, e este ainda poderá ser excluído. Todavia, esse cancelamento só é permitido se o pedido em questão estiver com status: Aberto, Parcialmente Atendido, Aguardando ou Em digitação.
- No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
- Localize o pedido de compra.
- Clique em Cancelar ou, clique com o mouse direito sobre o documento para ter acesso ao recurso no menu de contexto.
- Confirme o cancelamento.
- Informe seu usuário e senha de acesso para realizar esta ação.
(Opcional) Informe o motivo do cancelamento do pedido.
Clique em Concluir.
Caso cancele um pedido de compra com status Parcialmente Atendido cujo pagamento antecipado já tenha sido baixado, seu título será desvinculado do pedido e o valor pago ao fornecedor pode ser utilizado em outra entrada de nota fiscal diretamente no sistema Nota Fiscal de Entrada (EstNfEntrada)/ aba negociação/ na edição da parcela, em Pagamento antecipado.
Duplicar Pedidos
Este recurso permite duplicar vários pedidos de compras a partir dos existentes.
- No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
Clique em Duplicar.
Dica:
Para duplicar apenas um pedido, selecione-o na tela princial e clique com o mouse direito sobre o documento para ter acesso ao recurso no menu de contexto.
- Informe o período de emissão do pedido para localizá-lo.
- (Opcional) Marque a opção Manter a data de entrega do pedido, caso este não seja inferior a data atual, e informe a data de entrega.
- (Opcional) Marque a opção Manter a data de entrega dos itens do pedido, caso este não seja inferior a data atual,e informe a data de entrega.
Clique em Duplicar.
Visualizar Pedido
- No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
- Localize o pedido de compra.
- Clique em Visualizar ou em Editar/ Visualizar.