pedido de compra permite registro e gerenciamento do que foi solicitado, indicando para qual fornecedor, quais as condições comerciais e financeiras negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão de cada etapa do processo. O módulo Pedido de comprado Alterdata Bimer, está preparado para receber pedidos provenientes de outros módulos do sistema. Além disso, também possibilita a realização da inclusão manual através da tela de Cadastro de pedido de compra.

Novo Pedido


  1. No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
  2. Clique em Novo.

  3. Cadastre o pedido, incluindo os campos: 

    CampoDescrição
    Fornecedor

    A pessoa para a qual deve ser realizado o pedido de compra. Através dessa informação, o sistema verifica no cadastro se há alguma operação, prazo e preço específico para o fornecedor informado, priorizando esses dados.

    Visualizar o endereço da Pessoa

    Permite que você consulte os dados cadastrais e contatos do fornecedor selecionado.

    Status do pedidoMantenha o status do pedido de compra no status "Em digitação", de modo a indicar que o pedido ainda não foi concluído. Do contrário, caso tenha incluído todos os dados necessários ao pedido, altere para Aguardando para que posteriormente você possa Liberar o Pedido de Compra.
    Centro de custo

    Informe o centro de custo do pedido de compra de maneira que totalize 100% do valor total do pedido.


    O recurso Centro de custo é habilitado somente se a empresa selecionada estiver sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos no Bimer. Caso selecione o template do Centro de custo e a Natureza de Lançamento selecionada não esteja configurada para trabalhar com template, será apresentada uma mensagem com a orientação da configuração.

    Empresa financeiroInsira a empresa responsável pelo pagamento do pedido em questão.
    Indexador

    (Opcional) Informe o índice de reajuste através do Indexador, caso opte por trabalhar com atualizador da moeda ou índice. Indexador é utilizado por empresas que trabalham com aquisições em outras moedas e estas precisam ser controladas e convertidas para o pagamento. O sistema Alterdata possibilita que o título seja cadastrado na moeda de origem e transformado em real no vencimento do título.

    Para esta rotina, realize o cadastramento diário do índice ou valor da moeda de origem no Configurador Bimer, em Geral / Outros cadastros / Indexadores.

    Nr. orçamento(Opcional) Informe o número do orçamento que irá funcionar, por exemplo, como um registro usado em algumas empresas para gerar um orçamento manual. Este orçamento possui um número que pode ser vinculado ao pedido de compra apenas como um informativo.
    Operação

    Selecione uma operação de compra.

    Para habilitar esta opção, é necessário marcar a configuração Habilitar cálculo automático dos impostos no pedido de compra com base na operação informada, localizada no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Compras / Geral.


  4. Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do pedido, informe os dados: 

    a. Clique em Adicionar para incluir os itens ao pedido de compra a ser solicitado para o fornecedor ou clique em Adicionar produtos do fornecedor para que somente os produtos do fornecedor selecionado sejam exibidos para seleção.
    b. Cadastre os dados do item do pedido de compra.

    CampoDescrição
    ProdutoInforme um produto ativo que deseja incluir no pedido.
    Status do item

    Selecione o identificador do item.

    No momento da criação do pedido, este campo será editável para "Em digitação", "Aguardando" e "Aberto" (Em digitação = Editando; Aguardando = Esperando liberação; Aberto = Liberado). Após criação do pedido, se editado, habilita um novo status "Cancelado". Após atendimento por meio de Nota Fiscal, somente editável se o pedido estiver como parcialmente atendido.

    Qt. pedida

    Informe a quantidade de itens comprados.

    Caso trabalhe com quantidade por embalagem, o campo é preenchido automaticamente por meio do cálculo entre os campos "Qt. embalagens" e "Qt. por embalagem".
    Exemplo: Qt. embalagem = 2 x Qt. por embalagem = 10, então Qt. Pedido = 20 (2 x 10)

    Qt. atendida

    Este campo é informativo contendo a quantidade de itens que já foram atendidos por meio do vínculo com nota de entrada.

    Esta quantidade se relaciona com o status do item. Dependendo da movimentação feita pelo vinculo com a nota de entrada, o item pode ter sido atendido parcialmanete (por ter outra nota para vincular a quantidade restante), atendido com corte ou cancelado (se não houver nota para ele ou se a parte restante não for mais entregue)

    UnidadeSelecione a unidade de medida do item.
    Qt. embalagensInforme a quantidade de embalagens caso o sistema esteja habilitado para Trabalhar com informação da quantidade por embalagem no Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ Movimento/ Opções Gerais.

    Exemplo: Quando o controle do produto em seu estoque é em unidade, mas a compra pelo fornecedor é realizada em caixa. 1 caixa = 12 unidades
    Qt. por embalagemInforme a quantidade de embalagens caso o sistema esteja habilitado para Trabalhar com informação da quantidade por embalagem no Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ Movimento/ Opções Gerais.

    Exemplo: Quando o controle do produto em seu estoque é em unidade, mas a compra pelo fornecedor é realizada em caixa. 12 unidades = 1 caixa
    Unidade de compraSelecione a unidade de compra quando o sistema estiver habilitado para Trabalhar com informação da quantidade por embalagem no Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ Movimento/ Opções Gerais.

    Exemplo: Quando o controle do produto em seu estoque é em unidade, mas a compra pelo fornecedor é realizada em caixa.
    Al. desc. simplesInforme a alíquota de desconto aplicada diretamente no valor unitário do item.
    Vl. unitário final

    Este campo é informativo e apresenta o valor total do Valor Unitário - Al. desc. simples

    Vl. total itemEste campo é informativo e apresenta o valor aplicado pelo produto dos campos Vl. unitário final e Qt. pedido.
    Vl. embalagensEste campo é informativo e apresenta o valor aplicado pelo produto dos campos Vl. unitário final e Qt. embalagens.
    Vl. faturamento terceiro

    Informe o valor a ser faturado por terceiro, caso no Pedido de Compra seja efetuado esse faturamento por terceiro, fazendo com que esse valor represente o que será considerado na nota em questão.

    Exemplo de Faturamento de Terceiro: Fornecedor do pedido não realiza a emissão da nota, mas sim outra pessoa, seja a próprioa empresa de compra ou então outro parceiro do cliente.

    Data de validadeInforme a data limite em que o pedido de compra será válido.
    Prev. entregaInforme uma data destinada à previsão de entrega da mercadoria mediante informação de prazo de entrega do fornecedor.
    Desoneração de ICMSMarque esta opção para que seja realizado o cálculo de Desoneração de ICMS.
    Centro de Custo

    Informe o centro de custo do item do pedido de compra de maneira que totalize 100% do valor total do pedido.

    O recurso Centro de custo é habilitado somente se a empresa selecionada estiver sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos no Bimer. Caso selecione o template do Centro de custo e a Natureza de Lançamento selecionada não esteja configurada para trabalhar com template, será apresentada uma mensagem com a orientação da configuração.

    Amostra grátis/ bonificação

    (Opcional) Marque a opção Amosta grátis/bonificação caso o produto em que for realizada entrada como bonificado tenha um cálculo de custo médio diferente. Nele constará apenas os valores que incidem sobre o custo do produto (como ICMS, frete, outras despesas etc), porém não terá consideração para o valor do item em si. Produtos que estiverem marcados como bonificados não poderão ter incidência de valores desconto ou acréscimo.

    A configuração necessária é o cadastro de uma operação específica para entrada de bonificados de produtos com o sequintes critérios abaixo e o Tipo de documento configurado na operação pode ser o mesmo que é utilizado nas operações de compras:
    • Tipo movimento: Entrada;
    • Não atualiza financeiro;
    • Atualiza estoque;
    • Influência no custo médio – Verifique com a contabilidade da empresa se as entradas por bonificação alteram o custo médio do produto.

    Peso bruto/ Líquido

    Informe o peso bruto e o peso líquido do produto nos respectivos campos.

    Ao informar um produto no pedido de compra, se em seu cadastro (Cadastro de Produtos) estiver com os campos de peso bruto e líquido vazios, os campos de Peso Líquido e Peso Bruto no cadastro do pedido de compra ficarão vazios e editáveis.

    Se no cadastro do produto os campos de Peso Líquido e Peso Bruto estiverem preenchidos o sistema vai trazer esse mesmo valor para os campos de peso bruto e líquido do pedido de compra automaticamente nas seguintes situações:
    • Se no Cadastro do produto/ aba Opções, a opção Permite alterar peso na movimentação estiver marcada o campo será preenchido e editável;
    Se no Cadastro do produto/ aba Opções, a opção Permite alterar peso na movimentação estiver desmarcada o campo será preenchido e bloqueado.

    Ajuste do rateio de frete, seguro e outras despesas por peso quando configurado na operação informada no pedido de compra. Caso a operação não seja informada, o rateio será calculado por valor.

    Aplicação (Informações gerais)

    (Opcional) Selecione a aplicação diferenciada ao qual se refere a cotação, como a finalidade da cotação, por exemplo.

    As opções de Aplicação são pré configuradas no Configurador Bimer em Geral/ Outros cadastros/ Informações gerais.

    AbaDescrição
    ImpostosInforme no campos destinados a cálculo, os impostos a serem tributados naquele pedido. Caso marcada a configuração Habilitar cálculo automático dos impostos no pedido de compra com base na operação informada no Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ Compras/ Geral, esses campos serão calculados automaticamente conforme cálculos configurados na operação de compra vinculada ao pedido.
    CSTInforme no campos destinados ao código de Situação Tributária dos impostos calculados na operação, quando o sistema estiver configurado para Habilitar cálculo automático dos impostos no pedido de compra com base na operação informada, no Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ Compras.
    Últimas ComprasEsta aba é informativa, contendo a relação das três últimas compras processadas pelas operações do tipo "Compra".
    Observação

    Descreva uma observação com relação ao pedido que ache necessário. Esta aba é realocada da aba "Impostos", caso o sistema estiver configurado para Habilitar cálculo automático dos impostos no pedido de compra com base na operação informada, no Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ Compras.

    c. Clique em Ok
    d.Clique em
    Cancelar para sair da tela de edição e voltar à tela de cadastramento do pedido.

    Inclua ao pedido outros adicionais tais como: valor de frete, seguro, despesas e etc, ou acréscimos, descontos e alíquotas. Além disso, aqui você define o Usuário responsável pela liberação do pedido de compra, rotina utilizada em situações em que todo pedido de compra antes, de ter sua liberação, precisa da validação de uma pessoa responsável e da liberação, a fim de ter mais controle e segurança.

    Para habilitar a opção de informar a Operação no pedido de compras, é necessário marcar a configuração Habilitar cálculo automático dos impostos no pedido de compra com base na operação informada, localizada no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Compras / Geral. Com esta opção habilitada, o valor do frete será considerado no valor total do pedido, caso o Tipo de frete corresponda com a Operação informada na tela principal de cadastro do pedido. A configuração do tipo de frete da operação, é localizada no Configurador Bimer em Estoque / Operação/ aba Cálculos/ Frete /Soma frete ao total da nota fiscal quando o frete for por conta de.

    No campo Antecipação ICMS frete, informe a base de cálculo e a alíquota para que o sistema calcule o valor de ICMS antecipado do frete a ser rateado entre os itens do documento e ser acrescentado ao custo do produto.

    O rateio ocorrerá conforme a opção Calcula rateio de frete por peso localizado no Configurador Bimer em Estoque / Operação / Cálculos,  estiver configurada na operação utilizada no documento. Se marcada, o rateio será por peso, do contrário, o rateio será por valor.

    (ideia) A antecipação do ICMS ocorre quando a legislação interna de um estado prevê esse recolhimento no ingresso da mercadoria em seu território. Essa antecipação ocorre de duas maneiras: Antecipação com substituição tributária (ICMS-ST) e antecipação sem substituição tributária.

    Informe o endereço onde os produtos contidos no pedido de compra devem ser entregues pela transportadora.

    Inclua os dados do conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) caso esteja relacionado ao pedido de compra ou o título (Nr. título) para que o sistema realize o vínculo, bem como a forma de pagamento a ser utilizada.

    Inclua uma observação ao pedido que julgue necessário.

    Esta aba será habilitada caso trabalhe com autorização gerencial que, após gravar um pedido, aqui serão exibidos os motivos de rejeição ou autorização do pedido de compra.

    Informe o prazo de pagamento a ser utilizado. Após cadastrar o prazo, o sistema automaticamente calcula esse período de acordo com as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a pagar.
    Caso opte pela inclusão manual das parcelas você pode ainda optar pelo Pagamento antecipado. Essa rotina é utilizada em situações onde o fornecedor faz o envio de mercadorias mediante o pagamento do valor total ou de um sinal, quando a mercadoria chega com a nota fiscal e é dada entrada no sistema, então gera um título já baixado no contas a pagar referente ao valor do sinal. Para saber mais sobre esta rotina, bem como sua configuração necessária, clique aqui.

  5. (Opcional) Clique em Enviar e-mail para enviar o pedido para o e-mail principal do fornecedor.

  6. (Opcional) Clique em Imprimir ou Visualizar o pedido, conforme a sua necessidade.

  7. Clique em Ok

  8. Clique em Cancelar para sair da tela de cadastramento.

Localizar Pedido


  1. No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
  2. Clique em Localizar.
  3. Informe um trecho da sua busca.
  4. Selecione o Campo onde este trecho deve ser localizado no filtro informado.
  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione o pedido.
  7. Clique em Ok.

    Dica:

    Você também pode localizar os pedidos utilizando as opções do filtro do sistema. Além disso, no canto direito superior do filtro, o sistema permite uma busca mais específica com base no filtro realizado ao informar o código do pedido em Localizar por código.

Editar Pedido


A edição do pedido só pode ser realizada caso esteja no status: Em digitação, Aguardando ou Aberto. Caso o pedido de compra em um desses status tenha uma ligação à cotação (EstCotação), o campo Código de fornecedor será habilitado no pedido caso o usuário possua permissão para Alterar fornecedor quando pedido estiver ligado à cotação localizado no Cadastro de Usuarios em Perfil de acesso do usuário/ Sistemas: Pedido de compra.

  1. No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
  2. Localize o pedido de compra.
  3. Clique em Editar

  4. Altere os campos necessários. 

    Dica:

    Você pode alterar a data de previsão de entrega dos itens, através de um recurso facilitador presente na aba itens.
    Este recurso permite alterar a data de previsão de entrega dos itens que possuem quantidade a ser atendida (status em digitação, aguardando, aberto, parcialmente atendido, autorização negada). A alteração será realizada apenas nos itens sem modificar a data de previsão de entrega principal do pedido.

  5. Clique em Ok para salvar e fechar a tela do pedido ou em Confirmar para alterar o status do pedido para "Confirmado".

Excluir Pedido


Exclusão do Pedido refere-se à eliminação do cadastro do pedido no sistema. Para excluir um pedido, existem algumas regras que devem ser respeitadas:

  • A exclusão do pedido só pode ser realizada se estiver com status: Aberto, Aguardando ou Em digitação.
  • Caso o pedido possua título a pagar antecipado já baixado, ao excluí-lo será gerado um título a receber com o valor já pago antecipado.

  • Não é permitido excluir um Pedido de compra se estiver vinculado a um documento. Ex.: Nota Fiscal de Entrada. Nesta situação, é necessário excluir primeiramente a NF vinculado ao pedido.
  • Após a exclusão do Pedido de compra, esta ação não poderá ser desfeita e seu cadastro não mais será apresentado no sistema.


  1. No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
  2. Localize o pedido de compra.
  3. Clique em Excluir ou, clique com o mouse direito sobre o documento para ter acesso ao recurso no menu de contexto.
  4. Confirme a exclusão.

Cancelar Pedido


Cancelamento do Pedido refere-se à anulação do pedido realizado, ou seja, será inutilizado, porém seu cadastro permanecerá no sistema com o status <C>, de Pedido cancelado, e este ainda poderá ser excluído. Todavia, esse cancelamento só é permitido se o pedido em questão estiver com status: Aberto, Parcialmente Atendido, Aguardando ou Em digitação.

  1. No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
  2. Localize o pedido de compra.
  3. Clique em Cancelaou, clique com o mouse direito sobre o documento para ter acesso ao recurso no menu de contexto.
  4. Confirme o cancelamento.
  5. Informe seu usuário e senha de acesso para realizar esta ação.
  6. (Opcional) Informe o motivo do cancelamento do pedido.

  7. Clique em Concluir.

    Caso cancele um pedido de compra com status Parcialmente Atendido cujo pagamento antecipado já tenha sido baixado, seu título será desvinculado do pedido e o valor pago ao fornecedor pode ser utilizado em outra entrada de nota fiscal diretamente no sistema Nota Fiscal de Entrada (EstNfEntrada)/ aba negociação/ na edição da parcela, em Pagamento antecipado.

Duplicar Pedidos


Este recurso permite duplicar vários pedidos de compras a partir dos existentes.

  1. No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
  2. Clique em Duplicar

    Dica:

    Para duplicar apenas um pedido, selecione-o na tela princial e clique com o mouse direito sobre o documento para ter acesso ao recurso no menu de contexto.

  3. Informe o período de emissão do pedido para localizá-lo.
  4. (Opcional) Marque a opção Manter a data de entrega do pedido, caso este não seja inferior a data atual, e informe a data de entrega.
  5. (Opcional) Marque a opção Manter a data de entrega dos itens do pedido, caso este não seja inferior a data atual,e informe a data de entrega.
  6. Clique em Duplicar.

Visualizar Pedido


  1. No filtro principal do Pedido de compra, informe a Empresa de compra.
  2. Localize o pedido de compra.
  3. Clique em Visualizar ou em Editar/ Visualizar.