Four Keep disponibiliza os recursos necessários para que você possa criar e administrar seus pedidos de venda. 

O acesso à criação do  pedido de venda no aplicativo pode ser realizado de duas formas:

  • Tela de inclusão de p edidos:  podem ser selecionados vários itens para inclusão no pedido. Nesta tela, você seleciona os produtos que vão compor o pedido. Ao término, quando clicar no botão de salvar, os itens serão incluídos nesse pedido. Para finalizar, basta informar o cliente, condição e forma de pagamento. 
  • Tela de detalhes do cliente: possibilita a criação do pedido, selecionando primeiro o cliente. Pode ser incluído apenas um item por vez. Nesta tela, você  descreve a forma de pagamento e, em seguida, seleciona os produtos que vão compor o pedido do cliente selecionado. 


Criar pedido através da tela de inclusão de pedidos


  1. Clique no botão para acessar o menu do aplicativo.
  2. Clique em Pedidos.
  3. Clique no botão  .

    Com o Mobile Four Keep integrado ao Bimer e habilitada a opção Habilitar Flex nas configurações do Integrador Bimer x Four Keep em Opções / Flex, você terá acesso ao Saldo Flex do vendedor. O recurso Saldo Flex tem como objetivo fazer com que os acréscimos concedidos pelo vendedor nos pedidos sejam utilizados como descontos em outros pedidos (Flex). Assim, o vendedor só poderá conceder descontos caso possua saldo flex disponível. Todavia, caso os pedidos realizados no Four Keep possuam condições de pagamento informadas no Integrador Bimer X Four Keep para desconsiderar o Flex, o cálculo do Flex não será realizado.

  4. Na aba Geral, informe os dados do pedido. 

    Caso o cliente selecionado tenha sido exportado da base da retaguarda com informações de situação cadastral, este será apresentado como adimplente ou inadimplente, assim como seu valor de crédito disponível (caso haja). Se quiser efetuar a venda para um cliente inadimplente, o aplicativo não bloqueia a movimentação, visto que esta observação é meramente informativa e não possui nenhuma forma de bloqueio. Ainda na aba Geral, caso aplique um desconto global sobre o valor total líquido dos itens no pedido (campo informações adicionais) e esse desconto for maior que o limite de desconto do usuário ou do que o saldo Flex, o sistema não permitirá que o pedido seja gravado.

  5. Acesse a aba Itens.
  6. Clique no botão.

  7. Clique no botão  para localizar o produto desejado.

    Dica:

    Você também pode localizar o produto desejado diretamente pelo fornecedor e/ou categoria. Para isto, clique no botão. Ao aplicar o filtro, serão apresentados somente os produtos do fornecedor selecionado. Você ainda pode alterar o modo de visualização desses produtos ao clicar no botão.

  8. Clique no botãopara inserir a quantidade em cada produto desejado ao pedido. 

    Dica:

    Ao manter pressionado um produto, o sistema apresenta as opções de Detalhes do produto e Remover para casos onde seja incluso erroneamente um produto no pedido.

  9. (Opcional) Caso o produto não possua vínculo com preço ou esteja com o valor zerado, clique sobre o produto para que o sistema apresente a tela de inserção do item.

    1.  Informe os dados complementares do produto, bem como a quantidade do item em questão.

    2. Clique em .
  10. Clique no botão    para salvar o(s) produto(s), inserindo-o no pedido. 

  11. (Opcional) Caso queira inserir mais de um produto no pedido, clique no botão  para repetir o processo de inclusão do item.

  12. Clique no botão  para salvar o pedido

    Caso o pedido seja feito para um cliente que não possua crédito disponível, o pedido de venda será bloqueado, exceto se a forma de pagamento for à vista (ex: dinheiro ou cartão). O mesmo ocorrerá se o desconto informado no pedido for maior do que a alíquota máxima de desconto permitida no cadastro do prazo.


Criar pedido através da tela de detalhes do cliente


  1. Clique no botão para acessar o menu do aplicativo.
  2. Clique em Clientes.
  3. Clique sobre o cliente desejado.
  4. Na tela de Detalhes do cliente, clique no botão.

    Com o Mobile Four Keep integrado ao Bimer e habilitada a opção Habilitar Flex nas configurações do Integrador Bimer x Four Keep em Opções / Flex, você terá acesso ao Saldo Flex do vendedor. O recurso Saldo Flex tem como objetivo fazer com que os acréscimos concedidos pelo vendedor nos pedidos sejam utilizados como descontos em outros pedidos (Flex). Assim, o vendedor só poderá conceder descontos caso possua saldo flex disponível. Todavia, caso os pedidos realizados no Four Keep possuam condições de pagamento informadas no Integrador Bimer X Four Keep para desconsiderar o Flex, o cálculo do Flex não será realizado.

  5. Na aba Geral, informe os dados do pedido. 

    Caso o cliente selecionado tenha sido exportado da base da retaguarda com informações de situação cadastral, este será apresentado como adimplente ou inadimplente, assim como seu valor de crédito disponível (caso haja). Se quiser efetuar a venda para um cliente inadimplente, o aplicativo não bloqueia a movimentação, visto que esta observação é meramente informativa e não possui nenhuma forma de bloqueio. Ainda na aba Geral, caso aplique um desconto global sobre o valor total líquido dos itens no pedido (campo informações adicionais) e esse desconto for maior que o limite de desconto do usuário ou do que o saldo Flex, o sistema não permitirá que o pedido seja gravado.

  6. Acesse a aba Itens.
  7. Clique no botão.

  8. Clique no botãopara localizar o produto desejado.

    Dica:

    Você também pode localizar o produto desejado diretamente pelo fornecedor e/ou categoria. Para isto, clique no botão. Ao aplicar o filtro, serão apresentados somente os produtos do fornecedor selecionado. Você ainda pode alterar o modo de visualização desses produtos ao clicar no botão.

  9. Clique no botãopara inserir a quantidade em cada produto desejado ao pedido. 

    Dica:

    Ao manter pressionado um produto, o sistema apresenta as opções de Detalhes do produto e Remover para os c asos onde seja incluso erroneamente um produto no pedido.

  10. (Opcional) Caso o produto não possua vínculo com preço ou esteja com o valor zerado, clique sobre o produto para que o sistema apresente a tela de inserção do item.

    1. Informe os dados complementares do produto bem como a quantidade do item em questão.

    2. Clique em  .

  11. Clique no botão    para salvar o(s) produto(s) inserindo-o no pedido.

  12. (Opcional) Caso queira inserir mais de um produto no pedido, clique no botão  para repetir o processo de inclusão do item.

  13. Clique no botão  para salvar o pedido realizado.

    Caso o pedido seja feito para um cliente que não possua crédito disponível, o pedido de venda será bloqueado, exceto se a forma de pagamento for à vista (ex: dinheiro ou cartão). O mesmo ocorrerá se o desconto informado no pedido for maior do que a alíquota máxima de desconto permitida no cadastro do prazo.

 

Duplicar Pedido


  1. Clique no botão   para acessar o menu do aplicativo.
  2. Clique em Pedidos.
  3. Mantenha pressionado sobre o pedido que desejar duplicar.
  4. Selecione a opção Duplicar.
  5. (Opcional) Altere os campos das abas Geral Itens contendo os dados do pedido selecionado.  

  6. Clique no botão  para salvar um novo pedido a partir de um pedido existente.



Excluir Pedido 


Atenção:

Esta rotina só é permitida se o pedido ainda não estiver sincronizado. No entanto, se a sincronização já tiver sido realizada, a exclusão será feita somente do aplicativo mobile e não da retaguarda. Não há um limite estipulado de dias para o pedido ser deletado do aplicativo após a sincronização. Sendo assim, uma vez que o mesmo for inserido no Four Keep e não excluído na base da retaguarda, sempre ficará disponível para visualização no aplicativo mobile.


  1. Clique no botão para acessar o menu do aplicativo.
  2. Clique em Pedidos.
  3. Mantenha pressionado sobre o pedido que deseja excluir.
  4. Selecione a opção Excluir.


Editar Pedido


Atenção:

Esta rotina só é permitida se o pedido ainda não estiver sincronizado de forma que os campos fiquem editáveis para modificação dos valores e itens. No entanto, se a sincronização já tiver sido realizada, não é possível fazer a edição do pedido pelo aplicativo mobile, logo o botão para salvar o pedido não será apresentado.

  1. Clique no botãopara acessar o menu do aplicativo.

  2. Clique em Pedidos.

  3. Clique sobre o pedido desejado.
  4. Altere os campos nas abas Geral e Itens conforme necessário.

  5. Clique no botão  para salvar o pedido alterado.


 

Localizar Pedidos não Sincronizados


  1. Clique no botão para acessar o menu do aplicativo.
  2. Clique em Pedidos.
  3. Certifique-se de que o botão se encontra desabilitado e, com isso, todos os pedidos ainda não sincronizados serão apresentados na tela de Pedidos.
  4. Clique no botão para localizar o  pedido desejado.

Caso o pedido tenha sido cancelado na retaguarda, ao realizar uma nova sincronização e localizar o mesmo no Mobile Four Keep, o motivo de cancelamento informado na retaguarda será apresentado abaixo do pedido cancelado. Se o motivo do cancelamento não tiver sido informado na retaguarda, será apresentado o texto: Motivo não informado.

Localizar Pedidos Sincronizados


  1. Clique no botão  para acessar o menu do aplicativo.
  2. Clique em Pedidos.
  3. Arraste o botão  para direita  para habilitar a visualização de pedidos já sincronizados com a retaguarda. Com isso, todos os pedidos sincronizados serão apresentados na tela de Pedidos.

  4. Clique no botão  para localizar o  pedido desejado.

Dica:

Mesmo que o pedido já esteja sincronizado, você pode visualizar os detalhes dos itens do pedido através da aba Itens do pedido selecionado.


Enviar Pedido por E-mail


Esta rotina permite enviar o pedido selecionado via e-mail, seja este sincronizado ou não a uma retaguarda.  Mesmo que o cliente ainda não tenha sido sincronizado, após o cadastro de um pedido para o mesmo, também será possível enviar o e-mail.

  1. Clique no botão para acessar o menu do aplicativo.
  2. Clique em Pedidos.
  3. Mantenha pressionado sobre um pedido para o qual desejar gerar o pdf e enviar por e-mail.
  4. Selecione a opção Enviar por e-mail.

Visualizar PDF do Pedido


Esta rotina permite visualizar o arquivo de PDF do pedido selecionado, seja este sincronizado ou não a uma retaguarda. 


  1. Clique no botão para acessar o menu do aplicativo.
  2. Clique em Pedidos.
  3. Mantenha pressionado sobre um pedido para o qual desejar visualizar o pdf.
  4. Selecione a opção Visualizar PDF.


Salvar Pedido como Rascunho


  1. Clique n o menu de contextoda barra de ferramentas da Tela de Pedidos.
  2. Clique em  Salvar como Rascunho.

    Para recuperar seu rascunho, acesse o menu principal do aplicativo, em Rascunhos. Além disso, c aso a tela de criação de pedidos saia do primeiro plano, ou seja, a tela seja minimizada devido a mensagens, troca para a tela de outro aplicativo, atendimento de uma ligação, fim da bateria e etc, o sistema mantém uma cópia de segurança desta criação e, a o retornar ao aplicativo, será exibida uma mensagem perguntando se deseja retomar a criação ou edição do pedido em questão ou se deseja descartar as alterações salvas.