A cobrança pode ser suspensa em qualquer momento, na vigência do contrato, em casos onde há falta de pagamento por parte do contratante, por exemplo. A suspensão deve ser realizada em cada item do contrato, onde deverá ser informado o período inicial e final em que ficará suspensa. Ao marcar um item como cobrança suspensa não será gerada cobrança no período informado, mesmo que a validade esteja no período aceitável para a geração da mesma.
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Editar.
- Acesse a aba Itens e selecione o item contratado.
- Clique no ícone do quadro Itens do contrato para editar.
Marque a opção Cobrança suspensa.
Este campo possui uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possa acessá-lo. Ele é protegido pelo ícone , que ao clicar sobre o mesmo e inserir os dados de acesso do usuário, permite que o campo em questão seja habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão. Este acesso estará liberado sem essa proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado, localizada no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.
- Informe o período inicial e final da suspensão da cobrança.
- Clique em Ok.
(Opcional) Realize a suspensão da cobrança em cada item do contrato, caso haja, conforme a necessidade.
Ao suspender somente um item do contrato, os demais itens continuarão gerando cobrança para o cliente. A cobrança será somente gerada fora do período da cobrança, caso esteja habilitada a configuração Gerar cobrança para os produtos cuja data de vencimento esteja fora do período de paralisação localizado no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Manutenção de Contratos/ Cobranças Suspensas/Paralisadas.
- Clique em Ok.
- Clique em Fechar, na tela de relação de ocorrência, após análise das informações exibidas.
- Confirme a suspensão da cobrança.