Como criar variáveis de API
Você sabe o que é uma API?
Então a gente te explica rapidinho: Uma API (Application Programming Interface) é um conjunto de regras e protocolos que permite a comunicação e interação entre diferentes sistemas e aplicações de software. Pegou? 😉
As variáveis de API são muito importantes para a fluidez do chatbot. Quando utilizadas em conjunto com o Card de Integração com API, elas permitem que os dados da requisição sejam informados diretamente no texto!
Ao fazer uma requisição através de uma API que utiliza variáveis, o retorno da API trará os dados de acordo com as informações que foram passadas no corpo da requisição (o corpo da requisição nada mais é do que a informação que é enviada pelo cliente através da API).
No exemplo abaixo, temos as variáveis do pedido feito pelo cliente, que incluem tanto o hambúrguer quanto a bebida que foram solicitados. Esses dados foram enviados através de uma requisição POST para a API de pedidos:
As variáveis de API utilizadas foram hamburguer e bebida, que foram preenchidas com as informações do pedido feito pelo cliente usando a Resposta Livre.
É importante ressaltar que o nome das variáveis e os valores informados podem variar de acordo com a API utilizada. Portanto, é fundamental consultar a documentação da API para obter as informações corretas sobre as variáveis que devem ser utilizadas em cada caso, beleza? 😉