Antes de iniciar a utilização do aplicativo ISS-Easy é importante definir as configurações essenciais para o funcionamento da rotina de envio e recebimento das NFS-e e, além disso, realizar também algumas configurações preferenciais de como o aplicativo deve se comportar.

  1. Clique em Opções, no menu do ISS-Easy.
  2. Nos campos apresentados, informe os dados necessários para configurar o sistema, incluindo os campos:

    GrupoCampoDescrição
    Aplicação

    Código de identificação do cliente na Alterdata

    Este campo traz o código do cliente junto à Alterdata e o seu preenchimento é realizado de forma automática conforme o passaporte utilizado. O passaporte é o mesmo utilizado no sistema de retaguarda e acesso à Central do Cliente. Para alterá-lo, faça login com o novo passaporte.

    Trabalha integrado ao NF-Easy Emissor

    Marque esta opção para que a validação do produto, em todas as empresas, seja realizada apenas pelo CRM da empresa principal, informada no passaporte que pode ser identificado no campo Código de identificação do cliente na Alterdata.

    Para utilizar este recurso, o cliente principal informado no passaporte, obrigatoriamente, precisa ter o produto: "NF-Easy - Emissor Por CNPJ" vinculado ao seu cadastro.

    Modo de OperaçãoMarque uma das opções conforme o funcionamento esperado da aplicação:
    • Aplicativo: Neste modo de operação, o ISS-Easy será executado como aplicação e para o seu correto funcionamento é necessário que tenha pelo menos um usuário logado no computador, que será responsável pela execução da aplicação para garantir o processamento do envio e retorno das notas fiscais de serviço. Para esta opção, o agendamento deve estar com status "Iniciado".
    • Serviço: Neste modo de operação, o ISS-Easy será executado como um serviço do Windows e será automaticamente iniciado quando o computador for inicializado. O serviço será executado em segundo plano e não apresentará nenhuma interface de troca de mensagem com o usuário. Ou seja, neste modo de operação independente de ter um usuário logado no computador, o serviço estará sendo executado, garantindo o processamento do envio e retorno das notas fiscais de serviço. Para esta opção, é necessário que o serviço esteja com status "Em execução" e o modo "Serviço" é compatível apenas com certificado digital do tipo "A1" (Arquivo).
    Diretório raiz

    Informe local onde se encontram os diretórios utilizados no processo de envio e retorno das notas fiscais. É recomendável que você configure diretamente no C:/ da máquina, ou outro local onde queira armazenar as informações do tipo: arquivos XML, PDF, Backup, etc., referentes às notas fiscais emitidas em qualquer status.

    Normalmente este diretório será utilizado nas estações de trabalho, então certifique-se de que esteja acessível em qualquer lugar da rede e o acesso foi concedido com permissão a todos os usuários.

    Quantidade de documentos a serem enviados em um único bloco

    A quantidade de documentos máxima que o ISS-Easy considera para efetuar o envio em um único bloco, ou seja, a cada comunicação com o Web Service da prefeitura o ISS-Easy enviará "X" documentos.

    Tempo de espera para reposta do web service (em segundos)É o tempo em que o ISS-Easy esperará ao se comunicar com o Web Service antes de rejeitar uma nota fiscal, pois podem haver problemas de sobrecarga nos servidores da prefeitura.
    Intervalo de execução do agendamento (em segundos)

    É o intervalo de tempo em que será efetuada a comunicação com o Web Service da prefeitura.

    Iniciar o agendamento ao iniciar a aplicação
    • Marcada: o ISS-Easy será inicializado com o seu agendamento ativado, ou seja, estará pronto para realizar o envio de novas notas e das notas que se encontrarem pendentes.
    • Desmarcada: o ISS-Easy será inicializado com o seu agendamento desativado. Para realizar o envio de novas notas e das notas que se encontrarem pendentes será necessário inciar agendamento.
    RPSAglutinar Serviço
    • Marcada: o sistema aglutina os serviços com Mesma discriminação e mesmo valor unitário ou somente com a Mesma discriminação na mesma nota, conforme a opção selecionada.
    • Desmarcada: independentemente da descrição do serviço, cada item será discriminado no corpo da nota.

    Dica:

    Caso queira apenas que uma empresa em específico trabalhe com Recibo Provisório de Serviços ( RPS ), acesse o cadastro da empresa no ISS-Easy/ aba RPS, habilite a opção Utilizar configuração de RPS por empresa e configure de acordo com seus critérios.

    Aglutinar RPS em lote (envio para o web service / geração do arquivo txt)
    • Marcada: o sistema aglutina as notas em um só lote e realiza o envio deste lote para a prefeitura. Ao marcar esta opção, serão habilitados os seguintes campos abaixo para preenchimento:Tamanho máximo do arquivo de lote e Quantidade de RPS por lote.

    • Desmarcada: o sistema não aglutina as notas por lote e realiza o envio de cada nota separadamente para a prefeitura. Assim, uma vez que um RPS é rejeitado, será mais fácil identificá-lo. A comunicação com a prefeitura neste caso é recomendado via xml (Web Service).
    Tamanho máximo do arquivo de loteInforme o tamanho máximo do lote em Kbytes a ser gerado.
    Quantidade de RPS por lote

    Informe o número de RPS de modo que o ISS-Easy possa enviar essa quantidade como um limite de RPS dentro do mesmo lote para a prefeitura. O lote aglutinado, pode ser limitado pelo Tamanho máximo e/ou pela Quantidade de RPS por lote.

     A aglutinação será feita até o arquivo alcançar o limite de 400 k, próximo ao limite aceito pelas prefeituras. Caso ultrapasse este limite o sistema cria outro arquivo, e assim por diante. Esta opção só é recomendada quando a movimentação de notas diárias não for muito grande, visto que, visto que um Recibo Provisório de Serviços (RPS) contido no lote é rejeitado, o lote inteiro será rejeitado. A comunicação com a prefeitura neste caso é recomendado via txt.

    Configurações para envio de NFS-e por e-mailServidor SMTPInforme o servidor de e-mail que será utilizado para o envio dos mesmos. SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) significa Protocolo de Transferência de Correio Simples, ou seja, o servidor padrão para envio de e-mails.
    DomínioInforme o domínio utilizado quando o SMTP solicitar, caso possua um domínio próprio.
    UsuárioInforme o usuário que o sistema irá se conectar através do servidor utilizado para o envio de e-mails.
    PortaInforme conforme o seu servidor de e-mail.
    Requer uma conexão segura (SSL)

    Marque esta opção caso necessite de conexão segura. Esse protocolo agrega maior segurança para o uso de informações pessoais e financeiras na Internet.

    Secure Sockets Layer (SSL), trata-se uma ferramenta de encriptação de páginas antes da transmissão pela Internet que autentifica as partes envolvidas (um Servidor Web e um Navegador Web). É muito utilizado para pagamentos online com cartão de crédito.

    Requer autenticaçãoMarque esta opção caso ao configurar os servidores de correio saliente SMTP para solicitar uma senha ao enviar um correio eletrônico, seja verificado que o usuário que tenta enviar a mensagem é o legítimo dono da conta de e-mail.
    E-mailInforme o e-mail para o sistema realizar o envio da NFS-e para o tomador após o retorno da prefeitura com o status de Autorizada. Caso contrário, deixe este campo em branco e informe o endereço de e-mail no campo Usuário.
    SenhaInforme a senha do respectivo e-mail.
    Testar

    Clique neste botão para o sistema validar os campos obrigatórios estão preenchidos e faça o envio de e-mail teste. 

    O sistema resgata o e-mail informado no campo Usuário para realizar o teste.

    Configurações adicionaisInformação adicional para a NFS-e autorizada (HTML)

    Permite que seja inserida uma breve discriminação do corpo do e-mail que será enviado ao tomador.


    Enviar NFS-e por e-mail para o tomador

    Marque essa opção para que o ISS-Easy envie o .PDF da nota autorizada para o e-mail do tomador. Será considerado o e-mail indicado no .xml da NFS-e.

    Enviar NFS-e por e-mail para o prestador
    Marque essa opção para que o ISS-Easy envie o .PDF da nota autorizada para o e-mail do prestador. Será considerado o e-mail cadastrado em Opções/ Configurações para envio de NFS-e por e-mail.


    Enviar xml de retorno da nota (*-NFSe-ret.xml)Marque essa opção para que o ISS-Easy envie o .xml de retorno da nota autorizada com o .PDF da nota.



  3. Clique em Gravar.