Antes de iniciar a utilização do aplicativo ISS-Easy é importante definir as configurações essenciais para o funcionamento da rotina de envio e recebimento das NFS-e e, além disso, realizar também algumas configurações preferenciais de como o aplicativo deve se comportar.


  1. Clique em Configuração Geral, no menu do ISS-Easy.
  2. Nas aba apresentadas, informe os dados necessários para configurar o sistema, incluindo os campos: 

      Geral
    Campo Descrição

    Diretório raiz

    Local onde se encontrará o arquivo que conterá as configurações do módulo. A informação do diretório será utilizado no processamento e armazenamento dos XML's e PDF's. De modo geral, o diretório padrão é  "C:\Arquivos de programas\Alterdata\ISS-easy\DadosISSEasy". Nesta pasta ficarão armazenadas informações do tipo:
    As DLL’s de integração do município.
    Executável do aplicativo (ISSEasy.exe).
    Arquivo .INI de configurações e cadastros do aplicativo.
    Subpastas onde serão armazenados os arquivos XML, PDF, Backup, e etc., referentes às notas fiscais emitidas em qualquer status.

    Para saber mais..

     Clique aqui para acessar informações detalhadas referentes à estrutura dos diretórios criados no momento da instalação do aplicativo.

    Intervalo execução agente (em segundos) É o intervalo de tempo em que será efetuada a comunicação com o Web Service da prefeitura.
    Quantidade de documentos a serem enviados em um único bloco A quantidade de documentos máxima que o ISS-Easy considera para efetuar o envio em um único bloco, ou seja, a cada comunicação com o Web Service da prefeitura o ISS-Easy enviará "X" documentos.
    Tempo de espera para reposta do web service (em segundos) É o tempo em que o ISS-Easy esperará ao se comunicar com o Web Service antes de rejeitar uma nota fiscal, pois podem haver problemas de sobrecarga nos servidores da prefeitura.
    Aglutinar RPS em lote (envio para o web service / geração do arquivo txt)
    • Marcada: o sistema aglutina as notas em um só lote e realiza o envio deste lote para a prefeitura. Ao marcar esta opção, será habilitado o campo abaixo Tamanho máximo do arquivo de lote que poderá ser informado o tamanho máximo do lote que será gerado.

       A aglutinação será feita até o arquivo alcançar o limite de 400 k, que é próximo ao limite aceito pelas prefeituras. Caso ultrapasse este limite o sistema cria um outro arquivo, e assim por diante. Esta opção só é recomendada quando a movimentação de notas diárias não for muito grande, visto que, uma vez que um RPS contido no lote é rejeitado, o lote inteiro será rejeitado. A comunicação com a prefeitura neste caso é recomendado via txt.

    • Desmarcada: o sistema não aglutina as notas por lote e realiza o envio de cada nota separadamente para a prefeitura. Assim, uma vez que um RPS é rejeitado, será mais fácil identificá-lo. A comunicação com a prefeitura neste caso é recomendado via xml (Web Service).
    Mostrar status de execução
    • Marcada: o ISS-Easy mostrará um "pop-up" no canto inferior direito, informando ao usuário em que momento a nota se encontra no processo de autorização.
    • Desmarcada: o "pop-up" não será apresentado.
    Iniciar o agente com o agendamento ativado
    • Marcada: o ISS-Easy será inicializado com o seu agendamento ativado, ou seja, estará pronto para realizar o envio de novas notas e das notas que se encontrarem pendentes.
    • Desmarcada: o ISS-Easy será inicializado com o seu agendamento desativado. Para realizar o envio de novas notas e das notas que se encontrarem pendentes será necessário inciar agendador.
    Aglutinar serviço com a mesma descrição
    • Marcada: com esta opção marcada, o sistema aglutina os serviços com mesma descrição na mesma nota.
    • Desmarcada: independentemente da descrição do serviço, cada item será discriminado no corpo da nota.
      E-mail
    Campo Descrição
    Testar O sistema realiza um teste enviando um e-mail de validação do cadastro no e-mail informado no campo Seu e-mail.
    Informação adicional para a NFS-e autorizada (HTML)

    Permite que seja inserida uma breve discriminação do corpo do e-mail que será enviado ao tomador.

    Enviar xml de retorno da nota (*-NFSe-ret.xml)
    • Marcada: envia o xml e pdf da nota emitida para o e-mail cadastrado acima.
    • Desmarcada: envia somente o pdf da nota para o e-mail cadastrado acima.
  3. Clique em Gravar.