Utilize este recurso para cadastrar os estabelecimentos (lojas) que constituem sua rede gastronômica que utilizarão o Spice.

Para cadastrar as lojas que farão parte da rede, siga os passos: 

  1. Acesse o IShop.

    1. Dê duplo clique no ícone de atalho do IShop localizado na área de trabalho.
    2. Informe o usuário e senha na tela de Login.
    3. Clique em Entrar.

  2. Clique na aba Empresa.
  3. Selecione Cadastro.
  4. Clique em .
  5. Clique nas abas do cadastro para informar os dados.

    Gerais  

    Na aba Gerais serão informados as informações gerais da empresa.

    Alguns dados serão os mesmos informados no momento da instalação do sistema.
    Caso seja um produtor rural (cliente pessoa física), informe o seu CPF no Cadastro de Empresas.
    Se você não é um produtor rural, mas a sua empresa ainda está em processo de obtenção do CNPJ, poderá informar o seu CPF no Cadastro de Empresas para iniciar o processo de cadastro dos produtos comercializados pela sua empresa, forma de pagamentos que trabalhará, entre outros dados necessários.

    1. Preencha as informações cadastrais da sua empresa, como data e registro da sua empresa na junta comercial, informações de contato e outros.
    2. Clique em para informar a Logomarca da empresa.

      Caso precise remover a logo da empresa, clique em .

      Está com problemas para importar NF-e pelo IShop Multi Empresas?  

      Caso esteja com problemas para importar a Nota Fiscal pelo Método Certificado Digital ou NFStock, certifique-se de que o Cadastro de Empresas esteja configurado corretamente.
      Caso o sistema esteja apenas com o cadastro da empresa 001 selecionado como Matriz:

      1. Crie a empresa com código 900.
      2. No campo Tipo da Empresa, selecione a opção Matriz.

        A empresa 900 será o tipo Matriz e a empresa 001 o tipo Loja.

         

       

    3. Clique em Alterar dados da empresa, quando for necessário alterar as informações da empresa, com base nas suas informações como cliente Alterdata.

    4. Clique em Configurar e-mail para acessar as Configurações de Envio de E-mail

    Dados de Gestão  

    1. Informe as metas mensais para empresa.

      Caso um ou mais meses estejam em branco, o sistema preencherá com a meta informada no campo Meta Mensal da empresa localizado na aba Geral do Configurador Shop.

    2. Informe o transportador padrão para os pedidos de compras.

    3. Em Configurações avançadas para produtos, informe as alíqoetas de Lucro e Royalties.
     Tributações  

    Escolha o tipo de visualização cadastral da empresa.

    Básica  

    Caso opte pela visualização Básica, basta selecionar o cenário tributário que se aplica a sua empresa.

    Assim você simplifica e agiliza a configuração da empresa com o foco no Simples Nacional, seguindo a orientação do seu Contador.


    • Simples Nacional
      Selecione esta opção se a empresa for optante pelo Simples Nacional, sem excesso de sublimite da Receita Bruta.

    • Simples Nacional (Excesso de sublimite de receita bruta)
      Selecione esta opção se a empresa for optante pelo Simples Nacional e com excesso de sublimite da Receita Bruta.

      Para a empresa enquadrada no Simples Nacional com Excesso de Sublimite e com venda interestadual, o grupo de tags relativas ao Diferencial de alíquotas (DIFAL) serão geradas zeradas. Na geração de NF-e sua nota será autorizada corretamente!

      • Empresa no Regime Simples Nacional com excesso de Sublimite
      • Venda Interestadual
      • CST 00
      • Contribuinte ou Não contribuinte
      • Consumidor Final = Sim
    • Regime Normal de ICMS (Débito e Crédito)
      Selecione esta opção se sua empresa não tem limite de faturamento ou tem receita bruta anual acima do limite estabelecido pela legislação vigente e que portanto não pode optar pelo Simples Nacional.
    Avançada  

    Caso opte pela visualização Avançada, preencha as informações tributárias, seguindo a orientação do seu Contador.

    As informação de CST de PIS e COFINS serão geradas nas tags de PIS e COFINS do xml das vendas em NFC-e, independentemente do regime tributário da sua empresa.


    Simples Nacional  

    Selecione esta opção se a empresa for optante pelo Simples Nacional, sem excesso de sublimite da Receita Bruta.

    1. Marque a opção Simples Nacional.

    2. Em Informações do simples nacional:

      Não possui insenção

      Caso possua insenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para faixa de receita bruta:

      1. Clique em para desabilitar a opção Insenção do ICMS.
      2. Informe a Alíquota de ICMS a recuperar indicada por seu contador.
      3. Informe o CSOSN para Produtos não tributados.

      Possui isenção

      Caso sua empresa não tenha Insenção:

      1. Clique em para habilitar a opção Insenção do ICMS.
      2. Informe o CSOSN para Produtos não tributados, tributados e Substituição tributária.

    3. Em Apuração de Impostos, informe se o IPI será ou não calculado. 
    4. Em Serviços, informe o Regime especial de tributação prestação de serviço que sua empresa se enquadra bem como a alíquota de ISS.
    5. Em Cálculo do custo de reposição dos produtos, defina o cálculo do custo de reposição.

      Definir cálculo do custo de reposição

      Utilize este recurso para determinar quais impostos você quer somar, abater ou ignorar na composição do custo reposição.

      1. Selecione a opção Definir cálculo do custo de reposição.
      2. Selecione quais impostos você quer somar, abater ou ignorar na composição do custo reposição.

        O padrão é preenchido conforme o regime tributário da empresa, mas você pode alterar as configurações de acordo com sua realidade.

        Dois detalhes importantes:

        • Se você optar por trabalhar desta forma, todos os produtos terão o seu custo calculado considerando essa configuração de impostos. 
        • Documentos antigos não são reprocessados.
      3. Clique em OK.

    Simples Nacional (excesso de sublimite de receita bruta)  

    Selecione esta opção se a empresa for optante pelo Simples Nacional e com excesso de sublimite da Receita Bruta.

    Para a empresa enquadrada no Simples Nacional com Excesso de Sublimite e com venda interestadual, o grupo de tags relativas ao Diferencial de alíquotas (DIFAL) serão geradas zeradas. Na geração de NF-e sua nota será autorizada corretamente!

    • Empresa no Regime Simples Nacional com excesso de Sublimite
    • Venda Interestadual
    • CST 00
    • Contribuinte ou Não contribuinte
    • Consumidor Final = Sim
    1. Marque a opção Simples Nacional com Excesso de Sublimite.

    2. Em Apuração de Impostos, informe o percentual de apuração do ICMS e se o IPI será ou não calculado. 
    3. Em Serviços, informe o Regime especial de tributação prestação de serviço que sua empresa se enquadra bem como a alíquota de ISS.
    4. Em Cálculo do custo de reposição dos produtos, defina o cálculo do custo de reposição.

      Definir cálculo do custo de reposição

      Utilize este recurso para determinar quais impostos você quer somar, abater ou ignorar na composição do custo reposição.

      1. Selecione a opção Definir cálculo do custo de reposição.
      2. Selecione quais impostos você quer somar, abater ou ignorar na composição do custo reposição.

        O padrão é preenchido conforme o regime tributário da empresa, mas você pode alterar as configurações de acordo com sua realidade.

        Dois detalhes importantes:

        • Se você optar por trabalhar desta forma, todos os produtos terão o seu custo calculado considerando essa configuração de impostos. 
        • Documentos antigos não são reprocessados.
      3. Clique em OK.

    Regime Normal de ICMS  

    Selecione esta opção se sua empresa não tem limite de faturamento ou tem receita bruta anual acima do limite estabelecido pela legislação vigente e que portanto não pode optar pelo Simples Nacional.

    1. Marque a opção Regime Normal de ICMS.

    2. Caso possua Inscrição Estadual (IE) em outros estados, clique em para habilitar a opção Tenho inscrição estadual em outros estados:

      1. Clique em para informe a UF a Inscrição Estadual (IE).

        A UF informada não pode ser igual a UF da sua empresa.

      2. Clique em para alterar a Inscrição Estadual (IE) selecionada.
      3. Clique em para excluir a Inscrição Estadual (IE) selecionada.


    3. Em Apuração de Impostos, informe se o IPI será ou não calculado. 
    4. Em PIS COFINS, informe se o imposto será Cumulativo ou Não Cumulativo (Crédito / Débito) bem como as alíquotas PIS e COFINS.
    5. Em Serviços, informe o Regime especial de tributação prestação de serviço que sua empresa se enquadra bem como a alíquota de ISS.
    6. Em Cálculo do custo de reposição dos produtos, defina o cálculo do custo de reposição.

      Definir cálculo do custo de reposição

      Utilize este recurso para determinar quais impostos você quer somar, abater ou ignorar na composição do custo reposição.

      1. Selecione a opção Definir cálculo do custo de reposição.
      2. Selecione quais impostos você quer somar, abater ou ignorar na composição do custo reposição.

        O padrão é preenchido conforme o regime tributário da empresa, mas você pode alterar as configurações de acordo com sua realidade.

        Dois detalhes importantes:

        • Se você optar por trabalhar desta forma, todos os produtos terão o seu custo calculado considerando essa configuração de impostos. 
        • Documentos antigos não são reprocessados.
      3. Clique em OK.

    Integração   

    Se tratando de uma rede de lojas ( IShop), preenchas as informações para integração entres as lojas da rede.

    Caixa Postal  

    As caixas postais, possibilitam a integração dos dados entre as empresas. Este recurso estará habilitado no Cadastro de Empresas se o Shop estiver integrado com outras lojas ou com a matriz.

    Dica!

    Para habilitar esta integração, a opção Sistema Integrado com outras lojas ou matriz localizada na aba Geral do Configurador Shop deve estar selecionada e o Nome do computador integrador bem como a identificação do terminal, devem estar informados na aba Agendador de Integração / Configurações.

    OpçãoDescrição
    Incluir Caixa postal  para integração
    1. Clique em Incluir
    2. Informe a descrição da caixa postal.
    3. Informe o Código de terminal dessa empresa para integração.

      Dica!

      A edição desse código altera a identificação do terminal informada em: Opções / Agendador de integração / Configurações / Identificação do Terminal.

    4. Informe o Diretório de recebimento das informações.
    5. Informe o Diretório de envio das informações.
    6. Clique enas abas para escolher as informações exportadas e importadas na integração.

      1. Clique na aba Exportação
      2. Habilite as informações que serão exportadas.

        Basta clicar em para habilitar a opção correspondente.

      1. Clique na aba Importação
      2. Habilite as informações que serão exportadas.

        Basta clicar em para habilitar a opção correspondente.

    7. Clique em Gravar.

    Alterar Caixa postal  para integração
    1. Selecione a caixa postal que será alterada.
    2. Clique em Editar
    3. Altere as informações necessárias.
    4. Clique em Gravar.

    Excluir Caixa postal  para integração
    1. Selecione a caixa postal que será excluída.
    2. Clique em Excluir

    Transferência  

    Prencha as confirguraçoes relacionadas as transferências netre as lojas da rede:

    OpçãoDescrição
    Tipo de conversão para transferência entre lojas
    • Não há conversão
      Exemplo: Transferi uma caixa com 12, a empresa destinatária dará entrada em uma caixa com 12.

    • Unidade de compra para unidade estocadora (multiplicar)
      Exemplo: Transferi uma caixa com 12, a empresa destinatária dará entrada em 12 unidades do produto. 

    • Unidade estocadora para unidade de compra (dividir)
      Exemplo: Transferi doze unidades do produto, a empresa destinatária dará entrada em uma caixa com 12. 
    Fornecedor que corresponderá a essa empresa na transferênciaInforme o fornecedor que será vinculado ao documemto de entrada na empresa que vai receber os produtos da transferência.
     Wcash  

    Se você trabalha com a integração Cash (Livro Caixa):

    • Incluir Carteira

      1. Informe a Carteira WCash
      2. Clique em Incluir.
      3. Informe a Conta WCash.
      4. Preenha os dados bancários.
      5. (Opcional) Clique em para habilitar a opção Conta Caixa.
      6. Preenchar os dados do gerente da conta bancária.

        Caso confirme a exclusão da carteira de integração com o WCash, o sistema remover os vínculos das contasconfiguradas nos Clientes, Forncedores e Vendedores, sendo necessário configurar novamente.   

    • Alterar Carteira

      1. Selecione carteira que deseja alterar.
      2. Clique em Editar.
      3. Altere as informações necessárias.
      4. Clique em Gravar.

    • Excluir Carteira

      1. Selecione carteira que deseja excluir.
      2. Clique em Excluir.
      3. Confirme a exclusão. 
    Integração com Parceiros  

    Configure as informações para a integração com plataformas parceiras.

    Shop On  

    1. Clique em para habilitar a opção Trabalho integrado com o Shop On.
    2. Informe o endereço do site do seu estabelecimento.
    3. (Opcional) Clique em Testar Conexão.
    4. Clique em para habilitar a opção Quero receber os pedidos pelo Whatsapp e controlar pedidos manualmente.

      Neste caso, os pedidos realizados no Shop On não serão integrados com o Delivery do Shop. O controle dos pedidos deverá ser realizado de forma manual pelo usuário.
      O Shop controlará apenas os produtos que serão enviados para o Shop On. As formas de pagamento devem ser configuradas na parte Administrativa do Shop On.

      Por padrão a opção Quero receber os pedidos feitos no Shop On pelo Delivery para que você não tenha que controlar pedidos manualmente.

    5. Preencha as formas de pagamento para a integração. 
    Alterdata PIX  

    Você que trabalha com Alterdata PIX, caso queira controlar todas as transações em uma única conta para facilitar seu controle, na sua rede de lojas você pode configurar uma conta principal e as demais vinculadas a ela. Assim você administra todas as lojas em apenas uma conta Shipay.

    1. Clique na aba Alterdata PIX.
    2. Clique em  para habilitar a opção Trabalho integrado com o Alterdata PIX.
    3. Informe o nome do responsável.
    4. Preencha o endereço de e-mail e senha de acesso.
    5. Informe seu código CRM junto a Alterdata.
    6. Clique em  para aceitar os termos e condições de uso.

    POS Integrado  

    Utilize esta configuração se você trabalha com máquinas de cartão do tipo POS e precisa integrar os dados do pagamento com a NFC-e emitida.

    Assim, a integração PDV Alterdata x POS, possibilita o recebimento de pagamento em cartão, mesmo na máquina POS.

    Para configurar essa integração, siga os passos:

    1. Clique em para habilitar a opção Trabalho com POS integrado.
    2. Informe o Provedor.

      Você pode optar pelos provedores: Stone® e Barinsul® para uso das maquininhas POS.

    3. Informe sua Chave secreta.

      Ao habilitar esta integração, você pode trabalhar com a automação entre o Nota Fácil com a maquininha POS Stone. A Chave Secreta informada aqui, é gerada automaticamente se você possui a parceria cadastrada (a validação ocorre através do CNPJ da empresa). Já os terminais devem ser cadastrados manualmente.

    4. Clique em para informar a Descrição e Serial dos Terminais POS.
     


  6. Clique em para gravar os dados informados no cadastro da empresa.
  7. Feche o Cadastro de Empresas.