Nas opções de inventário você define configurações essenciais para o funcionamento da rotina de inventário de estoque e, além disso, realiza também algumas configurações preferenciais de como o aplicativo deve se comportar.


  1. Clique em Opções, no menu do Inventário de Estoque.
  2. Nas abas apresentadas, informe suas preferências incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Bloquear alteração das operações na criação do lote de inventário

    Com esta opção marcada, ao criar um lote, o sistema irá bloquear os seguintes campos de operações para não ser possível alterá-los:
    1 - Operação de entrada;
    2 - Operação saída;
    3 - Operação de registro de inventário.

    Permitir a edição do custo do produtoCom esta opção marcada, o sistema habilita o campo de Vl. Custo unitário ao lançar um novo item no inventário ou editar o item lançado anteriormente. Com isso, é possível informar o Valor do Custo unitário e gravar as alterações. Com esta opção desmarcada, o campo fica bloqueado no lançamento do item no inventário.
    Obrigar o preenchimento do custo do produto (quando o inventário for de entrada)Com esta opção marcada, o documento será bloqueado ao Gerar documento de ajuste do estoque, caso o produto tenha seu valor de custo zerado.
    Recuperar a quantidade em estoque dos itens na edição do lote de inventário

    Com esta opção marcada, ao abrir um inventário já cadastrado e que ainda não tenha sido gerado documento de ajuste de estoque, o sistema atualizará a coluna Qt. Estoque conforme a quantidade real do estoque do produto.

    Recuperar o custo dos itens ao sair da tela de edição do lote de inventárioCom esta opção marcada, o sistema irá "alimentar" a coluna Vl. Custo unit. com o valor de custo, custo médio ou custo de reposição, de acordo com a configuração abaixo Tipo de recuperação de custo.
    A quantidade informada na tela principal de itens irá sobrescrever a quantidade do produto corrente por usuário

    Selecione esta opção para que a quantidade contada sobrescreva a quantidade do mesmo produto lançada anteriormente no mesmo inventário, enquanto não for gerado documento de ajuste de estoque.
    Para o funcionamento desta configuração, o produto deve ser atualizado pelos campos "Cód. produto" e "Quantidade", existentes na tela "Itens do inventário". Caso a alteração seja realizada por outro usuário, o sistema irá sobrescrever a quantidade já contada anteriormente deste produto, neste mesmo inventário.

    Usuário "A" inclui 10 unidades do Produto 000001
    Usuário "B" inclui 11 unidades do Produto 000001

    A quantidade considerada será 11 unidades, pois a quantidade será sobrescrita à anterior.
    Caso a alteração seja realizada pelo mesmo usuário, o aplicativo se comportará da mesma forma, sobrescrevendo as quantidades informadas para o produto.

    A quantidade informada na tela principal de itens será somada à quantidade do produto corrente por usuário

    Selecione esta opção para que a quantidade contada do estoque seja somada à quantidade contada anteriormente do mesmo produto, no mesmo inventário.
    Para o funcionamento desta configuração, o produto deve ser inserido pelos campos "Cód. produto" e "Quantidade", existentes na tela "Itens do inventário".

    Usuário "A" inclui 10 unidades do Produto 000001
    Usuário "B" inclui 11 unidades do Produto 000001 (através dos campos "Cód. produto" e "Quantidade")

    A quantidade considerada na contagem do estoque será 21 unidades, pois as quantidades serão somadas àquelas que foram lançadas anteriormente.
    Caso a alteração seja realizada pelo mesmo usuário, o aplicativo se comportará da mesma forma, somando as quantidades informadas para o produto.

    Tipo de recuperação de custoSelecione o tipo de recuperação de custo que deve ser recuperado no momento da geração de um novo inventário, mostrando o atual custo do produto em questão, se Custo médio ou Custo de reposição. O custo médio considerará o custo médio atual dos itens, custo este que será calculado com base nas compras do produto. Por outro lado, o custo de reposição é preço ou custo de mercado para repor o estoque da empresa, com base no valor atual de mercado, o que varia de um fornecedor pra outro.
    Data para geração de documentos

    Selecione entre gerar o documento de inventário com a data do lançamento, data do inventário ou data atual. A mudança neste campo impacta quando o lote de inventário for liberado, pois é possível alterar manualmente tanto a data do lançamento quanto a do inventário, respeitando a configuração no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Aba Inventário/ Nr. de dias máximo que a “data do inventário” poderá ser superior a data atual. Portanto, caso configurado, o sistema irá gerar o documento com a data de lançamento que será preenchida na tela de inserção do inventário.

    Utilizar a mesma data da configuração "Data para geração de documentos" na recuperação do custo do produto Com esta opção marcada, ao clicar no botão "Recuperar custo dos produtos" na tela de inclusão de inventário, o sistema utilizará como data de referência para a recuperação dos custos dos produtos a data informada na configuração acima "Data para geração de documentos". Caso mantenha desmarcada, na tela de inclusão de inventário, ao clicar no botão "Recuperar custo dos produtos" o sistema irá utilizar como data de referência para a recuperação dos custos dos produtos a data atual.
    Quando o inventário estiver configurado para recuperar o custo médio do produto e este estiver zerado, recuperar o último custo médio do produto

    Com esta opção marcada, o sistema recupera o último custo médio do produto quando o inventário estiver configurado para isso e este estiver zerado. Para tal, é necessário clicar dentro do inventário em Recuperar custo do produto . Caso queria que este valor seja recuperado automaticamente, marque a opção acima Recuperar o custo dos itens ao sair da tela de edição do lote de inventário.

    PreçoSelecione a tabela de preço a ser considerada no valor de custo unitário do produto, do lote de inventário.
    Nome do arquivo layout para o relatório de inventárioSelecione o modelo de impressão a ser utilizado ao Gerar Relatório de Inventário.
    Nome do arquivo layout para o relatório de itens do inventárioSelecione o modelo de impressão a ser utilizado ao Imprimir o Inventário.

    Informe as operações de entrada, saída, de registro de inventário e de acerto de custo médio conforme as opções selecionadas na aba Geral.

    CampoDescrição
    A estrutura do arquivo txt de importação conterá os seguintes campos

    Configure esta opção caso o cliente trabalhe com lançamento de inventário através de importação de arquivo txt.

    Dica!

    É recomendável a seguinte sintaxe no corpo do arquivo txt:
    Código do produto;Quantidade em estoque;Valor total de custo (Ex.: 000096;20;57.80)

    Obs.: Caso o valor contenha centavos, utilize ponto ao invés de vírgula na montagem do arquivo.

    Cadastrar lotes e séries para produtos automaticamente na importaçãoCom esta opção marcada, ao Importar Inventário será realizado o cadastro de lote e série para o produto de forma automática.


  3. Clique em Gravar.