Antes de iniciar a utilização do aplicativo Inventário de Estoque é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas.

Opções Gerais


Nas configurações de inventário você define suas preferências gerais que definem como a rotina deve funcionar.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Inventário.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos: 

    CampoDescrição
    Só permitir a contagem do lote após a data e hora do inventário.
    • Marcado: Permite a contagem do lote de inventário somente pelo usuário que criou. Caso outro usuário tente efetuar a contagem deste lote do inventário antes da data e hora estabelecida, não será permitido.

      Usuário: Supervisor
      Data e hora da criação do lote: 01/08/2020, 14:00h.
      Data do inventário e data do lançamento com a data: 01/08/2020, 14:00h.
      Obs.: Este poderá efetuar lançamentos.

      Usuário: Colaborador
      Data e hora da contagem: 29/07/2020
      Ao tentar fazer a contagem deste lote, o sistema apresentará a seguinte mensagem: "O início da contagem deste lote foi programado para o dia 01/08/2020 às 14:00h. Verifique!"

    • Desmarcado: Será permitido pelo sistema que qualquer usuário realize a contagem do lote de inventário, ou seja, independentemente do usuário, data e hora do lote de inventário.
    Somente o usuário de solicitação do inventário poderá inserir ou remover itens no lote.
    • Marcado: Impossibilita que outros usuários modifiquem o lote de inventário criado, mantendo a rastreabilidade das informações concentrada em um único usuário.
    • Desmarcado: Possibilita que outros usuários modifiquem o lote de inventário criado, além do usuário que o criou, possibilitando um trabalho em conjunto a respeito do inventário.
    Permitir que a "data do inventário" seja retroativa.
    • Marcado: Permite a criação do lote cuja data seja anterior à atual.
    • Desmarcado: O sistema irá bloquear a tentativa de criar um lote com a data anterior à atual.
    Nr. base de dias para identificar que os lotes de inventário estão abertos a muito tempo (utilizado no BIEstoque e EstInventario).Informe o número de dias para controle dos registros na tela principal do lote de inventário, quando passarão a ficar na coloração vermelha, alertando ao usuário dos lotes de inventário que estão a X dias de efetuar contagem ou geração de documento.
    Nr. de dias máximos que a "data do inventário" poderá ser superior a data atual.Informe o número de dias máximos para haver um controle dos dias em que o inventário poderá ser criado, evitando digitação indevida de data.
    Número de casas decimais para o valor unitário para o inventário.

    Informe o número de até 7 casas decimais para preenchimento do valor do item.

  3. Clique em Gravar.


Tipo de Operação


Para a rotina de inventário no Bimer é necessário cadastrar quatro tipos de operação:

1ª Operação – Entrada para Inventário

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Operação.
  2. Clique em Novo.
  3. Em Tipo de movimento, selecione a opção Entrada

    Para este cadastro a opção Acerto NÃO pode estar marcada.

  4. Marque as opções Atualiza estoque Influencia no custo médio.
  5. Acesse a aba Cálculos.
  6. Marque a opção Atualiza custo de reposição e selecione os CST's de PIS e COFINS.
  7. Acesse a aba Documento.
  8. Selecione um tipo de documento não fiscal (aba Geral) e os CFOP's (aba CFOP).
  9. Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
  10. Clique em Ok.

2ª Operação – Saída para Inventário

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Operação.
  2. Clique em Novo.
  3. Em Tipo de movimento, selecione a opção Saída

    Para este cadastro a opção Acerto NÃO pode estar marcada.

  4. Marque as opções Atualiza estoque Influencia no custo médio.
  5. Acesse a aba Cálculos.
  6. Marque a opção Atualiza custo de reposição e os CST's de PIS e COFINS.
  7. Acesse a aba Documento.
  8. Selecione um tipo de documento não fiscal (aba Geral) e os CFOP's (aba CFOP).
  9. Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
  10. Clique em Ok.

3ª Operação – Registro de Inventário

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Operação.
  2. Clique em Novo.
  3. Em Tipo de movimento, selecione a opção Saída.
  4. Marque as opções Atualiza estoque Influencia no custo médio.
  5. Acesse a aba Cálculos.

  6. Selecione os CST's de PIS e COFINS.

    Para este cadastro as opções Acerto e Atualiza custo de reposição NÃO pode estar marcada.

  7. Acesse a aba Documento.

  8. Selecione um tipo de documento não fiscal (aba Geral) e os CFOP's (aba CFOP).

  9. Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
  10. Clique em Ok.


4ª Operação – Acerto de Custo Médio

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Operação.
  2. Clique em Novo.
  3. Em Tipo de movimento, selecione a opção Saída.
  4. Marque o tipo de operação como Acerto.
  5. Marque as opções Atualiza estoque Influencia no custo médio.
  6. Acesse a aba Cálculos 

  7. Selecione os CST's de PIS e COFINS.

    Para este cadastro a opção Atualiza custo de reposição NÃO pode estar marcada.

  8. Acesse a aba Documento
  9. Selecione um tipo de documento não fiscal (aba Geral) e os CFOP's (aba CFOP).
  10. Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
  11. Clique em Ok.


Motivo da Contagem de Estoque


Nesta configuração você cadastra a identificação para os futuros inventários.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Outros Cadastros/ Informações Gerais
  2. Selecione o grupo Motivo da Contagem

    Dica!

    Caso este grupo não seja exibido, digite "Motivo da contagem" no campo Grupo.

  3. Clique em Novo.
  4. Cadastre o motivo.
  5. Clique em Ok.