Antes de iniciar a utilização do aplicativo Inventário de Estoque é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas.
Opções Gerais
Nas configurações de inventário você define suas preferências gerais que definem como a rotina deve funcionar.
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Inventário.
Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:
Campo Descrição Só permitir a contagem do lote após a data e hora do inventário. Marcado: Permite a contagem do lote de inventário somente pelo usuário que criou. Caso outro usuário tente efetuar a contagem deste lote do inventário antes da data e hora estabelecida, não será permitido.
- Desmarcado: Será permitido pelo sistema que qualquer usuário realize a contagem do lote de inventário, ou seja, independentemente do usuário, data e hora do lote de inventário.
Somente o usuário de solicitação do inventário poderá inserir ou remover itens no lote. - Marcado: Impossibilita que outros usuários modifiquem o lote de inventário criado, mantendo a rastreabilidade das informações concentrada em um único usuário.
- Desmarcado: Possibilita que outros usuários modifiquem o lote de inventário criado, além do usuário que o criou, possibilitando um trabalho em conjunto a respeito do inventário.
Permitir que a "data do inventário" seja retroativa. - Marcado: Permite a criação do lote cuja data seja anterior à atual.
- Desmarcado: O sistema irá bloquear a tentativa de criar um lote com a data anterior à atual.
Nr. base de dias para identificar que os lotes de inventário estão abertos a muito tempo (utilizado no BIEstoque e EstInventario). Informe o número de dias para controle dos registros na tela principal do lote de inventário, quando passarão a ficar na coloração vermelha, alertando ao usuário dos lotes de inventário que estão a X dias de efetuar contagem ou geração de documento. Nr. de dias máximos que a "data do inventário" poderá ser superior a data atual. Informe o número de dias máximos para haver um controle dos dias em que o inventário poderá ser criado, evitando digitação indevida de data. Número de casas decimais para o valor unitário para o inventário. Informe o número de até 7 casas decimais para preenchimento do valor do item.
- Clique em Gravar.
Tipo de Operação
Para a rotina de inventário no Bimer é necessário cadastrar quatro tipos de operação:
1ª Operação – Entrada para Inventário
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Operação.
- Clique em Novo.
- Em Tipo de movimento, selecione a opção Entrada.
Para este cadastro a opção Acerto NÃO pode estar marcada.
- Marque as opções Atualiza estoque e Influencia no custo médio.
- Acesse a aba Cálculos.
- Marque a opção Atualiza custo de reposição e selecione os CST's de PIS e COFINS.
- Acesse a aba Documento.
- Selecione um tipo de documento não fiscal (aba Geral) e os CFOP's (aba CFOP).
- Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
- Clique em Ok.
2ª Operação – Saída para Inventário
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Operação.
- Clique em Novo.
- Em Tipo de movimento, selecione a opção Saída.
Para este cadastro a opção Acerto NÃO pode estar marcada.
- Marque as opções Atualiza estoque e Influencia no custo médio.
- Acesse a aba Cálculos.
- Marque a opção Atualiza custo de reposição e os CST's de PIS e COFINS.
- Acesse a aba Documento.
- Selecione um tipo de documento não fiscal (aba Geral) e os CFOP's (aba CFOP).
- Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
- Clique em Ok.
3ª Operação – Registro de Inventário
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Operação.
- Clique em Novo.
- Em Tipo de movimento, selecione a opção Saída.
- Marque as opções Atualiza estoque e Influencia no custo médio.
Acesse a aba Cálculos.
Selecione os CST's de PIS e COFINS.
Para este cadastro as opções Acerto e Atualiza custo de reposição NÃO pode estar marcada.
Acesse a aba Documento.
Selecione um tipo de documento não fiscal (aba Geral) e os CFOP's (aba CFOP).
- Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
- Clique em Ok.
4ª Operação – Acerto de Custo Médio
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Operação.
- Clique em Novo.
- Em Tipo de movimento, selecione a opção Saída.
- Marque o tipo de operação como Acerto.
- Marque as opções Atualiza estoque e Influencia no custo médio.
Acesse a aba Cálculos
Selecione os CST's de PIS e COFINS.
Para este cadastro a opção Atualiza custo de reposição NÃO pode estar marcada.
- Acesse a aba Documento
- Selecione um tipo de documento não fiscal (aba Geral) e os CFOP's (aba CFOP).
- Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
- Clique em Ok.
Motivo da Contagem de Estoque
Nesta configuração você cadastra a identificação para os futuros inventários.
- Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Outros Cadastros/ Informações Gerais
Selecione o grupo Motivo da Contagem.
Dica!
Caso este grupo não seja exibido, digite "Motivo da contagem" no campo Grupo.
- Clique em Novo.
- Cadastre o motivo.
- Clique em Ok.