Inventário - Tudo o que você precisa saber sobre o Inventário.

Autor do artigo: Meiri.sup.pack

Neste artigo veremos como fazer a apuração do inventário no Sistema Escrita Fiscal, desde a inclusão dos valores até a geração do Livro de Inventário e do Sped Fiscal. 


Inclusão dos valores


A inclusão dos valores para a apuração do inventário no sistema Escrita Fiscal pode ocorrer de três formas: 

  • Importação do inventário via arquivo (txt ou excel);
  • Lançar o inventário manualmente
  • Através do controle das notas fiscais no BI Inventário;

A seguir veremos com mais detalhes como realizar cada uma delas para que defina qual lhe atende da melhor forma:






Importação do inventário via arquivo


Para realizar a importação via arquivo, é necessário ter um arquivo no formato .txt ou então uma planilha excel (.xls). Com o arquivo salvo na maquina, você deve: 

  1. Acessar a aba Lançamentos > Inventário e Estoque > Inventário Personalizado.
  2. Informe a empresa, na opção "Localizar produtos por" selecione a opção "Código Específico".
  3. No campo período informe o mês do movimento. Clique em "Concluir".
  4. Na tela seguinte, aparecerá o formato do arquivo, selecione o correspondente.
  5. Avance a tela, informe as colunas das informações e avance novamente. Clique em Executar. 

Caso desejar uma explicação mais detalhada sobre como configurar as informações das colunas, clique nos links abaixo:

Para conferir a importação acesse a aba Lançamentos > Inventário e Estoque > Movimento de Inventário.

Atenção!

Se estiver importando o inventário ANUAL informe o último mês do ano anterior

Clique Aqui se deseja ver o vídeo sobre a importação do arquivo em excel.


Lançar o inventário manualmente



Para lançar o inventário manualmente, você deve:

  1. Acessar a aba Lançamentos > Inventário e Estoque > Movimento de Inventário.
  2. Informe a empresa e período. Clique em "Novo".
  3. Na tela que abrir, selecione o item que deseja lançar clicando na lupa .
  4. Feito isso, preencha todos os campos do cadastro. Essas informações serão levadas no SPED Fiscal e a falta delas pode ocasionar erro de validação. 
  5. Clique em "Gravar".

Dentro do cadastro do item no inventário, existe a aba "Complemento". Nela deverá ser informado o Motivo do Inventário para os itens em situação especial. Caso o motivo seja "Fim do período" o mesmo deverá ser informado na geração do SPED Fiscal.

Dica!

Caso seja necessário incluir da Conta de Inventário para vários itens de uma vez, clique na opção Ajuste . Informe a conta de inventário e selecione os itens que deseja incluir a conta.

Se desejar uma explicação detalhada sobre cada campo a ser preenchido, clique aqui.

Se desejar ver o vídeo Explicativo Clique Aqui.





BI Inventário


Caso desejar fazer o controle do inventário pelas notas de entrada e saída, poderá exportar os itens pelo BI Inventário. Para isso, acesse:

  1. Aba Lançamentos > Inventário de Estoque > BI Inventário > BI Inventário.
  2. Informe a empresa e o período de processamento
  3. No campo "Período do inventário para saldo inicial" você deverá informar o período anterior ao de processamento em que o sistema deverá utilizar o saldo, para saldo inicial. Clique em "Filtrar".
  4. Serão exibidos na tela o saldo inicial além dos itens movimentados durante o período.
  5. Para exportar os itens para o movimento de inventário, clique na opção "Exportar", marque a opção "Exportar somente inventário consistente" e clique em "Confirmar".

Para conferir a importação acesse a aba Lançamentos > Inventário e Estoque > Movimento de Inventário.

Atenção!

Para que o resultado das entradas e saídas não dê diferença, é necessário que o código do produto na entrada seja IGUAL ao código do produto na saída! Com isso o sistema poderá fazer o calculo dos itens restantes no inventário. Caso os códigos sejam diferentes, os produtos ficarão com quantidade negativa no inventário!

Para acessar o vídeo referente ao BI Inventário Clique Aqui.


Importando o arquivo SPED com a informação do Inventário

Antes da importação é necessário que o Arquivo SPED contenha o BLoco H como mostrado ao lado.


Para realizar a importação do arquivo, você deverá: 


  1. Acessar o Fiscal > lançamentos > importação e exportação > SPED (Layout Receita);
  2. Clique na opção no botão "+" em "Configurações avançadas"  e marque a opção "Importar somente inventário";

    Caso queira importar juntamente com sua movimentação, ou seja notas entrada e saída, o sistema vai ler todos os registros nele contido não sendo necessário a marcação da opção.

  3. Após deverá selecionar o arquivo clicando sobre a lupa na opção" Informe a localização do arquivo Sped";

  4. Após clique em  "Importar";


Para visualizar as informações importadas acesse a aba “Lançamentos > Inventário e Estoque > Movimento de Inventário”, e informe a “Empresa” “Período”  do inventário importado.

Para mais detalhes sobre essa importação Clique Aqui.

Clique Aqui se desejar ver um vídeo sobre o recurso.





Inventário - Como importar o inventário pelo Sintegra

O arquivo precisa ter o registro 74 referente ao movimento do inventário.

Para importar o Inventário pelo Sintegra, acesse: 


  1. Lançamentos > importação e exportação > Sintegra 
  2. Localize o arquivo a ser importado e clique em importar
  3. Após, selecione a empresa e importe o arquivo.
  4. Selecione a empresa e importe. 


Para realizar a importação do Inventário pelo Sintegra, o arquivo precisa conter o Registro Tipo 74. Caso contrário, não será importado inventário junto ao Sintegra. 

Clique Aqui para assistir o vídeo sobre o recurso.


Inventário - Como gerar o registro 74 no sintegra?

1º Passo: Marcar a opção "Gera Registro 74":

  1. Acesse a aba "ICMS e IPI >> SINTEGRA >> SINTEGRA".
  2. Na tela "Informações Gerais para processamento",  preencha "Data Inicial" e "Data Final"  do período; e selecione a opção "Gera Registro 74".
  3. Nas próximas telas, selecione as demais opções para a geração do arquivo. Ao chegar na tela "Informe a(s) empresa(s) para geração do Livro em Disco / SINTEGRA", selecione a(s) empresa(s) para a geração do arquivo. Feito isso clique em "Avançar".

2º Passo: Período do inventário:

  1. Na tela  "Informe o local onde deverá ser gerado o Livro em Disco / Sintegra", preencha os campos.

  2. No campo  layout  selecione o "Layout Sintegra Convênio 76/03".
  3.  No campo "Período de Inventário": Informe o período do movimento de Inventário a ser levado para o arquivo SINTEGRA.
  4. Após clique em "Concluir"


Dica

Para ser gerado o registro 74, deve-se haver o movimento lançado na aba "Lançamentos / Inventários e Estoque / Movimento de Inventário" no período requerido.

Para mais detalhes sobre a geração do Sintegra Clique Aqui.

Para assistir o Vídeo sobre o recurso Clique Aqui.









Geração do Livro de Inventário


Após a inclusão dos valores no inventário e a conferência, já podemos gerar o livro de inventário! (grande sorriso)

Para isso, acesse: 

  1. Aba ICMS e IPI > Livros Fiscais > Livros Fiscais.
  2. Informe a empresa, avance. Informe o período de referência (esse período deverá ser mensal, logo, se desejar gerar o livro de inventário com o resultado final do ano, informe o mês de dezembro. O sistema irá considerar os saldos dos meses anteriores.)
  3. Marque as opções: Tipo = "Livro",  Modelo = "Inventário".
  4. Avance até "concluir".

Clique Aqui para acessar o vídeo sobre o Livro de Inventário.


Geração do Inventário no SPED Fiscal


O inventário deverá ser apresentado no SPED Fiscal em Fevereiro de cada ano com as informações referentes ao ano anterior. 

As seguintes informações deverão estar preenchidas para que não ocorra erro na validação: 

Data, Motivo do Inventário, Código especifico, Unidade de medida, Quantidade, Valor unitário, Indicador de posse (quando o indicador de posse for 1 ou 2 será necessário informar o participante), Conta contábil.


Para gerar o SPED com o inventário, acesse:

  1. Aba Federal > Sped ICMS > Sped ICMS.
  2. Informe o período (Se o período informado for Fevereiro, o sistema irá habilitar e preencher automaticamente as informações do inventário. Se o inventário estiver sendo gerado devido a alguma situação especial deverá marcar o checkbox "Gerar bloco H", informar o período do inventário e motivo.)
  3. Informe o diretório para geração e clique em "Avançar". 
  4. Informe a empresa e clique em "Concluir".

    Caso deseje verificar o vídeo explicativo Clique Aqui.