Inventário - Como importar o movimento de inventário através de planilhas do excel.

Neste artigo veremos o passo a passo para realizar a importação do Inventário em Excel no Sistema Escrita Fiscal.

1° Passo: Configurações da Importação


  1. Para importar movimento de inventário em Excel, acesse a aba Lançamentos - Inventário e Estoque - Inventário Personalizado;
  2. Clique em "Avançar";
  3. Informe a Empresa, e marque se a empresa trabalha com "Código ou Código Específico" (respectivo ao que está marcado no cadastro da empresa na aba Área federal);

    Ao lado temos a opção de Substitui códigos iguais (Ao marcar "Sim" o sistema substitui os produtos com mesmo código, se "Não" marcar o sistema mantém o produto cadastrado).

  4. Informe o Período (normalmente último mês do ano) e clique em Concluir.


Caso queira um modelo com as colunas essenciais para a importação no sistema, clique aqui.

Para conferir os campos que são imprescindíveis para a importação, clique aqui.





2º Passo: Definir o tipo de arquivo a ser importado


Após clicar em concluir, será exibida a tela do "Assistente de configurações" para configurar de acordo com seu arquivo Excel. 


  1. Marque a opção Excel, e clique em "Avançar";

  2. Informe o Diretório onde está o arquivo Excel (formato .xls) e clique em "Avançar";

  3. Na tela a seguir, informe o número da primeira linha onde existem informações referente ao seu movimento de inventário no arquivo, após isso clique em "Avançar".


Para que o arquivo seja importado corretamente é necessário que ele, seja salvo no formato Excel 97-2003 (*.xls), e não existam formatações nas colunas.


3° Passo: Configurar as colunas do arquivo para importação


Após configurar as informações referentes ao formato do arquivo, será necessário informar sobre o que cada coluna se trata. Para isso, você deve: 

 

  1. Na tela a seguir serão demonstradas as informações conforme seu Excel;

  2. Clique em cada coluna demonstrada como "A, B, C..." com o botão direito do mouse, selecione a que se refere cada coluna;

  3. Após informar, clique em "Avançar".


Os produtos duplicados no arquivo serão considerados na importação conforme o código, código de posse, grupo de inventário e CNPJ/CPF do cliente/fornecedor.




4° Passo: Salvar as colunas para importações futuras (opcional)


Caso você utilize o mesmo layout na planilha Excel para várias empresas, você pode deixar essas colunas salvas para não ser necessário configurar novamente a cada importação. Para isso, você deve: 

  1. Após configurar as colunas no 3º passo, na tela seguinte serão exibidas 3 colunas: Destino, Origem e o ícone ;
    - Na coluna Destino será exibido o nome de cada coluna padrão do sistema.
    - Na coluna Origem, serão exibidos a letra de cada coluna do arquivo Excel de onde as informações serão importadas.
    - Na coluna  existirá um check box para que ao ser marcado, salve na descrição padrão, a coluna de origem do arquivo Excel.
  2. Para salvar a coluna, clique no check box ao lado da letra, repita com todas as colunas que deseja salvar. Assim como na imagem ao lado;

  3. Clique em "Avançar"


Para Salvar as colunas, basta clicar no botão e selecionar a opção "Salvar". Dessa forma será possível salvar cada cenário especificamente para cada empresa se desejar.

Para mais informações de como salvar o cenário para importação do inventário, clique aqui.


Para recuperar as colunas salvas anteriormente, basta clicar no botão e selecionar a opção "Carregar", na tela de configurações do 3º passo e clique em "Avançar".


5° Passo: Executar a importação


  1. Após configurar as colunas, clique em avançar até chegar na tela do modo de importação;
  2. Selecione o modo de importação que deseja;
  3. Clique em "Executar".

 

Em casos onde já existe movimento de inventário no período em que estamos configurando a importação, o sistema irá questionar se deseja sobrepor o movimento com as informações importadas.


6º Passo: Conferir o movimento importado


Para conferir o movimento importado, você deve:

  1. Acessar a aba Lançamentos - Inventário e Estoque - Movimento de Inventário;
  2. Informe a empresa e o período (deverá ser mensal);
  3. Clique na Lupa .

O valor total do inventário do período é exibido no final da tela, em "Total".

Para ter mais informações sobre como conferir o movimento de importadoclique aqui.