Inventário - Como importar o inventário através de arquivo texto (txt)


Autor do artigo: Daiana.sup.pack





 Informar os dados da empresa



  1. Para realizar a importação acesse a aba “Lançamentos / Inventário e Estoque / Inventário Personalizado”.
  2. Na tela de “Configurações da Importação” deve-se informar:

    • Selecione a empresa que vai fazer a importação 
    • Em “Localizar Produtos por”, selecione a opção Código Especifico;
    • Na opção “Substitui produtos com códigos iguais”, ao selecionar a opção “Sim”, se houver um produto no movimento de Inventário que possui o mesmo código do produto presente no arquivo, o mesmo será atualizado com as informações do arquivo; no entanto, se a opção “Não”, for selecionada, o sistema não importa nenhuma informação do produto já existente no movimento de Inventário, mesmo que ele esteja presente no arquivo;
    • No campo “Período de Inventário” Informa-se para qual período será importado o movimento.

  3. Após preencher as informações basta clicar no botão “Concluir”.




Selecionar o arquivo



  1. Na tela "Assistente de Importação (Passo 1 de 9)", marque a opção “Texto (*.txt)”, e clique em “Avançar”.
  2. Na tela "Passo 2 de 9", Direcione o arquivo a ser importado no campo “Importar do arquivo” clicando no ícone .
  3. Para encontrar os arquivos do tipo ".txt", ao lado do campo "Nome" deve modificar para "Texto (*.txt)"; 
  4. Após selecionado clique em “Avançar”.


Configurar Delimitador



  1. No "Passo 3 de 9", informe como é a estrutura do arquivo a ser importado. 
  2. Selecione a opção "Delimitado", pois assim informará para o sistema que a separação dos campos dentro do arquivo é realizada por algum caractere como ponto e vírgula (";"), vírgula (","), ponto ("."), entre outros;
  3. Em "Delimitador de campo", defina qual é o elemento que separa cada campo e coluna dentro da estrutura do arquivo. Após clique em "Avançar".


Configurar linhas do arquivo



  1. Na tela "Passo 4 de 9", há os campos “Primeira Linha” “Última linha”, informe quais serão as linhas iniciais e finais a serem consideradas dentro do arquivo para importar. 
  2. Ainda nessa tela pode-se definir outras preferências referente  a “Datas, Horas e Números” (se desejar).






Configurar colunas


  1. No "Passo 6 de 9", deve-se configurar as colunas das informações contidas no arquivo. Algumas colunas são imprescindíveis para a importação das informações corretas para a validação de arquivos como o SPED e o Sintegra. São elas:

    ColunaDescrição dos campos
    Código EspecíficoCódigo de identificação do produto no inventário
    Descrição do ProdutoNome do produto
    Descrição InventárioDescrição do produto no inventário
    Código de PosseDeve informar os códigos 1, 2 ou 3.
    Onde o 1: significa que a mercadoria pertence ao estabelecimento e fisicamente está em sua empresa;
    o 2: Significa que a mercadoria pertence ao estabelecimento, mas por algum motivo está em alguma outra empresa ou local, o qual não pertence à empresa informante e;
    O 3: Significa que a mercadoria está na empresa do informante, mas pertence a alguma outra empresa)
    Unidade de Medida – IVUnidade de medida comum do produto, forma de armazenamento em estoque
    Unidade de MedidaUnidade de medida do produto na venda
    QuantidadeQuantidade do produto em inventário
    Valor UnitárioValor unitário do produto
    Código NCMClassificação do produto, ou seja a Nomenclatura Comum no Mercosul
    Conta InventárioObrigatória para a correta validação do SPED Fiscal

    Os produtos duplicados no arquivo serão considerados na importação de acordo com o código, código de posse, grupo inventário e CNPJ/CPF do cliente/fornecedor.

  2. Faça uma conciliação das colunas do arquivo com os campos a serem importados, clicando em cada letra e informando a coluna devida. Após isso clique em “Avançar”.

  3. No “Passo 8 de 9”, confirmamos as informações para ver se de fato estão corretas, ou seja, verificamos se as colunas que foram vinculadas ao arquivo estão informadas nos lugares corretos. Após a conferência clicamos em “Avançar”.
  4. Na tela "Passo 9 de 9", Conclui-se selecionando a opção “Adicionar: acrescenta registros no arquivo de destino”, e em seguida clicando no botão “Executar”.





Conferência




Para visualizar as informações importadas deve-se acessar a aba “Lançamentos / Inventário e Estoque / Movimento de Inventário”, informar a “Empresa” “Período” que foram exportados.