Fluxo Principal


Procedimentos


Acesse diariamente o quadro Alt Geral - Redator Técnico - Processo de manual sem demanda, para verificar se existe alguma pendência, caso tenha, verifique se a mesma é para criação de um novo manual, de acordo com as situações:

  • Trata-se de um novo sistema ou produtos.
  • Trata-se de um novo recurso do sistema acessado separadamente. Exemplo: Ordem de serviço.

Para iniciar a elaboração de uma nova documentação é necessário seguir os passos abaixo.


Padrões e Boas Práticas


Todas as documentações deverão seguir os padrões, guias de estilo e explicações sobre boas práticas descritas no Alterdata Guia de Publicações Técnicas.

Criação de Documentação

Crie uma tarefa do tipo Nova documentação/Manual, e preencha os campos abaixo:

Campo

Descrição

ProjetoProjeto pertinente ao sistema a ser documentado.
Tipo de ItemNova documentação/manual.
ResumoResumo do manual (espaço) a ser criado. Essa informação é utilizada para facilitar a identificação da demanda. Ex.: Escrita Técnica.
DescriçãoInformação detalhada do que será criado.
Data de entregaInforme a data de entrega do manual concluído, revisado e publicado.

Todas as demandas a serem executadas ficam no status A fazer.


Estudar Material


A fase de estudo do material engloba os seguintes procedimentos: Antes de criar o espaço, configurá-lo e de estudar o material, acesse a pendência de Nova documentação e faça a transição Iniciar estudo para confeccionar manual.

  1. Crie e configure o espaço no Confluence.
  2. Configure a base do sistema.
  3. Estude o funcionamentos do sistema. Conforme os tópicos abaixo:

    • Verifique as demandas que estão ligadas à criação do recurso/sistema.

    • Verifique pessoalmente com o Inspetor de qualidade que fez os testes tudo que você não conseguir entender pela leitura das demandas.

    • Entenda qual a(s) principal(is) saída(s) (produto final) que o sistema/recurso proporciona. Por exemplo, no caso de um sistema como o SHOP, o produto final seria uma Nota Fiscal Eletrônica.

    • Analise quais são as configurações necessárias para ser possível a geração do produto final do tópico anterior, fazendo anotações para que você possa planejar a escrita, por exemplo:

      O que é necessário para gerar uma Nota Fiscal?

      • Cadastrar Cliente
      • Adicionar Produto
      • Cadastrar Fornecedor
      • Calcular ICMS
      • Cadastrar Operação

      Neste caso, podemos iniciar a criação dos tópicos a partir da pergunta levantada. Sendo que cada cadastro necessário deve ser explicado como um tópico separado. Pode ocorrer ao escrever o cadastro de cliente, por exemplo, que você veja a necessidade de criar outros tópicos, como o cadastro de cidade.

      Seguindo esta abordagem para escrever o manual é possível cobrir praticamente todas as rotinas que o cliente realiza

    • Instale em sua máquina o sistema/recurso criado e faça testes exploratórios verificando as funcionalidades, nome dos campos, etc.

  4. Elabore na sua máquina um esboço dos primeiros passos do projeto. 
  5. Apresente o esboço dos primeiros passos do manual para o Revisor Técnico analisar.
  6. Crie as páginas no Confluence com base no esboço dos primeiros passos.

  7. Escreva a documentação (criar a medida que for escrevendo).

Esses procedimentos estão em forma de check-list na tarefa de Nova documentação/manual. À medida que o Redator Técnico for fazendo deve ir marcando o check-box.
Caso durante o estudo do material seja necessário parar a execução,
 faça a transição Paralisar.

Após concluir o estudo conforme os procedimentos informados anteriormente, faça a transição Escrever manual. Ao fazer essa transição a pendência fica com o status Em andamento.


Escrever Manual


A elaboração, revisão e contabilização de tempo do novo manual deve ser realizada na pendência do tipo manual/documentação, conforme explicado abaixo.

Enquanto o Redator Técnico estiver elaborando a documentação, a pendência de Nova documentação/manual deve permanecer com o status Em andamento, esse status não contabiliza tempo. 


A elaboração do manual deve ser feita separada por páginas, sendo que para cada página deve abrir uma pendência do tipo Manual/documentação e preencher conforme abaixo: 

Campo

Descrição

ProjetoProjeto pertinente ao sistema a ser documentado.
Tipo de ItemManual / Documentação.
ResumoInforme o tópico que será feito nessa tarefa para o novo manual.
DescriçãoInformação detalhada do que será alterado ou criado.
ResponsávelUsuário que irá escrever a documentação.
Pendências LinkadasInforme o Link do tipo é tarefa filho de
OcorrênciasInforme o número da pendência do Novo manual.
Versões corrigidasIgual ao da demanda que originou a criação desta documentação ou versão em qual a mesma será liberada. O preenchimento do campo é obrigatório.
Tipo de DocumentaçãoMarque a documentação como Manual.
Referências

Indicar os arquivos de manual com o nome e link do tópico alterado ou as URLs da base de conhecimento.
Exemplo de preenchimento do campo:

<Linha do Produto> - Manual <Produto>

Versão do Manual:

Acesso: http://ajuda.alterdata.com.br/pages/viewpage.action?pageId=4097897

Página: Manual <Produto> / <Página>


Lembrando que deve criar a pendência de manual/documentação conforme for executando.


Fluxo da Pendência do Tipo Manual/Documentação


Iniciar Execução

Para iniciar a elaboração da página em questão, acessa a pendência de manual/documentação e faça a transição Iniciar execução.

Ao concluir a elaboração da pendência faça a transição Revisão técnica. 

Revisão Técnica

A fase de Revisão Técnica é de responsabilidade dos Inspetores de Qualidade e o revisor não terá participação ativa, apenas será consultado quando necessário.

Ao finalizar a Revisão Técnica o Aprovado ou Não aprovado. 

  • Caso o revisor técnico aprove a documentação, siga para a etapa de Revisão de Padrões.

  • Caso o revisor técnico não aprove a documentação, siga os procedimentos abaixo:

    Os documentos não aprovados serão reenviados ao redator na situação, o que indica que a documentação deverá ser refeita conforme comentário do técnico através da ferramenta Talk.

    1. Na pendência faça a transição Iniciar execução.
    2. Acesse a página revisada.
    3. Realize as alterações conforme o Técnico de Qualidade deixou comentado no Talk:

      O comentário com talk é apresentado na linha onde foi inserido conforme imagem abaixo.

      Você também pode localizar comentários filtrando por pessoa e data para facilitar a localização das páginas com comentário, conforme esta documentação.

    4. Ao concluir os ajustes realize a transição Revisão Técnica.

    5. Delegue a demanda de volta para o Técnico de Qualidade.


Revisar Padrões

Ao ser aprovada a revisão técnica, a pendência ficará Sem responsável e irá para o Filtro: Revisar Padrões.
O filtro apresentará todas as pendências do fluxo que estão com ou sem delegações. A ideia é que todos os redatores monitorem; quem estiver disponível, delega a tarefa para si e revisa.

Fluxo de Revisão

Na revisão de padrões, o redator verifica se a documentação corresponde com os padrões de escrita e qualidade definidos no manual de padrões de qualidade de escrita técnica.

  • Caso a revisão de padrões seja aprovada, o revisor realiza a transição Aprovado - Nova documentação e a pendência é finalizada.

  • Caso a revisão de padrões não seja aprovada, a pendência volta para o redator realizar os ajustes e após concluir os ajustes mandar novamente para revisão. 

Execução Paralisada

As demandas paralisadas permanecem nessa situação até que a execução seja reiniciada.

Aguardando Terceiros

As demandas que dependem de alguma informação de pessoas externas ao setor permanecerão no status Aguardando terceiros até que lhe retornem a informação.

Quando retornarem, siga com o fluxo normal da tarefa. 

Aguardando Revisões

Quando concluir a elaboração da documentação de todas as pendências filhas (manual/documentação) e estiverem aguardando revisão técnica ou de padrões, na pendência pai (Nova documentação/manual) faça a transição Aguardando revisões e siga os próximos procedimentos.

Quando todas as tarefas filhas de manual/documentação forem finalizadas, faça a transição Revisão finalizada. 


Publicar Manual


As pendências devem permanecer no status Publicar manual até que a versão seja liberada.

Quando for liberada a versão deve realizar a publicação do novo manual, para isso: 

  1. Faça a transição Iniciar publicação.
  2. Publique o novo manual conforme o manual de publicação.
  3. Após a publicação, envie um e-mail para a Gerência e Supervisão do Desenvolvimento, Suporte e UCA. Veja abaixo o padrão para envio:

    Destinatários: Gerência e supervisão do Desenvolvimento, Suporte e UCA.

    Assunto: Publicação do manual do <Nome do Sistema>

    Corpo do e-mail:

    Prezados(as),

    Foi publicado o manual do <Nome do Sistema> no Centro de Aprendizagem.

    Para acessá-lo utilize o link <Link para o manual> ou:

    1. <passo a passo de como acessar o manual pelo menu>.
    2. <passo a passo de como acessar o manual pelo menu>.
    3. <passo a passo de como acessar o manual pelo menu>.

    Qualquer dúvida, estaremos à disposição.

    Atenciosamente,

  4. Após enviar o e-mail, copie e cole o conteúdo do mesmo na tarefa da publicação para ficar registrado.
  5. Faça a transição para Publicado.