Fluxo Principal
Procedimentos
Acesse diariamente o quadro Alt Geral - Redator Técnico - Processo de manual sem demanda, para verificar se existe alguma pendência, caso tenha, verifique se a mesma é para criação de um novo manual, de acordo com as situações:
- Trata-se de um novo sistema ou produtos.
- Trata-se de um novo recurso do sistema acessado separadamente. Exemplo: Ordem de serviço.
Para iniciar a elaboração de uma nova documentação é necessário seguir os passos abaixo.
Padrões e Boas Práticas
Todas as documentações deverão seguir os padrões, guias de estilo e explicações sobre boas práticas descritas no Alterdata Guia de Publicações Técnicas.
Criação de Documentação
Crie uma tarefa do tipo Nova documentação/Manual, e preencha os campos abaixo:
Campo | Descrição |
---|---|
Projeto | Projeto pertinente ao sistema a ser documentado. |
Tipo de Item | Nova documentação/manual. |
Resumo | Resumo do manual (espaço) a ser criado. Essa informação é utilizada para facilitar a identificação da demanda. Ex.: Escrita Técnica. |
Descrição | Informação detalhada do que será criado. |
Data de entrega | Informe a data de entrega do manual concluído, revisado e publicado. |
Todas as demandas a serem executadas ficam no status A fazer.
Estudar Material
A fase de estudo do material engloba os seguintes procedimentos: Antes de criar o espaço, configurá-lo e de estudar o material, acesse a pendência de Nova documentação e faça a transição Iniciar estudo para confeccionar manual.
- Crie e configure o espaço no Confluence.
- Configure a base do sistema.
- Estude o funcionamentos do sistema. Conforme os tópicos abaixo:
- Verifique as demandas que estão ligadas à criação do recurso/sistema.
- Verifique pessoalmente com o Inspetor de qualidade que fez os testes tudo que você não conseguir entender pela leitura das demandas.
- Entenda qual a(s) principal(is) saída(s) (produto final) que o sistema/recurso proporciona. Por exemplo, no caso de um sistema como o SHOP, o produto final seria uma Nota Fiscal Eletrônica.
Analise quais são as configurações necessárias para ser possível a geração do produto final do tópico anterior, fazendo anotações para que você possa planejar a escrita, por exemplo:
Instale em sua máquina o sistema/recurso criado e faça testes exploratórios verificando as funcionalidades, nome dos campos, etc.
- Verifique as demandas que estão ligadas à criação do recurso/sistema.
- Elabore na sua máquina um esboço dos primeiros passos do projeto.
- Apresente o esboço dos primeiros passos do manual para o Revisor Técnico analisar.
Crie as páginas no Confluence com base no esboço dos primeiros passos.
É importante que você Inclua a Tag do código HTML com os parâmetros do Google Analytics.
- Escreva a documentação (criar a medida que for escrevendo).
Esses procedimentos estão em forma de check-list na tarefa de Nova documentação/manual. À medida que o Redator Técnico for fazendo deve ir marcando o check-box.
Caso durante o estudo do material seja necessário parar a execução, faça a transição Paralisar.
Após concluir o estudo conforme os procedimentos informados anteriormente, faça a transição Escrever manual. Ao fazer essa transição a pendência fica com o status Em andamento.
Escrever Manual
A elaboração, revisão e contabilização de tempo do novo manual deve ser realizada na pendência do tipo manual/documentação, conforme explicado abaixo.
Enquanto o Redator Técnico estiver elaborando a documentação, a pendência de Nova documentação/manual deve permanecer com o status Em andamento, esse status não contabiliza tempo.
A elaboração do manual deve ser feita separada por páginas, sendo que para cada página deve abrir uma pendência do tipo Manual/documentação e preencher conforme abaixo:
Campo | Descrição |
---|---|
Projeto | Projeto pertinente ao sistema a ser documentado. |
Tipo de Item | Manual / Documentação. |
Resumo | Informe o tópico que será feito nessa tarefa para o novo manual. |
Descrição | Informação detalhada do que será alterado ou criado. |
Responsável | Usuário que irá escrever a documentação. |
Pendências Linkadas | Informe o Link do tipo é tarefa filho de |
Ocorrências | Informe o número da pendência do Novo manual. |
Versões corrigidas | Igual ao da demanda que originou a criação desta documentação ou versão em qual a mesma será liberada. O preenchimento do campo é obrigatório. |
Tipo de Documentação | Marque a documentação como Manual. |
Referências | Indicar os arquivos de manual com o nome e link do tópico alterado ou as URLs da base de conhecimento. <Linha do Produto> - Manual <Produto> Versão do Manual: Acesso: http://ajuda.alterdata.com.br/pages/viewpage.action?pageId=4097897 Página: Manual <Produto> / <Página> |
Lembrando que deve criar a pendência de manual/documentação conforme for executando.
Fluxo da Pendência do Tipo Manual/Documentação
Iniciar Execução
Para iniciar a elaboração da página em questão, acessa a pendência de manual/documentação e faça a transição Iniciar execução.
Ao concluir a elaboração da pendência faça a transição Revisão técnica.
Revisão Técnica
A fase de Revisão Técnica é de responsabilidade dos Inspetores de Qualidade e o revisor não terá participação ativa, apenas será consultado quando necessário.
Ao finalizar a Revisão Técnica o Aprovado ou Não aprovado.
- Caso o revisor técnico aprove a documentação, siga para a etapa de Revisão de Padrões.
Caso o revisor técnico não aprove a documentação, siga os procedimentos abaixo:
Os documentos não aprovados serão reenviados ao redator na situação, o que indica que a documentação deverá ser refeita conforme comentário do técnico através da ferramenta Talk.
- Na pendência faça a transição Iniciar execução.
- Acesse a página revisada.
Realize as alterações conforme o Técnico de Qualidade deixou comentado no Talk:
O comentário com talk é apresentado na linha onde foi inserido conforme imagem abaixo.
Você também pode localizar comentários filtrando por pessoa e data para facilitar a localização das páginas com comentário, conforme esta documentação.
Ao concluir os ajustes realize a transição Revisão Técnica.
- Delegue a demanda de volta para o Técnico de Qualidade.
Revisar Padrões
Ao ser aprovada a revisão técnica, a pendência ficará Sem responsável e irá para o Filtro: Revisar Padrões.
O filtro apresentará todas as pendências do fluxo que estão com ou sem delegações. A ideia é que todos os redatores monitorem; quem estiver disponível, delega a tarefa para si e revisa.
Na revisão de padrões, o redator verifica se a documentação corresponde com os padrões de escrita e qualidade definidos no manual de padrões de qualidade de escrita técnica.
Caso a revisão de padrões seja aprovada, o revisor realiza a transição Aprovado - Nova documentação e a pendência é finalizada.
- Caso a revisão de padrões não seja aprovada, a pendência volta para o redator realizar os ajustes e após concluir os ajustes mandar novamente para revisão.
Execução Paralisada
As demandas paralisadas permanecem nessa situação até que a execução seja reiniciada.
Aguardando Terceiros
As demandas que dependem de alguma informação de pessoas externas ao setor permanecerão no status Aguardando terceiros até que lhe retornem a informação.
Quando retornarem, siga com o fluxo normal da tarefa.
Aguardando Revisões
Quando concluir a elaboração da documentação de todas as pendências filhas (manual/documentação) e estiverem aguardando revisão técnica ou de padrões, na pendência pai (Nova documentação/manual) faça a transição Aguardando revisões e siga os próximos procedimentos.
Quando todas as tarefas filhas de manual/documentação forem finalizadas, faça a transição Revisão finalizada.
Publicar Manual
As pendências devem permanecer no status Publicar manual até que a versão seja liberada.
Quando for liberada a versão deve realizar a publicação do novo manual, para isso:
- Faça a transição Iniciar publicação.
- Publique o novo manual conforme o manual de publicação.
Após a publicação, envie um e-mail para a Gerência e Supervisão do Desenvolvimento, Suporte e UCA. Veja abaixo o padrão para envio:
- Após enviar o e-mail, copie e cole o conteúdo do mesmo na tarefa da publicação para ficar registrado.
- Faça a transição para Publicado.