A rotina de Atualização Manual da Base de Testes é crucial para o time de redação dos sistemas Alterdata Alterdata (Bimer_Alterdata Bimer, Immobile Immobile, Pack, wshop Shop, moda Moda). Para garantir que a documentação dos recursos seja finalizada e esteja disponível no lançamento oficial das novas versões, é essencial que os redatores acompanhem de perto o desenvolvimento das versões e mantenham suas bases de dados atualizadas.

Requisitos?

  • Sistema da linha de sistema já instalado;
  • Acesso ao diretório do Hudson na rede.

Por que atualizar manualmente?

Para trabalhar alinhado com o Desenvolvimento (DSN) e a documentação sair com a liberação do sistema.

Atenção! Deixar para iniciar essa documentação após a liberação da versão é inviável, pois a documentação do sistema é parte do processo de desenvolvimento dos sistemas.  

Como fazer essa atualização manual em cada linha?

Como tanto cada linha quanto cada sistema da linha terá suas particularidades, vamos focar na atualização manual apenas dos sistemas principais, sem envolver as diversas integrações possíveis nos sistemas Alterdata Alterdata.

Dica! A função de Redator(a), como todas as funções, requer proatividade e busca constante por conhecimento. Sua competência para realizar atualizações da base mais robustas, que envolvam mais complexidade, virá com a sua busca por conhecimento, o que abrirá portas para novas oportunidades de carreira. Então, busque conhecimento sempre! winking face 

  1. Acesse o Installer (https://www.alterdata.com.br/installer) para instalar o sistema.
    A partir desta primeira instalação, você poderá mais adiante atualizar manualmente sua base com os arquivos disponibilizados pelo DSN Shop no Hudson.

    Observação! A base de dados em si pode ser a base padrão, ou outra base de estudo disponibilizada ao redator. Nunca base real de clientes.


  2. Acesso ao diretório do Hudson (G:\ALTERDAT\Versoes\wshop\Hudson).

    Informação! No caso de dúvidas, algum QA pode auxiliar o redator sobre qual aquivo pegar: Tokyo ou Alexandria.


    (ideia) Nesta etapa, atente-se a qual pasta deseja copiar os arquivos.

    • Branches (galhos) = Cópias isoladas do código-fonte principal (Trunk) em um determinado ponto no tempo.
      Elas permitem que os desenvolvedores trabalhem em novas funcionalidades, correções de bugs ou experimentos sem afetar a estabilidade do Trunk.

    • Trunk (tronco) = Onde irá conter a versão mais estável e funcional do software, pronta para ser liberada ou que serve de base para as próximas versões.
      No caso das BPLs = Elas ficam em G:\ALTERDAT\Versoes\wshop\Hudson\trunk\BPL

      Exemplos das que o Shop consome: AltShop_NFe2_1505.bpl, AltShop_Lib_1505.bpl, altlib_Geral_1505.bpl




  3. Uma vez copiados os arquivos necessários .exe, .bpl... eles devem ser colados no diretório raiz da base de dados que o Redator precisa atualizar.

    • No caso do Shop (Desktop) por exemplo:

      Exe = Colar em C:\Program Files (x86)\Alterdata\Shop



      BPL = Colar em C:\Program Files (x86)\Alterdata\Biblioteca



  4. Com os arquivos básicos atualizados, aba o sistema.

    Informação! Neste processo de desenvolvimento dos sistemas, podem ocorrer críticas (erros) por ainda não ser a versão final do sistema. Se for algo impedindo a abertura do sistema, módulo: ou o redator aguarda uma nova compilação dos arquivos por parte do DSN Shop, ou acione a supervisão do DSN Shop, para, conforme a disponibilidade deles, providenciarem algum QA que possa auxiliar.


Atenção: Essa atualização manual dependerá do sistema (Shop, PDV Alterdata, Spice) que o redator precisa atualizar, por isso, em caso de dúvidas, ele pode recorrer a um dos instrutores da linha ou ao próprio DSN Shop. Conforme a disponibilidade deles, o redator poderá ter esse auxílio. Se tratando de sistemas Web, "Apps" é interessante tirar possíveis dúvidas com a Supervisão do DSN Shop, que atuará da mesma forma auxiliando no que for possível.

  • Spice, por exemplo, existe o Spice Spice full que depende do Shop como retaguarda e o Spice Spice Light, onde os cadastros são realizados nele mesmo. Particularidades que precisam ser consideradas neste processo de atualização manual, principalmente se eles estiverem integrados ao app Spice Comanda Alterdata


Lembrete! A função de Redator(a), como todas as funções, requer proatividade e busca constante por conhecimento. Sua competência para realizar atualizações da base mais robustas, que envolvam mais complexidade, virá com a sua busca por conhecimento, o que abrirá portas para novas oportunidades de carreira. Então, busque conhecimento sempre! thumbs up 



Atualização manual da Base da última versão liberada pelo DSN:

  1. Verifique se a sua máquina possui os requisitos necessários para instalação do Moda.
  2. Copie os instaladores em: https://www.alterdatatecnologia.com.br/interfacenet/downloads/default.asp?arquivo=Instaladores_Interfacenet
  3. Execute o instalador em sua máquina.
  4. Sempre que precisar atualizar posteriormente, execute o "ATUALIZA.EXE"

light bulb Para maiores detalhes sobre a instalação moda, acesse: https://portaluca.alterdata.com.br/pluginfile.php/89185/mod_resource/content/10/Instala%C3%A7%C3%A3o.pdf


Atualização manual da Base da última versão liberada pelo DSN:

  1. Copie a versão recém-liberada pelo DSN em: G:\ALTERDAT\Versoes\Interfacenet
  2. Na sua pasta de homologação cole os executáveis.


Por padrão, o Bimer já vêm instalado pelo time da infra em todas as máquinas da Alterdata. Todavia, você também pode realizar a instalação em uma nova estação de trabalho. Uma vez instalado, ela será apontada para um diretório padrão de atualização dos sistemas usado internamente pela Alterdata.


Para apontar sua máquina para uma versão de homologação, siga os passos:


Atualização manual da Base da última versão liberada pelo DSN:

  1. Verifique se a sua máquina possui os requisitos necessários para instalação do Bimer.
  2. Acesse o Museu: \\10.0.0.180\m\BIMER
  3. Copie a pasta da última versão liberada. Nela também irá conter uma "base modelo" (arquivo.bak).
  4. Crie uma pasta no seu computador. Nela, cole os executáveis e o .ini. (drive). Ex: C:\Users\fulano.uca\Documents\Versões Teste Manual\ 11.01.08.00
  5. Indique este mesmo endereço da pasta criada no Regedit em: Computador\HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Alterdata\ERP
  6. Abre seu sql server management studio
  7. Restaure a base do Bimer em Banco de dados/ Restaurar Banco de Dados/ Dispositivo
  8. Indique o caminho da base modelo onde contém o arquivo .bak
  9. Insira o mesmo nome do .ini (drive) indicado no seu computador.
    light bulb Você pode indicar o nome que quiser, porém, ambos (SQL e arquivo .ini) devem ter o mesmo nome. Ex: BASETESTEUCA
  10. Acesse o Bimer diretamente pelo executável na sua "pasta de homologação".


Atualização manual da Base da última versão ainda em construção pelo DSN:

  1. Copie a versão recém-liberada pelo DSN em: G:\ALTERDAT\Versoes\ERP\Hudson
    • Se Desktop: Basta copiar o arquivo "Bimer.exe"
    • Se Web: Copie o instalador e o execute. Caso não esteja compilado, solicite a qualidade Bimer (a mesma pessoa que testou o processo ao qual precisa de acesso).
  2. Na sua pasta de homologação cole os executáveis. Ex: C:\Users\fulano.uca\Documents\Versões Teste Manual\11.01.08.00
  3. Acesse o Bimer diretamente pelo executável na sua "pasta de homologação".