Eventos com Instabilidade no eSocial
Os eventos podem retornar com 'Instabilidade no eSocial' por alguns motivos, como, por exemplo: instabilidade no portal eSocial, data de início de atividades da empresa incorreta, grupo do eSocial incorreto.
A seguir confira algumas verificações que podem ser feitas a fim de solucionar eventos com esse status:
Cadastro da Empresa no PHD
No cadastro da Empresa no sistema Alterdata Pack, verifique se a data de início de atividades da empresa está correta.
- Acesse no WPHD a aba Cadastro;
- Clique sob o ícone Empresa;
- No cadastro da empresa acessa a aba Complementar, sub aba Geral;
- Verifique o data informada no campo Início da atividade.
Cadastro da Empresa no DP
No cadastro da Empresa no sistema de Departamento Pessoal, verifique se a data de início de atividades da empresa está correta.
- Acesse no WDP a aba Empresa;
- Clique sob o ícone Empresa;
- No cadastro da empresa acessa a aba eSocial;
- Verifique a opção informada no campo Grupo.
No Evento com erro
No xml do evento enviado, verifique se a tag iniValid está correta conforme o início de obrigatoriedade da empresa no eSocial ou data de abertura da empresa na RFB.
- Acesse no WDP a aba eSocial;
- localize o evento com erro e clique sobre a opção em azul Detalhes;
- Acesse a aba Arquivos;
- Verifique a informação iniValid.
Havendo alguma divergência de informações, será necessário ajustar no cadastro a informação informando os dados corretos e o evento com 'Instabilidade no eSocial' poderá ser excluído e gerada a carga inicial novamente.
Caso tenha dúvidas sobre como excluir um evento clique aqui.
Para saber como fazer o envio da primeira carga clique aqui e para segunda carga clique aqui.
Em casos de dúvidas sobre o cronograma do eSocial e data de início de obrigatoriedade de cada grupo clique aqui.
Caso não encontre nenhuma divergência conforme as verificações listadas acima, aconselhamos a aguardar o envio, possivelmente o portal eSocial está com instabilidade e logo o evento será aceito.