Como reinstalar o sistema em uma maquina formatada?

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Como Realizar um backup antes de formatar a máquina


Importante

ANTES de formatar o computador, realize um backup, pois o sistema ao ser instalado irá ficar sem nenhuma informação, desta forma vamos precisar restaurar o backup com os seus dados.

Para saber como realizar um backup clique aqui.


Instalação dos sistemas da linha Pack em uma máquina formatada


  • Saiba o passo a passo de instalação dos sistemas da linha Pack (Departamento Pessoal, Contábil, Fiscal e demais sistemas desta linha) em uma máquina formatada.
  • Iremos realizar a instalação utilizando o Alterdata Installerclique aqui.
  • Lembrando que você poderá instalar todos os produtos e ou selecionar na tela produtos apenas o produto que deseja.

Para baixá-lo, clique aqui.

  1. Após concluir o download, será demonstrado o Ícone do Installer na barra inferior da pagina.
  2. Dê um duplo clique no arquivo AlterdataInstaller.exe que foi feito o download, em geral, localizado na pasta Download da sua máquina.
  3. Clique no botão Executar.
  4. Na tela de apresentação clique em Avançar.
  5. Na tela Contrato, leia atentamente o contrato, marque a opção Eu aceito a licença e em seguida clique em Próximo.
  6. O Installer irá solicitar o passaporte Alterdata, informe o e-mail cadastrado junto à Alterdata e a senha e clique em Avançar.
  7. Marque apenas os produtos que deseja instalar em sua máquina.

    Caso preferir, utilize a barra de pesquisa para procurar o produto desejado.

  8. Após selecionar os produtos,  clique em Próximo.
  9. Agora selecione o tipo de instalação Servidor caso esta máquina formatada seja a servidora e caso não seja clique em estação.

Caso seja uma estação


  1. Marque a opção Estação e clique em Instalar.
  2. Agora o installer efetuará a instalação do sistema selecionado de forma automática, basta aguardar até a conclusão da instalação.
  3. Após Concluir, será apresentada mensagem Fim da operação. A instalação foi concluída com sucesso. O sistema está pronto para ser utilizado.




Caso seja uma máquina servidora


  1. Ao escolher a opção Servidor selecione também qual servidor de banco de dados será utilizado e clique em Instalar. Neste exemplo marcaremos a opção Postgresql.

    Opções de Banco de dados
    PostgresqlMarque esta opção para o download e instalação do Banco de Dados PostgreSQL e dados iniciais da aplicação (o installer realizará a instalação)
    SQL ServerO SQL Server deve ser instalado e configurado manualmente, pois a Alterdata não presta atendimento para instalação e configuração do mesmo. Entre em contato com a empresa fornecedora do mesmo ou com o seu técnico de rede.
  2. O Installer efetuará a instalação dos sistemas selecionados de forma automática, bastará aguardar até a conclusão da instalação.
  3. Ao concluir a instalação dos sistemas selecionados, o Installer irá verificar a existência do Updater, e caso necessário irá realizar o download e instalação automaticamente.
  4. Após Concluir, será apresentada mensagem Fim da operação.

Como configurar o acesso aos sistemas


Ao informar o login e senha para acessar o sistema, o mesmo apresenta a mensagem: Não foi possível conectar o sistema ao Servidor de Banco de Dados.

Isso pode ocorrer quando o Cliente BD não está configurado corretamente para acessar o Servidor ou Base de dados.

Verifique as configurações do Cliente BD e ajuste. Para maiores detalhes de como realizar esta configuração, clique aqui

17.png