A seção  Análise Cadastral , localizada no módulo CRM (Administrador de Relacionamentos) , apresenta um resumo claro da situação financeira e cadastral do cliente. Nesta área, é possível visualizar informações como limite de crédito, títulos vencidos e a vencer, média de dias para pagamento e o total de compras no último ano.

Além disso, são disponibilizados gráficos comparativos entre o valor faturado e o saldo devedor do cliente, permitindo também verificar se a média de vendas está acima ou abaixo da média da empresa.

Essas ferramentas foram criadas para fornecer acesso rápido às informações, proporcionando mais controle e segurança durante negociações.


Acessar Análise Cadastral


  1. Informe o Código do Cliente (categoria) ou clique em Localizar   ,   no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Análise Cadastral, nas opções da pessoa.
  3. Informe a Data inicial da análise da maior venda, que será usada como referência para a análise. Caso não seja informada, todo o histórico financeiro do cliente será considerado.

    Dica:

    Caso queria que essa data seja informada automaticamente, configure o Período padrão para análise da maior compra XX meses no Configurador Bimer em CRM/ Opções/ Configurações gerais/ Geral/ Análise cadastral. Se desejar alterar essa data no momento da análise, basta informar uma nova no campo Data inicial da análise da maior venda e clicar em Atualizar.

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  4. Realize a análise cadastral por meio dos indicadores na aba Dashboard ou Gráficos, com base nas informações registradas automaticamente a partir das compras e pagamentos do cliente.

 

Dashboard


Resumo

Aqui são exibidos valores consolidados e otimizados de faturamento e financeiro para facilitar uma análise de crédito mais completa do cliente:

  • Valor total baixado: Total líquido baixado, incluindo juros e descontos (somente baixados com numerário).
  • Valor total de vendas: Soma de todas as vendas, excluindo devoluções.
  • Valor original recebido: Total recebido, sem juros ou descontos (somente baixados com numerário).
  • Valor total de juros: Total de juros pagos (somente baixados com numerário).
  • Valor total de descontos: Total de descontos concedidos (somente baixados com numerário).
  • Concentração de poder: Total de Cobranças (somente Fixo e que estejam com contrato liberado) tanto do cliente selecionado, como dos clientes relacionados a ele.

Faturamento 

Neste indicador, são exibidos os valores otimizados de Faturamento para uma melhor análise de crédito do cliente:

  • Última venda: Data e valor da última venda realizada.
  • Data da maior venda: Data do documento com o maior valor de venda.
  • Valor da maior venda: Maior valor de venda registrado.
  • Vendas dos últimos 12 meses: Soma das vendas realizadas no último ano.

Financeiro 

Neste indicador, é exibida a saúde financeira do cliente, fornecendo uma visão geral dos títulos e prazos de pagamento:

  • Títulos vencidos: Valor total de títulos vencidos até a data atual.
  • Títulos a vencer: Quantidade de títulos em aberto e o valor do maior atraso.
  • Data de maior acúmulo: Data do último título emitido e soma de todos os títulos em aberto.
  • Maior atraso: Data do pagamento do título com o maior atraso e o valor do título.
  • Dias de maior atraso: Quantidade de dias que o título de maior atraso ficou vencido.
  • Média de dias de atraso: Média de dias que todos os títulos vencidos permaneceram em aberto.

Crédito 

Neste indicador, são apresentados os valores relativos ao crédito do cliente, semelhante ao funcionamento de um limite de cartão de crédito:


  • Saldo de crédito: Valor restante de crédito disponível, calculado como a soma do limite de crédito e cartas de crédito, menos os títulos em aberto.
  • Valor de carta de crédito: Total disponível em cartas de crédito.
  • Limite de crédito: valor de limite de crédito definido no Cadastro de Pessoa/ Crediários/ Limite de crédito geral .

Concentração de Poder


Neste indicador, são exibidos os valores totais de itens em cobrança contidos em contratos que o cliente possui com sua empresa. Além disso, são exibidos também valores de itens em cobrança de pessoas relacionadas a esse cliente, como filiais e franqueados, por exemplo. 

  1. Crie as características da pessoa conforme a regra do seu negócio:
    Matriz e Filiais: 

    matriz é como a “sede principal” de uma empresa, onde são tomadas as decisões mais importantes. A filial é uma “cópia” da matriz, que funciona em outro lugar e segue as regras da matriz, mas pode ter alguma liberdade nas atividades diárias.

    1. Acesse o Configurador Bimer em Geral/ Característica da Pessoa.
    2. Crie duas características: uma para "Matriz" e outra para "Filial".
    3. Na aba Dados, no campo Característica relacionada, faça o vínculo indicando a característica da "Matriz" na "Filial" e vice-versa.
      Franqueador e Franqueado:

    O franqueador é quem criou a marca e as regras do negócio, e ele “empresta” esse modelo para outras pessoas. O franqueado é quem paga para usar essa marca e as regras, abrindo uma unidade que precisa seguir tudo o que o franqueador define. 

    1. Acesse o Configurador Bimer em Geral/ Característica da Pessoa.
    2. Crie duas características: uma para "Franqueador" e outra para "Franqueado".
    3. Na aba Dados, no campo Característica relacionada, faça o vínculo indicando a característica do "Franqueador" no "Franqueado" e vice-versa.
  2. Vincule as novas características criadas nos campos Característica Franqueador e/ou Característica Matriz presente no Configurador Bimer em Geral/ Opções/ Pessoa/ Pessoa Relacionada.
  3. Acesse o Cadastro das pessoas / Clientes, que são Filiais e Franqueados:
    1. Na aba de Características, inclua a característica de "Filial" ou "Franqueado" configurado anteriormente;
    2. Na aba de Pessoa Relacionada/ categoria "Cliente", vincule quem é a "Matriz" ou "Franqueador" dessa pessoa. Ainda neste cadastro, no campo Característica relacionada, faça o vínculo indicando a característica da "Matriz" ou "Franqueador".
  • Valor total: representa a soma do valor de cobrança da pessoa selecionada mais o valor total de todos os clientes que tenham o cliente selecionado como pessoa relacionada com característica de Matriz e/ou Franqueador. 
    (informação) O cálculo dos valores é realizado considerando as cobranças do tipo fixo, que estejam com contrato liberado, cujo status dos produtos, seja: Ativo, Somente Suporte e/ou Somente Envio.
  • Valor da pessoa selecionada: representa a soma do valor de cobrança da pessoa selecionada.
  • Valor da pessoa relacionada: representa a soma do valor de cobrança da pessoa à qual ela está relacionada.
  • Cliente concentrador: apresenta o cliente que esteja relacionado ao cliente selecionado com a característica Matriz ou Franqueador.
    light bulb Ao clicar em seu nome você será direcionado diretamente para a análise cadastral deste cliente.
  • Valor Total: representa o valor total das cobranças do cliente concentrador.

Curva ABC


Neste indicador, é exibida a posição do cliente na Curva ABC , uma classificação que define a relevância das vendas para cada cliente:

  • Posição na curva ABC: Ranking de vendas, indicando a posição do cliente em relação aos demais.
  • Classificação ABC atual: Classificação do cliente na curva ABC, definida conforme os parâmetros configurados em Configurador Bimer/Geral/Opções/ Pessoa(faturamento).



 

Gráficos


Faturamento x Inadimplência

Neste gráfico, é exibida a evolução financeira do cliente ao longo dos meses, permitindo um acompanhamento detalhado de seu comportamento de compra e pagamento:

  • Faturamento mensal: Representado pela linha azul , mostra o desempenho das vendas do cliente.
  • Inadimplência: Representada pela linha vermelha , mostra a evolução dos títulos vencidos, considerando o último dia de cada mês.


Maior Ranking x Ranking do Cliente

Este gráfico compara o desempenho individual do cliente com o faturamento global da curva ABC. Ele apresenta duas linhas:

  • Maior Ranking (linha azul ): Representa o faturamento total da empresa, destacando os clientes que mais contribuíram.
  • Ranking do Cliente (linha vermelha ): Reflete o valor que o cliente gastou em relação aos outros clientes da empresa.

Ao analisar esse gráfico, é possível entender se o cliente está abaixo ou acima da média de faturamento. Vale ressaltar que a comparação é baseada em valores, e não em posições. Ou seja, mesmo que o cliente ocupe a primeira posição na curva ABC, se outro cliente tiver faturado mais no período analisado, a linha do Maior Ranking ficará superior à do Ranking do Cliente

Se o cliente tiver um faturamento abaixo da média, ele ocupará uma posição inferior no gráfico, que analisa valores de faturamento e não apenas a posição na curva ABC.