Com o CRM - Administrador de relacionamentos, além da possibilidade de consultar todo o histórico do cliente, você também pode cadastrar uma nova pessoa ou, até mesmo, editar algumas informações do seu cadastro.

O CRM - Administrador de relacionamentos não permite a Exclusão da Pessoa, somente cadastro e alteração. Esta rotina pode ser realizada no módulo Cadastro de Pessoas ou, ainda, você pode Inativar a pessoa por meio do BI-Pessoa, caso possua acesso liberado no Cadastro de Usuário para estas rotinas.



Cadastrar Pessoa


  1. Clique em Cadastrar Pessoa  na tela principal do CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Informe o nome da pessoa a fim de verificar se ela já está cadastrada no sistema. Caso não esteja, clique em Novo.
  3. Informe o nome da pessoa e um nome curto que será utilizado para identificação da pessoa no sistema.

  4. Selecione o tipo de pessoa, Física ou Jurídica.
  5. Informe o CPF/CNPJ
    light bulb Para facilitar o preenchimento do novo cadastro, utilize o recurso de Importação dos Dados da Pessoa Jurídica  presente no campo CNPJ. Este recurso é um facilitador que permite importar os principais dados da pessoa, cadastrado junto à Receita Federal, para o Bimer.

  6. Cadastre os dados da pessoa:

    1. Clique em Adicionar para incluir um endereço da pessoa.
    2. Na aba Dados, preencha as informações do Endereço
      (informação)  Ao informar um CEP válido, o sistema fará a sugestão da pessoa relacionada conforme a sua região. 

      O sistema oferece a sugestão automática da pessoa relacionada (representação ou filial) ao informar um CEP válido, a fim de otimizar o preenchimento de dados.

      A rotina é acionada quando você cadastra ou altera o CEP no cadastro de pessoas. Ao digitar um CEP válido, o sistema preenche automaticamente os campos de cidade e bairro (se disponíveis). Com base nessas informações, a sugestão da pessoa relacionada é executada. Essa validação ocorre no momento da alteração de qualquer campo na tela de cadastro da pessoa, após o preenchimento automático da cidade e bairro pelo CEP.

      • Se o campo "Pessoa Relacionada" estiver vazio: O sistema consulta o banco de dados e sugere a pessoa relacionada com base na cidade e bairro do cliente. Se o bairro estiver vazio, a busca considera apenas a cidade.

      • Se o campo "Pessoa Relacionada" já estiver preenchido: Uma mensagem de diálogo será exibida com a pergunta: "A pessoa relacionada sugerida está diferente da pessoa relacionada cadastrada. Deseja alterar e aceitar a sugestão? Sim/Não".

        • Ao selecionar "Sim", o sistema atualiza o campo "Pessoa Relacionada" com a sugestão.

        • Ao selecionar "Não", o sistema mantém a pessoa relacionada previamente cadastrada.

    3. Na aba Contatos, clique em Adicionar.

      1. Selecione a pessoa de contato no endereço.
      2. Marque se é o contato principal.
      3. Selecione os tipos de contatos.
      4. Clique em Ok.

    4. Clique em Ok.

    Preencha as informações adicionais do cadastro conforme o tipo de pessoa selecionado:

    • Caso tenha selecionado pessoa física

      1. Preencha os dados complementares da pessoa, como nascimento, estado civil, naturalidade, nacionalidade, etc.
      2. Configure as abas: 

        Preencha os documentos da pessoa, como número da identidade e órgão expedidor, carteira de trabalho, número do PIS, etc.

        Informe também os nomes do pai e da mãe da pessoa.

        Digite uma observação sobre o cadastro da pessoa.

        Configure as cidades e locais de interesse ao cadastro da pessoa.

        Por exemplo:

        Ao incluir uma cidade ao cadastro de uma pessoa e depois cadastrar ou editar outra pessoa, a cidade que você adicionou ao primeiro cadastro pode ser escolhida para estabelecer uma relação entre a pessoa e o local. 

        Informe os dados bancários da pessoa e cadastre as chaves PIX:

        CampoDescrição
        Contas Bancárias
        Cadastre as contas bancárias da pessoa.  

        Informação!

        No momento do cadastro e edição de títulos para esta pessoa, é sempre utilizada a conta marcada como principal. Mas caso a pessoa tenha mais de uma conta cadastrada, você pode selecionar qualquer conta informada neste campo. 

        1. No campo Contas Bancárias, clique em Adicionar

          Dica!

          Você também pode Editar ou Remover contas já adicionadas.

        2. Selecione o banco.
        3. Informe o número da agência e o número da conta.
        4. (Opcional) Marque se a conta é a conta bancária principal da pessoa.
        5. Clique em Ok
        Chaves PIX

        Cadastre as chaves PIX da pessoa:

        1. No campo Chaves Pix, clique em Adicionar

          Dica!

          Você também pode Editar ou Remover chaves já adicionadas.

        2. Selecione o tipo de chave a ser adicionada.

        3. Digite o valor da chave, ou seja, o CPF/CNPJ, o telefone ou e-mail, por exemplo.

        4. Marque se a chave está ativa.
        5. Preencha a descrição da chave PIX.
        6. Clique em Ok.

        Este recurso assegura que todos os documentos necessários estejam atualizados antes de liberar pedidos que exigem controle de licenças, como, por exemplo, produtos relacionados à vigilância sanitária, CRF, ANVISA, entre outros.

        Mas como isso funciona na prática? thinking face 

        Vamos lá, que eu te mostro como fazer! nerd face 

        Primeiro, você deve cadastrar o tipo de licença informando a descrição e a característica do produto que exige documentação específica. Com a licença cadastrada, vincule-a ao cliente aqui, em Pessoa/Clientes/Adicionais/Tipo de Licença. Não se esqueça de inserir a data de validade.

        Pronto! Viu como é fácil?

        Agora, sempre que você criar um pedido de venda e emitir uma NF-e ou NFS-e, o sistema verificará automaticamente se a licença do cliente está válida.

        Este recurso não está disponível nos módulos Pré-Pedido e Pré-Pedido Web.

        1. Clique em Adicionar

          Você também pode Remover pessoas já adicionadas.

        2. Selecione o tipo de licença.
        3. Indique a Emissão e o Número da licença, bem como a sua validade.

        4. Clique em Ok.

        Vincule as pessoas físicas que prestou um serviço/vendeu um produto à pessoa.

        1. Clique em Adicionar

          Você também pode Remover pessoas já adicionadas.

        2. Localize e selecione a pessoa desejada.

        3. Marque se a pessoa um sacador avalista principal.
        4. Clique em Ok.


    • Caso tenha selecionado pessoa jurídica:

      1. Preencha as abas: 

        Preencha as informações gerais da pessoa jurídica, como Atividade complementar, data de início das atividades, etc.

        Informe os dados complementares: 

        CampoDescrição
        Cobrança

        Informe o banco e agência utilizados pela pessoa.

        Contas Bancárias

        Cadastre as contas bancárias da pessoa.  

        Informação!

        No momento do cadastro e edição de títulos para esta pessoa, é sempre utilizada a conta marcada como principal. Mas caso a pessoa tenha mais de uma conta cadastrada, você pode selecionar qualquer conta informada neste campo. 

        1. No campo Contas Bancárias, clique em Adicionar

          Dica!

          Você também pode Editar ou Remover contas já adicionadas.

        2. Selecione o banco.
        3. Informe o número da agência e o número da conta.
        4. (Opcional) Marque se a conta é a conta bancária principal da pessoa.
        5. Clique em Ok
        Chaves PIX

        Cadastre as chaves PIX da pessoa:

        1. No campo Chaves Pix, clique em Adicionar

          Dica!

          Você também pode Editar ou Remover chaves já adicionadas.

        2. Selecione o tipo de chave a ser adicionada.

        3. Digite o valor da chave, ou seja, o CPF/CNPJ, o telefone ou e-mail, por exemplo.

        4. Marque se a chave está ativa.
        5. Preencha a descrição da chave PIX.
        6. Clique em Ok.
        Tipo de assinante para telecomunicação

        Selecione o tipo de telecomunicação que o cliente utiliza.

        Estabelecimento hospitalar / Clínica médica

        Essa informação é referente às alíquotas de ICMS e FCP utilizada no cálculo de ICMS na aba Uso e Consumo para o resgate dos pedidos e notas fiscais exceto quando o destinatário for estabelecimento hospitalar, clínica médica e entidade da administração pública federal.

        • Com a opção marcada: as alíquotas não serão resgatadas.
        • Com a opção desmarcada: as alíquotas poderão ser resgatadas caso os critérios restantes sejam seguidos quanto a configuração da operação (aba Dados), com a opção Operação para consumidor final / uso e consumo marcada e a opção Consumidor final contribuinte desmarcada.
        Rede de clientes

        Selecione a rede de clientes da pessoa jurídica.

        Este recurso assegura que todos os documentos necessários estejam atualizados antes de liberar pedidos que exigem controle de licenças, como, por exemplo, produtos relacionados à vigilância sanitária, CRF, ANVISA, entre outros.

        Mas como isso funciona na prática? thinking face 

        Vamos lá, que eu te mostro como fazer! nerd face 

        Primeiro, você deve cadastrar o tipo de licença informando a descrição e a característica do produto que exige documentação específica. Com a licença cadastrada, vincule-a ao cliente aqui, em Pessoa/Clientes/Adicionais/Tipo de Licença. Não se esqueça de inserir a data de validade.

        Pronto! Viu como é fácil?

        Agora, sempre que você criar um pedido de venda e emitir uma NF-e ou NFS-e, o sistema verificará automaticamente se a licença do cliente está válida.

        Este recurso não está disponível nos módulos Pré-Pedido e Pré-Pedido Web.

        1. Clique em Adicionar

          Você também pode Remover pessoas já adicionadas.

        2. Selecione o tipo de licença.
        3. Indique a Emissão e o Número da licença, bem como a sua validade.

        4. Clique em Ok.

        Vincule as pessoas jurídicas que prestou um serviço/vendeu um produto à pessoa.

        1. Clique em Adicionar

          Você também pode Remover pessoas já adicionadas.

        2. Localize e selecione a pessoa desejada.

        3. Marque se a pessoa um sacador avalista principal.
        4. Clique em Ok.

         Esta aba permite o gerenciamento detalhado das atividades econômicas do cliente Pessoa Jurídica.

        1. Informe o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) principal da empresa.
        2. O Segmento principal de atuação será exibido automaticamente, caso esteja associado ao CNAE informado. Caso contrário, selecione-o manualmente.
        3. Cadastre a lista de códigos CNAE secundários da empresa e adicione novos CNAEs, conforme necessário.

    Informe os campos: 

    CampoDescrição
    Operação para notas fiscaisInforme a operação padrão do cliente para notas fiscais.
    Operação para ordens de entregaInforme a operação padrão do cliente para ordens de entrega.
    Operação de fechamento para notas fiscaisInforme a operação padrão de fechamento do cliente para notas fiscais.
    Operação de fechamento para ordens de entregaInforme a operação padrão de fechamento do cliente para ordens de entrega.
    TransportadoraInforme a transportadora padrão do cliente.
    Transportadora de redespachoInforme a transportadora de redespacho padrão do cliente.
    PreçoInforme o preço padrão do cliente.
    MensagemInforme a mensagem padrão do cliente.
    PrazoInforme o prazo padrão do cliente.
    Al. descontoInforme a alíquota de desconto padrão do cliente.
    Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletas) Informe o cliente responsável pelo financeiro.
    Al. desc. pag.

    Informe a alíquota de desconto no pagamento padrão do cliente. 

    Atenção!

    Esta alíquota será apenas para fazer parte dos cálculos da análise de risco de lucratividade configurada no Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Venda / Análise de risco de lucratividade.

    Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/ arquivo remessa)

    Marque esta opção para que a tarifa de impressão do boleto a receber seja somada ao valor do título.

    Exemplo:

    O valor do título '1434901-1/1' é de R$100,00. Ao imprimir o boleto, o valor foi de R$103,47 (R$100,00 título + R$3,47 tarifa).

    Cobrar tarifa bancária somente para títulos emitidos a partir de

    Esta opção é habilitada somente se marcada a opção acima Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/ arquivo remessa).

    Marque está opção para que ao gerar boleto bancário e arquivo remessa, seja criado um item de tarifa bancária no título a receber nas seguintes situações:

    a) Se a opção acima Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/arquivo remessa) estiver marcada;
    b) Se o campo abaixo Data da taxa bancária estiver vazio;
    c) Se o campo abaixo Data da taxa bancária estiver preenchido, e a data de emissão do título for igual ou maior que a data informada no campo de taxa bancária.

    • Ao informar ou alterar o campo de data da tarifa bancária em um dos contratos no sistema Manutenção de Contratos, irá refletir em todos os contratos do cliente e também no aplicativo Pessoa;
    • Ao informar ou alterar o campo de data da taxa bancária em um cliente no aplicativo Pessoa, irá refletir em todos os contratos do cliente no aplicativo Manutenção de Contratos;
    • Caso a data da taxa bancária fique em branco, o sistema gerará a tarifa bancária independente do dia de emissão do título.

    Envio automático de boleto pelo envio para cliente

    Marque para que na geração de arquivo remessa seja possível filtrar os clientes para envio em massa de boletos.

    Tipo de comercializaçãoInforme o tipo de comercialização.
    Importação de dadosConvênioInforme o convênio para ser utilizado na importação de dados.
    Natureza de lançamentoInforme a natureza de lançamento para ser utilizado na importação de dados.
    CampoDescrição
    Trabalhar c/ recebimento futuroMarque Sim para que o cliente efetue compras num determinado período para fazer o pagamento posteriormente.
    Fator para desconto

    Informe o valor que poderá ser utilizado na fórmula para desconto promocional no FatPedido e Faturamento.

    A Fórmula para desconto deve ser criada no Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Venda / Complementar / Trabalhar com cálculo automático de desconto / Fórmula.

    Código externoInforme o código externo dos itens do cliente.
    Tipo de pré-venda padrão

    Informe o tipo de venda a ser utilizada na inclusão de pré-pedido para este cliente.

    Para habilitar esta configuração, este cliente precisa ter a característica de consignador.

    Desconto por família de produto

    Informe as famílias de produtos e suas respectivas alíquotas de desconto que esta pessoa receberá automaticamente no momento de incluir o produto no pedido de venda ou na nota fiscal.

    Para utilizar esse desconto é necessário cadastrar uma característica específica para cliente atacadista em Configurador Bimer / Geral / Característica da pessoa.

    Essa característica então deve ser vinculada à pessoa no Cadastro de Pessoas e também no Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Venda / Complementar / Característica de cliente atacadista.

    Por fim, basta incluir as alíquotas desejadas:

    1. Clique em Adicionar .
    2. Selecione a família de produto.
    3. Informe a alíquota de desconto aplicada na família.
    4. Clique em Ok.
    Tipo de cliente para telecomunicaçãoSelecione o tipo do cliente para telecomunicação.

    Vincule características ao cadastro da pessoa.

    1. Clique em Adicionar 

    2. Selecione a característica a ser vinculada.
    3. (Opcional) Digite uma observação.
    4. Clique em Ok.

    Spy System é utilizado para que a pessoa receba e-mails automáticos contendo notificações conforme a rotina de contas a pagar e a receber no Bimer.

    1. Clique em Adicionar .
    2. Selecione o usuário.
    3. Escreva uma descrição do spy system.
    4. Clique em Ok.

    Configure as opções de tributação da pessoa. 

    CampoDescrição
    Não se enquadra em nenhum dos regimes especificados abaixoMarque esta opção caso o cliente não se enquadre em nenhum dos regimes especiais de tributação.
    Regime Especial de Tributação

    Selecione em qual regime especial de tributação o cliente se enquadra: 

    • Microempresa municipal;
    • Estimativa;
    • Sociedade de profissionais;
    • Cooperativa;
    • MEI - Simples Nacional;
    • ME EPP - Simples Nacional;
    • ME EPP - Simples Nacional (Excesso de sublimite de receita bruta)
    Produtor rural - calcula INSS

    Marque esta opção para realizar o cálculo de INSS para o cliente enquadrado como Produtor rural.  

    Essa opção somente terá efeito para notas de compra geradas nos aplicativos Faturamento, Pedido de Compras e Nota Fiscal de Entrada.

    Essa aba é utilizada para análise de crédito da pessoa.

    1. Informe os campos: 

      CampoDescrição
      Limite de crédito geral

      Informe o valor máximo de crédito geral que a pessoa possui, ou seja, o quanto ela pode comprar

      Limite de crédito por parcelaInforme o valor de limite de crédito por parcela que a pessoa possui.
      Prazo médioInforme o prazo médio para o pagamento das parcelas.
    2. Preencha as demais abas: 

      Cadastre os locais de trabalho do cliente:

      A inclusão de locais de trabalho é exclusiva para pessoas físicas.

      1. Clique em Adicionar

        Você também pode Editar ou Remover locais já adicionados.

      2. Informe os dados do local, como nome da empresa, CEP, logradouro, etc.
      3. Clique em Ok.

      Cadastre as referências pessoais do cliente:

      A inclusão de referências pessoais é exclusiva para pessoas físicas.

      1. Clique em Adicionar

        Você também pode Editar ou Remover referências já adicionadas.

      2. Informe os dados do local, como nome da pessoa de referência, CEP, logradouro, etc.
      3. Clique em Ok.

      Cadastre as referências comerciais do cliente:

      1. Clique em Adicionar

        Você também pode Editar ou Remover referências já adicionadas.

      2. Informe os dados do local, como nome, CEP, logradouro, etc.
      3. Clique em Ok.

      Cadastre os fiadores do cliente:  

      A inclusão de fiadores ao cadastro é exclusiva para pessoas físicas.

      1. Clique em Adicionar

        Você também pode Editar ou Remover fiadores já adicionados.

      2. Selecione o fiador a ser adicionado.
      3. Clique em Ok.

    Vincule produtos ao cadastro da pessoa.

    1. Clique em Adicionar

      Dica!

      Você pode também adicionar por grupos para vincular vários produtos relacionados a certo grupo ao cadastro.

    2. Preencha os dados do produto.
    3. Selecione também os complementos do produto.
    4. Clique em Ok.

    Vincule as pessoas relacionadas ao cadastro nesta aba.

    1. Clique em Adicionar
    2. Selecione a pessoa relacionada.
    3. Selecione a característica relacionada.
    4. Marque se a pessoa terá comissão.
    5. Caso tenha comissão, marque sobre qual porcentagem a comissão será calculada, Faturamento, Duplicata ou Ambos.
    6. Informe as porcentagens de Faturamento e Duplicata para cálculo da comissão.
    7. Marque se é um representante principal.
    8. Clique em Ok.

  7. Clique em Gravar

Localizar Pessoa


  1. Clique em Localizar  no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Escolha os Campos principais para filtrar sua busca.
  3. Insira no campo Texto a pesquisar a informação relativa aos campos selecionados.

  4. Marque os parâmetros da configuração do filtro de acordo com seus critérios de busca.
    Saiba Como Utilizar os Favoritos na Localização de Pessoas

    Facilite o acesso aos seus contatos mais importantes!

    Selecione a pessoa na lista e clique em  star Adicionar Pessoa na lista de Favoritos. Você pode salvar até 30 pessoas, que serão exibidas no topo do sistema, otimizando sua visualização e agilizando suas consultas.  

    light bulb Mas Lembre-se: sua lista de favoritos é exclusiva para o seu usuário, oferecendo uma experiência totalmente personalizada.  


  5. Clique em Localizar.

  6. Selecione a pessoa e clique em Ok para abrir o CRM da pessoa selecionada. 
  7. Selecione a Categoria para ter acesso às opções da pessoa, que será exibido conforme o seu cadastro.


Consultar Dados da Pessoa


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique em Visualizar o endereço da pessoa corrente  presente ao lado do nome do cliente.


Editar Dados da Pessoa


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar  no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique em Visualizar o endereço da pessoa corrente  presente ao lado do nome do cliente.
  3. Altere os campos necessários, conforme a sua necessidade:

    • Clique em Editar para alterar os Dados cadastrais.

    • No quadro Endereço, clique em Alterar o endereço corrente .

    • No quadro Pessoas de Contato, clique em Editar o registro selecionado .

  4. Clique em Gravar.


Incluir Tipo e Pessoas de Contato


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar  no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique em Visualizar o endereço da pessoa corrente  presente ao lado do nome do cliente.
  3. No quadro Endereço, clique em Alterar o endereço corrente  e, em seguida, em Adicionar um registro  no quadro Pessoas de contato.
  4. Preencha os campos com as informações da Pessoa e Tipos de contatos

    Dica:

    Utilize a seta do quadro Tipos de contatos para selecionar quais tipos deseja cadastrar.

  5. Clique em Ok e, em seguida, em Gravar.


Editar Tipo e Pessoas de Contato


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar  no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique em Visualizar o endereço da pessoa corrente  presente ao lado do nome do cliente.
  3. No quadro Endereço, clique em Alterar o endereço corrente 
  4. No quadro Pessoas de contato, selecione um registro a ser alterado.
  5. Clique em Editar o registro selecionado .
  6. Altere os campos necessários.

    Dica:

    Utilize a seta do quadro Tipos de contatos para excluir algum registro.

  7. Clique em Ok e, em seguida, em Gravar.


Excluir Tipo e Pessoas de Contato


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar  no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique em Visualizar o endereço da pessoa corrente  presente ao lado do nome do cliente.
  3. No quadro Endereço, clique em Alterar o endereço corrente 
  4. No quadro Pessoas de contato, selecione um registro a ser alterado.
  5. Clique em Remover o registro selecionado .
  6. Confirme a exclusão deste contato.

  7. Clique em Gravar.