Com o aplicativo Contas a receber é possível enviar e-mail de Termo de Quitação de Débitos para todos os clientes (por empresa) que não tiverem nenhum título em aberto com vencimento até 31 de dezembro do ano anterior. Esta declaração permite ainda que o consumidor substitua os comprovantes de quitação por um único documento que comprove sua adimplência e facilita o exercício da sua defesa em caso de cobrança indevida.
O envio do Termo de Quitação Débito é uma rotina obrigatória e sancionada por lei, onde a mesma obriga pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados a emitir e a encaminhar ao consumidor a declaração de quitação anual de débitos.
Clientes não recebem e-mail de termo de quitação somente nas seguintes situações:Não possui título(s) com vencimento de janeiro a dezembro do ano anterior baixados com numerário;
Possui título(s) em aberto com vencimento de janeiro a dezembro do ano anterior;
Possui cheque(s) com vencimento de janeiro a dezembro do ano anterior aguardando conciliação;
Não possui e-mail cadastrado;
Possui característica(s) configurada(s) para não receber e-mail no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Termo de Quitação de Débito.
- Clique em Termo de Quitação de Débito, no menu Principal do Contas a receber.
- Confirme o envio do termo.
Informe a empresa para a qual terá o termo emitido para seus clientes.
No campo Layout que será apresentado desabilitado, é informado o modelo do termo escolhido para a empresa selecionada e este só poderá ser alterado em sua configuração no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Termo de Quitação de Débito.
Clique em Ok.
Ao final da geração do envio dos e-mails, serão informados através de uma relação de ocorrência quais clientes não receberam o termo por terem característica(s) configurada(s) para não receber termo de quitação. Para ter acesso à relação de clientes que receberam o termo, acesse o aplicativo Bimer - BI Pessoa, onde, na tela de resultado, é disponibilizada a coluna Termo de quitação. Desta forma, somente pessoas autorizadas terão acesso à relação desses clientes.