Baixa Automática permite gerar a baixa de títulos conforme as informações do arquivo retorno enviado pelo banco. Segundo as ocorrências encontradas no arquivo e as ocorrências informadas no cadastro do banco, o sistema baixará ou não os títulos. 

Dica:

Antes de gerar a baixa automática, certifique-se de que as informações do layout do arquivo de retorno foram preenchidas corretamente nas configurações do Banco. Caso contrário, poderá ocorrer erros no processo de baixa dos títulos. Saiba mais como Gerar Arquivo Remessa ou Retorno e também às configurações necessárias para realização da rotina de Arquivo Remessa e Retorno no Contas a pagar.

 

Baixa automática por conta


  1. Clique em Baixa automática/ Uma conta, no menu Principal do Contas a pagar.
  2. Selecione o Empresa e a Conta onde será realizada a baixa.
  3. Selecione o Layout e o caminho do Arquivo de Retorno enviado pelo banco.

    Dica:

    Normalmente o arquivo possui a extensão ".RET". As posições das variáveis do Arquivo de Retorno já devem estar previamente informadas na configuração da Criação dos registros.

  4. Marque suas preferências de baixa, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Gerar arquivo de Log

    Com os títulos identificados no arquivo

    • Marcada (Recomendado): ao final da leitura do Arquivo Retorno o sistema exibe um log com todas as ocorrências encontradas referentes aos títulos identificados no arquivo.
    • Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no Arquivo Retorno.
    Com os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro
    • Marcada: ao final da leitura do Arquivo Retorno será gerado um arquivo de log registrando apenas os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro.
    • Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no arquivo retorno mesmo em casos de inconsistência, crítica ou erro.
    Integração bancáriaAglutina movimento bancário
    • Marcada: esta opção será utilizada caso o sistema esteja configurado para integrar com o módulo Movimento bancário - Disponível, configurado no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível. Desta forma, quando houver mais de um título sendo baixado na importação do Arquivo Retorno, o sistema criará um movimento bancário para cada grupo de títulos com a mesma data de vencimento no Disponível com a descrição informada no campo abaixo Nrº do documento.
    • Desmarcada: o sistema criará um movimento bancário para cada título no módulo Movimento Bancário - Disponível.
    Nrº do documento

    Esta informação será utilizada para identificação da baixa no módulo Movimento Bancário - Disponível.

    Atenção:

    Caso opte pela aglutinação e o número do documento não for informado neste campo, os títulos não serão aglutinados.

  5. Clique em Ok.





Baixa automática com múltiplas contas


  1. Clique em Baixa automática/ Múltiplas contas, no menu Principal do Contas a pagar.
  2. Selecione o Banco onde será realizada a baixa.

    • Ao executar a rotina, o sistema irá realizar a importação de arquivo retorno para múltiplas contas.
    A conta bancária será resgatada a partir da informação existente no Header de Lote, sendo necessário que na montagem de layout seja informado o layout de Header do lote. Para isso, será necessário a existência da variável "NR_CONTA_COMPENS" dentro do layout de Header do lote.
    O sistema obrigará a existência da variável "NR_SEQ_LOTE" tanto no layout de Header do lote, quanto no layout Detail, pois esta variável será utilizada para vincular o registro do Header do lote aos registros do detail.
    A partir do vínculo entre Header do lote e o detail será preenchida a conta bancária existente no registro do arquivo e consequentemente, o sistema irá realizar a baixa para aquela conta bancária, agrupando os lotes de baixa por empresa.
    A informação da variável "DAC_NR_CONTA_COMPENS", utilizada na rotina de arquivo retorno, preencherá o campo de número da conta bancária com DV (dígito de verificação). Desta forma, o sistema realiza a consulta da conta bancária cadastrada no Bimer por dois campos, do campo referente a variável "NR_CONTA_COMPENS" e do novo campo que será composto pela composição da variável "NR_CONTA_COMPENS" + "-" + "DAC_NR_CONTA_COMPENS" (Exemplo: xxxxx-x)

  3. Selecione o Layout do arquivo retorno e o caminho desse Arquivo enviado pelo banco.

    Dica:

    Normalmente o arquivo possui a extensão ".RET". As posições das variáveis do Arquivo de Retorno já devem estar previamente informadas na configuração da Criação dos registros.

  4. Marque suas preferências de baixa, incluindo os campos:
    CampoDescrição
    Gerar arquivo de Log

    Com os títulos identificados no arquivo

    • Marcada (Recomendado): ao final da leitura do Arquivo Retorno o sistema exibe um log com todas as ocorrências encontradas referentes aos títulos identificados no arquivo.
    • Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no Arquivo Retorno.
    Com os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro
    • Marcada: ao final da leitura do Arquivo Retorno será gerado um arquivo de log registrando apenas os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro.
    • Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no arquivo retorno mesmo em casos de inconsistência, crítica ou erro.
    Integração bancáriaAglutina movimento bancário
    • Marcada: esta opção será utilizada caso o sistema esteja configurado para integrar com o módulo Movimento bancário - Disponível, configurado no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível. Desta forma, quando houver mais de um título sendo baixado na importação do Arquivo Retorno, o sistema criará um movimento bancário para cada grupo de títulos com a mesma data de vencimento no Disponível com a descrição informada no campo abaixo Nrº do documento.
    • Desmarcada: o sistema criará um movimento bancário para cada título no módulo Movimento Bancário - Disponível.
    Nrº do documento

    Esta informação será utilizada para identificação da baixa no módulo Movimento Bancário - Disponível.

    Atenção:

    Caso opte pela aglutinação e o número do documento não for informado neste campo, os títulos não serão aglutinados.


  5. Clique em Ok.