Antes de iniciar a utilização do aplicativo Conciliare é importante que as seguintes configurações no Bimer já tenham sido realizadas: 


Cadastrar Forma de Pagamento


Configure no mínimo uma forma de pagamento com o tipo Cartão

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Forma de pagamento.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre a Forma de Pagamento, incluindo os campos:

    Campo Descrição
    Tipo Selecione o tipo Cartão.
    Aba Campo Descrição
    Convênio Convênio Informe a administradora do cartão que será utilizada para as vendas.
    Convênio x Parcela

    Realize o vínculo do Convênio com a Parcela.

    A Alíquota retenção convênio refere-se a um percentual que a empresa cedente do serviço de cartão cobra para a empresa sobre cada venda realizada.

  4. Clique em Ok.

Caso trabalhe com SiTEF (Solução Inteligente para Transferência Eletrônica de Fundos), insira também as formas de pagamentos utilizadas com cartão no Configurador Bimer, em Financeiro/ Outros Cadastros/ Forma de Pagamento SiTef.



Definir Opções de Integração


Este recurso deve ser configurado para informar quais empresas integrarão com o Conciliare.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral / Ferramentas / Opções de integradores.
  2. Marque a opção habilitar integração, na aba Conciliare.
  3. Caso seja o primeiro acesso, realize o login no passaporte Alterdata.
  4. Selecione a empresa assinante.
  5. Na aba Conciliare, informe os dados necessários, incluindo os campos:

    Campo

    Descrição

    Código do assinante Este é o seu código de cliente cadastrado na Alterdata.
    Código do cliente no Concil

    Este é um código que a empresa Concil® gera internamente sobre cada cliente da Alterdata que possui a integração, onde a Concil® deve repassá-lo ao consultor VIP/analista Alterdata para que a integração possa ocorrer, e assim o sistema Bimer exportará os dados dos títulos direto para o código informado neste campo.

    Data de início de Integração A data inicial para envio das vendas em cartão de crédito para o Conciliare. Serão enviadas as vendas que contenham data de emissão igual ou superior à informada.
    Código da Filial no Concil

    Informe a empresa no Bimer que enviará os dados para as administradoras e, em Código da Filial, o código correspondente dessa empresa no Concil®.

    Formas de pagamento em cartão

    Para cada forma de pagamento selecione a bandeira do cartão e as adquirentes, que são as intermediárias entre a empresa e as administradoras de cartões, geralmente proprietárias do POS ou TEF utilizado. Aqui são apresentadas todas as formas de pagamento cadastrados no Bimer com o tipo cartão.

    Gerar os lotes de baixa marcados para liberação automática
    • Marcada: ao receber o título, o sistema criará um lote de baixa no Contas a receber (FinAReceber) que, em conjunto com a tarefa GELiberaLoteBaixaAReceber (executada através do aplicativo GEAgente), liberará automaticamente o lote criado.

      Para o cadastro da Tarefa, acesse o Configurador Bimer em Geral/ Tarefas e aponte para o sistema GELiberaLoteBaixaAReceber. Em seguida, cadastre a Tarefa agendada vinculando a tarefa criada.

    • Desmarcada: ao receber o título, o sistema criará um lote de baixa no Contas a receber (FinAReceber) e mesmo em conjunto com a tarefa GELiberaLoteBaixaAReceber (executada através do aplicativo GEAgente) o lote permanecerá em Aberto, ou seja, o usuário deverá acessar os lotes de baixa criados e realizar a liberação de maneira manual.
    Gerar lotes de baixa por bandeira
    • Marcada: os lotes de baixa serão agrupados também por bandeira do cartão de crédito, de acordo com a configuração da forma de pagamento. Dessa forma, para cada empresa, data de vencimento diferente e bandeira distintas, será gerado um lote de baixa diferente.
    • Desmarcada: apenas serão obedecidos os agrupamentos por empresa e por data de vencimento.
    Gerar lotes de baixa agrupados por forma de pagamento
    • Marcada: os lotes de baixa serão agrupados também pelas formas de pagamento em cartão. Para cada empresa, data de vencimento diferente e forma de pagamento distinta será gerado um lote de baixa diferente.
    • Desmarcada: serão obedecidos os agrupamentos por empresa e por data de vencimento.

      Pode-se usar as opções Gerar lotes de baixa por bandeira e Gerar lotes de baixa por forma de pagamento ao mesmo tempo, dessa maneira, será criado um lote de baixa diferente a cada empresa, data de vencimento, bandeira e forma de pagamento distintos.

    Integração com PDV
    • Alterdata: essa opção deve ser selecionada caso utilize o PDV Alterdata. Com isso, será disponibilizada no campo Formas de pagamento em cartão a coluna Adquirentes. Indique quais são as adquirentes utilizadas para cada forma de pagamento do tipo Cartão.
    • Terceiros: essa opção deve ser selecionada para clientes que utilizem um outro sistema de PDV.
    Informações de Baixa Descreva o tipo de baixa que será utilizado nos recebimentos. É necessário informar o Tipo de baixa final (gera numerário), o Tipo de baixa parcial (gera numerário) e o Evento para taxa de administração (esse tipo baixa deve ser cadastrado com o tipo Dedução, pois é o valor a ser deduzido da taxa da administradora do cartão).
  6. Clique em Ok.


Selecionar a Forma de Pagamento no PDV


No lançamento da venda pelo PDV deve-se vincular a forma de pagamento configurada como cartão no fechamento da operação. Com as configurações já feitas no sistema, através da opção de pagamento escolhida e a venda finalizada, serão gerados os títulos no financeiro que serão integrados com o sistema Conciliare. Lembrando que, atualmente, apenas os títulos originados do PDV são enviados para o Conciliare.

  1. Realize a venda pelo PDV.
  2. Escolha a opção de pagamento F4 – Cartão.
  3. Finalize a venda.

Dica:

Acesse o manual do PDV Alterdata para saber mais detalhes sobre a rotina de venda no PDV.