Antes de iniciar a utilização do aplicativo Conciliare é importante que as seguintes configurações no Bimer já tenham sido realizadas: 

Cadastrar Forma de Pagamento


Configure no mínimo uma forma de pagamento com o tipo Cartão


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Forma de pagamento.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre a Forma de Pagamento, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    TipoSelecione o tipo Cartão.
    AbaCampoDescrição
    ConvênioConvênioInforme a administradora do cartão que será utilizada para as vendas.
    Convênio x Parcela

    Realize o vínculo do Convênio com a Parcela.

    A Alíquota retenção convênio refere-se a um percentual que a empresa cedente do serviço de cartão cobra para a empresa sobre cada venda realizada.

  4. Cadastre as demais informações pertinentes a nova forma de pagamento.
  5. Clique em Ok.

    Caso trabalhe com SiTEF (Solução Inteligente para Transferência Eletrônica de Fundos), insira também as formas de pagamentos utilizadas com cartão no Configurador Bimer, em Financeiro/ Outros Cadastros/ Forma de Pagamento SiTef.





Definir Opções de Integração


Este recurso deve ser configurado para informar quais empresas integrarão com o Conciliare.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral / Ferramentas / Opções de integradores.
  2. Marque a opção Habilitar integração, na aba Conciliare.
  3. Realize o login no passaporte Alterdata, caso seja o primeiro acesso.
  4. Na aba Conciliare, informe os dados necessários, incluindo os campos:
    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...  

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    Campo

    Descrição

    Código do assinanteEste é o seu código de cliente cadastrado na Alterdata.
    Tipo de integração

    Selecione qual integrador o Conciliare irá utilizar: Boa Vista ou Concil

    Ao selecionara opção Boa Vista, será exibida a coluna Código de integração no campo Empresas, para inserção do código da empresa no Boa Vista®.

    Boa Vista
    Informe a chave de acesso e chave secreta Boa Vista® para configurar a integração com o Conciliare.
    Concil

    Informe o código do cliente Concil®.

    Este é um código que a empresa Concil® gera internamente sobre cada cliente da Alterdata que possui a integração, onde a Concil® deve repassá-lo ao consultor VIP/analista Alterdata para que a integração possa ocorrer, e assim o sistema Bimer exportará os dados dos títulos direto para o código informado neste campo.

    Data de início de IntegraçãoA data inicial para envio das vendas em cartão de crédito para o Conciliare. Serão enviadas as vendas que contenham data de emissão igual ou superior à informada.
    Empresas

    Selecione as empresas assinantes.

    Formas de pagamento em cartão

    Clique em para selecionar as formas de pagamento utilizadas na integração Bimer X Conciliare. Na tela de seleção são apresentadas todas as formas de pagamento cadastradas no Bimer com o tipo cartão.

    Além de selecionar as formas de pagamento, é necessário informar a bandeira do cartão e as adquirentes, sendo as intermédias entre a empresa e as administradoras de cartões, geralmente proprietárias do POS ou TEF utilizado.

    Gerar os lotes de baixa marcados para liberação automática
    • Marcada: ao receber o título, o sistema criará um lote de baixa no Contas a receber (FinAReceber) que, em conjunto com a tarefa GELiberaLoteBaixaAReceber (executada através do aplicativo GEAgente), liberará automaticamente o lote criado.

      Para o cadastro da Tarefa, acesse o Configurador Bimer em Geral/ Tarefas e aponte para o sistema GELiberaLoteBaixaAReceber. Em seguida, cadastre a Tarefa agendada vinculando a tarefa criada.

    • Desmarcada: ao receber o título, o sistema criará um lote de baixa no Contas a receber (FinAReceber) e mesmo em conjunto com a tarefa GELiberaLoteBaixaAReceber (executada através do aplicativo GEAgente) o lote permanecerá em Aberto, ou seja, o usuário deverá acessar os lotes de baixa criados e realizar a liberação de maneira manual.
    Gerar lotes de baixa por bandeira
    • Marcada: os lotes de baixa serão agrupados também por bandeira do cartão de crédito, conforme a configuração da forma de pagamento. Dessa forma, para cada empresa, data de vencimento diferente e bandeira distintas, será gerado um lote de baixa diferente.
    • Desmarcada: apenas serão obedecidos agrupamentos por empresa e por data de vencimento.
    Gerar lotes de baixa agrupados por forma de pagamento
    • Marcada: os lotes de baixa serão agrupados também pelas formas de pagamento em cartão. Para cada empresa, data de vencimento diferente e forma de pagamento distinta será gerado um lote de baixa diferente.
    • Desmarcada: serão obedecidos agrupamentos por empresa e por data de vencimento.

      Pode-se usar as opções Gerar lotes de baixa por bandeira e Gerar lotes de baixa por forma de pagamento ao mesmo tempo, dessa maneira, será criado um lote de baixa diferente a cada empresa, data de vencimento, bandeira e forma de pagamento distintos.

    Integração com PDV
    • Alterdata: essa opção deve ser selecionada caso utilize o PDV Alterdata. Com isso, será disponibilizada no campo Formas de pagamento em cartão a coluna Adquirentes. Indique quais são as adquirentes utilizadas para cada forma de pagamento do tipo Cartão.
    • Terceiros: essa opção deve ser selecionada para clientes que utilizem outro sistema de PDV. Ou seja, para que sistemas de outras empresas possam integrar os títulos gerados ao Conciliare. Atualmente a integração de terceiros é realizada apenas com o sistema da Interfacenet onde pode-se receber os títulos gerados a partir do PDV deste sistema, para serem integrados com o Bimer e futuramente levados ao Conciliare.
    Informações de Baixa

    Este campo deve ser preenchido com os tipos de baixa que serão utilizados quando os recebimentos forem enviados para o sistema Bimer, onde os cadastros dos tipos de baixa serão vinculados nos lotes de baixa.

    • Tipo de baixa final (gera numerário): Usado quando o título for baixado totalmente gerando valores a receber para a empresa;
    • Tipo de baixa parcial (gera numerário): Usado quando o título for baixado parcialmente gerando valores a receber para a empresa;
    • Tipo de baixa final (sem numerário): Será utilizado para serem baixados títulos no sistema Bimer sem numerário, os quais foram emitidos, mas por algum motivo não serão aproveitados.
    • Evento para taxa de administração: Este evento deve ser cadastrado com o tipo 'Dedução', pois ele registrará o valor a ser deduzido pela Administradora do cartão conforme a taxa cobrada sobre cada pagamento.
  5. Clique em Ok.


Selecionar a Forma de Pagamento no PDV


No lançamento da venda pelo PDV deve-se vincular a forma de pagamento configurada como cartão no fechamento da operação. Com as configurações já feitas no sistema, através da opção de pagamento escolhida e a venda finalizada, serão gerados os títulos no financeiro que serão integrados com o sistema Conciliare. Lembrando que, atualmente, apenas os títulos originados do PDV são enviados para o Conciliare.

  1. Realize a venda pelo PDV.
  2. Escolha a opção de pagamento F4 – Cartão.
  3. Finalize a venda.


Dica:

Acesse o manual do PDV Alterdata para saber mais detalhes sobre a rotina de venda no PDV.