A aba Serviços da análise de Contatos é composta pelos objetos:
Contatos até [Data]
Esta área mostra o número de contatos abertos, considerando apenas a venda de serviços, até o último dia do mês de referência para consulta (caso o mês consulta seja anterior ao mês corrente), ou até o dia anterior à data atual (quando o mês de referência para consulta for igual ao mês corrente).
Estudos e Interpretações
- O processo de venda de serviços possui características diferentes do processo de venda de um produto. Dependendo do tipo de produto comercializado, um cliente não volta a comprar de novo. Porém, na venda de um serviço (consultoria, por exemplo) o cliente pode realizar a compra diversas vezes. Então a empresa precisa trabalhar para “despertar” no cliente a necessidade de adquirir aquele mesmo serviço novamente.
- Comparando as informações desta área com as informações de outras áreas apresentadas neste painel, é possível avaliar o nível das vendas de serviços.
Contatos até [Data do Ano Anterior]
Esta área mostra o número de contatos abertos, considerando apenas a venda de serviços no ano anterior até o mês equivalente ao mês/ano de referência para consulta.
Estudos e Interpretações
- Comparando as informações desta área com as informações de outras áreas apresentadas neste painel, é possível avaliar o nível de venda de serviços.
% contatos até [Data] x [Data do Ano Anterior]
Esta área do painel tem por objetivo apresentar o progresso do número de contatos abertos até o período sob consulta em relação ao número de contatos abertos no mesmo período do ano anterior, sob forma de um indicador visual.
Estudos e Interpretações
- Com estas informações o gestor terá uma visão clara da situação da empresa em relação ao último ano, percebendo se o total de abertura de contatos está crescendo, encolhendo ou mantendo-se estável.
- Por exemplo, se no último ano até o mês de setembro a empresa abriu um número X de contatos e, no ano atual, abriu apenas X - 1, o que pode estar havendo de errado? Assim é possível levantar uma bandeira vermelha, indicando que ações corretivas precisam ser tomadas.
Contatos ATIVOS + PASSIVOS até [Data]
Este gráfico apresenta uma comparação entre o número de contatos para vendas de serviços no ano de referência de consulta e o número de contatos para vendas de serviços no período equivalente nos três últimos anos. As barras que compõem o gráfico mostram o número de contatos que foram abertos no período e o número de contatos que permanecem em aberto nestes anos.
Estudos e Interpretações
- É possível fazer uma boa avaliação de um indicador de desempenho somente quando seu resultado é comparado com períodos anteriores. Assim será possível analisar se o cenário consultado está melhor, igual ou pior em relação a outros períodos.
Contatos que foram abertos
Este gráfico apresenta mensalmente, a partir do ano passado, como parâmetro de consulta até três anos antes, o saldo de contatos Ativos e Passivos que foram abertos para venda de serviços.
Separado por linhas, o gráfico mostra separadamente o número total de contatos (Ativos e Passivos), o número de contatos considerando apenas a forma Ativa, e o número de contatos considerando apenas a forma Passiva.
Estudos e Interpretações
- Desta forma será possível não apenas analisar o volume de contatos que se está conseguindo abrir, mas também qual está tendo melhor desempenho, os contatos ativos ou os contatos passivos. Assim, o gestor poderá realizar ações para corrigir, caso necessário, o desempenho da equipe de vendas.
Grupo de produto até [Data]
Este gráfico apresenta, em ordem decrescente, quais são os grupos que estão tendo melhor desempenho. Mostrando o número de contatos que foram abertos para cada um deles, e comparando com o número de contatos abertos no ano anterior.
Estudos e Interpretações
- Caso a empresa ofereça um número grande e diversificados tipos de serviços, é recomendável que estes serviços sejam agrupados por similaridade. Assim, será possível identificar quais destes grupos estão com melhor desempenho em venda.
- Com isso, será possível definir ações para atuação diferente para cada grupo. Não apenas identificar os melhores grupos, como também verificar se o desempenho de cada um está melhor, igual ou pior que no ano anterior.