Ao optar por gerar um lote de lançamentos contábeis do Financeiro, será aberta uma tela de filtros onde deverá ser definido os parâmetros que serão utilizados para gerar os lançamentos.


  1. Acesse a aba Lançamentos Contábeis, no Cobertura Contábil.
  2. Clique em Gerar lançamentos contábeis.
  3. Escolha a opção Financeiro.
  4. Selecione uma das opções de como serão gerados os lançamentos e clique em Avançar

      Processamento por Empresa

    Preencha os dados necessários, incluindo os campos abaixo, e clique em Avançar após cada tela de filtro:

    Campo Descrição
    Considera a empresa do filtro como a empresa do lote de baixa do título
    • Marcada: a opção Processa os títulos utilizará a empresa do cadastro do título e a opção Processa as baixas utilizará a empresa do lote de baixa.
    • Desmarcada: as opções Processa os títulos e Processa as baixas utilizarão a empresa do cadastro do título para filtro.  
    Exemplo:

    Um determinado título é cadastrado para a Empresa 1, porém ao efetuar a baixa desse título, a Empresa do lote de baixa é a 2.

    . Com a configuração marcada, a baixa do título será gerada apenas se for informada a empresa 2 (Empresa do lote de baixa).
    . Com a configuração desmarcada, a baixa do título será gerada apenas se for informada a empresa 1.

    Grupo Opção Descrição

    Dados


    Contas a pagar


    • Processa os títulos: Considera para geração do lote contábil títulos criados no Contas a pagar (baixados ou não) que ainda não foram contabilizados. Marcando esta opção, será habilitado ainda nesta tela os campos de Períodos, para que nestes seja possível informar períodos específicos da ocorrência do fato contábil para processamento do lote.

    • Processa as baixas: Considera para geração do lote contábil baixas realizadas no Contas a pagar que ainda não foram contabilizadas.
    Marcando esta opção será habilitada a opção abaixo, Gera um lote contábil para cada documento informado na baixa (a pagar ou a receber), para que seja possível gerar um lote único com todos os lançamentos ou lotes desmembrados para cada número de documento diferente existente nos lotes de baixa do período.

    Dica:

    Nos processamentos de títulos e baixas, tanto do contas a pagar quanto do a receber, é permitido marcar ambas as opções, ou seja, configurar para que o processamento seja realizado considerando tanto novos títulos cadastrados e ainda não contabilizados (processa os títulos) como as baixas realizadas e ainda não contabilizadas (processa as baixas).

    Contas a receber

    • Processa os títulos: Considera para geração do lote contábil títulos criados no Contas a receber (baixados ou não) que ainda não foram contabilizados. Marcando esta opção será habilitado, ainda nesta tela, os campos de Períodos para que nestes seja possível informar períodos específicos da ocorrência do fato contábil para processamento do lote.

    • Processa as baixas: Considera para geração do lote contábil, baixas realizadas no Contas a receber que ainda não foram contabilizadas.
    Marcando esta opção, será habilitada a opção abaixo, Gera um lote contábil para cada documento informado na baixa (a pagar ou a receber), para que seja possível optar por gerar um lote único com todos os lançamentos ou gerar lotes desmembrados para cada número de documento diferente existente nos lotes de baixa do período.

    • Gera um lote contábil para cada documento informado na baixa (a pagar / a receber):
    Marcada: o sistema gera um lote contábil para cada número ou descrição de documento informado no campo Documento, na rotina de baixa manual, presente no Contas a receber e no Contas a pagar. Caso o sistema verifique que existem lotes de baixas em que o campo Documento não está preenchido, os lançamentos serão agrupados em um único lote.
    Desmarcada: o sistema gera um lote único com todos os lançamentos de baixa do período filtrado.

    Esta opção estará disponível somente se estiver marcada a opção Processa as baixas como opção de contabilização dos títulos.


    Conciliação bancária / Transferência

    A opção de conciliação bancária/transferência refere-se à contabilização dos movimentos bancários da empresa. Um dos objetivos é confirmar a compensação de lançamentos baixados anteriormente (como cheques, por exemplo), assim como contabilizar as transferências (já que estas não geram títulos), coletando essas informações do Disponível. Marcando esta opção será habilitado, ainda nesta tela, o campo de Período de conciliação da movimentação bancária para preenchimento.

    Exemplo:

    Digamos que você gere um título e realize a baixa do mesmo com cheque. Esse título será baixado, porém ainda não será conciliado (devido ao período de compensação do cheque), gerando esse lançamento em uma conta bancária chamada Conta transitória. Quando o cheque for compensado (conciliado) será gerado o lançamento de conciliação bancária, retirando o valor da conta transitória e lançando efetivamente na conta contábil do banco.


    Caso contabilize transferências que possuem origem em diversas empresas porém destino em uma mesma empresa, os lotes contábeis das saídas serão criados agrupados por empresa.
    Exemplo: Foram feitas as transferências da empresa A, B e C para a empresa E. Neste caso, será gerado um lote para a empresa E com todos os lançamentos de entrada e um lote de saída para cada empresa (A, B e C).

    Lote Contábil ERP Novo Lote O sistema gera um novo lote no momento do processamento dos lançamentos contábeis. Com isso, o aplicativo habilita o campo Descrição para que neste campo o usuário possa definir o nome do novo lote gerado.
    Incluir em um lote já existente Após já ter gerado um lote contábil, o usuário opta por, ao invés de criar um novo lote, lançar os registros filtrados em um lote criado anteriormente. Pra isso, basta informar o lote já existente no campo de busca apresentado abaixo.
    Descrição

    Optando para que o sistema gere um Novo lote na opção acima do processamento do Lote Contábil ERP, o sistema habilitará este campo para que, através deste, seja informado o nome deste novo lote gerado. O sistema apesenta automaticamente uma descrição sugestiva como forma de identificar o lote, permitindo alterar a descrição Cont. Financeiro Emp.(<CÓDIGODAEMPRESA>) conforme a sua preferência.

    Períodos

    Neste quadro são apresentadas as opções de filtros para geração do lote pelo período especificado. Os campos das datas disponíveis para o filtro variam dependendo das opções marcadas no quadro Dados.

    Caso o período não seja informado, o sistema realizará a contabilização de todos os lançamentos, independente da data.


    Dica:

    Com o objetivo de otimizar a rotina, nesta tela de filtro também é possível que o sistema apresente as mesmas telas de configurações contábeis em Contábil/ Gerais e Impostos do sistema, para que possa alterar suas preferências sobre como os lançamentos serão contabilizados no momento da geração do lote contábil. Para ter acesso a esta tela habilite o acesso Mostrar tela de configurações, localizado no módulo Cadastro de Usuários (CadastroUsuarios) em Usuário / Perfil do Usuário / Cobertura Contábil / Ferramentas / Gerar lançamentos contábeis / Gerar lançamentos do financeiro / Mostrar tela de configurações.

      Seleção de Empresas e Tipos de Lançamentos

    Através desta rotina é possível informar várias empresas para processamento dos lançamentos contábeis. Preencha os dados necessários, incluindo os campos abaixo, e clique em Avançar após cada tela de filtro:

    Grupo Campo Descrição
    Dados Contas a Pagar

    Processa os títulos: Considera para geração do lote contábil títulos criados no Contas a pagar (baixados ou não) que ainda não foram contabilizados. Marcando esta opção será habilitado, ainda nesta tela, os campos de Períodos para que nestes seja possível informar períodos específicos da ocorrência do fato contábil para processamento do lote.

    • Processa as baixas: Considera para geração do lote contábil baixas realizadas no Contas a pagar que ainda não foram contabilizadas.
    Marcando esta opção será habilitada a opção abaixo, Gera um lote contábil para cada documento informado na baixa (a pagar ou a receber), para que seja possível optar por gerar um lote único com todos os lançamentos ou gerar lotes desmembrados para cada número de documento diferente existente nos lotes de baixa do período.

    Aqui é permitido marcar ambas as opções, ou seja, configurar para que o processamento seja realizado considerando tanto novos títulos cadastrados e ainda não contabilizados (processa os títulos) como as baixas realizadas e ainda não contabilizadas (processa as baixas). Esse funcionamento abrange títulos a pagar e a receber.

    Contas a receber

    Processa os títulos: Considera para geração do lote contábil títulos criados no Contas a receber (baixados ou não) que ainda não foram contabilizados. Marcando esta opção será habilitado, ainda nesta tela, os campos de Períodos para que nestes seja possível informar períodos específicos da ocorrência do fato contábil para processamento do lote.

    • Processa as baixas:
    Considera para geração do lote contábil baixas realizadas no Contas a receber que ainda não foram contabilizadas.
    Marcando esta opção será habilitada a opção abaixo, Gera um lote contábil para cada documento informado na baixa (a pagar ou a receber), para que seja possível optar por gerar um lote único com todos os lançamentos ou gerar lotes desmembrados para cada número de documento diferente existente nos lotes de baixa do período.

    Conciliação bancária / Transferência

    A opção de conciliação bancária/transferência refere-se à contabilização dos movimentos bancários da empresa. Um dos objetivos é confirmar a compensação de lançamentos baixados anteriormente (como cheques, por exemplo), assim como contabilizar as transferências (já que estas não geram títulos), coletando essas informações do Disponível. Marcando esta opção será habilitado, ainda nesta tela, o campo de Período de conciliação da movimentação bancária para preenchimento.

    Exemplo:

    Digamos que você gere um título e realize a baixa do mesmo com cheque. Esse título será baixado, porém ainda não será conciliado (devido ao período de compensação do cheque), gerando esse lançamento em uma conta bancária chamada Conta transitória. Quando o cheque for compensado (conciliado), será gerado o lançamento de conciliação bancária, retirando o valor da conta transitória e lançando efetivamente na conta contábil do banco.


    Caso contabilize transferências que possuem origem em diversas empresas porém destino em uma mesma empresa, os lotes contábeis das saídas serão criados agrupados por empresa.
    Exemplo: Foram feitas as transferências da empresa A, B e C para a empresa E. Neste caso, será gerado um lote para a empresa E com todos os lançamentos de entrada e um lote de saída para cada empresa (A, B e C).

    Descrição Aqui o sistema já apesenta automaticamente uma descrição sugestiva como forma de identificar o lote, permitindo alterar a descrição conforme a sua preferência. Ex: Cont. Financeiro Emp.(<CÓDIGODAEMPRESA>).
    Períodos

    Neste quadro são apresentadas as opções de filtros para geração do lote pelo período especificado. Os campos das datas disponíveis para o filtro variam dependendo das opções marcadas no quadro Dados

    Caso o período não seja informado, o sistema realizará a contabilização de todos os lançamentos, independente da data.

    Dica:

    Com o objetivo de otimizar a rotina, nesta tela de filtro também é possível que o sistema apresente as mesmas telas de configurações contábeis em Contábil/ Gerais e Impostos do sistema, para que possa alterar suas preferências sobre como os lançamentos serão contabilizados no momento da geração do lote contábil. Para ter acesso a esta tela, habilite o acesso Mostrar tela de configurações, localizado no módulo Cadastro de Usuários (CadastroUsuarios) em Usuário / Perfil do Usuário / Cobertura Contábil / Ferramentas / Gerar lançamentos contábeis / Gerar lançamentos do financeiro / Mostrar tela de configurações.

    Dica:

    Para os filtros de Pessoas, Operações, Naturezas de lançamento, Documentos e Contas bancárias selecione mais de um registro através das teclas de CTRL ou SHIFT. O atalho CTRL + A para selecionar todos os registros também está disponível nas localizações, com exceção apenas da localização de naturezas de lançamento. 

  5. Clique em Concluir.

  6. Confirme a geração dos lançamentos.

  7. Aguarde o processamento até que o sistema conclua a rotina e informe o número de lançamentos contábeis gerados no lote criado. 

    Caso algum lançamento deixe de ser gerado por questões de configurações específicas ou rotinas do sistema, é emitida uma relação de ocorrências ao término da geração do lote, contendo todas as informações a respeito do motivo do lançamento não ser contabilizado. Todos esses registros podem ser analisados também, a qualquer momento, através do botão Visualizar, localizado no campo Lotes da aba Lançamentos Contábeis. Após realizar os devidos ajuste, você ainda poderá realizar o Alinhamento de Log cujo recurso também se encontra no menu da aba Lançamentos Contábeis para que seja executado um alinhamento e recrie a "capa" de lotes que contém lançamentos relacionados a um lote inexistente.

    Além disso, existem situações em que os lançamentos serão gerados, porém apresentarão divergências por informação duplicada ou falta de configuração. Para analisar esses casos, clique no botão vermelho da coluna <E> do próprio lançamento, onde será informado pelo sistema o problema ocorrido.