A autorização de pagamentos é uma ferramenta opcional na rotina de Cheques a pagar que possibilita autorizar pagamentos com cheques, imprimir as autorizações realizadas e, caso necessário, remover uma autorização já efetuada. Com isso, ao tentar assinar um cheque, não será possível baixar um cheque ainda não autorizado em Autorizar pagamentos. Da mesma forma, caso o cheque seja renegociado, será apresentada uma crítica caso a natureza de lançamento do cheque a ser criado esteja configurada para realizar a baixa na inclusão ou, caso a opção Baixar o cheque tenha sido marcada na parcela de renegociação. Todos esses pontos são bloqueados para que não seja possível realizar o pagamento de um cheque a pagar sem a devida autorização.  

Para que a opção Autorizar pagamentos seja apresentada na tela principal do aplicativo, é necessário que a opção Permitir assinar cheques somente após autorização de pagamento esteja habilitada no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Cheque/ A Pagar. Além disso, é imprescindível que o usuário também possua permissão para essa rotina no aplicativo Cadastro de Usuários em Perfil do Usuário/ Cheque a Pagar/ Arquivo/ Autorizar/Retirar autorização do pagamento.




Autorizar Pagamento


  1. Clique em Autorizar pagamentos, no menu do Cheque a Pagar.

  2. Realize o filtro para selecionar os cheques.

    Caso clique no ícone , a data informada manualmente será perdida e você configura a composição da data inicial e final, de maneira que o período seja atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção Dia atual - 1 dia, o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção Dia atual + 10 dias, o  sistema considerara o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - X diamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher.  

  3. Clique em Atualizar filtro.

    Dica:

    Para localizar um cheque específico, informe o número do mesmo no campo de busca do quadro cheques disponíveis.

  4. Selecione o cheque desejado no quadro cheques disponíveis.

  5. Clique em Adicionar ou Adicionar todos, no quadro Autorização, para adicionar o cheque selecionado ao lote.

    Ao adicionar cheques ao campo Autorização, é criado um Lote de autorização de pagamento que recebe um código numérico. Este lote só é criado quando o último lote já foi autorizado. É possível existir mais um lote em aberto, caso um deles tenha sido reaberto pela ferramenta Remover autorização de pagamento.

  6. Clique em Autorizar ou Autorizar todos para autorizar o pagamento de todos os lotes.



Retirar Autorização de Pagamentos


  1. Clique em Autorizar pagamentos, no menu do Cheque a Pagar.

  2. Realize o filtro para selecionar os cheques.

  3. Marque a opção Mostrar os cheques autorizados.
  4. Clique em Atualizar filtro.
  5. Selecione o lote do cheque autorizado no quadro Autorização.

  6. Clique em Retirar autorização

    Ao retirar a autorização, será removida a autorização de todos os cheques do lote de autorização de pagamento.



Imprimir Autorização de Pagamentos


  1. Clique em Autorizar pagamentos, no menu do Cheque a Pagar.

  2. Realize o filtro para selecionar os cheques.

  3. Clique em Atualizar filtro.
  4. Clique no botão  do campo Layout para impressão e informe o layout que será utilizado pelo sistema para imprimir a autorização de pagamento.

  5. Selecione o lote no campo Autorização.
  6. Clique em Imprimir autorização selecionada ou em Imprimir todas as autorizações para imprimir a autorização de todos os lotes.