Ao  gerar um movimento bancário a partir da baixa de um título, o movimento é apresentado no Disponível com o status " Pendente", salvo quando a forma de pagamento utilizada estiver configurada para gerar o movimento bancário já conciliado. Isto só ocorre quando o  Disponível  estiver configurado para integrar  esses movimentos do financeiro A Pagar  A Receber  da empresa.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível.
  2. Cadastre as opções do disponível, incluindo os campos:

    CampoOpçãoDescrição

    Máscara para montagem do histórico do controle bancário

    Integrar o Contas a Pagar / Disponível

    Com esta opção marcada, o sistema fará a integração entre os aplicativos Contas a pagar e Disponível. Selecionando esta opção, será habilitada também a opção abaixo Campos Disponíveis para o histórico das movimentações a pagar para selecionar um ou mais campos que devem ser apresentados no histórico das movimentações que tiveram origem do módulo Contas a pagar.

    Integrar o Contas a Receber / Disponível

    Com esta opção marcada, o sistema fará a integração entre os aplicativos Contas a receber e Disponível. Selecionando esta opção, será habilitada também a opção abaixo  Campos Disponíveis para o histórico das movimentações a receber para selecionar um ou mais campos que devem ser apresentados no histórico das movimentações que tiveram origem do módulo Contas a receber.

    Integração com Disponível para baixas utilizando a CONTA CAIXA

    Ao baixar um título, será criado no aplicativo Disponível um lançamento bancário pendente equivalente. Para CONTA CAIXA, é possível utilizar esta configuração com a finalidade de escolher com que tipo de data este lançamento será criado.

    • Data da baixa: data informada pelo usuário no momento da baixa. Esta data não pode ser a data atual.
    • data do processamento da baixa: data atual do momento da baixa gravada internamente pelo sistema não sendo possível alteração pelo usuário.

    Estas opções só afetarão baixas que utilizem CONTA CAIXA. Para as demais contas, será sempre utilizada a Data da baixa.

    Outras configuraçõesAtualizar conciliação automática após concluir a rotina de conciliar manualmente

    Essa opção será utilizada no Disponível quando utilizada a rotina de conciliação manual.

    • Marcada: o sistema atualizará os campos de movimentos e extrato bancário toda vez que a rotina de conciliar manualmente for concluída.
    • Desmarcada: o sistema só atualizará os campos Movimentos e Extrato bancário quando o usuário clicar no botão atualizar.
    Atualizar saldo aplicação automática ao realizar o realinhamento de saldo. Essa opção será utilizada no Disponível na rotina de Realinhamento de saldos.
    • Marcada: o sistema irá atualizar o saldo de aplicação automática do lançamento de saldo no banco de cada dia de acordo com os movimentos de aplicação automática existentes naquela data, recalculando os valores dos saldos.
    • Desmarcada: o sistema não irá atualizar o saldo aplicação automática do lançamento de saldo no banco de nenhuma data, sendo necessário realizar o preenchimento manualmente dessa informação.
    Limite de dias para importação de extrato bancárioEssa configuração serve como opção para verificar se o último lançamento que está sendo importado no extrato é inferior ao último lançamento que já existe no Disponível. Caso a diferença em dias do último lançamento do extrato for inferior ao limite estipulado nessa configuração, o sistema exibirá uma mensagem e pedirá confirmação para continuar com a importação.
    Usuários para e-mail

    Ao informar um ou mais usuários neste campo, será habilitado para o mesmo o botão "E-mail" contido na rotina de lançamento de movimento manual, assim como a transferência entre contas no sistema. Com isto, o usuário que estiver realizando a rotina pode optar por enviar um e-mail para todos os usuários cadastrados neste campo sempre que essas rotinas forem executadas.

    Serão apresentados os usuários no campo de busca, somente os usuários que tiverem seu e-mail cadastrado no Cadastro de usuário em Usuário/ Configurações do usuário/ E-mail/ Utilizar para recebimento de e-mails.

  3. Clique em Ok.