A rotina de Orçamento é utilizada no momento em que o departamento comercial da empresa elabora um documento de negociação inicial, visando atender as necessidades do cliente. Neste documento, estarão listadas as necessidades em relação aos produtos e serviços do contratante, junto com previsões de despesas do contratado, de modo a apresentar um valor para efetivação da demanda com um contrato contendo o tempo e os valores acordados.
Importante!! 
Antes de iniciar seu orçamento, é primordial que as configurações necessárias à rotina já tenham sido realizadas, assim como a criação dos modelos (proposta ou aditivo) e o cadastro dos adicionais personalizados, caso haja.
Fluxo dos Status
Antes de iniciar a utilização do sistema, é importante você entender, além do Fluxo principal do sistema, o Fluxo dos Status, uma vez que o sistema é controlado pelos status que seguem o fluxo abaixo. Esses status são alterados após ações ou clicando sobre eles conforme os passos descritos neste manual, porém, fique atento!! Até o status Aprovado, as alterações são feitas no menu Orçamentos - Locações e Serviços. Os orçamentos aprovados agora serão contratos que serão liberados no menu Gestão - Locações e Serviços e o status Execução é atribuído automaticamente a partir da primeira movimentação do orçamento, através do menu Movimentação - Locações e Serviços.
 
    
     
    
| Status | Descrição | 
|---|---|
| Em digitação | O orçamento está aberto para edições.  | 
| Pronto | O orçamento está Pronto.  Permite edições e também que seja gerada uma proposta a partir dele. | 
| Aguardando | Gerou a proposta?  Beleza! Agora é só Aguardar o cliente responder. Enquanto isso, o orçamento fica com este status e não pode ser editado. | 
| Aprovado | Obaaa! O cliente aceitou. Agora você tem um contrato aprovado com o cliente.  | 
| Reprovado | Que pena! Algo não agradou o cliente e ele rejeitou a proposta. A partir desse status, você pode editá-lo ao clicar sobre o status Reprovado e, em seguida Revisão, para realizar os ajustes necessários a fim de reenviar a proposta ao cliente. | 
| Revisão | 
 Após ser Reprovado, o status Revisão indica que é possível fazer edições, a exemplo do status Em digitação. | 
| Liberado | 
 Esqueceu algo ou quer incluir algo que não foi previsto na proposta? 
 | 
| Execução | Agora sim! Quando um contrato está com status Execução, significa que ele está ativo e que a empresa está em ação neste orçamento. | 
| Finalizado | Acabou!  Quando tudo for terminado, o contrato pode ser dado como Finalizado. É o usuário que deve apontar este status através do módulo Gestão - Locações e Serviços, e ele se encontra após o status Execução. | 
| Cancelado | Puxa, que pena!  
 | 
Novo Orçamento
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento será gerado.
- Clique em Novo orçamento.
- Cadastre o orçamento, incluindo os campos: - Grupo - Campo - Descrição - Informações iniciais - Cliente - Informe um trecho do nome do contratante ou pesquise pelo seu código. - Adicionais personalizados - Selecione um adicional personalizado que servirá como um auxílio na composição de preços dos itens do orçamento. - • O valor recebido pela empresa não entrará completamente para o resultado líquido. Sobre esse valor haverá, por exemplo, a incidência de tributos, o repasse de comissões, e outros valores que não ficam para a empresa, mas, sim, repassados ao governo ou a parceiros na prestação de serviços. 
 • Esta opção será habilitada somente se marcada a opção Utilizar adicionais personalizados no orçamento, localizada na seção Geral das configurações do sistema.
 • Acesse o manual Adicionais Personalizados - Locações e Serviços para saber mais.- Data de referência - Preencha a data do orçamento. - Previsão de Início/ Término - Informe a previsão de início e término do orçamento. - Objetivo do orçamento - Descreva, em poucas palavras (até 100 caracteres) a finalidade do orçamento. - Observação do orçamento - (Opcional) Descreva alguma observação do orçamento que julgue necessário. - Itens - Clique na aba correspondente, para informar os itens do orçamento: - Dica: - Caso identifique a necessidade de alterar a quantidade de diárias para todos os equipamentos e serviços inseridos no orçamento, clique em Preenchimento automático para alterá-los de forma rápida e prática. - Despesas e Repasses - Clique na aba correspondente à despesa e/ou repasse do orçamento: - Negociação e Entrega - Negociação - Clique em Selecionar para escolher a condição do pagamento. - Endereço de entrega - Selecione o endereço do cliente, onde será efetuada a entrega. - Resumo - Para fins de conferência, consulte o Resumo do seu orçamento calculado automaticamente pelo sistema, assim como os Adicionais personalizados que foram incluídos e, caso haja alguma divergência, realize a Edição ou, até mesmo, a Exclusão do item, despesa ou repasse e efetue um novo lançamento. 
- Clique em Salvar para que o seu orçamento seja exibido na tela principal de orçamentos, no status Em digitação
- Enviar sua proposta.
Editar Orçamento
A edição do orçamento é permitida somente antes do envio da proposta, ou seja, nos status Em digitação (do orçamento) ou Pronto (para envio da proposta).
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Editar , na linha referente ao orçamento no status Em digitação ou Pronto.
- Altere as informações necessárias.
- Clique em Alterar.
 
Excluir Itens, Despesas ou Repasses do Orçamento
A edição do orçamento é permitida somente antes do envio da proposta, ou seja, nos status Em digitação (do orçamento) ou Pronto (para envio da proposta).  Mas cuidado!!! A exclusão do lançamento é irreversível, após sua confirmação este será removido do sistema
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Editar na linha referente ao orçamento no status Em digitação ou Pronto.
- Clique em Excluir na linha referente ao lançamento que deseja excluir da seção Itens ou Despesas e Repasses.
- Confirme a excusão do item.
- Clique em Alterar.
Editar Itens, Despesas ou Repasses do Orçamento
A edição do orçamento é permitida somente antes do envio da proposta, ou seja, nos status Em digitação (do orçamento) ou Pronto (para envio da proposta).
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Editar na linha referente ao orçamento no status Em digitação ou Pronto.
- Clique em Editar na linha referente ao lançamento que deseja editar da seção Itens ou Despesas e Repasses.
- Altere as informações necessárias.
- Clique em Salvar.
- Clique em Alterar.
Duplicar Orçamento
Esta rotina permite criar um orçamento na mesma empresa, a partir dos dados de um orçamento já realizado, independente do seu status atual.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Duplicar na linha referente ao orçamento a ser duplicado.
- Altere as informações, caso necessário.
- Clique em Salvar para que o seu orçamento seja exibido na tela principal de orçamentos, no status Em digitação, de maneira que você possa enviar sua proposta.
Cancelar Orçamento
O Cancelamento do orçamento é permitido somente antes da aprovação   da proposta, ou seja, nos status  Em digitação (do orçamento),  Pronto (para envio da proposta), Aguardando (retorno da proposta) ou Reprovado (a proposta). Mas atenção!!!
O cancelamento é irreversível, mas ainda será exibido no sistema. Após sua confirmação, seu status ficará como Cancelado e não será mais permitido o envio da proposta, somente Visualizar o orçamento ou Imprimir a proposta realizada.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Mais opções e, em seguida Cancelar, na linha referente ao orçamento nos status Em digitação, Pronto, Aguardando ou Reprovado.
- Informe o motivo do cancelamento e confirme.
Excluir Orçamento
A Exclusão do orçamento é permitida somente antes do envio  da proposta, ou seja, nos status Em digitação  (do orçamento) ou  Pronto  (para envio da proposta).  Mas cuidado!!! A exclusão é irreversível, após sua confirmação este será removido do sistema.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Mais opções e, em seguida Excluir, na linha referente ao orçamento nos status Em digitação ou Pronto.
- Confirme a exclusão.
Visualizar Orçamento
Esta rotina permite consultar o orçamento após o envio da proposta para o contratante.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Mais opções em seguida Visualizar, na linha referente ao orçamento.
- Clique em Voltar para retornar à tela de orçamentos.
Gerar/ Enviar Proposta
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique no status do orçamento Em digitação ou Revisão e altere-o para Pronto (para envio da proposta), na linha referente.
- Confirme a alteração do status.
- Clique em Mais opções em seguida Gerar proposta, na linha referente ao orçamento no status Pronto.
- Selecione o modelo da proposta.
- (Opcional) Clique em Editar, para alterar alguma informação na proposta.
- Clique em Visualizar para ver a proposta antes do seu envio.
- Clique em Salvar para que o seu orçamento seja exibido na tela principal, no status Aguardando
- (Opcional) Imprima sua proposta.
- Após análise do contratante, sinalize com a aprovação ou a reprovação da sua proposta.
Aprovar Proposta
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique no status do orçamento Aguardando e altere-o para Aprovado, na linha referente.
- Confirme a alteração do status.
- Libere o Contrato para Separação no menu Gestão - Locações e Serviços.
Reprovar Proposta
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique no status do orçamento Aguardando e altere-o para Reprovado, na linha referente.
- Informe o motivo da reprovação da proposta e confirme, fazendo com que o seu orçamento seja exibido na tela principal, no status Reprovado.
- Revise a proposta reprovada e reenvie.
Revisar Proposta Reprovada
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique no status do orçamento Reprovado e altere-o para Revisão, na linha referente.
- Confirme a alteração do status.
- Clique em Editar , na linha referente ao orçamento.
- Altere as informações necessárias.
- Clique em Alterar, fazendo com que o seu orçamento seja exibido na tela principal, no status Revisão.
- Reenvie a sua proposta.
Editar Proposta
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Mais opções em seguida Editar proposta, na linha referente ao orçamento no status Aguardando.
- Clique em Editar.
- Altere as informações necessárias.
- Clique em Salvar.
- (Opcional) Clique em Imprimir na tela de assistente.
Imprimir Proposta
Esta rotina permite imprimir a proposta após o seu envio para o contratante.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Mais opções em seguida Imprimir proposta, na linha referente ao orçamento Aprovado, Reprovado, Cancelado, Liberado, Execução ou Finalizado.
- Clique em Imprimir na tela de assistente.
Excluir Proposta
Esta rotina permite excluir a proposta antes da aprovação do contratante.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Mais opções em seguida Excluir proposta, na linha referente ao orçamento.
- Confirme a exclusão da proposta, fazendo com que o seu orçamento seja exibido na tela principal, no status Pronto.
- Reenvie a sua proposta.
Consultar Observações do Orçamento
O filtro de contratos oferece acesso rápido a informações cruciais do orçamento do contrato de locação
- Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o contrato foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique para expandir para visualizar a observação do orçamento.
Consultar Linha do Tempo
O recurso Linha do tempo permite visualizar toda a “vida” de um contrato, exibindo suas mudanças de fases, ações realizadas, documentos gerados, entre outras informações. A linha do tempo de um contrato é possível ser visualizada em várias fases, a partir dos diversos menus dos módulo, como: Orçamento, Gestão - Locações e Serviços e Movimentação - Locações e Serviços.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Orçamentos.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Linha do tempo , na linha referente ao orçamento.
- (Opcional) Informe um trecho da sua busca no campo Pesquisar ou clique nas opções do quadro Filtrar linha do tempo para uma busca mais específica:- Requisições: É o momento em que é solicitada a separação do equipamento e/ou material junto ao setor de estoque/almoxarifado, que por sua vez atenderá a requisição definindo as séries ou lotes (caso os itens possuam) que serão enviadas ao destinatário.
- Expedições: É o momento em que o equipamento e/ou material separado será definitivamente movimentado para fora da empresa, em direção ao contratante.
- Medições: A medição é utilizada para registrar o que realmente aconteceu durante a execução daquele orçamento.
 
- Clique em Filtrar.
 
                   
      	







