Com o contrato Aprovado, é hora de conhecermos o módulo Gestão.
Até este momento consideramos cada registro como Orçamento, entretanto, a partir da aprovação do orçamento trataremos cada registro como Contrato. A Gestão é um fator determinante para o sucesso do negócio, pois existem diversas variáveis que precisam ser controladas em tempo real para garantir eficiência para o negócio e satisfação para o cliente. Pensando nisso, o módulo de Gestão é o responsável por registrar toda e qualquer alteração no contrato em execução, tais como, alterações de datas, acréscimos ou redução do número de diárias e também a inclusão, exclusão ou alteração nos itens e despesas desses contratos.
Fluxo dos Itens e Despesas
Antes de iniciar a utilização do menu Gestão, é importante você entender, além do Fluxo principal do sistema e o Fluxo dos status, o Fluxo dos Itens e Despesas, visto que, o módulo é controlado pelos status próprios para indicar sua situação.
    
     
    
| Status | Descrição | 
|---|---|
| Aberto | Primeiro status atribuído. Indica que não houve movimentação ou medição. | 
| Movimentado | Atribuído a partir da primeira requisição (equipamentos ou materiais). | 
| Atendido parcialmente | Significa que o item ou despesa possui medição parcial. | 
| Atendido totalmente | Atribuído ao itens ou despesas que já foram medidas em sua totalidade. | 
| Atendido com corte | Atribuído, ao finalizar o contrato, aos itens ou despesas atendidos, porém, abaixo do contratado. | 
| Cancelado | Atribuído, antes de finalizar o contrato, ao item ou despesa, originário do orçamento e excluído no ajuste do contrato. Também pode ser atribuído ao finalizar o contrato, aos itens ou despesas que não tiveram nenhuma medição. | 
Liberar Contrato para Separação
A liberação do contrato é uma rotina realizada após a aprovação da proposta enviada ao contratante. Agora, ele deve ser acessado por usuários que tenham autonomia para revisar esse contrato, ajustá-lo em casos de necessidade e liberá-lo para separação do equipamento e/ou material junto ao setor de estoque principal, e medição de serviços e/ou despesas, e demais ações no menu Movimentação - Locações e Serviços.
- Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Gestão.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique no status do contrato Aprovado e altere-o para Liberado (para movimentar), na linha referente.
- Confirme a alteração do status.
- Requisite o equipamento e/ou material no menu Movimentação - Locações e Serviços.
Editar Contrato
Esta rotina é utilizada quando há mudanças que podem ocorrer durante a execução de um contrato, por exemplo, quando o contratante solicita estendê-lo por mais alguns dias. A Edição do contrato visa permitir a realização destas alterações, mas nesse caso, pode ser cobrado do contratante um valor diferente do que consta na proposta e isso gerar dúvidas. Exceto se o contratante exigir, fica a critério da empresa gerar ou não o aditivo quando estas mudanças ocorrem.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Gestão.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Editar (contrato) , na linha referente ao contrato no status Liberado ou Execução.
- Altere as informações necessárias.
- Clique em Alterar.
Analisar Evolução do Contrato (Análise de resultado)
A Análise de resultado tem por objetivo apresentar ao usuário a evolução do contrato, que significa o percentual que já foi medido e também o que ocorreu durante a execução de cada contrato, fornecendo comparativos entre valores orçados, ajustados, realizados, diferenças e pendentes. Ao final da execução do contrato, também será possível visualizar as possíveis variações de cada item ou despesa.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Gestão.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Analisar resultado, na linha referente ao contrato nos status Liberado, Execução ou Finalizado. 
- Consulte o detalhamento de valores dos itens de cada categoria, separados pelas seguintes colunas. - Dica: - Nesta tela, também é possível ter uma visão do status de cada item, representados pelo ícone de “etiqueta” ao lado do nome do item. - Coluna - Descrição - Orçado - Valores dos itens ou despesas adicionados no orçamento. - Ajustado - Valores dos itens ou despesas ajustados (editados) no menu Gestão - Locações e Serviços. - Realizado - Valores já medidos dos itens ou despesas. - Pendente - Valores pendentes de medição dos itens ou despesas. Cálculo:- Realizado – Ajustado = Pendente - Variação - Valores dos itens ou Despesas obtidos ao final do contrato. Cálculo:- Realizado – Ajustado – Pendente = Variação - Diferença - Valores dos itens ou Despesas obtidos em função dos ajustes do contrato. Cálculo:- Ajustado – Orçado = Diferença 
Gerar/ Enviar um Aditivo de Proposta do Contrato
Pode acontecer de, após a proposta ter sido aprovada e assinada pelo contratante, você identificar a necessidade de incluir algo que não foi previsto na proposta. Neste caso, é possível Gerar um aditivo de proposta do contrato, elaborado de acordo com um Modelo de Aditivo personalizado para envio ao contratante.
Digamos que foram contratadas 100 horas de serviço, e após o serviço ter iniciado, foi necessário incluir mais 20 horas. Neste caso, o que chamamos aditivo de contrato é uma proposta complementar, contendo às 20 horas adicionais.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Gestão.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Editar (contrato) e inclua os aditivos a serem considerados na proposta de aditivo do contrato.
- Clique em Alterar.
- Clique em Mais opçõese, em seguida Gerar aditivo, na linha referente ao orçamento nos status Liberado ou Execução.
- Selecione o modelo de aditivo.
- (Opcional) Clique em Editar, para alterar alguma informação no aditivo de proposta.
- Clique em Visualizar para ver o aditivo antes do seu envio.
- Clique em Salvar.
- (Opcional) Imprima seu aditivo de proposta.
Cancelar Contrato
O Cancelamento do contrato é permitido somente antes da sua liberação para execução, ou seja, no status Aprovado (o orçamento).Mas atenção!!!
O cancelamento é irreversível, mas ainda será exibido no sistema. Após sua confirmação, seu status ficará como Cancelado e não será mais permitida nenhuma ação neste contrato.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Gestão.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e teve sua proposta aprovada.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Mais opçõese, em seguida Cancelar, na linha referente ao orçamento nos status Aprovado.
- Informe o motivo do cancelamento e confirme.
Finalizar Execução do Contrato
Até este momento, o contrato está com status Execução no menu Gestão - Locações e Serviços, e agora você precisa localizar esse contrato para Finalizado. Caso haja itens e despesas não medidos, seus status serão atualizados para Atendido com Corte ou Cancelado (se não tiver sido medida nenhuma quantidade).
Agora, só o que resta é acessar a análise de resultado, já que não são mais permitidas ações neste contrato… Afinal, ele está Finalizado!
- Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Gestão.
- Selecione a Empresa onde o contrato foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique no status do contrato Execução e altere-o para Finalizado, na linha referente.
- (Opcional) Acesse a análise de resultado para fins de consulta.
Consultar Observações do Contrato
O filtro de contratos oferece acesso rápido a informações cruciais do contrato de locação.
- Acesse a aba Faturamento / Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Gestão.
- Selecione a Empresa onde o contrato foi gerado.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique para expandir para visualizar a observação do orçamento.
Consultar Linha do Tempo
O recurso Linha do tempo permite visualizar toda a “vida” de um contrato, exibindo suas mudanças de fases, ações realizadas, documentos gerados, entre outras informações. A linha do tempo de um contrato é possível ser visualizada em várias fases, a partir dos diversos menus dos módulo, como: Orçamento, Gestão - Locações e Serviços e Movimentação - Locações e Serviços.
- Acesse a aba Faturamento/ Gestão de locações e serviços no menu do Bimer UP.
- Clique no menu Gestão.
- Selecione a Empresa onde o orçamento foi gerado e sua proposta aprovada.
- Informe um trecho do nome do cliente no campo Pesquisar ou clique em Filtros para uma busca mais detalhada.
- Clique em Linha do tempo , na linha referente ao contrato.
- (Opcional) Informe um trecho da sua busca no campo Pesquisar ou clique nas opções do quadro Filtrar linha do tempo para uma busca mais específica:- Requisições: É o momento em que é solicitada a separação do equipamento e/ou material junto ao setor de estoque principal, que por sua vez atenderá a requisição definindo as séries ou lotes (caso os itens possuam).Então, o equipamento e/ou material ficará disponíveis no estoque para expedição, para futuramente serem enviadas ao contratante (expedição).
- Expedições: É o momento em que o equipamento e/ou material separado será definitivamente movimentado para fora da empresa, em direção ao cliente.
- Medições: A medição é apontamento do que realmente foi utilizado durante a execução daquele contrato.
 
- Clique em Filtrar.
 
                   
      	









