Alterdata Backup - Serviço não encontrado.


Na abertura do Alterdata Backup é apresentada a mensagem: 


      "O Serviço não foi encontrado. Por favor, informe abaixo um IP/Host para localizarmos o mesmo. "

 

Solução

Dica 1 - Identificando se o serviço do Backup está ativo na máquina Servidora

Na máquina Terminal não está conseguindo encontrar o serviço na máquina servidora.

Primeiramente, verifique na máquina terminal se possui algum Anti-vírus, proxy, firewall , Domínio ou até mesmo se esta em um rede diferente, que poderia causar esse bloqueio para encontrar o serviço ativo no Servidor.


Visto isso, vá ao Servidor e faça as mesmas verificações, se no Servidor tiver algum Firewall, faça um teste parando ele e testando no terminal colocando o nome da MÁQUINA SERVIDORA ou IP, caso funcione, vá no firewall e verifique a possibilidade de adicionar as exceções todas portas e programas do Alterdata Backup.


Aqui está um passo-a-passo que serve de ajuda caso você não consiga adicionar as exceções - https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/04/como-liberar-aplicativos-e-portas-no-firewall-do-windows.html
Obs.: Serve para qualquer Windows.


Após isso, basta testar.

Abaixo segue uma dica de como saber o nome da máquina servidora:


Dica 2 - Identificando o nome da máquina Servidora e inserindo no Alterdata Backup

Na máquina Servidora abra o "CMD (Prompt de Comando)" utilizando o comando "WINDOWS + R" para abrir o Executar e digite "CMD", após é só apertar ENTER que abrirá o CMD.

Depois que o CMD estiver aberto você pode digitar "hostname" que irá mostrar o nome da máquina conforme imagem abaixo:

Tela do CMD com o comando hostname mostrando o nome logo abaixo:

Após saber o nome da máquina Servidora, vá até a máquina que está com a tela de "Serviço não encontrado" e coloque o nome do Servidor e teste.