Como área importante do processo de gestão do seu negócio e para garantir a segurança das informações da sua empresa, os  Relatórios Gerencias do Spice possuem permissões de usuários.

Você pode limitar quais relatórios gerenciais seus usuários terão acesso. Se o usuário não tiver acesso aos Relatórios Gerenciais, além de informar a senha ao tentar acessar os relatórios ao encerrar o Caixa, a Sangria, Resumo ou Encerramento do Caixa não serão impressos. Para definir as permissões de usuários, acesse o Cadastro de Usuários da retaguarda (Shop). 


  1. Acesse o Spice.
  2. Escolha como deseja acessar os Relatórios Gerenciais:

    Funções Administrativas  

    1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
    2. No grupo Outros, clique em Relatórios Gerenciais.
    Relatórios e Consultas  

    1. Clique em Relatórios e Consultas ou pressione F8, na tela principal do Spice.
    2. Clique em Relatórios Gerenciais.

  3. (Opcional) Clique em para habilitar a opção Selecionar múltiplos relatórios para impressão.

    Isso mesmo você pode marcar múltiplos relatórios gerenciais para visualizá-los.

  4. Selecione os relatórios.

    Os relatórios gerenciais estão organizados por grupos: Caixa, Produtos, Atendimento, Garçom e Taxa.

    Caixa

    Encerramento de Caixa  

    Este relatório será impresso automaticamente após o encerramento, permitindo visualizar os valores através desse relatório mesmo com o caixa aberto (para acompanhar como estão as vendas) e também após encerrado.

    • Valor de abertura de caixa;
    • Valores recebidos aglutinados por forma de pagamento;
    • Totais de sangria e suprimento;
    • Resumo de vendas informando qual valor recebido em "vendas balcão", Delivery e Mesa/Comanda;
    • Detalhamento de sangria e suprimento listando cada uma delas individualmente com suas respectivas observações e o total de taxa de serviço;
    • Total de vendas feitas no Spice On ou no iFood separadas e totalizadas por forma de pagamento.


    Caso trabalhe com Middleware e queira ter controle de seus pedidos por Delivery externo, no relatório de Encerramento de Caixa há um totalizador por tipo de Delivery e forma de pagamento. Assim você tem controle de faturamento por provedor, o que facilita a análise de quais formas de pagamento são mais utilizadas em pedidos de Deliverys externos.

    Fechamento de período (turno)  

    Analise neste relatório os totais gerais das vendas, gorjetas e valor de abertura de forma discriminada. Totalizadores não fiscais como suprimentos, sangrias e cancelamentos também serão apresentados.

    Entrega de Malote  

    Imprima este relatório para assinatura no ato da entrega do malote de caixa.

    Atendimento

    Tícket Médio por Pessoa  

    Utilize este relatório para saber a quantidade de visitas que seu estabelecimento teve e qual foi o ticket médio por pessoa.

    Assim você pode ter indicadores do comportamento do cliente, o que pode ser relacionado à satisfação com a empresa. Quanto maior for o valor, mais os clientes estão gastando nos pedidos, permitindo que você saiba qual o ticket médio dos pedidos que já foram encerrados e os ainda em aberto.

    Estatísticas de Comandas  

    Utilize este relatório se você precisa do total e média do tempo de uso, valor de consumo e o total de pessoas em determinada mesa.

    Tais estatísticas serão apresentadas neste relatório apenas após o fechamento da mesa. A opção de relatório Estatísticas de mesas ou Estatísticas de comandas estará presente nesta tela dependendo da Forma de Trabalho configurada nas Configurações do Spice.

    Taxas

    Total de Taxas  

    Utilize este relatório para analisar os totais de mesas atendidas e média de consumo.

    Produtos

    Cancelamento de Itens Lançados  

    Utilize este relatório para visualizar todos os pedidos, vendas e itens cancelados no período selecionado.

    Total por Grupo de Produtos  

    Em qual grupo de produtos foram feitas mais vendas em quantidade e valores? Utilize este relatório para extrair essa informação.

    Total por Produtos Vendidos  

    Este relatório permite que você visualize todos os produtos vendidos no período selecionado.

    Garçom

    Vendas por Garçom  

    Este relatório dará uma visão das vendas e serviços vinculados a cada Garçom. Deste modo, você terá uma clara visão do Garçom que realizou o maior número de vendas, por valores, no período selecionado.

    Gorjetas Recebidas  

    Utilize este relatório para extrair o valor total das gorjetas e quantidade total de vendedores.

    1. Selecione a opção Gorjetas.

    2. Selecione a opção Agrupado por garçom.

      Assim o próprio sistema fará a separação das gorjetas recebidas por cada Garçom.
      Para extrair esta informação, o tipo de troco deve estar definido como Gorjeta na aba Geral das Configurações do Spice.

    Taxas

     Total de Entrega   

    Utilize este relatório para analisar somente o valor total das taxas de entrega.

    O filtro Taxas de Entrega, quando marcado, exibe apenas o total das taxas de entrega informadas em seus pedidos.


  5. Clique em Visualizar Selecionados ou pressione F9.

    No rodapé dos relatórios gerenciais será impresso o campo Operador do Turno somente quando for impresso com base no turno. Caso selecione um período, não será apresentado.

  6. Selecione o turno.
  7. Informe o período de análise.

    Ao gerar um relatório gerencial no Spice e informar o período, há duas opções de filtro para você escolher o modelo que melhor se adapta a sua forma de trabalho.
    Elas são úteis quando for gerado XML de um Cupom Fiscal na data atual, que seja referente a uma venda finalizada em uma data anterior, onde você queira que esse valor seja considerado no relatório de fechamento atual.

    Considerar data do documento fiscal   

    Selecione esta opção para considerar as movimentações com os cupons fiscais emitidos no período (ainda que o fechamento da venda seja feita em data anterior).

    Considerar data do período   

    Selecione esta opção para que só considere as movimentações do período. As vendas geradas em outro período não serão consideradas, mesmo que os cupons fiscais tenham sido gerados na data do relatório.

     


  8. Confirme e clique em Imprimir.

    Os últimos 30 turnos serão exibidos. Desta forma, se o seu estabelecimento usa pelos menos 2 turnos por dia, é possível visualizar informações de pelo menos 15 dias, a partir da seleção de turnos.