Realize o cadastro dos fornecedores ou distribuidores dos produtos comercializados pela sua empresa.

Este cadastro possibilita integrar as movimentações de compras ao Conciliação Bancária Cash (Livro Caixa), incluir dados utilizados para Importação da Nota Fiscal Eletrônica, definir o acesso ao XML de NF-e das notas emitidas para determinado fornecedor, entre outros.

Cadastrar Fornecedor


  1. Clique na aba Compras, na tela principal do Shop.
  2. Clique no menu Fornecedores.
  3. Selecione a opção Cadastro de Fornecedores.
  4. Clique em Incluir.
  5. Clique nas abas do cadastro para informar os dados do fornecedor que será cadastrado:

    Dados Principais   

    Além dos dados básicos como nome/razão social, endereço, contatos (telefone, e-mail...), preencha os campos:

    Informação! Para informar mais de um endereço de e-mail, separe-os por "," (vírgula) ou ";" (ponto e vírgula). O campo Identificação estrangeira pode ser algum documento legal do fornecedor. Ele será habilitado se a UF do fornecedor for  EX e XX .

    CampoDescrição
    Ativo

    Caso queira inativar o cadastro, clique em para torná-lo inativo para movimentações no sistema.

    Fabricante

    Clique em para indicar que esse fornecedor também é o fabricante na cadeia de suprimentos.

    Laboratório

    Clique em para indicar que esse fornecedor se trata do laboratório do ramo de Ótica.

    Importar da Receita

    Certifique-se de que os dados do fornecedor importados sejam os atuais, pois eles podem estar desatualizados na Receita Federal Receita Federal.

    1. Clique em Importar da Receita.
    2. Informe o CNPJ.
    3. Clique em OK.
    Tipo de Pessoa
    • Pessoa Física
      Caso o fornecedor seja pessoa física, informe:

      1. Selecione a opção Fabricante para indicar que o fornecedor em questão é o fabricante dos itens fornecidos.
      2. Selecione a opção Não contribuinte caso o fornecedor não seja obrigado a possuir uma inscrição estadual, por não contribuir com o ICMS.

      3. Informe a regularidade em dias do fornecimento dos itens praticada pelo respectivo fornecedor.

      4. Informe o Apelido ou descrição para o fornecedor.

    • Pessoa Jurídica
      Caso o fornecedor seja pessoa jurídica, informe:

      1. Selecione a opção Fabricante para indicar que o fornecedor em questão é o fabricante dos itens fornecidos.
      2. Selecione a opção Calcula CSRF para que o sistema calcule Contribuições Sociais Retidas na Fonte (CSRF) para o fornecedor em questão.
      3. Selecione a opção Não contribuinte caso o fornecedor não seja obrigado a possuir uma inscrição estadual, por não contribuir com o ICMS.

      4. Informe a regularidade em dias do fornecimento dos itens praticada pelo respectivo fornecedor.

      5. Informe o Nome Fantasia ou descrição para o fornecedor.

    Faturamento
    1. Informe o Prazo Padrão praticado por esse fornecedor.
    2. Informe o Dia de vencimento dos títulos desse fornecedor.
      O dia informado será atribuído ao vencimento do título originado pelo documento de compra em que o respectivo fornecedor estiver vinculado.
    3. Informe o Dia de faturamento padrão para o faturamento dos títulos do fornecedor que será cadastrado.
      O dia informado será atribuído aos títulos gerados no sistema em que o respectivo fornecedor estiver vinculado.
    Tributação

    • Não calcula diferimento de ICMS 
      Selecione esta opção para fornecedores que não calculam o imposto incidente nas saídas de mercadorias.

    • Não calcula diferimento de ICMS 
      Selecione esta opção para a soma de ISS ou abatimento da retenção de ISS do Total do documento, dependendo da opção que estiver marcada na aba ISS do Configurador do Shop.

    • Não calcula diferimento de ICMS
      É possível informar a alíquota para o cálculo do crédito.

      1. Selecione a opção Empresa enquadrada no Simples Nacional (sem excesso de sublimite) .
      2. Informe a Alíquota aplicável de cálculo do ICMS.

        Desta forma, o campo o ICMS ficará como estimado e a Alíquota aplicável de cálculo do ICMS será utilizada no Movimento de Estoque. Ao efetuar a entrada da nota no Movimento de Estoque do Shop, será necessário informar o CSOSN (Código de Situação da Operação no Simples Nacional) dos itens da nota.

    • Não contribuinte
      Se o fornecedor pessoa física ou jurídica está desobrigado a possuir uma inscrição estadual por não contribuir com o ICMS, selecione esta opção.

    • Utiliza alíquota de ICMS diferenciada para contribuinte 
      Esta alíquota não varia de produto para produto. A seleção desta opção facilitará a atribuição desta alíquota na importação das notas deste fornecedor. Quando o fornecedor for do Simples Nacional, o sistema trará os campos para o CSOSN e origem da mercadoria.

      Quando o documento possuir CSOSN, este não possuirá CST e vice e versa. A opção Utiliza alíquota de ICMS diferenciada para contribuinte  é importante para o Desvio de Tributação do Cálculo de ICMS para a pessoa jurídica contribuinte vinculada ao documento.

    ICMSInforme se o ICMS é estimado ou apurado (Crédito/Débito).
    IPIInforme se o IPI é estimado ou apurado (Crédito/Débito).
    EmpresaCaso se trate de uma rede de loja, selecione a empresa.


     Complementar   

    CampoDescrição
    Características
    1. Clique em .
    2. Localize a Característica que deseja atribuir para o fornecedor.
    3. Clique em Selecionar ou pressione Enter.

      Dica! Caso queira remover, selecione a característica e clique em .

    ObservaçãoPreencha com a informação cadastral que talvez julgue necessária para o seu negócio.
    Regularidade (dias)

    Informe a regularidade em dias do fornecimento dos itens praticada pelo respectivo fornecedor.

    Observação! Este campo é meramente informativo, portanto, não é utilizado para nenhum cálculo de estoque.

    Código externoInforme o código adicional que porventura utilize para o respectivo fornecedor.
    Valor mínimo de pedido

    No Compra Fácil, ao selecionar apenas um fornecedor no filtro, o valor mínimo informado neste campo será exibido 

    Informação! Nenhuma validação do valor do pedido será feita, esse valor será apenas usado como referência.


     Nota Fiscal Eletrônica   

    O vinculo ou desvinculo dos produtos de determinado fornecedor pode ser feito manualmente ou através da importação da Nota Fiscal Eletrônica pelo módulo Movimento de Estoque do Shop.

    QuadroDescrição
    Produtos relacionados a esse fornecedor pela importação de NF-e

    Utilize as funcionalidades:

    Atenção! As alterações dessas configurações de produtos e fornecedores para a importação de NF-e não poderão ser canceladas.

    Incluir vínculo   

    Para incluir o vínculo entre produto e fornecedor, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Clique em para selecionar o produto desejado.

      Para mais detalhes, consulte o tópico Localização de Produtos - Shop.

    3. Informe o código que o produto selecionado possui junto ao fornecedor.
    4. Clique em Gravar.
    5. Feche a tela Importação NF-e (Produto x Fornecedor).
    Editar vínculo  

    Para alterar o vínculo entre produto e fornecedor, siga os passos:

    1. Selecione o produto.
    2. Clique em .

    3. Na tela Importação NF-e (Produto x Fornecedor), altere os dados.
    4. Clique em Gravar.
    Excluir vínculo  

    Para excluir o vínculo entre produto e fornecedor, siga os passos:

    1. Selecione o produto.
    2. Clique em .

    3. Confirme a exclusão do relacionamento.
    CPF/CNPJ que terão acesso ao XML das notas emitidas para este fornecedor

    Utilize as funcionalidades:

    Informação! Você pode informar até 10 CPF/CNPJ que terão acesso ao XML das notas.

    Incluir acesso   

    Para incluir o CPF/CNPJ que terá acesso ao XMLs das notas emitidas para este fornecedor, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Informe o CPF ou CNPJ que terá acesso.

    3. Clique em OK ou pressione F10.
    Editar acesso  

    Para alterar o CPF/CNPJ que terá acesso ao XMLs das notas emitidas para este fornecedor, siga os passos:

    1. Selecione o CPF ou CNPJ.

    2. Clique em .
    3. Altere o CPF ou CNPJ.
    4. Clique em OK ou pressione F10.
    Excluir acesso  

    Para excluir o CPF/CNPJ que terá acesso ao XMLs das notas emitidas para este fornecedor, siga os passos:

    1. Selecione o CPF ou CNPJ cujo acesso será removido.

    2. Clique em .
    3. Confirme a exclusão.


     Produtos do Fornecedor   

    Visualize nesta seção os produtos do respectivo fornecedor, bem como os registros das compras desses itens.

    QuadroDescrição
    Produtos comprados desse fornecedor
    Vincular produto   

    Para incluir o vínculo entre produto e fornecedor, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Na tela Produto x Fornecedor, clique em para selecionar o produto desejado.

      Informação! Para mais detalhes consulte o tópico Localização de Produtos - Shop.

    3. Informe o código que o produto selecionado possui junto ao fornecedor.
    4. Informe a data e valor da última compra do produto.
    5. Informe o tipo do fornecedor.
    6. Clique em Gravar.
    Vincular produto   

    Para incluir o vínculo entre produto e fornecedor, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Na tela Produto x Fornecedor, clique em para selecionar o produto desejado.

      Informação! Para mais detalhes consulte o tópico Localização de Produtos - Shop.

    3. Informe o código que o produto selecionado possui junto ao fornecedor.
    4. Informe a data e valor da última compra do produto.
    5. Informe o tipo do fornecedor.
    6. Clique em Gravar.
    Editar vínculo  

    Para alterar o vínculo entre produto e fornecedor, siga os passos:

    1. Selecione o produto.
    2. Clique em .

    3. Na tela Produto x Fornecedor, altere os dados.
    4. Clique em Gravar.
    Excluir vínculo   

    Para excluir o vínculo entre produto e fornecedor, siga os passos:

    1. Selecione o produto.
    2. Clique em .

    3. Confirme a exclusão do relacionamento.


     Integração Wcash   

    Caso trabalhe com a integração WCash informe a conta onde serão registradas as movimentações correspondentes às compras efetuadas do fornecedor.

    CampoDescrição
    Integração WCash (Livro Caixa)
    Informe a conta WCash onde serão registradas as movimentações correspondentes às compras efetuadas do respectivo fornecedor.
    Informar conta   

    Para vincular a conta do Wcash ao fornecedor, siga os passos: 

    1. Clique em .
    2. Na tela Localização de conta, selecione a conta de despesa.
    3. Clique em OK.
    4. Clique em .
    Editar conta  

    Para alterar a conta do Wcash vinculada ao fornecedor, siga os passos:

    1. Clique em.

    2. No campo Conta, localize a conta e selecione a conta desejada.
    3. Na tela Localização de conta, clique em OK.
    4. (Opcional) Clique em para abortar a alteração.
    5. Clique em .
    Excluir vínculo   

    Para excluir o vínculo da conta do Wcash vinculada ao fornecedor, siga os passos:

    1. Clique em para remover a conta de integração.



     

  6. Clique em Gravar ou pressione F10.

 

Localizar Cadastro do Fornecedor


  1. Clique na aba Compras, na tela principal do Shop.
  2. Clique no menu Fornecedores.
  3. Selecione a opção Cadastro de Fornecedores.
  4. Clique em Localizar ou pressione F2.
  5. Localize o fornecedor desejado.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F10.

 

Duplicar Cadastro do Fornecedor


Por meio da duplicação cadastral, além de agilidade, você tem mais facilidade de gerenciar seus cadastros de forma interligada.

Dica! Com o recuso de cadastros interligados do Shop, você transforma, por exemplo, o cadastro do Sr. João de  Cliente para  Fornecedor (ou Funcionário, se for o caso), aproveitando todas as informações já existentes. Assim, você agiliza suas rotinas, evita retrabalhos, otimiza sua gestão cadastral e agrega mais produtividade para o seu negócio.

Para utilizar esse recurso, siga os passos:

  1. Clique na aba Compras, na tela principal do Shop.
  2. Clique no menu Fornecedores.
  3. Selecione a opção Cadastro de Fornecedores.
  4. Localize o cadastro que deseja duplicar.
  5. Clique em Duplicar, para escolher a opção de cadastro interligado que deseja utilizar.
    A partir de um funcionário  

    1. Clique em A partir de um funcionário.
    2. Na tela de Busca de Pessoas - Shop, localize o funcionário.
    3. Clique em Selecionar.
    4. (Opcional) Complemente as abas do cadastro com as informações que forem necessárias.
    A partir de um cliente  

    1. Clique em A partir de um cliente.
    2. Na tela de Busca de Pessoas - Shop, localize o cliente.
    3. Clique em Selecionar.
    4. (Opcional) Complemente as abas do cadastro com as informações que forem necessárias.
     
  6. Clique em Gravar.


Alterar Cadastro do Fornecedor


  1. Clique na aba Compras, na tela principal do Shop.
  2. Clique no menu Fornecedores.
  3. Selecione a opção Cadastro de Fornecedores.
  4. Localize e selecione o fornecedor cujo cadastro será alterado.
  5. Clique em Editar ou pressione F4.
  6. Altere os dados necessários do fornecedor. 
  7. Clique em Gravar ou pressione F10.


Excluir Cadastro do Fornecedor


  1. Clique na aba Compras, na tela principal do Shop.
  2. Clique no menu Fornecedores.
  3. Selecione a opção Cadastro de Fornecedores.
  4. Localize e selecione o fornecedor cujo cadastro será excluído.
  5. Clique em Excluir ou pressione Delete.
  6. Confirme a exclusão.

 

Consultar Histórico de Compras do Fornecedor


  1. Clique na aba Compras, na tela principal do Shop.
  2. Clique em Fornecedores
  3. Localize e selecione o fornecedor cujo histórico de compras deseja consultar.

    Informação! Para mais detalhes sobre as opções da tela de busca, consulte o tópico Busca de Pessoas - Shop.

  4. Clique em Histórico de Compras.

    Também é possível consultar as últimas devoluções, últimos itens comprados, frequência de compras nos últimos 12 meses e etc.

    CampoDescrição
    Últimas compras e devoluções

    Para definir quais compras e devoluções serão visualizadas, siga os passos:

    1. Selecione o período das compras e devoluções.
    2. Selecione o que será visualizado: Compras e devoluções, Somente compras ou Somente devoluções.
    3. (Opcional) Selecione a opção Considerar Operações de Entrada.

      Por padrão esta opção estará marcada.

    4. (Opcional) Clique Detalhes para consultar o detalhamento do documento.

    Últimos produtos compradosPara definir quais produtos serão visualizadas, siga os passos:
    1. Selecione o período das compras dos produtos.
    2. (Opcional) Selecione a opção Exibir somente produtos com desconto.

    Personalizar Colunas

    Para personalizar as colunas da tela Histórico de Movimentações do Cliente, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Selecione a coluna na tela Personalização, mantendo o botão do mouse pressionado.

    3. Arraste a coluna para posição de sua preferência.

    4. Feche a tela Personalização.

    5. (Opcional) Clique em para retornar o grid para o padrão definido pela Alterdata.
    Opções

    Para definir as opções de período de pesquisa, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Selecione o período de pesquisa.

    3. Selecione layout de impressão dos dados do Histórico de Movimentações do Cliente.

      Para maios detalhes sobre as definições de layout, consulte o tópico Layout.

    4. Clique em Fechar.
  5. (Opcional) Clique em  para imprimir os dados do Histórico de Movimentações do Cliente.

  6. (Opcional) Clique em Dados Adicionais para consultar as informações adicionais.

    Entre esses dados estão: Características do cliente, Observação do Crediário e Observações do Cadastro.

  7. Feche a consulta do Histórico de Movimentações do Cliente.


Consultar Títulos do Fornecedor


  1. Clique na aba Compras, na tela principal do Shop.
  2. Clique em Fornecedores
  3. Localize e selecione o fornecedor cujos títulos deseja consultar.

  4. Clique em Títulos.
  5. Consulte os títulos, carta de crédito bem como outras informações.