A Ficha Técnica contém as informações necessárias para a produção de um item e funciona como uma "receita" que descreve precisamente como um produto deve ser produzido. Nela, a forma de produção pode ser alterada para Rascunho, porém as ordens de produção serão geradas apenas para fichas com o status Aprovada.
Nova Ficha Técnica
- Clique em Cadastros / Fichas Técnicas no menu superior do Wise PCP.
- Clique em .
(Opcional) Clique no botão para criar uma nova ficha técnica baseada nos dados de uma ficha existente. Esse recurso facilita o cadastro, permitindo aproveitar dados previamente configurados e alterar apenas as informações que não são clonadas.
Preencha os campos necessários para cadastrar a Ficha Técnica:
Principal
Campo Descrição Tipo Selecione o tipo de ficha técnica, Produção ou Desmontagem.
Caso seja uma ficha técnica de Desmontagem é importante também adicionar os produtos resultantes, onde um será classificado como principal na ficha técnica e os demais deverão ser informados no quadro Produção Resultante, e também informar o produto a ser desmontado como Insumo.
Status Informe o status da ficha técnica através da caixa de seleção conforme abaixo:
- Aprovada: a ficha técnica está aprovada e apta para uso.
- Rascunho: a ficha técnica ainda não foi aprovada, permanecendo em esboço até a sua aprovação.
Revisão Informa a Ordem dessa Ficha Técnica. Produto
Informe um produto ativo referente a esta Ficha Técnica . Permitir editar ou incluir insumos - Marcada: possibilita alterações dos dados da Ficha Técnica vinculada a uma Ordem de Produção e, assim, facilitar a montagem do registro de controle de produção e estoque da empresa, de forma que os dados estejam de acordo com o processo produtivo e insumos utilizados. Permite também a inclusão de roteiro de produção sem a definição das etapas, porém este deve ser informado na rotina de Separação e entrega de materiais.
- Desmarcada: não permite alterações dos dados da Ficha Técnica vinculada a uma Ordem de Produção. Logo, o processo produtivo será executado de acordo com o que foi configurado na Ficha Técnica.
Forma de apuração de custos dos insumos para a composição do custo estimado Selecione uma das opções para informar se a apuração do custo do insumo será realizado pelo Custo médio ou Custo de reposição .
- Custo médio: valor calculado somando novas entradas ao custo e quantidade anterior do produto, obtendo uma média dos valores de aquisição.
- Custo de reposição: valor da última compra realizada para reposição de estoque dos materiais.
Este produto trabalha com rendimento Marque essa opção para que habilite os campos Limite inferior % e Limite superior %. O preenchimento deles é obrigatório e não é possível informar um valor superior a 100%.
O rendimento de produção é a diferença entre a quantidade produzida efetiva e a solicitada, quando o consumo de matéria-prima, mão de obra e tempo de equipamento (setup, execução e teardown) é o mesmo. Com o rendimento é possível atender reportes com quantidade superior ou inferior à solicitada na Ordem de Produção.
Ao realizar o reporte de produção uma mensagem de confirmação é apresentada caso o rendimento seja menor que o limite inferior % ou maior que o limite superior %.
Custo estimado Visualize o custo estimado da produção do produto e componha o valor com base nos custos definidos no cadastro. Ao incluir ou remover um insumo, o custo estimado será alterado, e você precisará clicar no botãopara atualizar o valor exibido ao lado do campo Custo Estimado, caso esteja desatualizado.
Insumos
Informe todos os insumos utilizados para a fabricação do produto final.
Exemplo:Madeira de Reflorestamento (Insumo 1) + Grafite (Insumo 2) + Adesivo para lápis (Insumo 3) = 1 Lápis (Produto Final)
- Clique em Adicionar insumo.
- Localize e informe o insumo desejado.
- Informe a quantidade utilizada para a fabricação do produto final.
Informe o percentual de perda padrão do insumo.
Marque as opções de acordo com a sua necessidade:
Opção Descrição Insumo principal Marque esta opção para que o sistema gere a ordem de produção a partir deste insumo.
Ao marcar esta opção o insumo não poderá realizar separação complementar.
Gerar Separação complementar Marque esta opção para que a separação seja gerada pelo sistema para atender o rendimento da produção, quando possuir rendimento positivo no reporte. Essa opção será habilitada somente se a ficha técnica estiver marcada para trabalhar com rendimento.
Gerar Separação complementar editável Marque esta opção para que os insumos possam ser separados ou devolvidos ao setor de estoque no momento do reporte sem depender do rendimento do produto acabado. Inclua o insumo na Ficha Técnica .
Quer que o seu produto kit, cadastrado no Bimer, seja utilizado como insumo no WisePCP?É simples!
Basta marcar a opção Integrar produto kit , presente no Configurador em Geral/ Opções/ Diretiva Cadastral/ Configurações da Diretiva/ Empresas . Com essa configuração marcada, o produto kit será exportado para o WisePCP e você poderá utilizá-lo como insumo ao cadastrar uma ficha técnica.(Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros insumos à Ficha.
Roteiros
Informe um roteiro ou uma sequência de roteiros de produção que será utilizado nos processos de produção para a fabricação dos produtos.
- Clique em Adicionar Roteiro .
- Localize e informe o roteiro desejado.
- Inclua roteiro na Ficha Técnica.
Ao incluir mais de um Roteiro de Produção , o primeiro adicionado é marcado automaticamente como Roteiro Principal.
- (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros roteiros à Ficha.
Custos Indiretos de Produção
Informe um Custo Indireto de Produção ou uma sequência de custos relacionados à fabricação do produto.
- Clique em Adicionar Custo .
- Localize e informe o custo desejado.
- (Opcional) Altere o Percentual ou o Valor que foi pré-cadastrado no sistema.
- Inclua o custo na Ficha Técnica.
- (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros custos à Ficha.
Referências
Informe uma referência ou uma sequência de referências relacionadas à fabricação do produto.
- Clique em Adicionar referência .
- Localize e informe a referência desejada.
- Inclua a referência na Ficha Técnica.
- (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outras referências à Ficha.
Produção Conjunta/ Subordinada
Produção Resultante
Caso a ficha técnica seja do tipo Desmontagem , informe um produto ou sequência de produtos que serão resultantes do fluxo do processo de desmontagem.
- Clique em Adicionar Produto.
- Localize e informe o produto desejado. (O produto deve ser do tipo acabado ou semiacabado.)
- Informe a quantidade resultante do produto no final do processo de desmontagem.
- (Opcional) Marque a opção Editável para que na rotina de reporte o campo "Qtde. a reportar" fique habilitado e, assim, o usuário possa informar a quantidade que foi produzida. O campo "Qtde. produzida" vai apresentar a soma dos valores presentes nos campos "Qtde. a reportar" e "Qtde. perda" que, neste caso, poderá ser maior ou menor que a quantidade inicialmente calculada a partir da quantidade produzida do produto principal.
- Inclua o produto na Ficha Técnica .
- (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros produtos à produção resultante da Ficha.
Grade
O recurso de grade de produtos , permite trabalhar com variações de um mesmo produto, que alteram em fatores como: cor, tamanho, sabor, dimensão, entre outros. A quantidade de insumos preenchida na ficha, será usada para fazer 1 (uma) quantidade do produto, independente de sua variação na grade, por exemplo: Para fazer as camisas P e G usarei 1 metro (para cada uma).
- Na área Grade, clique na posição desejada
- Indique o percentual de participação da variação do item na produção. Essa sugestão poderá ser alterada no reporte de produção.
5. Clique em Salvar.
Remover Ficha Técnica
- Clique em Cadastros / Fichas Técnicas no menu superior do Wise PCP.
- Clique em uma das opções que será apresentada de acordo com o status da Ficha Técnica:
- Remover: é apresentado para remover Fichas Técnicas já aprovadas.
- Desfazer: disponível apenas para desfazer o último rascunho criado, sendo exibido para Fichas Técnicas com o status Rascunho e que ainda não foram aprovadas.
Editar Ficha Técnica
- Clique em Cadastros / Fichas Técnicas no menu superior do Wise PCP.
Clique no botão Editar da ficha desejada.
Realize as alterações necessárias.
- Caso o roteiro não tiver etapas, você pode alterá-lo diretamente nesta tela, clicando sobre ele para incluir novas etapas. Também é possível editar tempos de operação e dependências ao expandir as informações de uma etapa. Caso o roteiro já tenha etapas configuradas, ao remover uma delas, o botão exibirá apenas as etapas removidas para reinclusão.
- Caso o roteiro não tiver etapas, você pode alterá-lo diretamente nesta tela, clicando sobre ele para incluir novas etapas. Também é possível editar tempos de operação e dependências ao expandir as informações de uma etapa. Caso o roteiro já tenha etapas configuradas, ao remover uma delas, o botão exibirá apenas as etapas removidas para reinclusão.
- Clique de acordo com a operação que será habilitada conforme o status da ficha:
- Para fichas com status Aprovada:
- Salvar: salva a alteração realizada, porém não altera o status da ficha.
- Salvar Rascunho: salva a alteração realizada, porém altera o status da ficha de Aprovada para Rascunho.
- Para fichas com status Rascunho:
- Salvar: salva a alteração realizada, porém não altera o status da ficha.
- Salvar: salva a alteração realizada, porém não altera o status da ficha.
- Para fichas com status Aprovada:
Imprimir Ficha Técnica
O recurso Imprimir do Wise PCP permite gerar relatórios completos das fichas técnicas, essenciais para a produção de itens, detalhando informações como código, quantidade e status. Você pode optar por imprimir fichas simples ou incluir custos dos insumos no relatório, com a opção de dividir a impressão em lotes.
- Clique em Cadastros / Fichas Técnicas no menu superior do Wise PCP.
- Clique no botão e escolha a opção desejada:
- Imprimir fichas: gera um relatório completo com informações da ordem de produção, como código, quantidade de revisão e status.
- Imprimir fichas com insumos: inclui custos dos insumos no relatório (opcional) e permite configurar a impressão em lotes a cada 50 relatórios.