A Ficha Técnica contém as informações necessárias para a produção de um item e funciona como uma "receita" que descreve precisamente como um produto deve ser produzido. Nela, a forma de produção pode ser alterada para Rascunho, porém as ordens de produção serão geradas apenas para fichas com o status Aprovada

 

Nova Ficha Técnica


  1. Clique em Cadastros / Fichas Técnicas no menu superior do Wise PCP.
  2. Clique em Novo
  3. (Opcional) Clique no botão Clonar para criar uma nova ficha técnica com base nos dados de uma ficha já existente.

    Esse recurso facilita a rotina de cadastros de fichas técnicas, visto que você pode utilizar dados previamente configurados (Forma de apuração de custo, Permitir edição da ficha técnica (marcada ou desmarcada, Insumos, Roteiros, Custos indiretos de produção e Referências) e realizar alterações apenas das informações que não são clonadas, sendo estas: Código, Descrição, Status e Produto.

  4. Preencha os campos necessários para cadastrar a Ficha Técnica

CampoDescrição
Status

Informe o status da ficha técnica através da caixa de seleção conforme abaixo:

  • Aprovada: a ficha técnica está aprovada e apta para uso.
  • Rascunho: a ficha técnica ainda não foi aprovada, permanecendo em esboço até a sua aprovação.
RevisãoInforme a Ordem dessa Ficha Técnica.

Produto

Informe um produto ativo referente a esta Ficha Técnica.
Permitir editar ou incluir insumos
  • Marcada: possibilita alterações dos dados da Ficha Técnica vinculada a uma Ordem de Produção e, assim, facilitar a montagem do registro de controle de produção e estoque da empresa, de forma que os dados estejam de acordo com o processo produtivo e insumos utilizados. Permite também a inclusão de roteiro de produção sem a definição das etapas, porém este deve ser informado na rotina de Separação e entrega de materiais.
  • Desmarcada: não permite alterações dos dados da Ficha Técnica vinculada a uma Ordem de Produção. Logo, o processo produtivo será executado de acordo com o que foi configurado na Ficha Técnica.
Forma de apuração de custos dos insumos para a composição do custo estimado

Selecione uma das opções para informar se a apuração do custo do insumo será realizado pelo Custo médio ou Custo de reposição.

  • Custo médio: valor calculado somando novas entradas ao custo e quantidade anterior do produto, obtendo uma média dos valores de aquisição.
  • Custo de reposição: valor da última compra realizada para reposição de estoque dos materiais.
Este produto trabalha com rendimento

Marque essa opção para que habilite os campos Limite inferior % e Limite superior %. O preenchimento deles é obrigatório e não é possível informar um valor superior a 100%.

O rendimento de produção é a diferença entre a quantidade produzida efetiva e a solicitada, quando o consumo de matéria-prima, mão de obra e tempo de equipamento (setup, execução e teardown) é o mesmo. Com o rendimento é possível atender reportes com quantidade superior ou inferior à solicitada na Ordem de Produção.

Ao realizar o reporte de produção uma mensagem de confirmação é apresentada caso o rendimento seja menor que o limite inferior % ou maior que o limite superior %.

• Foi cadastrada OP com 1000 unidades (quantidade solicitada) de determinado produto. Utilizando os mesmos recursos, devido a algum fator, seja ele temperatura, densidade do ar, qualidade do insumo, entre outros, foram reportadas 1010 unidades (quantidade efetiva). Neste caso, houve rendimento positivo de 10 unidades ( + 10 ). 


• Foi cadastrada outra OP com a mesma quantidade e produto, porém foram reportadas 991 unidades e 4 foram perdidas (995 unidades produzidas). Houve então rendimento negativo de 5 unidades ( -5 ). 

Custo estimado

Visualize o custo estimado da produção do produto em questão e, ainda, realize a composição básica do valor a ser exibido. Essa composição é levantada a partir dos seguintes custos: direto, indireto, indireto geral, insumos, os custos de produção das etapas e os custos indiretos de produção definidos no cadastro, conforme detalhamento abaixo.
Ao incluir ou remover um insumo da listagem, o custo estimado do produto é alterado, sendo necessário clicar no botão para atualizar o valor apresentado ao lado do campo Custo Estimado quando este estiver desatualizado.

Custo direto: valor com base no valor informado na apuração dos custos do produto.
+
Custo indireto: valor com base no valor informado na apuração dos custos do produto.
+
Custo geral: valor utilizado para compor o custo geral do produto acabado no reporte de produção.
+
Custo insumos: valor total dos custos de insumos utilizados na produção que são cadastrados na ficha técnica do produto. Caso um insumo adicionado seja um produto que também é produzido, o sistema considerará em Custo insumos o valor de custo estimado da ficha técnica dele vezes a quantidade configurada para esse insumo.
+
Custo etapas: valor total dos custos calculados por hora, levando-se em consideração os equipamentos e os operadores em cada etapa do processo de produção.
+
Custos indiretos produção: valor total utilizado dos custos indiretos da produção que são cadastrados na ficha técnica do produto.
=
Custo Total: apresenta a soma de todos os valores descritos acima, que é, na realidade, o custo estimado para a produção de determinado produto acabado.

Insumos

Informe todos os insumos (Produtos) utilizados para a fabricação do produto final.

Exemplo:

Madeira de Reflorestamento (Insumo 1) + Grafite (Insumo 2) + Adesivo para lápis (Insumo 3) = 1 Lápis (Produto Final)

  1. Clique em Adicionar insumo.
  2. Localize e informe o insumo desejado.
  3. Informe a quantidade utilizada para a fabricação do produto final.
  4. Informe o percentual de perda padrão do insumo.

    O percentual de perda normal é a quantidade que se perde de insumos para se obter uma unidade do produto acabado. Este campo é informativo e não irá influenciar na rotina de produção. O percentual de perda não leva em consideração fatos que não estejam ligados aos processos produtivos, tais como: inundações, perecimento por expiração de validade, deterioração e quaisquer situações que impliquem na diminuição da quantidade em estoque sem relação com o processo produtivo.
    A perda normal (de insumos) é diferente da perda (do produto acabado) informada no reporte de produção.
    Para mais informações, consulte o Guia prático da escrituração fiscal digital - EFD - ICMS / IPI relacionado ao Bloco K.

    Exemplo:

    A partir do consumo de 1000 Kg de insumo, perde-se 800 Kg para produzir 1 unidade do produto acabado. Desta forma, a perda normal percentual é de 80%.

  5. Marque as opções de acordo com a sua necessidade:

    OpçãoDescrição
    Insumo principal

    Marque esta opção para que o sistema gere a ordem de produção a partir deste insumo.

    Ao marcar esta opção o insumo não poderá realizar separação complementar.

    Gerar Separação complementar

    Marque esta opção para que a separação seja gerada pelo sistema para atender o rendimento da produção, quando possuir rendimento positivo no reporte. Essa opção será habilitada somente se a ficha técnica estiver marcada para trabalhar com rendimento.

    . Para marcar a opção Gerar separação complementar para um insumo já cadastrado na ficha, será necessário remover o insumo e adicioná-lo novamente marcando a opção. Para cadastro de novos insumos, basta marcar a opção no momento do cadastro.

    . Se a ordem de produção possuir rendimento, ao efetuar o reporte em Produção / Reporte de produção será gerado uma separação complementar dos insumos que possuírem a opção marcada em seu cadastro na ficha.

    . A separação complementar é feita da mesma forma que uma separação normal em relação a movimentação de estoque, porém é realizada automaticamente pelo sistema ao efetuar o reporte.

    . Para verificar quais insumos e se a separação complementar foi feita corretamente, basta verificar o documento com o tipo de operação Separação Complementar em Consultas / Documentos.

    Caso a ficha possua insumos na etapa e for efetuado um reporte que terá separação complementar, a separação não passará pelo setor de processo. Irá do setor principal para o setor de produção, ao qual deste terá sua saída.

    Gerar Separação complementar editávelMarque esta opção para que os insumos possam ser separados ou devolvidos ao setor de estoque no momento do reporte sem depender do rendimento do produto acabado.
  6. Incluao insumo na Ficha Técnica.

  7. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros insumos à Ficha.

Roteiros

Informe um roteiro ou uma sequência de roteiros de produção que será utilizado nos processos de produção para a fabricação dos produtos.

Ao incluir mais de um Roteiro de Produção, o primeiro adicionado é marcado automaticamente como Roteiro Principal. 

  1. Clique em Adicionar Roteiro.
  2. Localize e informe o roteiro desejado.
  3. Inclua roteiro na Ficha Técnica.
  4. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros roteiros à Ficha.

Custos Indiretos de Produção 

Informe um Custo Indireto de Produção ou uma sequência de custos relacionados à fabricação do produto.

  1. Clique em Adicionar Custo.
  2. Localize e informe o custo desejado.
  3. (Opcional) Altere o Percentual ou o Valor que foi pré-cadastrado no sistema.
  4. Inclua o custo na Ficha Técnica.
  5. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros custos à Ficha.
Referências

Informe uma referência ou uma sequência de referências relacionadas à fabricação do produto.

  1. Clique em Adicionar referência.
  2. Localize e informe a referência desejada.
  3. Inclua a referência na Ficha Técnica.
  4. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outras referências à Ficha.
Produção Conjunta

Informe um Produto (coprodutos, subprodutos ou sucatas) ou uma sequência de produtos que serão resultantes do fluxo comum dos processos produtivos da ficha técnica.

  1. Marque a opção Conjunta.
  2. Clique em Adicionar Produto.
  3. Localize e informe o produto desejado.
  4. Informe a quantidade utilizada deste produto.
  5. Caso o produto seja do tipo Fabricação própria, preencha o campo Participação custo % informando o percentual de custo na produção conjunta ao produto final.

    Caso o produto seja do tipo Matéria-prima, o campo "Participação custo %" ficará desabilitado. O valor informado neste campo vai levar em consideração as definições do Percentual mínimo do produto principal na produção conjunta presente nas configurações do Wise PCP.
    Essa informação define o rateio do custo estimado entre o produto acabado e os itens da produção conjunta com base nos coeficientes definidos. Desta forma, o custo estimado será o somatório dos custos individuais de cada item produzido nesta ordem de produção:

    Custo da produção conjunta = custo estimado * participação do custo %

    Custo do produto acabado = custo estimado - custo da produção conjunta

  6. (Opcional) Marque a opção Editável para que na rotina de reporte o campo "Qtde. a reportar" fique habilitado e, assim, o usuário possa informar a quantidade que foi produzida. O campo "Qtde. produzida" vai apresentar a soma dos valores presentes nos campos "Qtde. a reportar" e "Qtde. perda" que, neste caso, poderá ser maior ou menor que a quantidade inicialmente calculada a partir da quantidade produzida do produto principal.

    Caso esta opção permaneça desmarcada na rotina de reporte, o campo "Qtde. a reportar" fica desabilitado e, assim, o usuário não pode manipular esta informação. O campo "Qtde. produzida" apresenta a soma dos valores presentes nos campos "Qtde. a reportar" e "Qtde. perda", assim como na opção anterior, porém, neste caso, a quantidade produzida sempre vai ser a que for calculada inicialmente a partir da quantidade produzida do produto principal. Lembrando que, neste caso, apenas a "Qtde. perda" será editável e, assim, ao alterar, a "Qtde. a reportar" é recalculada para garantir que a soma seja igual à "Qtde. produzida".

  7. Incluao produto na Ficha Técnica.

  8. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros produtos à produção conjunta da Ficha.

Produção Subordinada

Informe um Produto que será cadastrado como "Subordinado" para que ao reportar a ordem de produção, uma nova OP para o produto subordinado seja criada, vinculada à ordem produção principal e encerrada automaticamente.
Essa ordem de produção terá a mesma numeração da ordem de produção principal, com um número sequencial no final (ex. Ordem de produção principal: 12345 / Ordem de produção subordinada: 12345-1).

• O produto que será cadastrado como subordinado pode ser tanto um produto acabado, como semiacabado;
• O produto subordinado deverá, obrigatoriamente, ter o produto principal como insumo em sua ficha técnica;
Será realizada a separação, baixa de estoque e um reporte de produção para a OP que foi criada automaticamente para o produto subordinado.

  1. Marque a opção Subordinada.
  2. Clique em Adicionar Produto.
  3. Localize e informe o produto desejado.
  4. Informe o percentual da utilização (Utilização %) deste produto.
  5. Incluao produto na Ficha Técnica.
  6. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros produtos subordinados à Ficha técnica.

Grade  

O recurso de grade de produtos, permite trabalhar com variações de um mesmo produto, que alteram em fatores como: cor, tamanho, sabor, dimensão, entre outros.

A quantidade de insumos preenchida na ficha, será usada para fazer 1 (uma) quantidade do produto, independente de sua variação na grade, por exemplo: Para fazer as camisas P e G usarei 1 metro (para cada uma).

• Esta opção será habilitada somente se a opção Integrar itens de grade estiver habilitada no Configurador Bimer em Geral / Opções / Diretiva Cadastral / Tela de edição da empresa, de forma que o produto com grade possa ser exportado para o Wise PCP e usado para criar uma ficha técnica contendo todos os itens de grade; 

• Ao acessar o cadastro de itens, o produto é diferenciado dos outros itens pelo ícone de grade , confirmando que o Wise reconheceu a configuração realizada;

O produto grade (master) não movimenta estoque, apenas os itens da grade no reporte de produção;

• É possível produzir de modo individual os itens da grade. Para isto, é necessário cadastrar a ficha técnica para aquele produto especificamente;

• Todos os itens da grade devem possuir a mesma unidade de estoque seu cadastro.

  1. Na área Grade, clique na posição desejada
  2. Indique o percentual de participação da variação do item na produção. Essa sugestão poderá ser alterada no reporte de produção.


5. Clique em Salvar.

Remover Ficha Técnica 


  1. Clique em Cadastros / Fichas Técnicas no menu superior do Wise PCP.
  2. Clique em uma das opções que será apresentada de acordo com o status da Ficha Técnica:
    • Remover: é apresentado para remover Fichas Técnicas já aprovadas.
    • Desfazer: é apresentado para desfazer (remover) Fichas Técnicas que ainda não foram aprovadas, ou seja, que ainda estão com o status Rascunho.

Editar Ficha Técnica


  1. Clique em Cadastros / Fichas Técnicas no menu superior do Wise PCP.
  2. Clique no botão Editar da ficha desejada.

  3. Realize as alterações necessárias.

    Dica:

    Caso o Roteiro adicionado não tenha etapas, este pode ser alterado sem que seja necessário sair desta tela, pois, ao clicar sobre ele, é possível incluir novas etapas. Além disso, ao clicar para expandir as informações de uma etapa você pode editar os tempos de operação e os relacionamentos de dependência entre estas. Lembrando que, caso o roteiro adicionado possua etapas configuradas, ao remover uma destas etapas, a rotina acionada pelo botão Adicionar etapas listará para inclusão apenas as etapas que foram removidas.

  4. Clique de acordo com a operação que será habilitada conforme o status da ficha:
    1. Para fichas com status Aprovada:
      • Salvar: salva a alteração realizada, porém não altera o status da ficha.
      • Salvar Rascunho: salva a alteração realizada, porém altera o status da ficha de Aprovada para Rascunho.
    2. Para fichas com status Rascunho:
      • Salvar: salva a alteração realizada, porém não altera o status da ficha.