Por meio desta opção você pode cadastrar os clientes do sistema.

  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Clientes, no grupo Empresa.
  3. Informe a empresa a qual o cliente pertence.
  4. Clique em Novo.
  5. Informe os dados gerais do cliente:

    O preenchimento de todos os campos não são obrigatórios, mas é ideal para o uso do sistema.

    CampoDescrição
    CNPJ/CPF
    Informe o CNPJ/CPF do cliente.

    Clique no botão Importar dados da Receita Federal para importar automaticamente as informações do cliente a partir do CNPJ/CPF.

    EndereçoInforme os dados de endereço do cliente.
    Inscrição EstadualInforme o número de registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Caso o cliente esteja isento de inscrição estadual basta escrever ISENTO.
    Matricula (INSS)Insira o número de matrícula caso o ciente seja um produtor rural.
    Inscrição MunicipalInforme o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal.
    Cód. Município EstadoInforme o código do município conforme tabela do estado.
    Tipo do ClienteSelecione o tipo de cliente para o convênio ICMS 115/03.
    Não Contribuinte de ICMSSelecione a opção Não Contribuinte de ICMS para que o cliente a ser cadastro seja considerado pelo sistema com não contribuinte.
    Simples NacionalDefina neste campo se o cliente a ser cadastrado se enquadra ou não no regime Simples Nacional.
    Tipo da PessoaDefina neste campo se o cliente a ser cadastrado é do tipo Comércio Indústria (CI), Pessoa Física (PF) ou Prestador de Serviço (PS).
    Natureza da RetençãoSelecione o Indicador da Natureza da Retenção na Fonte.
    Tipo de ClienteDefina neste campo se o cliente a ser cadastrado é do tipo Normal ou Micro Empreendedor Individual (MEI).


  6. Clique em Gravar.