Na aba DEFIS, você pode gerenciar o envio e retorno das declarações para o Portal do Simples Nacional, além de criar e armazenar os registros das declarações referentes ao período, conforme os dados gerados pela movimentação da empresa. Também é possível enviar as informações da DEFIS para o Portal do Simples Nacional, de forma individual ou em bloco, através da API da SERPRO, e visualizar o retorno recebido após o envio.


Filtrar Declarações 


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Selecione a empresa enquadrada no Simples Nacional.
  3. Informe o período a ser visualizado. 
  4. Clique em Exibir declarações.

    Se já existir informação referente à declaração da empresa e o período informado, será apenas apresentada a informação encontrada. Mas caso ainda não exista, o sistema irá questionar se deseja criar uma nova declaração, e abrirá a tela de configurações para que você possa configurá-la. 


Criar Declarações 


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Selecione a empresa enquadrada no Simples Nacional.
  3. Informe:

    1. O Ano para Processamento.

    2. O período de Apuração do Estoque Inicial e de Apuração do Estoque Final caso desejar.

    3. A Situação Especial, caso exista.

      1. Selecione o Tipo de evento.
      2. Informe a Data do evento.

  4. Clique em Configurar Preenchimento caso queira integrar valores do Sistema Contábil e do cadastro de CFOPs a serem levados à DEFIS.

    Dica

    Caso queira saber mais sobre a opção Configurar Preenchimento, confira nossa dica em: Simples Nacional - DEFIS - Conheça os campos gerados pelo sistema

  5. Clique em Concluir.

Gerenciar Uso da API Serpro


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Gerenciar uso da API Serpro.
  3. Marque a opção DEFIS, ou ambas as opções DAS e DEFIS, caso seja necessário, nas empresas desejadas. 

    Você pode marcar as empresas em bloco .

  4. Clique em Gravar.


Configurar Certificado Digital


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Gerenciar uso da API Serpro.
  3. Clique em Certificados.
  4. Localize o certificado a ser configurado.
  5. Clique em Configurar.
  6. Selecione a origem do certificado. 

    Caso o certificado esteja em disco é necessário informar o local em sua máquina onde o ele está armazenado e a senha.

  7. Clique em Importar.


Configurar Certificado para Várias Empresas


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Gerenciar uso da API Serpro.
  3. Clique em Certificados.
  4. Clique em Configurar certificado para várias Empresas.
  5. Selecione a origem do certificado. 

    Caso o certificado esteja em disco é necessário informar o local em sua máquina onde o ele está armazenado e a senha.

  6. Selecione as empresas para as quais o certificado será cadastrado.
  7. Clique em Importar.


Recalcular Declaração


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Filtre as declarações.
  3. Marque a declaração necessária.
  4. Clique em Recalcular.
  5. Realize as alterações de períodos, caso necessário.
  6. Aguarde a apuração dos novos valores conforme as informações escrituradas.


Enviar Declaração


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Filtre as declarações.
  3. Localize a declaração necessária e clique em Enviar.


Visualizar Declaração


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Filtre as declarações.
  3. Localize a declaração necessária e clique em Visualizar.
  4. Selecione os tipos de documentos que serão gerados.
  5. Selecione o modo de geração.

    Caso selecione o modo de geração Salvar, você poderá:

    • Alterar o Diretório para salvar os arquivos
    • Marcar a opção Personalizar nome dos arquivos, caso queira que os arquivos sejam salvos com nomes guiados por Variáveis padrões.

      1. Para configurar o nome dos arquivos, clique em
      2. Adicione e/ou remova as variáveis desejadas.
      3. Clique em
  6. Clique em Concluir.


Enviar Declarações em Bloco


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Filtre as declarações.
  3. Marque as declarações que serão enviadas.
  4. Clique em Enviar em Bloco.


Visualizar em Bloco


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Filtre as declarações
  3. Marque as declarações que serão visualizadas.
  4. Clique em Visualizar em bloco.
  5. Selecione os tipos de documentos que serão gerados.
  6. Selecione o modo de geração.
  7. Clique em Concluir.


Configurar Cenários


  1. Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Cenários.
  3. Clique em Configurar Cenário

    Você pode Editar ou Excluir cenários já cadastrados.

  4. Na tela de configuração de cenários, informe a descrição do cenário.
  5. Clique em Selecionar empresa.

    1. Marque as empresas que serão consideradas no cenário.
    2. Clique em Selecionar.

  6. Clique em Gravar.


Avaliar Recurso


 Por meio desta opção, presente em diversos pontos do sistema, você envia sua avaliação do sistema aos desenvolvedores.

  1. Clique em Avaliar Recurso.
  2. Classifique a sua avaliação.

    • Classificação Positiva
      Quanto maior for a quantidade de , mais positiva será a classificação da sua avaliação.
    • Classificação Negativa
      Quanto maior for a quantidade de , mais negativa será a classificação da sua avaliação.

  3. Informe o seu elogio, sugestão de melhoria ou crítica sobre o recurso.

    Esse detalhamento da sua avaliação deve possuir no máximo 1000 caracteres.

  4. (Opcional) Informe seu nome e endereço de e-mail para contato.
  5. Clique em Enviar .