Na aba DEFIS, você pode gerenciar o envio e retorno das declarações para o Portal do Simples Nacional, além de criar e armazenar os registros das declarações referentes ao período, conforme os dados gerados pela movimentação da empresa. Também é possível enviar as informações da DEFIS para o Portal do Simples Nacional, de forma individual ou em bloco, através da API da SERPRO, e visualizar o retorno recebido após o envio.
Filtrar Declarações
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Selecione a empresa enquadrada no Simples Nacional.
- Informe o período a ser visualizado.
- Clique em Exibir declarações.
Se já existir informação referente à declaração da empresa e o período informado, será apenas apresentada a informação encontrada. Mas caso ainda não exista, o sistema irá questionar se deseja criar uma nova declaração, e abrirá a tela de configurações para que você possa configurá-la.
Criar Declarações
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Selecione a empresa enquadrada no Simples Nacional.
Informe:
O Ano para Processamento.
O período de Apuração do Estoque Inicial e de Apuração do Estoque Final caso desejar.
A Situação Especial, caso exista.
- Selecione o Tipo de evento.
- Informe a Data do evento.
Clique em Configurar Preenchimento caso queira integrar valores do Sistema Contábil e do cadastro de CFOPs a serem levados à DEFIS.
Dica
Caso queira saber mais sobre a opção Configurar Preenchimento, confira nossa dica em: Simples Nacional - DEFIS - Conheça os campos gerados pelo sistema
Clique em Concluir.
Gerenciar Uso da API Serpro
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Clique em Gerenciar uso da API Serpro.
- Marque a opção DEFIS, ou ambas as opções DAS e DEFIS, caso seja necessário, nas empresas desejadas.
Você pode marcar as empresas em bloco .
- Clique em Gravar.
Configurar Certificado Digital
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Clique em Gerenciar uso da API Serpro.
- Clique em Certificados.
- Localize o certificado a ser configurado.
- Clique em Configurar.
Selecione a origem do certificado.
Caso o certificado esteja em disco é necessário informar o local em sua máquina onde o ele está armazenado e a senha.
- Clique em Importar.
Configurar Certificado para Várias Empresas
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Clique em Gerenciar uso da API Serpro.
- Clique em Certificados.
- Clique em Configurar certificado para várias Empresas.
Selecione a origem do certificado.
Caso o certificado esteja em disco é necessário informar o local em sua máquina onde o ele está armazenado e a senha.
- Selecione as empresas para as quais o certificado será cadastrado.
- Clique em Importar.
Recalcular Declaração
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Filtre as declarações.
- Marque a declaração necessária.
- Clique em Recalcular.
- Realize as alterações de períodos, caso necessário.
- Aguarde a apuração dos novos valores conforme as informações escrituradas.
Enviar Declaração
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Filtre as declarações.
- Localize a declaração necessária e clique em Enviar.
Visualizar Declaração
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Filtre as declarações.
- Localize a declaração necessária e clique em Visualizar.
- Selecione os tipos de documentos que serão gerados.
- Selecione o modo de geração.
Caso selecione o modo de geração Salvar, você poderá:
- Alterar o Diretório para salvar os arquivos
- Marcar a opção Personalizar nome dos arquivos, caso queira que os arquivos sejam salvos com nomes guiados por Variáveis padrões.
- Para configurar o nome dos arquivos, clique em
- Adicione e/ou remova as variáveis desejadas.
- Clique em
- Clique em Concluir.
Enviar Declarações em Bloco
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Filtre as declarações.
- Marque as declarações que serão enviadas.
- Clique em Enviar em Bloco.
Visualizar em Bloco
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Filtre as declarações.
- Marque as declarações que serão visualizadas.
- Clique em Visualizar em bloco.
- Selecione os tipos de documentos que serão gerados.
- Selecione o modo de geração.
- Clique em Concluir.
Configurar Cenários
- Clique na aba Central Simples Nacional, na tela principal do Fiscal.
- Clique em Cenários.
- Clique em Configurar Cenário.
Você pode Editar ou Excluir cenários já cadastrados.
- Na tela de configuração de cenários, informe a descrição do cenário.
- Clique em Selecionar empresa.
- Marque as empresas que serão consideradas no cenário.
- Clique em Selecionar.
- Clique em Gravar.
Avaliar Recurso
Por meio desta opção, presente em diversos pontos do sistema, você envia sua avaliação do sistema aos desenvolvedores.
- Clique em Avaliar Recurso.
- Classifique a sua avaliação.
- Classificação Positiva
Quanto maior for a quantidade de , mais positiva será a classificação da sua avaliação. - Classificação Negativa
Quanto maior for a quantidade de , mais negativa será a classificação da sua avaliação.
- Classificação Positiva
Informe o seu elogio, sugestão de melhoria ou crítica sobre o recurso.
Esse detalhamento da sua avaliação deve possuir no máximo 1000 caracteres.
- (Opcional) Informe seu nome e endereço de e-mail para contato.
- Clique em Enviar .