Certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. O Certificado Digital tem como objetivo agilizar atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos e idas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações online com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.

  1. Clique na aba Obrigações Acessórias, na tela principal do DP.
  2. Clique em Eventos Iniciais.
  3. Selecione a opção de faseamento desejada.

    Clique sobre o link abaixo de cada opção para saber mais sobre cada opção de carga

  4. Clique em Avançar para selecionar a empresa para configurar o certificado digital.
  5. Clique em Avançar.
  6. Clique no link Configurar, ao lado da empresa. 
  7. Selecione o tipo de certificado utilizado pela empresa:

    • A1
      Uma vez que este certificado seja importado, ele poderá ser utilizado em outras máquinas sem a necessidade de instalar o mesmo.

    • A3/Token
      Este certificado deve estar plugado na máquina sempre que for enviar uma carga.


  8. Digite o PIN/Senha do certificado instalado.
  9. (Opcional) Marque a opção Selecionar um certificado instalado na máquina para que apenas a máquina que tenha o certificado instalado possa realizar o envio, sendo necessário apenas informar o PIN/Senha.
  10. Caso tenha selecionado o tipo A1, e não tenha marcado a opção Selecionar um certificado instalado na máquina, informe o caminho do diretório a ser importado.
  11. Clique em Importar.