Nessa página temos o objetivo de mostrar como o UpdateCenter deve se comportar em relação a utilização/atualização dos sistemas, levando em consideração os pontos abaixo:

 

  • Situação do produto:
  • Tipo de Movimento de Cobrança:
  • Característica do cliente:
  • Categoria no CRM:


Essas informações são adquiridas do cadastro do cliente junto a Alterdata.


Quanto à "Situação do Produto" definimos: 


1 - Pleno Atendimento / Manutenção Apenas para Atualização
Clientes cujos produtos possuam a situações acima, podem utilizar e atualizar até a maior versão do sistema liberada para eles no Updatecenter (http://updatecenter.alterdata.com.br), independente do tipo de movimentação da cobrança do produto. 


2 - Sistema Devolvido - Não pode utilizar 
Clientes com produtos nessa situação não podem utilizar nem atualizar os sistemas.

  
3 - Manutenção Cancelada, mas pode utilizar / Manutenção Apenas para Suporte / Sem Manutenção, mas pode utilizar 
Clientes cujos produtos possuam as situações acima, poderão utilizar o sistema normalmente, porém só poderão atualizar as versões dos seus sistemas, com versões liberadas no http://updatecenter.alterdata.com.br, até a maior data, considerando as datas abaixo:

  • Data de Carência;
  • Data de Val. da Cobrança;
  • Data de alteração da situação do produto.


A maior entre as 3 datas, é aquela que o Updatecenter vai considerar. Exemplo: 

Cliente 177944 possui o produto Wfiscal cujo a situação é Manutenção Cancelada, mas pode utilizar. 

Tendo: 

Data de Carência =                                     30/04/2016
Data de Val. da Cobrança:                          06/05/2016
Data de alteração da situação do produto:  01/05/2016                                                                             


Nesse caso, como vimos acima, o Updatecenter irá considerar a data de Val. da cobrança, pois dentre as 3 ela é a maior. Portanto o Updatecenter liberará para esse cliente, neste produto, atualizações para as versões cujo a data de liberação sejam até (06/05/2016)

Dentre as versões listadas abaixo, aplicando a regra de liberação supracitada o cliente terá direito a atualizações até a versão 6.12.68.0, pois a versão, foi  cadastrada no updatecenter  antes do vencimento da sua Validade da cobrança.
   
  
Lembrando que é necessário realizar a liberação da versão para esse cliente no Updatecenter (Operador).

*Obs: O updatecenter considera como data de liberação a data de cadastro da versão no Updatecenter. Ou seja, neste exemplo, a versão 6.12.68.0 foi cadastrada no Updatecenter em 05/05/2016 e a maior data foi 06/05/2016. Independente da data de liberação desta versão para este cliente, ele terá direito a baixá-la.


4 - Sistema Devolvido - Não pode utilizar 
Clientes com produtos nessa situação não podem utilizar e atualizar os sistemas.


5 - Manutenção apenas para suporte
Clientes com produtos nessa situação não podem atualizar os sistemas.
 
Quanto ao tipo de movimento de cobrança:

 

6 - Sistema Alugado para Cliente Inadimplente 
Clientes que possuem sistemas com o tipo de movimentação de cobrança "Aluguel", se ficarem inadimplentes, não poderão utilizar ou atualizar os sistemas. 

7 - Cliente Inadimplente


Se o cliente possuir a característica de inadimplência, o UpdateCenter seguirá um das três regras abaixo, dependendo da presença ou não de títulos de renegociação (REN) que estejam vencidos. 
    5.1 - Sem título de renegociação aberto (vencido) ou sem título. 
O cliente pode utilizar e atualizar as versões liberadas até a data de Ativação da inadimplência (a data que a característica foi adicionada)  
    5.2 - Com título de renegociação aberto (A vencer)  
O cliente pode utilizar e atualizar as versões liberadas até a data de vencimento do primeiro título em aberto (vencido) Ex: 
Títulos: 
Título REN 1 - vencimento 10 de Jan. Pago
Título REN 2 - vencimento 10 de Fev. Pago
Título REN 3 - vencimento 10 de Mar. A vencer
Título REN 4 - vencimento 10 de Abr. A vencer

 Na situação acima o cliente poderá utilizar e atualizar o sistema com versões liberadas no http://updatecenter.alterdata.com.br até o dia 10 de março.

   5.3 - Com título de renegociação vencidos.
O cliente pode utilizar o sistema com uma versão liberada até o período de ativação da inadimplência, mesmo que hajam titulos de renegociação que foram quitados. 
Então, caso em uma renegociação hajam títulos quitados e em aberto - vencidos o cliente fará o downgrade da versão. Ex:
Data de ativação da inadimplência: 01 de jan


Títulos: 
Título REN 1 - vencimento 10 de Jan. Pago
Título REN 2 - vencimento 10 de Fev. Pago
Título REN 3 - vencimento 10 de Mar. Vencido
Título REN 4 - vencimento 10 de Abr. Vencido

Na situação acima o cliente poderá utilizar o sistema com versões liberadas no http://updatecenter.alterdata.com.br até o dia 01 de janeiro. O UpdateCenter irá bloquear o acesso do cliente, caso ele esteja utilizando uma versão liberada após a data de ativação da inadimplência e o downgrade será feito de forma manual.

   5.4 - Produto como doação de sistema 
Para os produtos cujo o tipo de movimentação de cobrança for doação de sistema o updater irá bloquear a atualização e utilização do mesmo quando a inadimplência for adicionada.

8 - Cliente sem o Produto Contratado


Nestes casos, o UpdateCenter gera uma licença de uso temporária* (trial), com 30 dias de validade, para que o produto possa ser avaliado. Durante este período todos os recursos do sistema funcionarão normalmente, podendo até mesmo ser atualizados (por decisão da Alterdata). Findo este prazo, o programa para de funcionar por completo, sendo necessária a aquisição de uma licença, caso o Prospectado / Cliente deseje continuar utilizando a ferramenta. 


* Alguns produtos da Alterdata não contemplam o seu uso em avaliação de teste (trial), ou seja, não é possível usá-los temporariamente. 

9 - Cliente / Prospectado / Produto em Demonstração


 Nesses  casos o Updatecenter vai levar em consideração a Situação do produto 'Demonstração' , Tipo de movimentação de cobrança em 'Demonstração'  e data de validade de cobrança, caso esses campos estejam em branco ou diferente do mencionado nessa regra, então o Updatecenter não vai liberar o uso do sistema.


10- Licença temporária de uso (Assinatura) para Clientes Inadimplentes


Clientes que possuem sistemas com o tipo de movimentação de cobrança "Licença temporária de uso (Assinatura)", se ficarem inadimplentes, não poderão utilizar ou atualizar os sistemas, contando da data de colocação da caracterísitca. Ou seja o Updater não permitirá nenhuma carência de uso após a inclusão da inadimplência*
Existe uma configuração no banco de dados para setar se for necessário um período de carência para clientes inadimplentes, porém hoje essa configuração está setada para não dar nenhum dia de carência.