Esta rotina permite alterar o status do item do contrato, caso o título que está sendo cobrado esteja vinculado a um contrato.
É utilizada em casos, por exemplo, onde o cliente informa ao setor de cobrança que não vai pagar por determinado título e, com isso, possibilita a alteração do status do produto de ATIVO para SUSPENSO por dentro do módulo, ou seja, sem precisar acessar o sistema Manutenção de contratos (FinManutencaoContrato).
Realize o filtro das cobranças no Telecobrança.
- Clique em Filtrar.
Selecione a cobrança.
Clique em Detalhamento da cobrança no menu.
- Selecione o título.
Clique em Item do contrato.
- Selecione o item vinculado ao contrato.
- Clique no botão para editar o item.
- Marque uma das opções para cada item do contrato:
- Doação: a doação do item do contrato pode ser realizado em casos onde o prestador do serviço quer dar uma cortesia para o cliente, por exemplo.
- Cobrança suspensa: a suspensão da cobrança ocorre quando o cliente deixa de pagar os títulos em um determinado período e a empresa deixa de gerar cobrança de um ou mais itens para esta pessoa, a fim de evitar gastos desnecessários como, por exemplo, quando o cliente fica inadimplente por 3 meses consecutivos. Neste caso, é inserido uma característica para a suspensão da cobrança.
Cobrança paralisada: a paralisação da cobrança ocorre quando há uma falha na prestação de serviço como, por exemplo, quando o sistema apresenta erro e necessita de ajuste, impossibilitando a utilização de alguma rotina.
Ao selecionar a Cobrança paralisada ou a Cobrança suspensa deve ser informado o período inicial e final em que a cobrança ficará paralisada ou suspensa. Ao marcar qualquer uma das opções acima, não será gerada cobrança no período informado, mesmo que a validade esteja dentro do período aceitável para geração da mesma.
- Informe a Data de vigência, ou seja, a partir de que data será validada a alteração realizada no status do item.
- Clique no botão para gravar a alteração.