O Cadastro de Perguntas é o recurso que permite configurar perguntas personalizadas no processo de vendas. Ele é ideal para definir regras, como a obrigatoriedade de itens adicionais, quantidades mínimas ou máximas, e outras especificações relevantes ao pedido como observações e produtos relacionados.
Para cadastrar, siga os passos:
- Na tela principal, clique em Cadastros → Produtos e logo após, ao lado em Perguntas.
- Clique em Incluir / Editar
- Informe o texto da pergunta que aparecerá no momento da venda no Spice / Comanda Alterdata.
Em seguida, selecione o tipo de pergunta que deseja criar.
- Após cadastrar a pergunta, clique em Produtos
- Selecione o produto que utilizará o recurso ou cadastre um novo produto;
- Na aba Perguntas → Clique em buscar e escolha as perguntas desejadas
- Clique em para incluir a pergunta no cadastro do produto;
Caso seu produto precise ter mais de uma pergunta, é possível determinar a ordem das perguntas clicando nas setas disponíveis na lateral da pergunta.
Tipos de perguntas
Adicional
Permite vincular todos os produtos cadastrados como tipo "adicional". Este recurso permitirá configurar limitação de quantidades e itens isentos de cobrança.
Exemplo
Um hambúrguer possui 5 tipos de adicionais. Entretanto, é possivel inserir no máximo até 4 itens e 2 itens não serão cobrados e um adicional é obrigatório.
Veja como cadastrar:
Observação
Permite criar observações padrões do produto de venda otimizando a rotina de atendimento de inserir as observações manualmente.
Exemplo
Durante o atendimento, o garçom sempre pergunta se o cliente deseja gelo na bebida ou qual o ponto preferido da carne.
Veja como cadastrar:
Produtos
Facilita a inclusão de outros produtos de venda dentro de outro produto e com isto otimizar o atendimento além de induzir o atendente sempre oferecer mais um item do cardápio.
Exemplo
Logo após comprar o hambúrguer, o garçom já oferece a bebida ou uma sobremesa.
Veja como cadastrar:
As configurações de quantidade mínima, máxima e itens não cobrados estão disponíveis apenas para perguntas do tipo adicional;