O KDS (Kitchen Display System) do Spice é uma solução inovadora para o gerenciamento de pedidos em restaurantes. Com o KDS, você substitui as comandas de papel por uma tela digital, tornando o processo de gestão de pedidos mais ágil e organizado.

Ele permite que os pedidos sejam facilmente gerenciados, priorizados, alterados e acompanhados em tempo real, garantindo uma comunicação mais eficiente entre os atendentes e a equipe da cozinha. A sincronização instantânea entre os dois setores reduz erros, melhora a organização e otimiza o tempo de preparo, proporcionando uma experiência mais fluida para seus clientes e uma operação mais eficiente para sua equipe.

Dica! Com ele você pode ter KDS específicos para cup with straw copa, spaghetti  cozinha, green salad saladas, tropical drink drinks...


Criar KDS Produção



Para criar KDS Produção KDS de produção, para preparo de pedidos, siga os passos:

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique em para habilitar a opção Trabalho com KDS.

    Informação! Neste momento, uma verificação interna será processada. Para ativar o KDS esses itens precisam estar com status de Servido. Se este for o seu caso, você pode clicar em Sim ou pressionar F9, e os itens serão servidos automaticamente. Caso clique em Não ou pressione Esc, poderá atualizar manualmente o status desses itens.


  4. Em Porta, será informada a porta de comunicação para a troca de dados entre dispositivos (Spice e KDS). 
  5. Clique em Criar KDS para preencher os dados.

    Saiba mais sobre as opções... 


    Informação! Para um cadastro básico, o KDS deve ter no mínimo: descrição, quantidade de minutos de preparo, pelo menos um setor ou grupo que utiliza esse KDS e endereço de IP selecionado.


    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Descrição do KDSInforme a descrição que identificará o sistema de exibição de cozinha.
    KDS Ativo

    Clique em caso queira inativar o sistema de exibição de cozinha.

    Tipo desse KDS

    Marque a opção Produção.

    Selecione o modelo de exibição

    Você pode optar pelo modo Claro ou Escuro.

    Dica! Clique em visualizar modelo para ter uma prévia do respectivo modelo.  

    Exibição no quadro do KDS
    • Um quadro para cada item do pedido
      Marque esta opção para que, ao lançar os itens, seja criado um quadro (card) para cada produto no KDS.

      Dica! Caso opte por ter um "card" por item, será útil para controle mais específico da cozinha, para o preparo de cada item.



    • Um quadro para cada pedido (contendo os itens do pedido)

      1. Marque a opção Um quadro para cada pedido (contendo os itens do pedido), e, ao lançar os itens em um pedido, será criado apenas um quadro no KDS contendo todos os itens do pedido.
      2. Clique em para habilitar a opção Agrupar itens iguais com quantidade pedida superior a 1, assim você pode facilitar a conferência dos itens.  

        Informação! Essa opção será considerada em todos os KDS na visão de pedidos.


        Observação! Pedidos que tiverem Adicionais, Observações, Perguntas não terão seus itens agrupados. Porém, caso o pedido tenha, por exemplo, um item do tipo Perguntas, sem que nenhuma variação seja informada, os itens serão agrupados no KDS.

    Módulos que podem enviar pedidos para esse KDS

    Por padrão, esse envio pode ser feito pelos módulos: Caixa, Pedidos e  Delivery.

    Informação! Clique em  caso queira inativar o envio de algum dos módulos.

    Controle de tempo de preparo

    Os pedidos com preparo informado serão considerados como Atrasados quando o tempo no KDS for superior ao intervalo em minutos informado neste campo.

    Informação! É importante que seus produtos tenham tempos de preparo bem definidos. Caso os itens não possuam o tempo de preparo informado em seu cadastro na retaguarda, o sistema utiliza o tempo padrão da configuração e assume como tempo de preparo do item. Para considerar como atrasado, caso o produto não tenha tempo de preparo, ele pega esse tempo padrão e, caso o tempo seja superior ao configurado, o item é considerado como atrasado. Para os itens que tiverem tempo de preparo, serão considerados quando o tempo do item no KDS for superior ao seu tempo de preparo configurado na retaguarda.   


    Trazer pedido em atraso para início da fila

    Clique em para habilitar a opção Trazer pedido em atraso para início da fila, assim você evita que clientes que estão esperando há menos tempo tenham seus pedidos preparados antes dos que aguardam há mais tempo.  

    Alertar _ minutos antes de um pedido/item ficar atrasado com a cor
    1. Clique em  para habilitar a opção Alertar _ minutos antes de um pedido/item ficar atrasado com a cor orange square.
    2. Informe quantos minutos antes o sistema alertará para que o preparo do pedido não atrase.
      Veja um exemplo:  

      No pedido 57, os itens possuem tempo de preparo quase se esgotando. 
      Como definimos o alerta para 5 minutos antes, o card fica na cor orange square para evitar que o pdido atrase:


      Em nosso exemplo, o pessoal da cozinha precisa correr flushed face, pois o tempo de preparo (10 minutos) está próximo de se esgotar!

    IP para utilização do KDS

    Caso mais de um endereço de IP para utilização do KDS tenha sido encontrado em sua rede, siga os passos:

    Observação: Certifique-se de selecionar um endereço de IP fixo, caso contrário, será necessário atualizar o endereço utilizado pelo KDS. Quanto à porta de comunicação, ela virá sugerida como padrão. Caso ela esteja sendo usada, informe uma porta livre. 

    1. Clique no link "Clique aqui para alterar".
    2. Selecione um IP.
    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

    Setores que irão utilizar esse KDS

    • Adicionar Setor
      1. Clique em
      2. Na tela Pesquisa de Setores, marque os setores que utilizarão esse KDS.

        Dica! Nesta tela você pode marcar ou desmarcar todos de uma vez.

      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

    • Remover Setor
      1. Selecione o setor que será removido.
      2. Clique em .

    Grupos que serão exibidos nesse KDS

    Aqui você determina se os produtos daquele Grupo vão para o KDS ou não, pois poderá escolher se os itens irão ou não para o KDS pelo Grupo ou pela Característica. E também serve para informar se os produtos daquele Grupo terão produção ou não.

    • Adicionar Grupo

      Informação! Os produtos desses grupos são exibidos no topo dos quadros dos pedidos no KDS, com a cor purple square. Caso queira incluir todos os grupos para a exibição nesse KDS, clique em .


      1. Clique em
      2. Na tela Pesquisa de Grupos marque os grupos que serão exibidos nesse KDS.

        Dica! Nesta tela, você pode marcar ou desmarcar todos de uma vez.


      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
      4. Na coluna Permite Produção, marque os grupos cujos itens envolvam tempo de preparo para a produção.
        Exemplos:

        Um refrigerante tumbler glass não requer tempo de preparo da bebida, ele já está pronto para ser servido ao cliente. Diferente de um drink cocktail glass , seja ele simples ou mais elaborado.

         
    • Remover Grupo

      Informação! Caso queira remover todos os grupos para a exibição nesse KDS, clique em .


      1. Clique em
      2. Na tela Pesquisa de Grupos, marque os grupos que serão exibidos nesse KDS.

    Grupos que terão prioridade de exibição

    Aqui você define a ordem de prioridade de exibição dos Grupos que você escolheu, pois o sistema puxa os grupos informados em "Grupos que serão exibidos no KDS".

    • Adicionar grupo
      1. Clique em
      2. Na tela Pesquisa de Gruposmarque os grupos que utilizarão esse KDS.

        Dica! Nesta tela você pode marcar ou desmarcar todos de uma vez.

      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

    • Ordenar prioridades
      Para ordenar os grupos selecionados por níveis de prioridade:

      Informação! Essa ordenação é útil em pedidos mais elaborados, permitindo que você determine se outros itens que compõem o pedido chegarão ou não ao cliente antes do prato principal. Quanto à Prioridade do grupo de produtos versus Tempo de preparo do item, o tempo é o que terá prioridade!


      1. Selecione o grupo cuja ordem de prioridade você deseja alterar.
      2. Clique em ou .

    • Remover grupo
      1. Selecione o grupo que será removido.
      2. Clique em .

    Limpar tela de pedidos desse KDS

    Clique no link informado para remover todos os pedidos da tela desse KDS.

    Informação! Ao selecionar a opção Limpar tela de pedidos desse KDS, os itens com status "aguardando" e "produzindo" também serão removidos. Então, fique atento ao utilizar essa opção, principalmente se ainda estiver pedidos no KDS com itens ainda não entregues. Apenas na limpeza automática do Encerramento de Caixa realizada no Spice esses itens não são limpos.

    Quando a opção "Limpar KDS" é utilizada – tanto nas configurações quanto na notificação do encerramento de caixa – o sistema remove os itens de todas as abas (Pedidos na Fila, Prontos e Cancelados) de todos os KDS. 




  6. Pressione F9 ou clique em Gravar alterações.

    Dica! Na tela principal do Spice o ícone do KDS Produção KDS será habilitado, o que facilitará seu acesso ao recurso.


  7. (Opcional) Com o seu KDS criado, pelas Configurações do Spice, você pode:
    Abrir KDS  

    Clique em Abrir esse KDS para visualizá-lo na sua tela digital.

    Status do KDS  

    Para o KDS ativo serão atribuído o status green circle (verde).
    Para o KDS inativo será atribuído o status white circle  (cinza).

    Excluir KDS  

    Clique em para confirmar ou não a exclusão do KDS.




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Criar KDS Entrega / Expedição



Para criar KDS Expedição KDS de entrega ou expedição, para entrega de pedidos prontos, siga os passos:

Informação! Você precisa criar um KDS de Produção que será vinculado ao KDS de Entrega / Expedição, para o controle de entrega dos pedidos.

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique em para habilitar a opção Trabalho com KDS.

    Informação! Neste momento, o sistema realizará uma verificação interna.

    • Caso sejam identificados itens não servidos no SpiceSpice, para ativar o KDS esses itens devem estar com o status "Servido".
      Se esse for o seu caso, clique em "Sim" ou pressione F9 para que os itens sejam servidos automaticamente.
    • Caso contrário, clique em "Não" ou pressione Esc para atualizar manualmente o status desses itens.

  4. Em Porta, será informada a porta de comunicação para a troca de dados entre dispositivos (Spice e KDS).
  5. Clique em Criar KDS para preencher os dados.

    Saiba mais sobre as opções... 


    Informação! Para um cadastro básico, o KDS deve ter no mínimo: descrição, pelo menos um KDS de produção vinculado e endereço de IP selecionado.


    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Descrição do KDSInforme a descrição que identificará o sistema de exibição de cozinha.
    KDS Ativo

    Clique em caso queira inativar o sistema de exibição de cozinha.

    Tipo desse KDS

    Marque a opção Entrega / Expedição.

    Selecione o modelo de exibição

    Você pode optar pelo modo Claro ou Escuro.

    Dica! Clique em visualizar modelo para ter uma prévia do respectivo modelo.  


    Selecione o KDS de produção que terá entrega controlada
    • Adicionar KDS de Produção
      1. Clique em
      2. Na tela Pesquisa de KDS de produção, marque os KDS que terão controle de entrega / expedição.

        Dica! Nesta tela você pode marcar ou desmarcar todos de uma vez.

      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
         
    • Remover KDS de Produção
      1. Selecione o KDS que será removido do controle de entrega / expedição.
      2. Clique em .
    Limpar tela de pedidos desse KDS

    Clique no link informado para remover todos os pedidos da tela desse KDS.

    Informação! Os pedidos serão removidos na fila Prontos e Cancelados apenas da tela do KDS, eles não serão excluídos do Spice.


    IP para utilização do KDS

    Se a sua rede possui mais de um endereço de IP para utilização do KDS, caso precise alterá-lo, siga os passos:

    Observação: Certifique-se de selecionar um endereço de IP fixo, caso contrário será necessário atualizar o endereço utilizado pelo KDS. Quanto a porta de comunicação, ela virá sugerida como padrão. Caso ela esteja sendo usada, informe uma porta livre.

    1. Clique no link "Clique aqui para alterar".
    2. Selecione um IP.
    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.




  6. Pressione F9 ou clique em Gravar alterações.

    Dica! Na tela principal do Spice, o ícone do KDS Produção KDS será habilitado, o que facilitará seu acesso ao recurso.


  7. (Opcional) Com o seu KDS criado, pelas Configurações do Spice, você pode:
    Abrir KDS  

    Clique em Abrir esse KDS para visualizá-lo na sua tela digital.

    Status do KDS  

    Para o KDS ativo será atribuído o status green circle (verde).
    Para o KDS inativo será atribuído o status white circle  (cinza).

    Excluir KDS  

    Clique em para confirmar ou não a exclusão do KDS.



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Abrir esse KDS



Após criar seus KDS Produção e KDS de Entrega / Expedição, clique em Abrir esse KDS para monitorar os pedidos para a cozinha em seu dispositivo KDS Monitor de pedidos.

Informações! Assim, a equipe da cozinha do seu estabelecimento visualiza as informações dos pedidos de forma clara, precisa e organizada. Ah, e você ainda se livra daquela quantidade enorme de papel, ou pior, de problemas por se perder ou danificar a comanda impressa com as particularidades do pedido dos seus clientes.


  1. Nas Configurações do Spice / KDS, clique em Abrir esse KDS.

    Informação! Na tela principal do Spice, o ícone do KDS Produção KDS também está disponível para facilitar seu acesso ao recurso.

  2. No KDS Produção, à medida que os pedidos chegarem no KDS, inicie a produção.

    Dica! No sistema, você pode iniciar a produção item a item ou de todos os itens do pedido. Ou desfazer para retornar para a etapa de início da produção do item.

  3. Assim que concluído, toque em Pronto ou pressione F5.

    Informação! Com todos os itens do pedidos prontos, toque em Tudo pronto ou pressione F5. No canto inferior direito do KDS, em Aguardando, é totalizada a quantidade de itens.

     

    O foco do KDS Produção KDS Produção será a aba Pedidos na Fila, afinal de contas, você quer o seu cliente recebendo seu pedido sem atrasos.

    Informação! Mas você pode acessar as abas Prontos e Cancelados para verificar.


    Chegou pedido no KDS Produção?
    1. Inicie a Produção do Item ou de todos os Itens.
      (O pedido vai para status Produzindo)
    2. Confirme que o item ou que todos os itens estão Prontos.
      (É possível Desfazer, neste caso volta para a fila como pedido atrasado)
    3. O pedido vai para aba Prontos, para no KDS entrega confirmar a entrega.


  4. A medida que os pedidos prontos chegarem no KDS de Entrega / Expedição, toque em Entregue ou pressione F8.


    O foco do KDS Expedição KDS Entrega ou Expedição será a aba Prontos, até porque, você quer os seus clientes recebendo seus pedidos o mais rápido possível.

    Informação! Mas você pode acessar as abas Pedidos na Fila e Cancelados para verificar.


    Chegou pedido no KDS Entrega ou Expedição?

    Como foco são os pedidos prontos, acesse a aba Pedidos na Fila e poderá consultar o status do andamento do pedido no processo de produção. Portanto, o pedido com status Aguardando, ainda não teve sua produção iniciada.

    1. A medida que os pedidos forem sendo produzidos, o pedido fica com status de Parcial, indicando que ainda faltam pedidos a serem produzidos.
    2. Quando tudo estiver confirmado no KDS de Produção, como Pronto, o pedido já pode ser entregue.
    3. Confirmou a entrega, o pedido some do KDS de Entrega ou Expedição.



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Como os Pedidos são Diferenciados no KDS?



A diferenciação dos pedidos nas abas Pedidos na Fila (Alt+F), Prontos (Alt+P) e Cancelados (Alt+C) do KDS é feita por cores.

Cinza

Produto do pedido a ser produzido KDS Produção ou aguardando a produção .

Laranja

Alerta sobre possibilidade de atraso no preparo KDS Produção dos produtos do pedido.

Verde

Produtos prontos KDS Produção para serem servidos ou entregues ao cliente .

Amarelo

Produto do pedido com atraso em relação ao tempo de preparo KDS Produção definido.

Vermelho

Produto cancelado no pedido, preparo KDS Produção e entrega  também cancelados.


Lembrete! No canto inferior direito do KDS, em Aguardando, é totalizada a quantidade de itens.


O item que for cancelado no pedido será notificado na aba Pedido na Fila do KDS.


Ao Confirmar no KDS Produção KDS Produção a visualização do item cancelado, o item some da aba Pedidos na Fila e é registrado na aba Cancelados.




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O que muda no Spice?



Ao trabalhar com o KDS no Spice algumas mudanças se refletem no Spice.

Itens Vendidos   

Na tela Itens Vendidos haverá coluna Status onde você pode consultar a condição de cada item.



Informação! Produto cancelado no pedido, no KDS de produção KDS Produção e entrega  serão identificados na aba Cancelados pela cor red square .

Delivery  

Os pedidos terão os seguintes Status KDSPronto, PendenteCancelado.


  •  Pendente
    Para cada pedido feito e enviado para cozinha.

  • Pronto
    Para cada pedido com preparo concluído.


Informação! Pedido lançado no Delivery com agendamentos do Preparo e Entrega, respeitará os dados de agendamento informados no Delivery.


Encerramento de Caixa   

Ao realizar o Encerramento caixa no Spice, o KDS de produção será limpo. No caso do KDS de Entrega, não ocorrerá o mesmo.
Na limpeza automática do Encerramento de Caixa, os "aguardando" e "produzindo" não são limpos.

Impressão de tíckets   

O controle de pedidos pelo KDS não funciona caso trabalhe com controle por impressão de tickets.




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