O KDS (Kitchen Display System) do Spice é uma solução inovadora para o gerenciamento de pedidos em restaurantes. Com o KDS, você substitui as comandas de papel por uma tela digital, tornando o processo de gestão de pedidos mais ágil e organizado.
Ele permite que os pedidos sejam facilmente gerenciados, priorizados, alterados e acompanhados em tempo real, garantindo uma comunicação mais eficiente entre os atendentes e a equipe da cozinha. A sincronização instantânea entre os dois setores reduz erros, melhora a organização e otimiza o tempo de preparo, proporcionando uma experiência mais fluida para seus clientes e uma operação mais eficiente para sua equipe.
Dica! Com ele você pode ter KDS específicos para copa,
cozinha,
saladas,
drinks...
Criar KDS Produção
Para criar KDS de produção, para preparo de pedidos, siga os passos:
- Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
- Clique em Configurações.
- Clique em para habilitar a opção Trabalho com KDS.
Informação! Neste momento, uma verificação interna será processada. Para ativar o KDS esses itens precisam estar com status de Servido. Se este for o seu caso, você pode clicar em Sim ou pressionar F9, e os itens serão servidos automaticamente. Caso clique em Não ou pressione Esc, poderá atualizar manualmente o status desses itens.
- Em Porta, será informada a porta de comunicação para a troca de dados entre dispositivos (Spice e KDS).
- Clique em Criar KDS para preencher os dados.
- Pressione F9 ou clique em Gravar alterações.
Dica! Na tela principal do Spice o ícone do
KDS será habilitado, o que facilitará seu acesso ao recurso.
- (Opcional) Com o seu KDS criado, pelas Configurações do Spice, você pode:
Criar KDS Entrega / Expedição
Para criar KDS de entrega ou expedição, para entrega de pedidos prontos, siga os passos:
Informação! Você precisa criar um KDS de Produção que será vinculado ao KDS de Entrega / Expedição, para o controle de entrega dos pedidos.
- Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
- Clique em Configurações.
- Clique em para habilitar a opção Trabalho com KDS.
Informação! Neste momento, o sistema realizará uma verificação interna.
- Caso sejam identificados itens não servidos no
Spice, para ativar o KDS esses itens devem estar com o status "Servido".
Se esse for o seu caso, clique em "Sim" ou pressione F9 para que os itens sejam servidos automaticamente. - Caso contrário, clique em "Não" ou pressione Esc para atualizar manualmente o status desses itens.
- Caso sejam identificados itens não servidos no
- Em Porta, será informada a porta de comunicação para a troca de dados entre dispositivos (Spice e KDS).
- Clique em Criar KDS para preencher os dados.
- Pressione F9 ou clique em Gravar alterações.
Dica! Na tela principal do Spice, o ícone do
KDS será habilitado, o que facilitará seu acesso ao recurso.
- (Opcional) Com o seu KDS criado, pelas Configurações do Spice, você pode:
Abrir esse KDS
Após criar seus KDS Produção e KDS de Entrega / Expedição, clique em Abrir esse KDS para monitorar os pedidos para a cozinha em seu dispositivo KDS Monitor de pedidos.
Informações! Assim, a equipe da cozinha do seu estabelecimento visualiza as informações dos pedidos de forma clara, precisa e organizada. Ah, e você ainda se livra daquela quantidade enorme de papel, ou pior, de problemas por se perder ou danificar a comanda impressa com as particularidades do pedido dos seus clientes.
- Nas Configurações do Spice / KDS, clique em Abrir esse KDS.
Informação! Na tela principal do Spice, o ícone do
KDS também está disponível para facilitar seu acesso ao recurso.
- No KDS Produção, à medida que os pedidos chegarem no KDS, inicie a produção.
Dica! No sistema, você pode iniciar a produção item a item ou de todos os itens do pedido. Ou desfazer para retornar para a etapa de início da produção do item.
- Assim que concluído, toque em Pronto ou pressione F5.
Informação! Com todos os itens do pedidos prontos, toque em Tudo pronto ou pressione F5. No canto inferior direito do KDS, em Aguardando, é totalizada a quantidade de itens.
O foco doKDS Produção será a aba Pedidos na Fila, afinal de contas, você quer o seu cliente recebendo seu pedido sem atrasos.
Informação! Mas você pode acessar as abas Prontos e Cancelados para verificar.
Chegou pedido no KDS Produção?- Inicie a Produção do Item ou de todos os Itens.
(O pedido vai para status Produzindo) - Confirme que o item ou que todos os itens estão Prontos.
(É possível Desfazer, neste caso volta para a fila como pedido atrasado) - O pedido vai para aba Prontos, para no KDS entrega confirmar a entrega.
- Inicie a Produção do Item ou de todos os Itens.
- A medida que os pedidos prontos chegarem no KDS de Entrega / Expedição, toque em Entregue ou pressione F8.
O foco doKDS Entrega ou Expedição será a aba Prontos, até porque, você quer os seus clientes recebendo seus pedidos o mais rápido possível.
Informação! Mas você pode acessar as abas Pedidos na Fila e Cancelados para verificar.
Chegou pedido no KDS Entrega ou Expedição?Como foco são os pedidos prontos, acesse a aba Pedidos na Fila e poderá consultar o status do andamento do pedido no processo de produção. Portanto, o pedido com status Aguardando, ainda não teve sua produção iniciada.
- A medida que os pedidos forem sendo produzidos, o pedido fica com status de Parcial, indicando que ainda faltam pedidos a serem produzidos.
- Quando tudo estiver confirmado no KDS de Produção, como Pronto, o pedido já pode ser entregue.
- Confirmou a entrega, o pedido some do KDS de Entrega ou Expedição.
Como os Pedidos são Diferenciados no KDS?
A diferenciação dos pedidos nas abas Pedidos na Fila (Alt+F), Prontos (Alt+P) e Cancelados (Alt+C) do KDS é feita por cores.
Produto do pedido a ser produzido
ou aguardando a produção .
Alerta sobre possibilidade de atraso no preparo
dos produtos do pedido.
Produtos prontos
para serem servidos ou entregues ao cliente .
Produto do pedido com atraso em relação ao tempo de preparo
definido.
Produto cancelado no pedido, preparo
e entrega também cancelados.
Lembrete! No canto inferior direito do KDS, em Aguardando, é totalizada a quantidade de itens.
O item que for cancelado no pedido será notificado na aba Pedido na Fila do KDS.
Ao Confirmar no KDS Produção a visualização do item cancelado, o item some da aba Pedidos na Fila e é registrado na aba Cancelados.
O que muda no Spice?
Ao trabalhar com o KDS no Spice algumas mudanças se refletem no Spice.
Delivery
Os pedidos terão os seguintes Status KDS: Pronto, Pendente e Cancelado.
- Pendente
Para cada pedido feito e enviado para cozinha. - Pronto
Para cada pedido com preparo concluído.
Informação! Pedido lançado no Delivery com agendamentos do Preparo e Entrega, respeitará os dados de agendamento informados no Delivery.